Banco de Dados

1- O que é um banco de dados?

É um conjunto de informações arquivadas em registros. Um conjunto de registros forma um banco de dados. Cada registro tem um (ou mais) índice que permite o acesso rápido a suas informações.

2- Quais são os elementos básicos que constituem um banco de dados?

Tabelas ( elemento básico de um BD ), consultas, formulários, relatórios,

3- No caso do Access, o que são tabelas e para que servem?

Uma tabela é uma coleção de dados sobre um tópico específico. Tabelas organizam os dados em colunas ( chamadas campos ) e linhas ( chamadas registros ).

4-Cite 3 tipos de campos que podem integrar uma tabela

O Microsoft Access possui nove tipos de dados de campo: Auto Numeração, Moeda, Data/Hora, Hyperlink, Memorando, Número, Objeto OLE, Texto e Sim/Não. Exemplificando os campos de uma tabela podemos citar alguns itens como: nome, endereço, data de nascimento, série...

5-Consultando o banco de dados do SABI (sistema de biblioteca da UFRGS), relacione pelo menos 3 campos do registro consultado.

Autor, Título, Assunto, Datas e Idioma.

6-O que é uma chave primária num banco de dados?

A potência de um sistema de banco de dados relacional como o Microsoft Access vem de sua capacidade de localizar e reunir rapidamente informações armazenadas em tabelas separadas utilizando consultas, formulários e relatórios. Para fazer isso, cada tabela deve incluir um campo ou conjunto de campos que identifique de forma exclusiva cada registro armazenado na tabela. Essas informações são chamadas de chave primária da tabela. Uma vez designada uma chave primária para uma tabela, para garantir a exclusividade, o Microsoft Access impedirá que qualquer valor duplicado ou Nulo seja inserido nos campos de chave primária.

Existem três tipos de chaves primárias que podem ser definidas no Microsoft Access: Auto Numeração, de um só campo e de vários campos.

7- Consulte o glossário do sistema de Ajuda do Acces e responda: o que é um assistente e como é usado?

O ASSISTENTE auxilia o usuário a utilizar corretamente o aplicativo. Pode ser usado sempre que se tenha dúvidas sobre o uso do aplicativo. Clicando na barra de ferramenta AJUDA.

8- Qual a diferença entre o modo de Estrutura e o modo Folha de Dados quando manuseando uma tabela?

O modo ESTRUTURA permite que alterações sejam feitas nos campos criados na tabela, consultas, formulários e relatórios. No modo FOLHA DE DADOS o usuário poderá gerenciar os dados da tabela de forma a aplicar novas inserções, bem como alterar, excluir e até mesmo fazer uma consulta por alto destes dados.