TEMA DA AULA 9 E 10

Metodologia

    A iniciação do alfabeto e o conhecimento dos numerais é um dos assuntos mais difíceis para a compreensão lógica de uma criança e, mesmo que já tenha começado o aprendizado na sua casa, deve ser trabalhado em aula de tal maneira que se torne agradável para ela. Porisso, é necessário que a criança tome contato com esses assuntos das mais variadas formas possíveis.
    Para que a criança possa visualizar melhor esses ensinamentos iniciais e , ao mesmo tempo, sentir-se motivada em aprender, e, também, para que o professor possa acompanhar como está o nível de compreensão dessa criança ou do grupo de seus alunos, este jogo é uma boa alternativa.

    O professor pode trabalhar este jogo de duas formas:

    a)    Para verificar o que os alunos sabem realmente a respeito do assunto (o conhecimento vindo ou não da pré-escola ou mesmo do convivio com os seus familiares), este jogo pode ser utilizado como instrumento de observação para o professor;
    b)   Para avaliar o que os alunos apreenderam das explicações dadas em aula.

          Alunos de primeira e segunda séries seriam um bom público.

          Acreditamos que um jogo com esta natureza desafia o aluno quanto ao seus conhecimentos, contudo torna-se emocionante pois o jogador tem oportunidade de associar figuras com a letra ou número que estiver acessando.
         No quadro de brincadeiras, a criança poderá exercer seu raciocínio lógico pelas diversas formas que essas brincadeiras são apresentadas, além de divertir e buscar racionalizar, pois quanto menores forem as tentativas utilizadas para o acerto melhor desempenho está tendo a criança.

Objetivos

           Permitir que aos alunos tomem contato com o conteúdo de forma responsável mas bem divertida.
           Testar o conhecimento dos alunos no que se refere a letras, formação de palavras , numerais e raciocínio lógico.


 


 
 
 

Procedimentos didáticos

    Dependendo do objetivo, pode-se proceder de duas formas:

    1)    Quando o objetivo do professor é somente verificar quais os conhecimentos que a criança possue, explica-se a ela como funciona o jogo e as brincadeiras e permite-se que jogue livremente, sem que nada tenha sido dito em aula.
    2)    Quando o objetivo do professor for para avaliação explica-se o conteúdo e realiza-se outras atividades em aula (repetir as letras do alfabeto, contar os numerais em sequência, somar, subtrair, juntar letras e numeros, etc.), para depois aplicar o jogo em forma de teste.

Material

             Quando o objetivo é descobrir qual o conhecimento já adquirido anteriormente  a respeito do assunto, é
     necessário somente o computador  com o jogo Letras e Números.
             Se  o objetivo é testar os conhecimentos dos alunos quanto ao conteúdo desenvolvido em sala de aula, o professor
     deve possuir toda o material didático necessário para esclarecer o assunto e elucidar as dúvidas.

Classificação Segundo a Taxonomia de Bloom

    Segundo a classificação de Bloom, acreditamos que esta atividade desenvolve a área cognitiva, afetiva e psicomotora da criança
cognitiva: porque objetiva enfatizar, relembrar ou reproduzir algo que foi aprendido, ou que envolve a resolução de alguma atividade intelectual para a qual a criança tem que determinar o problema essencial, e então reorganizar o material ou combinar idéias, métodos ou procedimentos previamente aprendidos.

afetiva: porque objetiva enfatizar o sentimento - quando estabelece a necessidade de aprender -, a emoção - pelos progressos porventura conseguidos -  e o grau de aceitação ou rejeição - pela forma como é conduzida a aprender e a lidar com as letras e os numerais.

psicomotora: porque objetiva enfatizar alguma habilidade muscular ou motora. Muscular quando opera o computador com o teclado e o mouse; motora, também ao desenvolver habilidade nas diversas brincadeiras do jogo Letras e Números.


para acessar o jogo Letras e Números clique aqui ftp://penta.ufrgs.br/pub/tools/educgam/letnum.exe
 

Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos

Marcelo Meira do Nascimento
Nelson Costa da Silva e
Sandi Maria de Almeida Gomes