TEMA DA AULA 9 E 10
Metodologia
A
iniciação do alfabeto
e o conhecimento dos numerais
é um dos assuntos mais difíceis para a compreensão
lógica de uma criança e, mesmo que já tenha começado
o aprendizado na sua casa, deve ser trabalhado em aula de tal maneira que
se torne agradável para ela. Porisso, é necessário
que a criança tome contato com esses assuntos das mais variadas
formas possíveis.
Para que a criança possa visualizar melhor esses ensinamentos iniciais
e , ao mesmo tempo, sentir-se motivada em aprender, e, também, para
que o professor possa acompanhar como está o nível de compreensão
dessa criança ou do grupo de seus alunos, este jogo é uma
boa alternativa.
O professor pode trabalhar este jogo de duas formas:
a) Para verificar o que os alunos
sabem realmente a respeito do assunto (o conhecimento vindo ou não
da pré-escola ou mesmo do convivio com os seus familiares), este
jogo pode ser utilizado como instrumento de observação para
o professor;
b) Para avaliar o que os alunos apreenderam
das explicações dadas em aula.
Alunos de primeira e segunda séries seriam um bom público.
Acreditamos que
um jogo com esta natureza desafia o aluno quanto ao seus conhecimentos,
contudo torna-se emocionante pois o jogador tem oportunidade de associar
figuras com a letra ou número que estiver acessando.
No quadro de brincadeiras,
a criança poderá exercer seu raciocínio lógico
pelas diversas formas que essas brincadeiras são apresentadas, além
de divertir e buscar racionalizar, pois quanto menores forem as tentativas
utilizadas para o acerto melhor desempenho está tendo a criança.
Objetivos
Permitir
que aos alunos tomem contato com o conteúdo de forma responsável
mas bem divertida.
Testar
o conhecimento dos alunos no que se refere a letras, formação
de palavras , numerais e raciocínio lógico.
Procedimentos didáticos
Dependendo do objetivo, pode-se proceder de duas formas:
1) Quando o objetivo do professor
é somente verificar quais os conhecimentos que a criança
possue, explica-se a ela como funciona o jogo e as brincadeiras e permite-se
que jogue livremente, sem que nada tenha sido dito em aula.
2) Quando o objetivo do professor
for para avaliação explica-se o conteúdo e realiza-se
outras atividades em aula (repetir as letras do alfabeto, contar os numerais
em sequência, somar, subtrair, juntar letras e numeros, etc.), para
depois aplicar o jogo em forma de teste.
Material
Quando o objetivo é descobrir qual o conhecimento já adquirido
anteriormente a respeito do assunto, é
necessário somente o computador
com o jogo Letras e Números.
Se o objetivo é testar os conhecimentos dos alunos quanto
ao conteúdo desenvolvido em sala de aula, o professor
deve possuir toda o material didático
necessário para esclarecer o assunto e elucidar as dúvidas.
Classificação Segundo a Taxonomia de Bloom
Segundo a classificação de Bloom, acreditamos
que esta atividade desenvolve a área cognitiva,
afetiva
e psicomotora da criança
cognitiva: porque objetiva
enfatizar, relembrar ou reproduzir algo que foi aprendido, ou que envolve
a resolução de alguma atividade intelectual para a qual a
criança tem que determinar o problema essencial, e então
reorganizar o material ou combinar idéias, métodos ou procedimentos
previamente aprendidos.
afetiva: porque objetiva enfatizar o sentimento - quando estabelece a necessidade de aprender -, a emoção - pelos progressos porventura conseguidos - e o grau de aceitação ou rejeição - pela forma como é conduzida a aprender e a lidar com as letras e os numerais.
psicomotora: porque objetiva
enfatizar alguma habilidade muscular ou motora. Muscular quando opera o
computador com o teclado e o mouse; motora, também ao desenvolver
habilidade nas diversas brincadeiras do jogo Letras
e Números.
para acessar o jogo Letras e
Números clique aqui
ftp://penta.ufrgs.br/pub/tools/educgam/letnum.exe
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos
Marcelo Meira do Nascimento
Nelson Costa da Silva e
Sandi Maria de Almeida Gomes