Log do Chat do dia 10 de janeiro de 2001 - 1º horário

Coordenador Ademir diz:
Transmissão Real já está no ar, no endereço de sempre.
AnaAmelia diz:
http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/transreal.htm
Coordenador Liane-prof diz:
Ola boa tarde a todos
Coordenador Liane-prof diz:
Assim como havia combinado na aula anterior fiz uma prova via Learning Space
Solange diz:
Achei esta prova bastante dificil...
Alessandra diz:
Eu ainda não vi.
Sirlei diz:
Já fiz hoje à tarde!
Eliany diz:
Ainda não vi.
Coordenador Liane-prof diz:
No caso do hotpotatoes as respostas eram corrigidas pelo Java script incluido na página
Alessandra diz:
Que programa é este?
Sirlei diz:
Vamos receber o feedback das nossas questões?
Solange diz:
Profe, e o conteúdo? vai ser deste tipo na prova da semana que vem????
Alessandra diz:
Já respondeu professora.
Coordenador Liane-prof diz:
Cada grupo deveria apresentar uma prova. Estão aparecendo questões individuais que não era o objetivo da tarefa.
Solange diz:
Profe, explicamos porque Sirlei e eu fizemos em duplas. Está ok?
Coordenador Liane-prof diz:
As provas a serem apresentadas como resultado da tarefa anterior, podem ser colocadas no webfolio de algum memebro do grupo mas a página de acesso deve indicar quem fez cada questão daquela prova.
Sirlei diz:
As questões mais técnicas vão ser deste tipo, como as de hoje, estas foram bem difíceis!
raquelrizzo diz:
Não estou achando a prova, está nas tarefas ou na programação da disciplina?
Cristiano diz:
Existe alguém sozinho ainda?
Sirlei diz:
Junto com a programação, Raquel.
Solange diz:
a prova esta na programacao-semana 15.
Coordenador Liane-prof diz:
Um exemplo de página de acesso está em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/email/emailteste.htm
RodrigoKeller diz:
a prova esta na semana 14 do LearnigSpace
Coordenador Liane-prof diz:
A prova da semana 15 está no Learning Space, como atividade. Repito, ela não vale para nota !!!
Eliane diz:
Professora, não basta colocar no WF?
Alessandra diz:
Professora, este link pode ser a questão que está no webfólio do colega do grupo? Ou, precisa esta questão estar diretamente em um webfólio?
Eliane diz:
Desculpe, a questão individual que cada um fez dá para colocar no WF?
Sirlei diz:
O feedback que perguntei é sobre as questões de hoje, para conferir as respostas.
Sirlei diz:
na minha página fiz um link para a página das questões do hot, no webfólio da Solange.Pode ser?
Alessandra diz:
É isso que estamos fazendo professora, cada um está fazendo ou já fez um tipo de exercício. Depois envia a sua URL para os demais colegas. Assim, todos vão ter a prova completa com os respectivos links.
Coordenador Liane-prof diz:
Em cada webfolio deve haver um link para a página da prova do grupo. Esta página do grupo pode ficar em um dos webfolios e deve conter links para as questões elaboradas pelos membros do grupo e os nomes de quem fez cada questão.
Alessandra diz:
Certo, profe!
Coordenador Liane-prof diz:
Raquel se exagerar é pedir para um aluno fazer uma questão objetiva usando um software que praticamente oferece janelas para ir montando a questão, então acho que estás exagerando nas reclamaçòes.
Sirlei diz:
Na tarefa da semana 12, fala em attach. A idéia de criar página apareceu só agora. Nós já fizemos por achar que assim seria melhor.
Coordenador Liane-prof diz:
Vejam na aula 12 de 20 de dezembro !!!!!!! http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/avaljava.htm Este assunto foi também discutido na aula passada e as explicações adicionais estão no log do chat
Maria_Bea_Silva diz:
no ensino a distância em geral, professora?
mariacris diz:
Leitor de impressões digitais?
Maria_Bea_Silva diz:
correto
Sirlei diz:
Mas no presencial o aluno pode sentar, só ouvir, não ter lido nada... Nos chats fica difícil participar sem ter lido, sem participar!
Maria_Bea_Silva diz:
não sabia disso, das digitais no vestibular da Ufrgs, estou impressionada
mariacris diz:
E o caso de gêmeos? Também causa confusão...
Maria_Bea_Silva diz:
isso requer um grande aparato
Eliane diz:
O que a senhora está colocando é terrível e infelizmente acontece! E quando esse profissional vai atuar como ele fará? Aí não tem como "comprar" competência!Deveria haver ética e conscientização debuscar qualificação e não título....
AnaAzevedo diz:
Sem falar o no. gde de homônimos entre os candidatos.
Maria_Bea_Silva diz:
correto, não exista duas digitais iguais e nem duas zebras com listras iguais, só curiosidade
Dani diz:
Liane..........vemos tambem identificaçao pelos olhos......nao ?
mariacris diz:
Pois é, somente desta forma para ter certeza.
Silvia diz:
mas como se confere as digitais depois?
Dani diz:
ou isso é ficção cientifica ?
Silvia diz:
só no olho.
Coordenador Liane-prof diz:
As digitais seriam usadas apenas em caso de haver alguma denúncia. Para verificar à posteriori.
Sorio diz:
ontem numa emissora de radio alguem fez severas criticas
Silvia diz:
ok!
Dani diz:
é a concorrencia !!!
Iris diz:
Ah, só em caso de dúvidas....
liane diz:
Não imagino como ficaria no computador. Li um pouco do teu material, mas não imagino como seria na prática.
Coordenador Liane-prof diz:
A dissertação que eu coloquei como referência descreve vários produtos que tratam dispositivos biométricos.
Sirlei diz:
Acho que ela é bem completa. Fala praticamente de todas as possibilidades de conferência.
mariacris diz:
Parece que a preferência das pessoas recai na identificação de digitais.
Dani diz:
pela iris dos olhos
liane diz:
Os servidores ou a instituição colocaria o soft?
Maria_Bea_Silva diz:
o professor foi acusado?
Coordenador Liane-prof diz:
Leiam a notícia e deem sua opinião como resposta à questão dissertativa da prova exemplo.
mariacris diz:
Eu não faria este desafio, ou assumiria a responsabilidade das conseqüências.
Sirlei diz:
Eu gostaria de conferir os resultados da prova de hoje!
Solange diz:
Profe sobre aquela questao: qual é o meio de identificacao que apresenta a maior taxa de falsa rejeicao? Procuramos muito e nao encontramos a resposta...
Dani diz:
Liane...........fui no CPC do IPA IMEC e eles morrem de medo que isso aconteça.........
Coordenador Liane-prof diz:
A prova que eu coloquei na aula de hoje é uma prova exemplo. O professor poderia criar provas assim em cada aula, para que os alunos verificassem se dominavam os objetivos educacionais. O sistema corrigiria algumas (as objetivas) e o professor corrigiria as questòes dissertativas.
Dani diz:
a única comunicação que eles tem é por e-mail.......
Coordenador Liane-prof diz:
A resposta está no capítulo 2 da dissertação que fala de todos os tipos de dispositivos biométricos e comenta suas taxas de falsa rejeição (rejeitar um usuário real).
mariacris diz:
Solange, pelas digitais, me parece.
Solange diz:
chutamos que era pela voz...
Sirlei diz:
Nós achamos que é a voz
Sirlei diz:
Por causa das mudanças em funçao de gripes...
Solange diz:
Profe, neste capitulo 2 fala de todos os tipos, mas nao ficou claro qual é a resposta certa...
AnaAzevedo diz:
Profa. Liane não estou conseguindo acompanhar. Qual o endereço da tese de dissertação?
liane diz:
No caso, a UFRGS colocaria um dispositivo para cada aluno de EAD?
Coordenador Liane-prof diz:
hacker faz um port scan num servidor e descobre quais os serviços que estão instalados na máquina e dependendo do serviço ele tem scripts (roteiros) de como invadir aquela máquina usando vulnerabilidades conhecidas.
liane diz:
Suposição.
AnaAzevedo diz:
Já localizei a tese
Coordenador Liane-prof diz:
O endereço da dissertação está na aula de hoje http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/wwwsegurol.htm
Coordenador Liane-prof diz:
Para assegurar que os servidores (qualquer servidor) da instituição não sejam invadidos é necessário configura-lo apropriadamente, desativando todos os serviços desnecessários e aplicando as correções (patches) nos serviços que tiverem que ser usados (servidor de email, servidor de FTP, servidor de WWW etc...).
Coordenador Liane-prof diz:
A dissertação em si está em : http://penta.ufrgs.br/pesquisa/fiorese/
Dani diz:
Liane......... qual sua opiniao sobre a invasão de privacidade das grandes empresas aos e-mails dos funcionários ?
Dani diz:
vi uma reportagem sobre isto hoje na TV educativa .....
Coordenador Liane-prof diz:
No site do CERT/RS tem vários documentos que os administradores dos sistemas deveriam ler e procedimentos para configurar seus servidores de forma mais segura.
Iris diz:
E quanto aos bancos pela internet que a gente usa normalmente, profe?
Coordenador Liane-prof diz:
O uso de qualquer recurso da empresa nào é pessoal. É uma ferramenta de trabalho e a empresa tem o direito e a necessidade de verificar se os funcionários não estão enviando dados confidenciais para concorrentes.
Silvia diz:
segundo o meu provedor: ele invade a minha máquina pra fazer checagens. Isto é legal?
Dani diz:
Liane .......... concordo ........ os funcionarios devem ser bem orientados ........
Sirlei diz:
me pergunto se existe algum sistema inascessível!
Coordenador Liane-prof diz:
Iris, não sei se viste nos jornais na semana passada que foram presos alguns hackers que estavam desviando dinheiro da conta de 20 clientes. O banco devolveu o dinheiro aos clientes , os hackers foram presos mas eles conseguiram entrar nas contas! Todos tem que verificar seus extratos com cuidado pois pode estar havendo roubo.
Coordenador Liane-prof diz:
Existe Sirlei. Uma máquina desconectada da rede e da tomada de energia elétrica !!!
Silvia diz:
:-)
Dani diz:
o Banco do Brasil ja esta acostumado .........
Sirlei diz:
Concordo, profe. Essa vc ganhou!
Solange diz:
Professora, fico me perguntando se para a prova da semana que vem teremos que imprimir todo o material dado esta semana... Nao imprimi como quase sempre faco, porque era muita coisa!
Alessandra diz:
:-))
Coordenador Liane-prof diz:
Silvia, esta invasão do teu provedor na tua máquina é absolutamente inaceitável. Este provedor é inidôneo!!!!
Iris diz:
Sim... pode haver roubo, por mais que eles afirmem que as ações são seguras.
Silvia diz:
tenho cópia de e-mail deles dizendo que é legal.
Dani diz:
a clonagem
Iris diz:
oTerra faz isso quando estamos com algum problema...
Iris diz:
Com a nossa autorização...
Coordenador Liane-prof diz:
Usando o comando netstat -a vocês podem ver quais as conexões estabelecidas de/para as suas máquinas.
Sirlei diz:
Como se pode verificar se alguém está "passeando" na nossa máquina!
Sirlei diz:
?
Coordenador Liane-prof diz:
Usem este comando da janela DOS assim como faziam com o tracert.
Solange diz:
na página da CERT tinha os passos para ver se tem algum invasor.
Silvia diz:
Prof. Liane por favor verifique o que eles me responderam:
Coordenador Liane-prof diz:
Se alguém estiver investigando sua máquina pode ter acesso a todos os seus arquivos.
Silvia diz:
Caro usuário,
A máquina sp2.ufu.br é um de nossos servidores ou seja não se preocupe
porque esta máquina em especial não está tentando invadir seu sistema, pelo
contrário ela é utilizada para optimizar a rede....
Silvia diz:
O responsável pela rede, chegou até a ser meio grosso no restante do e-mail.
liane diz:
Silvia qual é teu servidor?
Coordenador Liane-prof diz:
Recomendo enviar a mensagem ao NIC-BR e pedir orientação. Eles tem a legislação concernente a este tipo de coisa. O email deles é <nbso@nic.br>
Silvia diz:
é o provedor da UFU-Universidade Federal de Uberlândia. Mas a minha linha é particular pois não estou mais vinculada a esta Universidade.
Coordenador Liane-prof diz:
Silvia no caso de uma Intranet, a política de segurança deveria ser discutida pelo comite de informática da instituição e aprovada pela mais alta autoridade da instituição.
liane diz:
Obrigada Silvia.
mariacris diz:
endereço local (é o meu?)-endereço externo só dá zeros e o endereço da UFRGS.
Maria_Bea_Silva diz:
professora, a maioria nem sabe que eles podem fazer isso?
Silvia diz:
ok! Eu também penso que deveria ser feita uma averiguação. Vou mandar um e-mail pra o endereço que vc me indicou <nbso@nic.br>.
Maria_Bea_Silva diz:
a maioria dos professores não tem consciencia da capacidade do computador
Coordenador Liane-prof diz:
No caso de assunto de ordem interna, a discussao deveria começar com o pessoal técnico e ser escalonada para a direção da unidade. Eles deveriam explicar o que inspecionam, como, quem faz isto, com que ferramenta.
mariacris diz:
Liane, no endereço local tem minha senha de acesso, dois pontos e aí vai trocando o final. O que representa este final?
mariacris diz:
Não senha, mas meu número no provedor.
Dani diz:
Por acesso remoto ......... Liane ?
Bea diz:
Para quem não está conseguindo acessar a tese de mestrado, ela está no CD-espie- artigo 5, do Mauricio Fiorese- Uma proposta de autenticação de usuários para EAD.
Silvia diz:
mas se não dominamos o hardware é difícil por que sempre precisaremos de um técnico. O mesmo digo de um médico.
Coordenador Liane-prof diz:
O número do provedor é chamado usando um número chave (número para um grupo de números como num PABX e depois que é estabelecida a conexão provavelmente o sistema coloca a indicação da porta física no servidor que está sendo usada.
mariacris diz:
Obrigada, Liane.
Solange diz:
o problema Sílvia, é que ninguém consegue ser bom em tudo... Problema ou nossa salvacao!!!
Coordenador Liane-prof diz:
Chamamos um técnicos ou mesmo levamos nossa máquina para um serviço de conserto confiável mas sempre podemos proteger ou transferir dados sigilosos para outros dispositivos antes de mandar a máquina para a manutenção.
Silvia diz:
acho que problema! Por que a desonestidade é visível.
Maria_Bea_Silva diz:
correto, por isso devemos ter o nosso pc sempre organizado com diretórios
Coordenador Liane-prof diz:
Voltando ao ponto chave da nossa discussão de hoje, que é a avaliação em EAD, estes problemas de segurança é que explicam as soluções presenciais para a avaliação requerida em cursos a distância.
Silvia diz:
é um recurso, na falta de uma solução.
Solange diz:
Concordo com a avaliacao presencial. Mas, entao prá que tantas tarefas durante o curso???
HelenaA diz:
Hoje mesmo estava lendo um artigo no site da USP que coloca que ensino à distância sem avaliação presencial não pode ser é muito levado a sério.
Coordenador Liane-prof diz:
Pode colocar a referência deste artigo?
HelenaA diz:
Posso, vou verificar.
Silvia diz:
Temos que tomar cuidado ao classificar os cursos a distância Existem cursos e cursos.
Coordenador Liane-prof diz:
As tarefas são catalizadores de aprendizagem. Elas geram a necessidade de ir em busca de novos conhecimentos, de refletir sobre eles, de construir soluções. A avaliação final complementa a avaliação baseada nas tarefas.
Coordenador Liane-prof diz:
Face a toda a discussão de falsificação de identidade que foi desenvolvida aqui ainda assim não concordas? E qual seria a forma para evitar a fraude de identidade?
Silvia diz:
Raquel, mas até hoje não existe a "melhor forma" de avaliação.
Silvia diz:
a avaliação mesmo presencial não mede praticamente nada mas não se tem como fugir. O olho no olho é necessário.
Coordenador Liane-prof diz:
Para um cursinho caça níquel isto não tem importância. Existem cursos de graduação no Brasil que vendem títulos de graduação sem que o aluno algum dia tenha colocado os pés na faculdade ou feito algum trabalho.
HelenaA diz:
O título do artigo é Quem tem medo do Ensino`a Distância, da prof. Consuelo Tereza Fernandez Gonçalves, não tenho agora a url
Coordenador Liane-prof diz:
Boa noite para todos. Eu preciso sair pois a próxima aula terá que ser dada a partir do outro campus pois este fecha às 9 horas.
raquelrizzo diz:
E são cursos presenciais Liane. O que quero dizer é a fraude pode existir de diversas formas, mesmo presencialmente, então,
mariacris diz:
Fugindo um pouco e voltando ao netstat -a. Dando este comando, como sei que estou sendo invadida?
Coordenador Liane-prof diz:
Pelos números de portas das conexões ativas. Tem que ver em que protocolos elas são usadas.