Modalidades
de participação de uma discussão via lista
O sucesso do uso de listas como ferramentas de apoio na educação
à distância depende do esforço de todos os participantes
para um uso disciplinado e coerente do recurso.
A participação neste tipo de atividade pode ser avaliada
em função da quantidade mas deve considerar principalmente
a qualidade das mensagens postadas.
A tabela abaixo mostra uma possível base para avaliação
de mensagens postadas.
Pontos |
Tipo de participação |
0 |
passivo (só recebe as mensagens e não posta coisa alguma) |
1 |
participações que não contribuem para a discussão
em pauta |
2 |
contribuição puntual isolada (cita definição,
aponta URL) |
3 |
contribuição questionadora (propõe dilemas, apresenta
alternativas e pede posicionamentos) |
4 |
contribuição debatedora (comenta contribuições
anteriores (com propriedade), responde a
questionamentos, apresenta contra-argumentos (pró e contra) |
5 |
contribuição sintetizadora (coleta segmentos da discussão,
ajusta, adapta,elabora parecer conclusivo) |
Ao final da discussão, as contribuição são
categorizadas segundo as modalidades acima propostas e os
conceitos atribuídos em função do total de pontos
coletados por cada participante.
Observações e recomendações adicionais:
-
Mensagens dirigidas a uma pessoa apenas não devem ser postadas
em uma lista e discussão acadêmica. Deve-se tomar cuidado
ao responder a uma mensagem pessoal alterando o endereço destinatário
para que a mesma não seja enviada para toda a lista. Algumas listas
são configuradas para que as respostas sejam enviadas para a própria
lista. Outras são configuradas para que a resposta seja enviada
apenas para a pessoa a quemestamos respondendo.
-
Não se deve incluir numa mensagem de resposta toda a mensagem que
originou a resposta se não for necessário para o entendimento
de nossa resposta. Deve-se editar a mensagem original, deixando apenas
as partes necessárias para fazer a ligação com a resposta
e substituindo o que foi cortado por ... (três pontinhos).
-
Não se deve encaminhar a mensagem pessoal recebida de alguém
para outras pessoas ou para alguma lista, sem o consentimento de seu autor.
-
Siga as recomendações sobre étiqueta
em rede!.