Projeções (TRANSPARÊNCIAS E SLIDES)

"Menos é mais" - Ludwig Mies van der Rohe

O arquiteto do McCormick Place em Chicago não estava falando sobre transparências ou slides, mas o mesmo princípio se aplica. O material originariamente delineado para um tipo de apresentação não necessariamente se adequa a outro tipo.

O que distingue um manuscrito de uma conferência é a simplificação. As projeções devem ser confortavelmente lidas e compreendidas; a observação mais importante deve ser captada num relance. Apenas uma idéia ou achado principal deve estar em cada projeção.

A palavra chave é "pouco":


Quase todas as apresentações usam transparências ou slides de 35mm, que se encaixam em projetores do tipo carrossel. Como indicação básica, se um slide pode ser facilmente lido na distância de um braço, as pessoas sentadas no fundo de qualquer sala serão capazes de enxergar o que está escrito na tela, a transparência deve ser posta no chão e lido, isto feito esta correto o tamanho das letras. Se o mais provável é que a audiência não vai conseguir enxergar um detalhe sutil, não mostre a projeção. É muito importante lembrar o formato retangular 2x3 do slide 35mm padrão. Como a maior parte das telas é horizontal, deve sempre ser feito esforço para manter as informações contidas no slide com orientação horizontal, de maneira que a imagem projetada se adeque a tela e não tenha os bordos superior e inferior cortados. Se possível, as informações deveriam ser distribuídas de maneira a preencher todo o espaço, na proporção de 2 para 3 entre os lados.

Slides e transparências com Texto

Nós memorizamos mais aquilo que vemos. A parte visual complementa a parte falada, reforça a compreensão e implementa a retenção. Ainda que a palavra escrita frequentemente tenha um impacto maior que a mera expressão verbal, a mensagem deve ser curta e direta, de maneira que a audiência rapidamente perceba a intenção do conferencista.


"Regra dos 7s" - de maneira geral, slides de texto deveriam conter no máximo 7 linhas, e não mais que 7 palavras pôr linha. Pode ser necessário dividir títulos longos em 2 linhas. As palavras deveriam nunca ser divididas por hífen. O ideal é tentar manter uma frase ou conceito completo na mesma linha. Não se deve usar abreviaturas, principalmente em apresentação internacional: se usadas, elas devem ser explicadas no início.

O texto deve ser uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas para facilidade de compreensão. Para títulos ou subtítulos, assim como para acrônimos ou abreviaturas (p.ex. ACTH), devem ser usadas apenas letras maiúsculas, de maneira que se destaquem do restante do texto. Deve ser usado apenas um tipo de letra, tipo imprensa-padrão. Letras em itálico ou outros tipos sofisticados devem ser evitados porque reduzem a velocidade de leitura.

Algumas variações podem ser usadas para tornar dados mais legíveis no slide. Podem ser usados números para destacar várias frases que se seguem em seqüência cronológica. Se as frases não tem uma seqüência lógica, mas precisam ser identificadas, pode usado um "bullet", uma marca, antes de cada frase. Elas são especialmente úteis se algumas das frases no slide ocupam mais de uma linha. Durante a apresentação, a atenção dos ouvintes deve ser dirigida através de um apontador eletrônico ou laser.

Slides de títulos (p.ex. CT de Adenomas Pituitários) são o equivalente audiovisuais de títulos ou subtítulos dos capítulos de um livro. Eles guiam a audiência através da aula e ajudam a ter certeza de que as mudanças de assunto são claras. Talvez o mais importante: os slides podem ser usados para aclarar a memória do conferencista e evitar a consulta em bloco de anotações no podium.