Log do Chat do dia 10 de Janeiro de 2001 - 2º horário

Coordenador Liane-prof diz:
Boa noite a todos
Coordenador Liane-prof diz:
Estão todos recebendo a transmissão via Real em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/transreal.htm
Coordenador Liane-prof diz:
O tema de nosso debate hoje é segurança e avaliação em EAD
Coordenador Liane-prof diz:
O que vocês pensam sobre as respostas às perguntas iniciais da página de hoje?
Coordenador Liane-prof diz:
As perguntas são: Quem está acessando os sistemas de educação á distância?
um usuário legítimo
um intruso?
alguém que se faz passar por um usuário legítimo com seu consentimento?
CristinaZ diz:
É um tema bastante interessante, mas pode ser polêmico.
CristinaZ diz:
polêmico
Fernanda diz:
É polêmico.
Lucia diz:
não temos como saber
Coordenador Liane-prof diz:
É obvio que é polêmico! O que vocês fariam se estivessem na coordenação de um curso a distância?
Coordenador Liane-prof diz:
Como tratariam o problema da avaliação? Já leram ou ouviram falar de soluções sendo usadas?
Fernanda diz:
Esta bem, professora. Dou o braço a torcer - uma prova escrita presencial parece ser segura!
Ruth diz:
Prof, é minha primeira experiência em EAD. acredito que uma das formas de assegurar-se é através de senhas....
CristinaZ diz:
É justo isso que eu estava pensando... Tentando me colocar neste lugar = É MUITO DIFÍCIL
Fernanda diz:
ID, senha etc... sempre pode ser "emprestado"
jackieD diz:
agora no Jornal nacional falaram sobre isso, viu Profa. ?
Coordenador Liane-prof diz:
Nesta semana, no vestibular da UFRGS 47000 candidatos disputam 4500 vagas. Muitas das identidades trazem fotos de crianças que não dá para garantir que sejam o jovem ou adulto que a está portando.
Lucia diz:
senhas ,escritas , padroes de digitação iris retina face
Coordenador Liane-prof diz:
A solução foi coletar a impressão digital de cada vestibulando na lista de chamada. Se houver algum caso de denúncia, estas digitais seriam conferidas por um perito em datiloscopia.
Ruth diz:
Certamente se alguém quiser que outra pessoa faça as atividades por ela poderá dizer-lhe as senhas...
jackieD diz:
Acredito que a forma presencial ainda é a mais segura, futuramente talvez a leitura de digitais, etc.
CristinaZ diz:
Por isso puseram o dedo, a impressão
Bere diz:
então prof. teremos que fazer as provas com carteira de identidade , assim como no vestibular. O que garante que aquela pessoa que está ali prestando a avaliação é o ou a verdadeoro(a) aluno(a).
Rodolfo diz:
Pode ser feito com senha, mas alguem pode passar por usuario legitimo com consentimento
CristinaZ diz:
Lembrei aquele caso que a senhora contou uma vez dos alunos gêmeos
Ruth diz:
Esta é uma tática que se vê em filmes onde as pessoas se identificam, para o computador, pela digital ou pelo olho...
CrisRorig diz:
ola, sei que esta super tarde, mas...
Lucia diz:
os concursos já utilizam
Coordenador Liane-prof diz:
Os sistemas baseados em dispositivos biométricos são uma solução para alguns problemas de controle de acesso mas nem sempre se aplicam a EAD. Alguém tem contra-argumentos a respeito?
Lucia diz:
os concursos da receita federal
Coordenador Liane-prof diz:
Mesmo irmão gêmeos tem digitais diferentes. Não há duas pessoas com as mesmas digitais.
Fernanda diz:
Bem, pelo que vejo a prova presencial serve para autenticar todo o curso. Até que seja provado presencialmente, por métodos "tradicionais" todo curso a distância está sob suspeita.
Ruth diz:
Acredito que deva ser um método que encareça a EAD!
Coordenador Liane-prof diz:
O que tem os concursos da receita federal?
Lucia diz:
utilizam a digital
Coordenador Liane-prof diz:
Vejam as fotos de dispositivos biométricos na URL http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/edupage3.htm
Rubilar diz:
A situação em EAD é um pouco diferente de uma prova presencial... não temos garantia de quem fez a verificação é q vai ficar todo o tempo trabalhando...
Coordenador Liane-prof diz:
A distribuição de um leitor scaner de digitais para cada aluno de EAD (com custo embutido na inscrição) resolveria o problema de fraude de identidade nas avaliações?
Leila diz:
Mas prof...mesmo mais seguros ainda são caros !
Ruth diz:
Mesmo assim, ainda haveria formas de fraudar...
Rodolfo diz:
nao
Lucia diz:
não
CristinaZ diz:
Talvez resolvesse, mas com custo tão alto quem poderia fazer?
Fernanda diz:
O sistema da íris me parece mais seguro...
Leila diz:
mas quem garante que eu não poderia me identificar mas pedir que outra pessoa ao meu lado respondesse???
Ademir diz:
Não, porque uma vez autenticado o aluno pode dar lugar a outra pessoa que fará o teste.
Coordenador Liane-prof diz:
Gostaria de respostas um pouco mais desenvolvidas do que um simples sim/não ... Isto é para ser um debate :-)
Rodolfo diz:
Ele pode autenticar, mas pode ser outro quem faz
Coordenador Liane-prof diz:
Algumas universidades no Brasil estão usando sistemas de videoconferência e o aluno tem que fazer a prova oralmente, falando com o professor.
Fernanda diz:
Talvez se conjugássemos mais de um sistema: íris e mouse. A pessoa não poderia sair da frente do computador, por exemplo, enquanto resolvesse as questões
Coordenador Liane-prof diz:
Outras instituições usam uma instituição onde o aluno tem que se apresentar, identificar-se e fazer a prova on-line
CristinaZ diz:
Então fica muito difícil pois pode ser outra pessoa o tempo todo no meu lugar...
Rubilar diz:
Mesmo assim não tem-se garantia.... posso estar com outra pessoa "escondida" me passando as respostas...
Fernanda diz:
Um teclado com vogais que identificasse quem digita com o controle da íris.
Ruth diz:
Mas eu penso que em todos os sistemas existem as fraudes, porém o aluno que estiver fazendo isto estará ele próprio se fraudando, so sentido de que ele não irá adquirir aquele conhecimento e portanto não será capaz de ser um bom profissional...
Leila diz:
acredito que uma maneira mais segura seria um teclado que só funcionasse com o proprio aluno...mas não sei se isto existe ou é viável....
Marie diz:
Na minha opinião este sistema de avaliação por videoconferência é mais seguro que o de digitais, o professor está vendo os alunos...
CristinaZ diz:
Ah! Isso aí é a solução a meu ver a câmara te focalizando
Rodolfo diz:
assim é mais dificil o fraude, profe, mas nao impossivel, alguem pode escutar as perguntas e passar a resposta
Coordenador Liane-prof diz:
Mas Ruth infelizmente o mundo está cheio de pessoas que tem dinheiro e gostariam de poder comprar um título sem esforço. Ha faculdades no Brasil que vendim diplomas. Há faculdades no exterior que vendem título de Mestre e até de Doutor.
Rubilar diz:
Acho q não existe sistema 100% seguro...
Ruth diz:
Isto é real prof. infelizmente....
Rubilar diz:
Profa., eu sei de professores q vendem provas...
CrisRorig diz:
concordo que sempre ha fraude, e penso que para mudar esta cultura devemos trabalhar com o aluno desde crianca, valorizando o que ele aprendeu por ele, e criando nele a honestidade, o que e dificil para nos seres humanos
Coordenador Liane-prof diz:
Não basta usar para resolver o problema de avaliação em EAD.
jackieD diz:
e de alunos que as compram, né Rubilar...
Coordenador Liane-prof diz:
Mesmo quando se pede como resultado do semestre uma monografia ou artigo, existe mercado de compra e venda de trabalhos acadêmicos!
Rubilar diz:
O problema é ético...
Marie diz:
Mas a identificação na outra instituição teria que ser por um método seguro, pois dessa forma poderia ser outro fazendo, como no caso do vestibular comentado antes (fotos de criança)...
CristinaZ diz:
Uma colega do Cultural me contou que nos USA vendem diploma de Phd
Rubilar diz:
Com certeza, Jackie...
jackieD diz:
:-((((
CrisRorig diz:
o mercado depois ira excluir o fraudador, mas, em casos como o de medicos que se formam dessa forma e atuam, isso me apavora
Lucia diz:
existe mercado até pela internet
Coordenador Liane-prof diz:
Sim Cristina, vendem todo o tipo de diploma. No Brasil sei de fonte segura sobre faculdades que vendem diploma de curso superior.
CristinaZ diz:
Que horror!
Coordenador Liane-prof diz:
Já recebi propaganda de venda de curso pela Internet.
Ruth diz:
O problema ético vem dos mais altos escalões por isso fica tão difícil mostrar para os alunos que a honestidade compensa!!!
CrisRorig diz:
sim, ja vi colegas comprando teses de direito e depois somente a apresentaram para a banca
CristinaZ diz:
E nem ficam vermelhos
Coordenador Liane-prof diz:
Estes são os motivos que levam à regulamentação dos cursos a distância a demandar avaliações presenciais.
Rubilar diz:
Grandes proffissionais, Cris...
Coordenador Liane-prof diz:
Num pais onde a lei do Gerson é festejada? Ficar vermelho só se for de orgulho por ter dado uma de vivo!!!
Fernanda diz:
Talvez a ceitação no mercado destes cursos a distância, venha depender, em grande parte, da forma como foi feita a avaliação
Rubilar diz:
Exatamente... vermelho de tanto rir da cara dos "manés" q trabalham um montão...
CrisRorig diz:
e, professora e colegas, concordo que deve ser muito complicado avaliar a distancia, por isso acho importante que haja o presencial, como ocorreu, para o professor conhecer o aluno, tambem a atividades regulares demonstram o estilo do aluno, para fraudar fica dificil
Coordenador Liane-prof diz:
A reputação da instituição que oferece o curso determina em parte a seriedade do mesmo.
Marie diz:
Isso é verdade, Fernanda, a avaliação dos cursos EAD vão dar autenticidade aos mesmos...
jackieD diz:
Profa. na verdade até mesmo em avaliação presencial pode haver "problemas", aí de ordem metodológica...
Rubilar diz:
Com certeza, profe...
Ruth diz:
Certamente.
Coordenador Liane-prof diz:
Jacke temj razão. Nào se pode usar só uma estratégia de avaliação. É preciso combinar diversas estratégias e avaliação formativa com a avaliação somativa.
CristinaZ diz:
Essa camara focalizando o aluno também encarece?
Fernanda diz:
A questão é complexa. Professora, a forma como é feita a valiação constará em uma grade curricular ou outro instrumento?
jackieD diz:
certamente...
Rodolfo diz:
certo profe
CrisRorig diz:
e tambem tem a questao da aceitacao do diploma do curso a distancia pelo empregador, ainda ha desconfianca sobre esses cursos
Marie diz:
no caso da UFRGS, Fernanda, os cursos a distancia só são aprovados e podem ser ministrados se tem avaliação presencial...
CristinaZ diz:
Isso não tinha me ocorrido
Coordenador Liane-prof diz:
A forma de avaliação precisa ser determinada por cada professor em função do estilo em que ele prefere interagir com os alunos para aferir sua aprendizagem.
CristinaZ diz:
Então é exigência do MEC?
jackieD diz:
na verdade é uma questão bem complexa até presencialmente, imagien a distância, não é Profa.?
jackieD diz:
imagine...
Coordenador Liane-prof diz:
Sim, o MEC emitiu algumas regulamentações e as universidades tem que obedecê-las ao elaborar suas próprias normas e regulamentos para os cursos a distância.
Marie diz:
é sim, exigência do MEC... estou certa, né profa. Liane?
CrisRorig diz:
concordo Jackie
Marie diz:
ok :-)
Fernanda diz:
Os cursos de Pós Latu Senso são de livre criação pela Universidade. A exigência vem dos conselhos superiores da própria entidade. É isto professora?
Ruth diz:
Nos resta, então procurar incentivar, cada vez mais, a importância do SABER, para nossos alunos.
Marie diz:
é isso, Fernanda. A Universidade não aprova os cursos que não cumpre essas exigências.
CrisRorig diz:
sim Ruth, mudar a cultura, a relacao com o adquirir o saber
Coordenador Liane-prof diz:
Sim, para um curso de pós-graduação lato-sensu ser aprovado na câmara de pós-graduação na UFRGS ele tem que ter avaliação presencial.
jackieD diz:
perfeito, Ruth !
Rodolfo diz:
Entao deve se constatar no diploma a forma de avaliacao na EAD?
jackieD diz:
Profa. mas eu acho que é justo até com a gente como aluno, pois poderemos confirmar e comprovar nossa caminhada...
Fernanda diz:
Pelas pesquisas que fiz na internet, nosso curso é um dos mais "virtuais". Os outros exigem mais encontros resenciais.
Coordenador Liane-prof diz:
Os curso a distância anunciados através do portal da UFRGS no monento estão em : http://www.pgie.ufrgs.br/portalead/
jackieD diz:
sei que é duro pros colegas de longe...
Fernanda diz:
A Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Ceará, UNB, entre outras, exigem vários encontros.
Fernanda diz:
Consta que é adistância?
Rodolfo diz:
ok, profe
Ruth diz:
Prof é o primeiro no RS ou no Brasil?
Coordenador Liane-prof diz:
Não tenho certeza absoluta pois nunca foi emitido um certificado para curso a distância na UFRGS já que o nosso é o primeiro curso de pós-graduação oficialmente aprovado pela câmara. Os que foram feitos anteriormente eram curso presenciais com uma parcela dos trabalhos a distância.
Coordenador Liane-prof diz:
É primeiro da UFRGS. Não tenho informações completas sobre cursos de pos-graduação a distância no resto do Brasil.
Fernanda diz:
A FIOCRUZ tem vários
CrisRorig diz:
a previsao e aumentar os cursos a distancia e muito para o proximo ano, nao e
Coordenador Liane-prof diz:
Tenho notíca sobre diversas experiências de cursos a distância. O que ainda não existe, segundo me consta é um curso de pós=graduação strictu-senso, aprovado pela CAPES para desenvolvimento por EAD
CrisRorig diz:
conheco o curso de ingles de extensao oferecido pela Unisinos, mas nenhum pos ainda
Coordenador Liane-prof diz:
Existe uma tendência de intensificação do processo de oferecimento de cursos a distância mas todos estão com muita cautela no que diz respeito ao processo de avaliação.
Fernanda diz:
Pesquisei exaustivamente na internet. No Brasil ainda não háStrictu Sensu.
Coordenador Liane-prof diz:
Cursos de extensào também podem ser autorizados apenas em ambito interno da universidade.
Fernanda diz:
A UFRGS está pensando na possibilidade de um Stricto Senso?
Coordenador Liane-prof diz:
O prolema é que todos estão com medo de submeter o projeto à CAPES e nào lograr aprovação porque ninguém sabe bem que critérios seriam usados para julgar.
CrisRorig diz:
e em outros paises professora?
Fernanda diz:
Os resultados com nossa turma poderiam servir para apoiar o processo em questão...
Coordenador Liane-prof diz:
SIm, estamos pensando em transformar este curso lato-senso num strictu-sensu mas isto não tem data. Não sei se será possível fazer em 2002 ou em 2003.
Coordenador Liane-prof diz:
Os resultados desta e possivelmente de mais uma turma serviriam de base para mostrar para a CAPES que é viavel fazer um trabalho de qualidade a distância.
CristinaZ diz:
Puxa, seria ótimo que pudéssemos aproveitar
Fernanda diz:
Seria ótimo que pudéssemos continuar direto!
CristinaZ diz:
É Fernanda seria melhor ainda
AnaAzevedo diz:
Não existe um limite para o número de alunos num curso à distância?
Coordenador Liane-prof diz:
Um bom nível de pulicações dos alunos é um indicativo importante aos olhos da CAPES. E também enriquece o currículum de cada um para o caso de uma futura seleção.
Fernanda diz:
Temos que ter publicações de boa qualidade pessoal!
Fernanda diz:
Transmissão de pensamento, profe?
Coordenador Liane-prof diz:
O limite depende do número de orientadores. Cada orientador não deve ter mais de 9 orientandos em cada curso de pós-graduação (6 de mestrado e 3 de doutorado).
Coordenador Liane-prof diz:
Um porfessor pode ser orientador em até 2 cursos de pos-graduação na UFRGS.
Fernanda diz:
Poderíamos abrir uma lista ou algo parecido para enviar artigos para serem futuramente selecionados. Independentemente de serem solicitados
Coordenador Liane-prof diz:
Os trabalhos publicados podem ser de múltiplos autores e devem ser submetidos a revistas indexadas e congressos relevantes da área.
CrisRorig diz:
seria mais facil criar uma revista online
CrisRorig diz:
ja que colocamos tudo em pagina
Coordenador Liane-prof diz:
O melhor é divulgar as chamadas de trabalho abertas e trabalhar para tentar submeter algo, nos moldes daquele evento (tamanho, ênfase do trabalho etc...)
AnaAzevedo diz:
Basta ser em revistas indexadas ou apresentar índice de impacto >1
Fernanda diz:
Gstaria de ter maior orientação neste sentido. Onde submeter, etc... O equitext está ai! Podemos colocar no artigo uma observação que foi feito com a ferramenta. Isto tudo vai consolidadndo a imagem de nosso curso.
Lucia diz:
e a segurança como fica
Coordenador Liane-prof diz:
Podemos criar uma página com as chamadas de trabalho abertas. Vejam em http://penta.ufrgs.br/eventos.htm
CrisRorig diz:
este e outro problema da Internet Lucia
Coordenador Liane-prof diz:
Tem um cogresso na Finlandia que está com chamada de trabalhos abverta até 28 de fevereiro.
Fernanda diz:
Acho interessante. Não entendi muito bem o que é uma chamada de trabalho aberta (qualquer assunto, é isto?)
Coordenador Liane-prof diz:
Aberta significa que ainda está dentro do prazo para submeter o trabalho. Fechada significa que o prazo expirou.
Fernanda diz:
Profe, fale mais!
CristinaZ diz:
Sobre o que o congresso, Prof?
Fernanda diz:
Certo
Coordenador Liane-prof diz:
Ana, eu acho que para começar vale qualquer revista indexada, Se puder ser de impacto maior é obvio que é melhor.
Fernanda diz:
Fiz algumas páginas para a mara que poderiam ser transformadas em artigos...
CrisRorig diz:
indexada por quem?
Fernanda diz:
Acho que o curso poderia criar uma página dando dicas de revisrtas : onde e como submeter os trabalhos!
CristinaZ diz:
De que trata o congresso na Finlandia?
Coordenador Liane-prof diz:
O congresso da Finlandia tem os tóp-icos em http://www.aace.org/conf/edmedia/topics.htm
Coordenador Liane-prof diz:
Vamos ampliar a página que já temos em http://penta.ufrgs.br/eventos.htm
Lucia diz:
os congresso pode ser acessado via internet
Fernanda diz:
Revistas principalmente professora!
Coordenador Liane-prof diz:
Mas se alguém souber de alguma chamada de trabalhos (revista ou congresso) aberta, solicito enviar para o Rodrigo Keller (keller@pgie.ufrgs.br). Ele tem atualizado a nossa página de eventos.
Coordenador Liane-prof diz:
Mas vamos voltar ao assunto segurança. Não gostaria de deixar passar o problema da necessidade de proteger os servidores.
Fernanda diz:
O curso de Pós possui uma publicação também, certo?
Coordenador Liane-prof diz:
O PGIE tem uma revista sim: Informática na Educação: Teoria e Prática.
Fernanda diz:
Podemos submeter artigos a esta revista?
Fernanda diz:
O macFee é incompatível com Windws Me. Como posso fazer?
CristinaZ diz:
Será que o Morton tambem oferece essa opção?
CristinaZ diz:
Norton
CrisRorig diz:
tenho que sair, boa noite a todos.
Fernanda diz:
Qual antivirus é compatível com o Milenium?
Coordenador Liane-prof diz:
O Fabricio, acabou de me dizer que estás usando o McAfee num notebook com Windows WE. Recomendo consultar o suporte da McAfee para ver o que tem que ser feito para usar o McAfee com esta versão do Windows se não conseguires instalar de cara
Fernanda diz:
Quase tive que formatar o winchester!
Coordenador Liane-prof diz:
Pois como o Fabricio me confirmou aqui ao lado, o próprio McAfee está sendo usado num dos nossos notebooks no PGIE, o qual tem Windows ME
Fernanda diz:
Vou verificar.
CristinaZ diz:
Fernanda, esse Windows ME vale o investimento?
Fernanda diz:
Fica com o 98
Lucia diz:
e por que o dia da semana preferida e segunda
Coordenador Liane-prof diz:
Você já fizeram a prova que está no Learning Space? Ela não vale nota podem fazer sem grandes encucações.
Fernanda diz:
Mas será igualzinha a presencial :)))!
CristinaZ diz:
Gostei do "grande"
Rodolfo diz:
Vou faze-la logo profe
Coordenador Liane-prof diz:
Esta prova mostra os tipos de questões que se pode criar no Learning Space, sem precisar desenvolver programação CGI , Javascript etc... O próprio sistema trata as respostas, corrige e tabula os resultados.
Fernanda diz:
Vou fazer
Fernanda diz:
Profe, já estou trabalhando com base local! Obrigada por autorizar o envio de meu ID!
Coordenador Liane-prof diz:
Ela não é igual a presencial porque na presencial vou pedir mais posicionamentos de vocês sobre os trabalhos feitos e as informações básicas apresentadas.
CristinaZ diz:
Não precisa se esmerar , Prof
Coordenador Liane-prof diz:
A prova em questão tem até questão dissertativa, mas esta o professor tem que corrigir e atribuir o grau. Depois de corrigir, segue, automaticamente um feedback para os alunos.
Ruth diz:
Profe, o material de consulta para a prova é livre?
Coordenador Liane-prof diz:
Preparem-se para a prova presencial, olhando as atividades e discussões de cada aula, refletindo sobre o que aprenderam em cada semana e como isto poderia ser usado em sua prática docente.
Coordenador Liane-prof diz:
O material de consulta para a prova é livre mas não haverá possibilidade de consulta on-line
Fernanda diz:
Livre em mídia papel
Coordenador Liane-prof diz:
Sim, livre em midia portável. Se alguém tiver um notebook pode trazer :-) Mas não poderá conectá-lo e pode não haver tomadas elétricas suficientes
Coordenador Liane-prof diz:
Digo conectar na Internet
Coordenador Liane-prof diz:
O espírito da tarefa das questões com o hotpotaoes era uma porva, elaborada em grupo com ao menos uma questão de cada tipo.
Ruth diz:
Certo, profe vamos nos preparar mas não precisa tirar nosso couro, né?
Coordenador Liane-prof diz:
Tem que fazer um a página de acesso para estas questões e cada participante do grupo tem que colocar um link no seu webfolio ou no Learning Speca para esta página. A página tem que conter o nome de cada autor de questão.
Coordenador Liane-prof diz:
A prova vai mostrar quem trabalhou durante o semestre. Estes não vão ter nenhuma dificuldade em responder às questões.
Coordenador Liane-prof diz:
Quem não fizer questão alguma vai ficar sem o conceito. Mesmo que o restante do grupo tenha conceito. A página de índice tem que dizer que fez cada questão.
Ruth diz:
Ao lado de cada questão deve ir o nome? Então tenho que modificar pois coloquei os nomes dos participante, sem relacionar com a questão.
Coordenador Liane-prof diz:
Cada grupo tem que construiruma página parecida com a do URL http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/email/emailteste.htm
Coordenador Liane-prof diz:
Cada membro do grupo coloca no seu webfolio ou no Learning SPace que sua resposta a esta questão setá no URL xxxxxx (onde xxxx é o URL da página de acesso que pode estar em um único webfolio de alguem do grupo)
CristinaZ diz:
Não tenho certeza, mas acho que já lhe envei http://www.pgie.ufrgs.br/~czanini/prova_grupo_atchim.htm
Ademir diz:
Quantas questões cada elemento do grupo deve fazer?
Coordenador Liane-prof diz:
Não adianta enviar para mim por email. É importante também colocar no webfolio um link para a página índice das questões.
CristinaZ diz:
Tem que ter uma questão de cada uma que o programa oferece, não é isso?
Bere diz:
prof adorei fazer as questões no hotpotatoes, achei bem fácil
Coordenador Liane-prof diz:
Cada elemento do grupo deve fazer umazinha questão mas o grupo tem que combinar para exista uma questão de cada tipo na prova. Vocês tem que se acertar a respieto de quem vai fazer questão de multipla escolha, de associação etc....
Coordenador Liane-prof diz:
Pode haver mais de uma questão de um mesmo tipo pois só há 6 tipos diferentes de questões.
Coordenador Liane-prof diz:
Se não houver 6 ou mais elementos no grupo a prova pode ter menos questões a menos que alguém do grupo queira fazer mais de uma questão.Não pode ter questão de tipo repetido se não esgotaram todos os tipos possíveis.
CristinaZ diz:
Certo, profe
Ruth diz:
Prof, no início parecia difícil estas batatas mas agora que já experimentei todas acabei gostando...
Coordenador Liane-prof diz:
Eu também gostei muito deste software para colocar mais interatividade no material de apoio a ensino aprendizagem. E sem o stress de ser avaliado e receber nota, fazer as avaliações quase vira um jogo.
Bere diz:
sim
Coordenador Liane-prof diz:
Dá um caracter mais lúdico à aprendizagem.
Coordenador Liane-prof diz:
Mas pricnipalmente oferece chance de feedback para o aluno.
CristinaZ diz:
Achei bem interessante também, alguns são mais difíceis
Ruth diz:
Exato, é muito gostoso.
Coordenador Liane-prof diz:
Com a prática em construir questões a sua qualidade vai melhorando. Nào é nada fácil construir boas questòes objetivas.
Coordenador Liane-prof diz:
Bem a hora está avançada e vamos encerrando por aqui se vocês não tem mais perguntas ou dúvidas.
CristinaZ diz:
A aula estava ótima, boa noite!
AnaAzevedo diz:
Profa. liane nós fizemos as perguntas juntas no laboratório do PGIE e não dividimos para cada uma . Temos que fazer novamente ou a senhora estava falando das perguntas do groupware?
Coordenador Liane-prof diz:
As perguntas da minha tarefa tem que ser identificadas pois algumas pessoas do grupo podem não ter feito questão alguma e não podem receber conceito.
Bere diz:
Coordenador Liane-prof diz:
Tem que haver pelo menos uma questão associada a cada nome de participantes do grupo.
AnaAzevedo diz:
OK! vamos ter que refazer a página
Bere diz:
prof. no meu webfólio coloquei as que fiz e mais o endereço que estárá todas. pode ser assim?
Ruth diz:
Boa noite, Prof.
Coordenador Liane-prof diz:
OK. Bere mas o grupo tem que fazer uma página de índice que é a prova em si.. Nào pode simplismente jogar as questòes num diretório.
Bere diz:
sim
Coordenador Liane-prof diz:
Boa noite para todos e até a semana que vem presenciaalmente.