Talvez a maior mudança no aprendizado online esteja no papel
do aluno. Na sala de aula, a grande energia do
processo de aprendizado está no professor: ele conduz a turma
por um roteiro, que todos os alunos acompanham.
No ensino à distância, isso não é possível.
Cada aluno está a um click do mouse de distância de uma nova
atividade,
de uma nova informação. Cada um tem o seu ritmo,
a sua maneira de aprender. Mesmo havendo um roteiro, como
não há mais a sala de aula e o próprio conceito
de turma é mais disperso, cada aluno acaba trilhando o seu próprio
caminho de aprendizado.
Isso é ruim? Não! Na verdade, isso é
bom. A Internet pode proporcionar o bom da sala de aula (a interatividade)
junto com o bom de se aprender com livros, de maneira auto-didática
(cada um aprender à sua maneira, aquilo que lhe é
mais importante). Mas há uma diferença fundamental
no papel do aluno.
O aluno precisa ser muito mais disciplinado, ter mais força de
vontade, mais certeza dos seus objetivos, para
realmente aprender. Um aluno de um curso online não pode
mais "assistir" a um curso. Ele tem que realmente *fazer*
o curso, se preocupar com cada atividade, traçar e cumprir suas
metas. Esse processo naturalmente exige maior
disciplina (que horas vou estudar? onde vou estudar? por quanto tempo
vou estudar?), mas os resultados são
absolutamente positivos e até melhores que os de cursos presenciais
caso o aluno esteja consciente e consiga
desempenhar o seu papel.