Log do Chat do dia 10 de janeiro de 2001 - 1º horário
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Coordenador Ademir diz:
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Transmissão Real já está no ar, no endereço
de sempre.
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AnaAmelia diz:
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http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/transreal.htm
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Coordenador Liane-prof diz:
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Ola boa tarde a todos
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Coordenador Liane-prof diz:
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Assim como havia combinado na aula anterior fiz uma prova via Learning
Space
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Solange diz:
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Achei esta prova bastante dificil...
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Alessandra diz:
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Eu ainda não vi.
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Sirlei diz:
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Já fiz hoje à tarde!
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Eliany diz:
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Ainda não vi.
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Coordenador Liane-prof diz:
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No caso do hotpotatoes as respostas eram corrigidas pelo Java script
incluido na página
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Alessandra diz:
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Que programa é este?
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Sirlei diz:
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Vamos receber o feedback das nossas questões?
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Solange diz:
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Profe, e o conteúdo? vai ser deste tipo na prova da semana que vem????
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Alessandra diz:
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Já respondeu professora.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Cada grupo deveria apresentar uma prova. Estão aparecendo questões
individuais que não era o objetivo da tarefa.
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Solange diz:
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Profe, explicamos porque Sirlei e eu fizemos em duplas. Está ok?
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Coordenador Liane-prof diz:
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As provas a serem apresentadas como resultado da tarefa anterior, podem
ser colocadas no webfolio de algum memebro do grupo mas a página
de acesso deve indicar quem fez cada questão daquela prova.
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Sirlei diz:
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As questões mais técnicas vão ser deste tipo, como
as de hoje, estas foram bem difíceis!
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raquelrizzo diz:
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Não estou achando a prova, está nas tarefas ou na programação
da disciplina?
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Cristiano diz:
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Existe alguém sozinho ainda?
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Sirlei diz:
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Junto com a programação, Raquel.
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Solange diz:
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a prova esta na programacao-semana 15.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Um exemplo de página de acesso está em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/email/emailteste.htm
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RodrigoKeller diz:
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a prova esta na semana 14 do LearnigSpace
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Coordenador Liane-prof diz:
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A prova da semana 15 está no Learning Space, como atividade.
Repito, ela não vale para nota !!!
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Eliane diz:
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Professora, não basta colocar no WF?
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Alessandra diz:
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Professora, este link pode ser a questão que está no webfólio
do colega do grupo? Ou, precisa esta questão estar diretamente em
um webfólio?
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Eliane diz:
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Desculpe, a questão individual que cada um fez dá para colocar
no WF?
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Sirlei diz:
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O feedback que perguntei é sobre as questões de hoje, para
conferir as respostas.
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Sirlei diz:
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na minha página fiz um link para a página das questões
do hot, no webfólio da Solange.Pode ser?
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Alessandra diz:
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É isso que estamos fazendo professora, cada um está fazendo
ou já fez um tipo de exercício. Depois envia a sua URL para
os demais colegas. Assim, todos vão ter a prova completa com os
respectivos links.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Em cada webfolio deve haver um link para a página da prova do
grupo. Esta página do grupo pode ficar em um dos webfolios e deve
conter links para as questões elaboradas pelos membros do grupo
e os nomes de quem fez cada questão.
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Alessandra diz:
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Certo, profe!
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Coordenador Liane-prof diz:
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Raquel se exagerar é pedir para um aluno fazer uma questão
objetiva usando um software que praticamente oferece janelas para ir montando
a questão, então acho que estás exagerando nas reclamaçòes.
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Sirlei diz:
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Na tarefa da semana 12, fala em attach. A idéia de criar página
apareceu só agora. Nós já fizemos por achar que assim
seria melhor.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Vejam na aula 12 de 20 de dezembro !!!!!!! http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/avaljava.htm
Este assunto foi também discutido na aula passada e as explicações
adicionais estão no log do chat
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Maria_Bea_Silva diz:
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no ensino a distância em geral, professora?
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mariacris diz:
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Leitor de impressões digitais?
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Maria_Bea_Silva diz:
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correto
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Sirlei diz:
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Mas no presencial o aluno pode sentar, só ouvir, não ter
lido nada... Nos chats fica difícil participar sem ter lido, sem
participar!
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Maria_Bea_Silva diz:
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não sabia disso, das digitais no vestibular da Ufrgs, estou impressionada
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mariacris diz:
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E o caso de gêmeos? Também causa confusão...
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Maria_Bea_Silva diz:
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isso requer um grande aparato
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Eliane diz:
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O que a senhora está colocando é terrível e infelizmente
acontece! E quando esse profissional vai atuar como ele fará? Aí
não tem como "comprar" competência!Deveria haver ética
e conscientização debuscar qualificação e não
título....
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AnaAzevedo diz:
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Sem falar o no. gde de homônimos entre os candidatos.
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Maria_Bea_Silva diz:
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correto, não exista duas digitais iguais e nem duas zebras com listras
iguais, só curiosidade
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Dani diz:
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Liane..........vemos tambem identificaçao pelos olhos......nao ?
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mariacris diz:
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Pois é, somente desta forma para ter certeza.
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Silvia diz:
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mas como se confere as digitais depois?
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Dani diz:
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ou isso é ficção cientifica ?
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Silvia diz:
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só no olho.
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Coordenador Liane-prof diz:
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As digitais seriam usadas apenas em caso de haver alguma denúncia.
Para verificar à posteriori.
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Sorio diz:
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ontem numa emissora de radio alguem fez severas criticas
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Silvia diz:
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ok!
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Dani diz:
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é a concorrencia !!!
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Iris diz:
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Ah, só em caso de dúvidas....
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liane diz:
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Não imagino como ficaria no computador. Li um pouco do teu material,
mas não imagino como seria na prática.
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Coordenador Liane-prof diz:
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A dissertação que eu coloquei como referência descreve
vários produtos que tratam dispositivos biométricos.
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Sirlei diz:
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Acho que ela é bem completa. Fala praticamente de todas as possibilidades
de conferência.
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mariacris diz:
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Parece que a preferência das pessoas recai na identificação
de digitais.
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Dani diz:
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pela iris dos olhos
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liane diz:
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Os servidores ou a instituição colocaria o soft?
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Maria_Bea_Silva diz:
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o professor foi acusado?
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Coordenador Liane-prof diz:
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Leiam a notícia e deem sua opinião como resposta à
questão dissertativa da prova exemplo.
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mariacris diz:
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Eu não faria este desafio, ou assumiria a responsabilidade das conseqüências.
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Sirlei diz:
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Eu gostaria de conferir os resultados da prova de hoje!
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Solange diz:
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Profe sobre aquela questao: qual é o meio de identificacao que apresenta
a maior taxa de falsa rejeicao? Procuramos muito e nao encontramos a resposta...
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Dani diz:
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Liane...........fui no CPC do IPA IMEC e eles morrem de medo que isso aconteça.........
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Coordenador Liane-prof diz:
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A prova que eu coloquei na aula de hoje é uma prova exemplo.
O professor poderia criar provas assim em cada aula, para que os alunos
verificassem se dominavam os objetivos educacionais. O sistema corrigiria
algumas (as objetivas) e o professor corrigiria as questòes dissertativas.
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Dani diz:
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a única comunicação que eles tem é por e-mail.......
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Coordenador Liane-prof diz:
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A resposta está no capítulo 2 da dissertação
que fala de todos os tipos de dispositivos biométricos e comenta
suas taxas de falsa rejeição (rejeitar um usuário
real).
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mariacris diz:
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Solange, pelas digitais, me parece.
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Solange diz:
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chutamos que era pela voz...
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Sirlei diz:
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Nós achamos que é a voz
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Sirlei diz:
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Por causa das mudanças em funçao de gripes...
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Solange diz:
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Profe, neste capitulo 2 fala de todos os tipos, mas nao ficou claro qual
é a resposta certa...
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AnaAzevedo diz:
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Profa. Liane não estou conseguindo acompanhar. Qual o endereço
da tese de dissertação?
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liane diz:
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No caso, a UFRGS colocaria um dispositivo para cada aluno de EAD?
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Coordenador Liane-prof diz:
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hacker faz um port scan num servidor e descobre quais os serviços
que estão instalados na máquina e dependendo do serviço
ele tem scripts (roteiros) de como invadir aquela máquina usando
vulnerabilidades conhecidas.
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liane diz:
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Suposição.
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AnaAzevedo diz:
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Já localizei a tese
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Coordenador Liane-prof diz:
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O endereço da dissertação está na aula de
hoje http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/wwwsegurol.htm
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Coordenador Liane-prof diz:
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Para assegurar que os servidores (qualquer servidor) da instituição
não sejam invadidos é necessário configura-lo apropriadamente,
desativando todos os serviços desnecessários e aplicando
as correções (patches) nos serviços que tiverem que
ser usados (servidor de email, servidor de FTP, servidor de WWW etc...).
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Coordenador Liane-prof diz:
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A dissertação em si está em : http://penta.ufrgs.br/pesquisa/fiorese/
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Dani diz:
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Liane......... qual sua opiniao sobre a invasão de privacidade das
grandes empresas aos e-mails dos funcionários ?
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Dani diz:
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vi uma reportagem sobre isto hoje na TV educativa .....
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Coordenador Liane-prof diz:
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No site do CERT/RS tem vários documentos que os administradores
dos sistemas deveriam ler e procedimentos para configurar seus servidores
de forma mais segura.
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Iris diz:
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E quanto aos bancos pela internet que a gente usa normalmente, profe?
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Coordenador Liane-prof diz:
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O uso de qualquer recurso da empresa nào é pessoal. É
uma ferramenta de trabalho e a empresa tem o direito e a necessidade de
verificar se os funcionários não estão enviando dados
confidenciais para concorrentes.
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Silvia diz:
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segundo o meu provedor: ele invade a minha máquina pra fazer checagens.
Isto é legal?
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Dani diz:
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Liane .......... concordo ........ os funcionarios devem ser bem orientados
........
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Sirlei diz:
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me pergunto se existe algum sistema inascessível!
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Coordenador Liane-prof diz:
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Iris, não sei se viste nos jornais na semana passada que foram
presos alguns hackers que estavam desviando dinheiro da conta de 20 clientes.
O banco devolveu o dinheiro aos clientes , os hackers foram presos mas
eles conseguiram entrar nas contas! Todos tem que verificar seus extratos
com cuidado pois pode estar havendo roubo.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Existe Sirlei. Uma máquina desconectada da rede e da tomada de
energia elétrica !!!
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Silvia diz:
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:-)
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Dani diz:
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o Banco do Brasil ja esta acostumado .........
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Sirlei diz:
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Concordo, profe. Essa vc ganhou!
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Solange diz:
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Professora, fico me perguntando se para a prova da semana que vem teremos
que imprimir todo o material dado esta semana... Nao imprimi como quase
sempre faco, porque era muita coisa!
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Alessandra diz:
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:-))
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Coordenador Liane-prof diz:
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Silvia, esta invasão do teu provedor na tua máquina é
absolutamente inaceitável. Este provedor é inidôneo!!!!
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Iris diz:
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Sim... pode haver roubo, por mais que eles afirmem que as ações
são seguras.
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Silvia diz:
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tenho cópia de e-mail deles dizendo que é legal.
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Dani diz:
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a clonagem
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Iris diz:
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oTerra faz isso quando estamos com algum problema...
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Iris diz:
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Com a nossa autorização...
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Coordenador Liane-prof diz:
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Usando o comando netstat -a vocês podem ver quais as conexões
estabelecidas de/para as suas máquinas.
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Sirlei diz:
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Como se pode verificar se alguém está "passeando" na nossa
máquina!
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Sirlei diz:
-
?
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Coordenador Liane-prof diz:
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Usem este comando da janela DOS assim como faziam com o tracert.
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Solange diz:
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na página da CERT tinha os passos para ver se tem algum invasor.
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Silvia diz:
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Prof. Liane por favor verifique o que eles me responderam:
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Coordenador Liane-prof diz:
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Se alguém estiver investigando sua máquina pode ter acesso
a todos os seus arquivos.
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Silvia diz:
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Caro usuário,
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A máquina sp2.ufu.br é um de nossos servidores ou seja não
se preocupe
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porque esta máquina em especial não está tentando
invadir seu sistema, pelo
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contrário ela é utilizada para optimizar a rede....
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Silvia diz:
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O responsável pela rede, chegou até a ser meio grosso no
restante do e-mail.
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liane diz:
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Silvia qual é teu servidor?
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Coordenador Liane-prof diz:
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Recomendo enviar a mensagem ao NIC-BR e pedir orientação.
Eles tem a legislação concernente a este tipo de coisa. O
email deles é <nbso@nic.br>
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Silvia diz:
-
é o provedor da UFU-Universidade Federal de Uberlândia. Mas
a minha linha é particular pois não estou mais vinculada
a esta Universidade.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Silvia no caso de uma Intranet, a política de segurança
deveria ser discutida pelo comite de informática da instituição
e aprovada pela mais alta autoridade da instituição.
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liane diz:
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Obrigada Silvia.
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mariacris diz:
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endereço local (é o meu?)-endereço externo só
dá zeros e o endereço da UFRGS.
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Maria_Bea_Silva diz:
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professora, a maioria nem sabe que eles podem fazer isso?
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Silvia diz:
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ok! Eu também penso que deveria ser feita uma averiguação.
Vou mandar um e-mail pra o endereço que vc me indicou <nbso@nic.br>.
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Maria_Bea_Silva diz:
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a maioria dos professores não tem consciencia da capacidade do computador
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Coordenador Liane-prof diz:
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No caso de assunto de ordem interna, a discussao deveria começar
com o pessoal técnico e ser escalonada para a direção
da unidade. Eles deveriam explicar o que inspecionam, como, quem faz isto,
com que ferramenta.
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mariacris diz:
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Liane, no endereço local tem minha senha de acesso, dois pontos
e aí vai trocando o final. O que representa este final?
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mariacris diz:
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Não senha, mas meu número no provedor.
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Dani diz:
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Por acesso remoto ......... Liane ?
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Bea diz:
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Para quem não está conseguindo acessar a tese de mestrado,
ela está no CD-espie- artigo 5, do Mauricio Fiorese- Uma proposta
de autenticação de usuários para EAD.
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Silvia diz:
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mas se não dominamos o hardware é difícil por que
sempre precisaremos de um técnico. O mesmo digo de um médico.
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Coordenador Liane-prof diz:
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O número do provedor é chamado usando um número
chave (número para um grupo de números como num PABX e depois
que é estabelecida a conexão provavelmente o sistema coloca
a indicação da porta física no servidor que está
sendo usada.
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mariacris diz:
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Obrigada, Liane.
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Solange diz:
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o problema Sílvia, é que ninguém consegue ser bom
em tudo... Problema ou nossa salvacao!!!
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Coordenador Liane-prof diz:
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Chamamos um técnicos ou mesmo levamos nossa máquina para
um serviço de conserto confiável mas sempre podemos proteger
ou transferir dados sigilosos para outros dispositivos antes de mandar
a máquina para a manutenção.
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Silvia diz:
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acho que problema! Por que a desonestidade é visível.
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Maria_Bea_Silva diz:
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correto, por isso devemos ter o nosso pc sempre organizado com diretórios
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Coordenador Liane-prof diz:
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Voltando ao ponto chave da nossa discussão de hoje, que é
a avaliação em EAD, estes problemas de segurança é
que explicam as soluções presenciais para a avaliação
requerida em cursos a distância.
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Silvia diz:
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é um recurso, na falta de uma solução.
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Solange diz:
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Concordo com a avaliacao presencial. Mas, entao prá que tantas tarefas
durante o curso???
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HelenaA diz:
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Hoje mesmo estava lendo um artigo no site da USP que coloca que ensino
à distância sem avaliação presencial não
pode ser é muito levado a sério.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Pode colocar a referência deste artigo?
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HelenaA diz:
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Posso, vou verificar.
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Silvia diz:
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Temos que tomar cuidado ao classificar os cursos a distância Existem
cursos e cursos.
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Coordenador Liane-prof diz:
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As tarefas são catalizadores de aprendizagem. Elas geram a necessidade
de ir em busca de novos conhecimentos, de refletir sobre eles, de construir
soluções. A avaliação final complementa a avaliação
baseada nas tarefas.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Face a toda a discussão de falsificação de identidade
que foi desenvolvida aqui ainda assim não concordas? E qual seria
a forma para evitar a fraude de identidade?
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Silvia diz:
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Raquel, mas até hoje não existe a "melhor forma" de avaliação.
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Silvia diz:
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a avaliação mesmo presencial não mede praticamente
nada mas não se tem como fugir. O olho no olho é necessário.
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Coordenador Liane-prof diz:
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Para um cursinho caça níquel isto não tem importância.
Existem cursos de graduação no Brasil que vendem títulos
de graduação sem que o aluno algum dia tenha colocado os
pés na faculdade ou feito algum trabalho.
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HelenaA diz:
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O título do artigo é Quem tem medo do Ensino`a Distância,
da prof. Consuelo Tereza Fernandez Gonçalves, não tenho agora
a url
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Coordenador Liane-prof diz:
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Boa noite para todos. Eu preciso sair pois a próxima aula terá
que ser dada a partir do outro campus pois este fecha às 9 horas.
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raquelrizzo diz:
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E são cursos presenciais Liane. O que quero dizer é a fraude
pode existir de diversas formas, mesmo presencialmente, então,
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mariacris diz:
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Fugindo um pouco e voltando ao netstat -a. Dando este comando, como sei
que estou sendo invadida?
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Coordenador Liane-prof diz:
-
Pelos números de portas das conexões ativas. Tem que ver
em que protocolos elas são usadas.