Modalidades de participação de uma discussão via lista

O sucesso do uso de listas como ferramentas de apoio na educação à distância depende do esforço de todos os participantes para um uso disciplinado e coerente do recurso.


A participação neste tipo de atividade pode ser avaliada em função da quantidade mas deve considerar principalmente a qualidade das mensagens postadas.

A tabela abaixo mostra uma possível base para avaliação de mensagens postadas.
 
Pontos Tipo de participação
0 passivo (só recebe as mensagens e não posta coisa alguma)
1 participações que não contribuem para a discussão em pauta
2 contribuição puntual isolada (cita definição, aponta URL) 
3 contribuição questionadora (propõe dilemas, apresenta alternativas e pede posicionamentos)
4 contribuição debatedora (comenta contribuições anteriores (com propriedade), responde a
questionamentos, apresenta contra-argumentos (pró e contra)
5 contribuição sintetizadora (coleta segmentos da discussão, ajusta, adapta,elabora parecer conclusivo)

Ao final da discussão, as contribuição são categorizadas segundo as modalidades acima propostas e os
conceitos atribuídos em função do total de pontos coletados por cada participante.

Observações e recomendações adicionais: