Log do Chat do dia 08/nov/2000 - 2º Horário

Obs.: O que está em verde e com letra mais forte (negrito) foi acrescentado por mim como resultado do processo de edição do chat. Respostas e comentários foram adicionados. Eliminei comentários  não necessários à compreensão do que estava sendo discutido. Coloquei ao lado das respostas que contribuiram para o aprendizado coletivo um símbolo de aprovação. 

Liane Tarouco

Liane diz:
Boa noite a todos
Liane diz:
Gostaram da animação sobre o serviço DNS?
ElianyAlessandra diz:
Adoramos!
Marie diz:
Muito legal e esclarecedora!
Helena diz:
Gostei
Catia diz:
Bem esclarecedora
Liane diz:
E os texto sobre o proxy?
ElianyAlessandra diz:
Esse nós gostamos.
Isolda diz:
Gostei muito.
ElianyAlessandra diz:
No Colégio tem servidor Proxy
Andrea diz:
entendi mas podiamos discutir um pouco mais sobre a diferenca entre os servidores..
Marie diz:
muito bom...
Catia diz:
Concordo Andrea
Liane diz:
Estamos aqui para discutir todos estes temas Andrea. Pode colocar as questão que quiser colocar.
walqui diz:
gostei achei acessível
Andrea diz:
prof..instituicoes geralmente utilizam este tipo de servidor(proxy) como a colega falou do colegio?
Eros diz:
Professora, na escola tivemos que instalar um programa chamado Cliente.. por causa do Proxy não conseguia utilizar o Chat... não consegui mais dados sobre isso!
Liane diz:
Andrea, nem todas instituições usam servidor proxy.
Dani diz:
Prof. e quanto ao servidor Novel ?
Catia diz:
Profe, sobre o servidor DNS, pesquisando no meu computador encontrei 2 endereços DNS, um primário e um secundário. Desculpe se a pergunta for inoportuna, mas o que significa?
Beth diz:
O MS proxy faz parte de qualquer servidor proxy e por isso o proxy pode ser considerado firewall.?( não sei se faz sentido o que pergunto )
Marie diz:
Os DNS secundario atualiza de tempos em tempos seus registros com o DNS primario de maneira que se o primeiro falhar, o outro pode substitui-lo. Esta correto, profa. Liane?
Liane diz:
Dani um servidor Novel é um servidor de rede (permite acesso a arquivos no servidor) e pode ter um servidor de WWW, de correio eletrônico etc... também instalados nele
Dani diz:
no Aplicação existe mais de um servidor de rede .............Profa. ???
Liane diz:
Catia a pergunta não é inoportuna mas muito pertinente. O servidor secundário é acessado quando o servidor primário não responde à consulta.
Catia diz:
E quanto aos dados numéricos que aparecem?
Liane diz:
Beth um servidor proxy pode ou não fazer também o trabalho de filtrar tráfego. Se fizer, então é um firewall também.
Dani diz:
por exemplo...........quando o novel esta em manutenção............pode-se continuar em rede ???............ é isso...........Liane
Liane diz:
Marie, tua contribuição está corretíssima!
jackieD diz:
Prof. pq diz no texto que é importante que os usuários configurem seus browsers para usar o servidor proxy? Estes "usuários" tb somos nós?
Liane responde: O administrador configura o servidor proxy da instituição e os usuários configuram os seus browsers para consultarem o servidor proxy ao fazerem os acessos ao WWW.
Liane diz:
Dani não sei dizer quantos servidores existem no aplicação terias que consultar o CPD ou quem administra a rede do Aplicação.
Dani diz:
mas é isso ? quando o novel esta em manutenção............pode-se continuar em rede ??? conectada a internet ?
Liane diz:
Catia, que dados numéricos?
Lucia diz:
Prof um firewall pelo que eu li é uma proteção na sua saída para o exterior. O que significa isto ?
Dani diz:
acredito que sejam 4 servidores..........agora com o do Amora...........
Catia diz:
Sim, Por exemplo DNS primário 220.246.5.2, DNS secundário 200. 230.128.6
Liane complementando: Estes devem então ser os números IP dos servidores DNS primário e secundário.
Marie diz:
O servidor proxy faz um "cache" (armazena) das paginas ja visitadas e da proxima vez que um usuario que usa esse mesmo servidor proxy visitar essas paginas, elas serao mais rapidas de se carregar.
JackieD diz:
Isto eu entendi, mas não entendi a frase que expus. Grata , Marie.
Liane diz:
O servidor Novell pode também funcionar como roteador ou só como servidor de arquivos. No segundo caso, se os programas que a estação cliente precisa para acessar a Internet estão no próprio disco e o gateway para fora da sub-rede é um roteador que não tem nada aver com o servidor Novell, então a estação pode acessar o resto da rede.
Liane diz:
Jaqueline, quando há diversos usuários acessando as mesmas páginas numa intranet ou extranet é mais eficiente se todos usarem o mesmo proxy porque as páginas já estarão naquele servidor para o acessoloca.
Marie diz:
JackieD, no PGIE (dentro da UFRGS), por exemplo, somos todos USUARIOS de um mesmo servidor proxy (desde que os brownsers estejam configurados). Depende se a rede que utilizas usa um servidor proxy.
Marie diz:
...vais ser USUARIA do servidor proxy da rede que utilizas.
ElianyAlessandra diz:
Este servidor proxy pode estar no provedor?
Liane diz:
Por exemplo, quando eu dou um curso lá em Belem, e eles tem servidor proxy na universidade, vou mais cedo para a sala de aula e acesso todas as páginas que os alunos deverão acessar durante a aula. Quando ele acessam as páginas elas já estavam no cache do proxy e vem bem rápido
Dani diz:
como se da a desatualização dos browsers ?
Catia diz:
Que ágil esse servidor, não?
Liane diz:
Sim o servidor proxy pode estar no provedor.
Leti diz:
Como funciona um firewal no proxy?
Marie diz:
Sei que alguns provedores tem um servidor proxy.
Dani diz:
Quais ? .............Marie
Marie diz:
Se entendi bem, é o proxy que funciona no firewall, certo?
Marie diz:
Não sei te dizer, Dani... tem que consultar o que utilizas para ver se ele tem.
Liane diz:
Os browsers também armazenam num diretório local as páginas consultadas naquela máquina e quando o usuário faz nova consulta a uma mesma página o browser apenas pergunta se a página teve alteração. Se não teve alteração (a data de última alteração da página é comparada), ele apresenta a página do cache.
Liane diz:
O proxy pode ou não ter regras de filtragem de tráfego. Por exemplo o proxy da UFRGS só permite acesso por estações de dentro da intranet da UFRGS. Então ele é também um firewall, embora não faça todo o trabalho de um firewall.
jackieD diz:
Liane, mas isso, o que o browser faz, tb significa maior velocidade?
Liane diz:
Temos  na UFRGS também firewall que impede a passagem de determinados tipos de tráfego e guarda em arquivos de log dados sobre o tráfego de modo que se pode ver quem tentou um acesso ilegal.
Lizandra diz:
Por causa do proxy eu não consegui fazer transferências dos arquivos via ftp.
Liane diz:
Sim Jaqueline, o fato de pegar a página do cache melhora o tempo de resposta.
Catia diz:
Como assim Lizandra?
jackieD diz:
Tanto quanto do proxy?
Dani diz:
entao.........se eu vier com meu notebook. e tentar conectar aqui nao vai dar ?
Lizandra diz:
Foi a informação que obtive por não conseguir fazer esta transferência na minha escola, só em casa, Catia.
Marie diz:
Só vais conseguir conectar teu notebook aqui dentro da UFRGS se utilizares um nº IP da rede da UFRGS, Dani. Nesse caso, poderias usar o proxy da  UFRGS.
Liane diz:
O proxy usado pela Lizandra pode estar configuradopara impedir certos tipos de tráfego. Existem proxies que podem operar de modo transparente, isto é, ficam no caminho do tráfego e fazem seu trabalho mesmo que o usuário não tenha configurado seu browser para usá-lo
Eliane diz:
Liane, este processo e usual em escola, como a da Lizandra?
Liane diz:
Dani para ligar teu notebook na rede do Aplicação só precisas conseguir com quem administra os endereços daquela sub-rede um número IP, o número IP do gateway, a máscara e o servidor de DNS a ser usado. Depois é só configurar teu notebook e usar.
Andrea diz:
nao consegui me conectar ao MSchat no primiewro dia do curso..pois o servidor da escola nao perimitiu..é um exemplo desses barramentos..
Eros diz:
Na minha escola o Chat tb não funcionou por causa do Proxy...
Liane diz:
Eliane este procedimento depende de políticas de segurança localmente definidas. Quando a política de segurança é muito restritiva e impede acessos legítimos e necessários a gente tem que conversar com quem administra a segurança e a configuração e tentar resolver o problema.
Eros diz:
A solução do nosso técnico foi a instalação de um "Cliente"... Liane vc pode explicar o que é isso?
Liane diz:
Por exemplo, no Instituto de Informática existe uma política de segurança que impede determinados tipos de tráfego mas quando eu preciso converso com o pessoal que administra a rede e eles alteram a configração do firewall para deixar passar o trafego de videoconferência, por exemplo.
Dani diz:
e quanto ao icq na UFRGS ???
Lizandra diz:
Vou ver isso pois tb não consegui utilizar o Netmeeting.
Liane diz:
No programa WS-FTP tem uma opção de configuração em que se pode indicar o endereço do proxy. Ai o WS-FTP não vai tentar abrir conexão diretamente com a máquina destino mas vai pedir para o proxy fazer a conexão.
Liane responde: Adicionalmente, quando é usado proxy transparente (ou coercitivo) no servidor que também funciona como roteador, é preciso instalar o módulo cliente no Windows da estação de trabalho para todo e qualquer pedido de acesso a algum número IP seja direcionado para o proxy. 
Liane diz:
O grupo encarregado da disciplina groupware usou bastante o icq . Não há filtro contra icq na rede da UFRGS.
Marie diz:
Pessoal, encontrei um link interessante sobre Firewall, é uma monografia intitulada "Teoria de Firewalls e segurança": http://www.iprj.uerj.br/~stutz/monografia.html
Dani diz:
eu gostaria de poder publicar as paginas de meus alunos pelo FTP.Eu poderia criar uma senha para isso sozinha ?
Liane diz:
Lizandra e demais, quando começarmos a usar o Netmeeting para videoconferência não vão poder usar proxy porque o servidor de videoconferência faz uma autenticação com a estação e não funciona com proxy ativado.
Dani diz:
como podemos desativar o proxi ???
Liane diz:
Quando eu vou usar o Netmeeting para videoconferência, tenho que alterar a configuração do meu browser para que ele não use o proxy.
Marie diz:
Achei os capítulos iniciais bons para introdução ao assunto, depois vai ficando mais detalhado...
Eliane diz:
Como faço isso?
Dani diz:
como se faz a alteraração........... Liane ???
Liane diz:
Se ele não é impositivo (e na UFRGS não é) é só seguir as instruções da terceira referência sobre proxy na página http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/proxyref.htm
Lizandra diz:
Concordo, pois hoje estou na Ufrgs/Fabico e consegui utilizar o NM.
Eliane diz:
Aqui da FABICO o NM funciona tranquilamente.
Liane diz:
Para alterar configuração no Netscape, selecionar Edit/preferencias/advanced/ proxies
Lucia diz:
Está é uma das desvantagem do Proxy ?
Liane diz:
Sim Lucia. ELe pode atrapalhar a autenticação de usuários.
Lizandra diz:
Prof, posso usar o proxy da minha casa? Qual é a vantagem?
Lucia diz:
Quais as outras desvantagens?
Liane diz:
Lizandra, tens que ver com teu provedor se ele tem proxy
TaniaK diz:
ë necessário perguntar ao provedor ou podemos verficar pela configuração se ele tem proxy??
Liane: Podes verificar na configuração no teu proxy se ele usa. Em caso positivo, tens certeza. Em caso negativo não se pode saber, a menos que se tenha informação doprovedor, se está sendo usado algum proxy coercitivo.
Liane diz:
Outra desvantagem é que o proxy insere mais um retardo no atendimento quando não tem a página pois em vez de o pedido ir direto para o servidor www onde a página está, vai para o proxy que procura em seu disco e depis que não acha reencaminha o pedido.
Catia diz:
Encontramos com mais freqüência provedores proxy ou DNS?
Helena diz:
Podem ter os dois?
Liane diz:
Tania se o proxy for transparente não conseguirás ver por tua configuração pois o proxy vai estar plantadono meio do caminho e vai intermediar teus acessos de qualquer modo. Tens que perguntar para o provedor se ele usa proxy. Pois para acessar o servidor de videoconferência não poderá existir proxy intermediando teu acesso.
Liane diz:
Catia, servidor DNS provê serviço de mapeamento de nomes em endereços IP. É um serviço independente do serviço do proxy. Uma intranet tem que ter um servidor de DNS e pode ou não ter um servidor proxy.
Lucia diz:
Proxy não é um servidor que aumenta em 500%?
Leti diz:
Para um chat ou uma videoconferência não vale a pena ter o proxy?
Liane diz:
Lucia, ele pode melhorar o tempo de resposta bastante quando entrega páginas que já foram pedidas por outros usuários e que já estão em seu cache.
Helena diz:
Proxy, então é um serviço?
Liane responde: sim
Marie diz:
No texto diz que o servidor proxy PODE aumentar a performance do acesso em até 500%... não obrigatoriamente esta taxa.
Dani diz:
mais rápido...............Marie.......???
Marie diz:
isso, Dani!
Liane diz:
Leti para um chat ou para videoconferência não há nada que o proxy possa fazer para ajudar.
Eros diz:
O proxy é uma barreira contra acessos e trânsitos não autorizados durante a conexão com redes internas e externas. É isso?
Liane diz:
Eros ele também pode fazer isso mas sua função principal seria ajudar a melhorar o tempo de acesso entregando páginas requisitadas sem precisar ir buscá-las no servidor remoto pois em função de algum pedido anterior já pode ter a página em seu cache.
Ademir diz:
Na realidade, Eros, quem faz essa barreira é o Firewall, O proxy só armazena os dados para facilitar posteriores acessos aos mesmos dados. Porém o proxy pode também ter funções de firewall.
Eros diz:
Pensei nisso depois q escrevi...pois lembrei do q foi colocado anteriormente...Ok!
Helena diz:
pode ser mais demorado somente se ninguem do provedor acessou determinada pg. Por isso que quanto mais se usa esse servidor melhor ele fica.
Catia diz:
Como o proxy assume essa função de firewall, é automática?
Liane diz:
Sim Helena mas se cada um que acessa pede páginas diferentes então o proxy nunca vai ter as páginas demandadas por determinado em seu cache e sempre vai ter que buscar a página demandada no servidor remoto.
Ademir diz:
Catia, as funções de um firewall são configuradas pelo admistrador da rede de acordo com as suas necessidades de segurança.
Liane diz:
Catia, depende de sua configuração. Isto é uma decisão do administrador do proxy.
Catia diz:
Obrigado, Profe e Ademir. Essa será uma importante decisão do administrador, acho que em geral essa função é solicitada, não?
Beth diz:
O Proxy permite que uma única conexão seja compartilhada . Evita que vários modens sejam acessados. Pode ser encarado como economia?
Liane diz:
Depende da política de segurança aceitável para a comunidade. Na UFRGS, por exemplo, a comunidade de professores não aceitaria uma política muito restritiva.
Leti diz:
Liane, numa escola eu poderia utilizar o firewall para bloquear alguns sites?
Catia diz:
De fato, ela pode comprometer alguns acessos.
Liane diz:
Sim Leti, com firewall pode-se definir endereços que são bloqueados.
Ademir diz:
O objetivo maior do proxy, Beth, é a economia de tempo no acesso aos dados.
Liane diz:
Beth, acho que este não seria bem o caso pois se temos uma rede e um proxy, o mais lógico seria termos também um roteador único para toda a rede e ele estar ligado por um único modem a uma linha dedicada até o modem no provedor.
Eros diz:
Leti, na minha escola pode-se bloquear palavras-chave o que inviabiliza a conexão com uma série de sites.
Andrea diz:
idem na minha..eros
rodolfo diz:
Liane, o bloqueio usando firewall é melhor que aquele feito configurando o navegador?
Liane diz:
Numa escola é muito importante poder bloquear por palavra-chave para impedir o acesso dos estudantes a sites impróprios. Tem muita pornografia pesada na Internet e as crianças vão direto nestes sites.
Lizandra diz:
Só que tb traz problemas Eros, ao bloquear a palavra sexo, por exemplo, não permite que acesse sites de orientação sexual, DST, ...
Dani diz:
Temos esse problema no Amora.............Liane
Eros diz:
O problema é a definição das palavras pq, p. ex., a palavra sexo poderia ser utilizada para sites porno, mas tb para estudo da sexulaidade na adolescência.
Liane diz:
Rodolfo, o bloqueio no navegador pode ser desfeito por um usuário meio malandro. Ele instala mais um browser e burla a configuração restritiva.
Andrea diz:
la na escola eles bloqueiam enderecos completos de site indevidos nao as palavras..
Eliane diz:
Concordo com a Liz e com o Eros.
Dani diz:
Temos projetos de sexualidade e adolescencia...
Lizandra diz:
Como podemos fazer isto Andrea?
Andrea diz:
Liane esse bloqueio que recebi ora conectar o mschat na escola eu posso desfaze-lo atraves daquela instrucao..que foi dada na url, anterior pela ufrgs..
Liane diz:
Nos Estados Unidos eles tem associações que investigam sites e criam listas de sites limpos os quais são consultados pelos proxies das escolas. Assim é criada uma hierarquia de proxies onde num nível mais alto, alguns proxies fazem a filtragem de sites. Existe um sistema de apoio à seleção de páginas, PICS (Platform for Internet Content Selection ) em função de seu conteúdo. A catalogação é colocada no cabeçalho da página e embora não fique visível para que exibe a página no navegador, pode ser verificada por um proxy e em caso de não haver catalogação ou de a mesma indicar conteúdo inapropriado, o acesso à página pode ser impedido.
Eros diz:
Poderíamos fazer algo parecido???
Catia diz:
Nos Estados Unidos há toda uma política voltada para a internet, como está isso no Brasil?
Liane diz:
Existe bastante material sobre este sistema que pode ser encontrado buscando-se referências sobre censura na Internet. Tenho alguns endereços que vou depois colocar no log do chat, quando complementá-lo.
Liane diz:
No Brasil ainda estamos num estágio mais atrazados onde se está tentando estimular o uso e ainda não ficamos atentos o suficiente para os usos inadequados.
TaniaK diz:
Não entendi, neste caso como funciona as consultas aos sites que não estão nesta lista de sites Limpos?
Catia diz:
Tem algum site sobre isso?
Liane diz:
Os sites não investigados previamente não seriam autorizados ou seriam autorizados se as páginas não tivessem palavras proibidas.
Catia diz:
Ou alguma bibliografia? Trabalho na Prefeitura de meu município, isso nos interessaria!
Eliane diz:
Liane, eu gostaria de conhece-los. Mas acho que falta principalmente o envolvimento de educadores/professores no processo de ensino-aprendizagem, utilizando a tecnologia/Internet como recurso e tambem uma leitura critica das informacoes fornecidas pela mesma.
Liane diz:
Temos uns links sobre censura em http://penta.ufrgs.br/gereseg/censura/censura.htm
Na página do PICS (Platform for Internet Content Selection) tem um link para um link do www.netparents.org onde há recursos para pais e crianças.
Catia diz:
Obrigado. O MEC não posicionou-se sobre isso? Nem o conselho federal de educação?
Eliane diz:
Nao e atribuicao do CFE, Catia.
Liane diz:
Recomendo dar uma olhada no site do MEC
Andrea diz:
Liane esse bloqueio que recebi ora conectar o mschat na escola eu posso desfaze-lo atraves daquela instrucao..que foi dada na url, anterior pela ufrgs..
Liane diz:
Andrea, se na rede de sua escola não estiver sendo usado um proxy coercitivo poderias configurar teu browser para não usar o proxy. Mas se o proxy for coercitivo não adianta porque ele vai estar atravessado no caminho dos teus pacotes e vai interferir. Terás que tentar e se não conseguir conversar com o administrador da rede para ele desbloquear os acessos para os endereços que precisas acessar sem proxy.
Liane diz:
Obrigado. Boa noite e não deixem de olhar depois o log do chat com as edições e complementos.
Liane diz:
Não esqueçam de se cadastrar no equitext.
Marie diz:
A aula hoje realmente esteve ótima! :-)
Liane diz:
Revisem o processo de entrega de suas tarefas anteriores pelo Learning Space conforme orientação do Ademir (mensagem enviada hoje).
Lizandra diz:
Hoje é a segunda aula que assisto. Adorei!
Liane diz:
Não esqueçam de registrar suas respostas nos questionários de avaliação de reação no Learning Space

Observações finais: