Aprendendo online: O que há de novo no papel do aluno?

Talvez a maior mudança no aprendizado online esteja no papel do aluno.  Na sala de aula, a grande energia do
processo de aprendizado está no professor: ele conduz a turma por um roteiro, que todos os alunos acompanham.
No ensino à distância, isso não é possível.  Cada aluno está a um click do mouse de distância de uma nova atividade,
de uma nova informação.  Cada um tem o seu ritmo, a sua maneira de aprender.  Mesmo havendo um roteiro, como
não há mais a sala de aula e o próprio conceito de turma é mais disperso, cada aluno acaba trilhando o seu próprio
caminho de aprendizado.

Isso é ruim?  Não!  Na verdade, isso é bom.  A Internet pode proporcionar o bom da sala de aula (a interatividade)
junto com o bom de se aprender com livros, de maneira auto-didática (cada um aprender à sua maneira, aquilo que lhe é
mais importante).  Mas há uma diferença fundamental no papel do aluno.

O aluno precisa ser muito mais disciplinado, ter mais força de vontade, mais certeza dos seus objetivos, para
realmente aprender.  Um aluno de um curso online não pode mais "assistir" a um curso.  Ele tem que realmente *fazer*
o curso, se preocupar com cada atividade, traçar e cumprir suas metas.  Esse processo naturalmente exige maior
disciplina (que horas vou estudar? onde vou estudar? por quanto tempo vou estudar?), mas os resultados são
absolutamente positivos e até melhores que os de cursos presenciais caso o aluno esteja consciente e consiga
desempenhar o seu papel.