Log do Chat do dia 10 de Janeiro de 2001 - 2º horário
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Boa noite a todos
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Estão todos recebendo a transmissão via Real em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/transreal.htm
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O tema de nosso debate hoje é segurança e avaliação
em EAD
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O que vocês pensam sobre as respostas às perguntas iniciais
da página de hoje?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
As perguntas são: Quem está acessando os sistemas de educação
á distância?
-
um usuário legítimo
-
um intruso?
-
alguém que se faz passar por um usuário legítimo
com seu consentimento?
-
CristinaZ diz:
-
É um tema bastante interessante, mas pode ser polêmico.
-
CristinaZ diz:
-
polêmico
-
Fernanda diz:
-
É polêmico.
-
Lucia diz:
-
não temos como saber
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
É obvio que é polêmico! O que vocês fariam
se estivessem na coordenação de um curso a distância?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Como tratariam o problema da avaliação? Já leram
ou ouviram falar de soluções sendo usadas?
-
Fernanda diz:
-
Esta bem, professora. Dou o braço a torcer - uma prova escrita presencial
parece ser segura!
-
Ruth diz:
-
Prof, é minha primeira experiência em EAD. acredito que uma
das formas de assegurar-se é através de senhas....
-
CristinaZ diz:
-
É justo isso que eu estava pensando... Tentando me colocar neste
lugar = É MUITO DIFÍCIL
-
Fernanda diz:
-
ID, senha etc... sempre pode ser "emprestado"
-
jackieD diz:
-
agora no Jornal nacional falaram sobre isso, viu Profa. ?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Nesta semana, no vestibular da UFRGS 47000 candidatos disputam 4500
vagas. Muitas das identidades trazem fotos de crianças que não
dá para garantir que sejam o jovem ou adulto que a está portando.
-
Lucia diz:
-
senhas ,escritas , padroes de digitação iris retina face
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
A solução foi coletar a impressão digital de cada
vestibulando na lista de chamada. Se houver algum caso de denúncia,
estas digitais seriam conferidas por um perito em datiloscopia.
-
Ruth diz:
-
Certamente se alguém quiser que outra pessoa faça as atividades
por ela poderá dizer-lhe as senhas...
-
jackieD diz:
-
Acredito que a forma presencial ainda é a mais segura, futuramente
talvez a leitura de digitais, etc.
-
CristinaZ diz:
-
Por isso puseram o dedo, a impressão
-
Bere diz:
-
então prof. teremos que fazer as provas com carteira de identidade
, assim como no vestibular. O que garante que aquela pessoa que está
ali prestando a avaliação é o ou a verdadeoro(a) aluno(a).
-
Rodolfo diz:
-
Pode ser feito com senha, mas alguem pode passar por usuario legitimo com
consentimento
-
CristinaZ diz:
-
Lembrei aquele caso que a senhora contou uma vez dos alunos gêmeos
-
Ruth diz:
-
Esta é uma tática que se vê em filmes onde as pessoas
se identificam, para o computador, pela digital ou pelo olho...
-
CrisRorig diz:
-
ola, sei que esta super tarde, mas...
-
Lucia diz:
-
os concursos já utilizam
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Os sistemas baseados em dispositivos biométricos são uma
solução para alguns problemas de controle de acesso mas nem
sempre se aplicam a EAD. Alguém tem contra-argumentos a respeito?
-
Lucia diz:
-
os concursos da receita federal
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Mesmo irmão gêmeos tem digitais diferentes. Não
há duas pessoas com as mesmas digitais.
-
Fernanda diz:
-
Bem, pelo que vejo a prova presencial serve para autenticar todo o curso.
Até que seja provado presencialmente, por métodos "tradicionais"
todo curso a distância está sob suspeita.
-
Ruth diz:
-
Acredito que deva ser um método que encareça a EAD!
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O que tem os concursos da receita federal?
-
Lucia diz:
-
utilizam a digital
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Vejam as fotos de dispositivos biométricos na URL http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/edupage3.htm
-
Rubilar diz:
-
A situação em EAD é um pouco diferente de uma prova
presencial... não temos garantia de quem fez a verificação
é q vai ficar todo o tempo trabalhando...
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
A distribuição de um leitor scaner de digitais para cada
aluno de EAD (com custo embutido na inscrição) resolveria
o problema de fraude de identidade nas avaliações?
-
Leila diz:
-
Mas prof...mesmo mais seguros ainda são caros !
-
Ruth diz:
-
Mesmo assim, ainda haveria formas de fraudar...
-
Rodolfo diz:
-
nao
-
Lucia diz:
-
não
-
CristinaZ diz:
-
Talvez resolvesse, mas com custo tão alto quem poderia fazer?
-
Fernanda diz:
-
O sistema da íris me parece mais seguro...
-
Leila diz:
-
mas quem garante que eu não poderia me identificar mas pedir que
outra pessoa ao meu lado respondesse???
-
Ademir diz:
-
Não, porque uma vez autenticado o aluno pode dar lugar a outra pessoa
que fará o teste.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Gostaria de respostas um pouco mais desenvolvidas do que um simples
sim/não ... Isto é para ser um debate :-)
-
Rodolfo diz:
-
Ele pode autenticar, mas pode ser outro quem faz
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Algumas universidades no Brasil estão usando sistemas de videoconferência
e o aluno tem que fazer a prova oralmente, falando com o professor.
-
Fernanda diz:
-
Talvez se conjugássemos mais de um sistema: íris e mouse.
A pessoa não poderia sair da frente do computador, por exemplo,
enquanto resolvesse as questões
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Outras instituições usam uma instituição
onde o aluno tem que se apresentar, identificar-se e fazer a prova on-line
-
CristinaZ diz:
-
Então fica muito difícil pois pode ser outra pessoa o tempo
todo no meu lugar...
-
Rubilar diz:
-
Mesmo assim não tem-se garantia.... posso estar com outra pessoa
"escondida" me passando as respostas...
-
Fernanda diz:
-
Um teclado com vogais que identificasse quem digita com o controle da íris.
-
Ruth diz:
-
Mas eu penso que em todos os sistemas existem as fraudes, porém
o aluno que estiver fazendo isto estará ele próprio se fraudando,
so sentido de que ele não irá adquirir aquele conhecimento
e portanto não será capaz de ser um bom profissional...
-
Leila diz:
-
acredito que uma maneira mais segura seria um teclado que só funcionasse
com o proprio aluno...mas não sei se isto existe ou é viável....
-
Marie diz:
-
Na minha opinião este sistema de avaliação por videoconferência
é mais seguro que o de digitais, o professor está vendo os
alunos...
-
CristinaZ diz:
-
Ah! Isso aí é a solução a meu ver a câmara
te focalizando
-
Rodolfo diz:
-
assim é mais dificil o fraude, profe, mas nao impossivel, alguem
pode escutar as perguntas e passar a resposta
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Mas Ruth infelizmente o mundo está cheio de pessoas que tem dinheiro
e gostariam de poder comprar um título sem esforço. Ha faculdades
no Brasil que vendim diplomas. Há faculdades no exterior que vendem
título de Mestre e até de Doutor.
-
Rubilar diz:
-
Acho q não existe sistema 100% seguro...
-
Ruth diz:
-
Isto é real prof. infelizmente....
-
Rubilar diz:
-
Profa., eu sei de professores q vendem provas...
-
CrisRorig diz:
-
concordo que sempre ha fraude, e penso que para mudar esta cultura devemos
trabalhar com o aluno desde crianca, valorizando o que ele aprendeu por
ele, e criando nele a honestidade, o que e dificil para nos seres humanos
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Não basta usar para resolver o problema de avaliação
em EAD.
-
jackieD diz:
-
e de alunos que as compram, né Rubilar...
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Mesmo quando se pede como resultado do semestre uma monografia ou artigo,
existe mercado de compra e venda de trabalhos acadêmicos!
-
Rubilar diz:
-
O problema é ético...
-
Marie diz:
-
Mas a identificação na outra instituição teria
que ser por um método seguro, pois dessa forma poderia ser outro
fazendo, como no caso do vestibular comentado antes (fotos de criança)...
-
CristinaZ diz:
-
Uma colega do Cultural me contou que nos USA vendem diploma de Phd
-
Rubilar diz:
-
Com certeza, Jackie...
-
jackieD diz:
-
:-((((
-
CrisRorig diz:
-
o mercado depois ira excluir o fraudador, mas, em casos como o de medicos
que se formam dessa forma e atuam, isso me apavora
-
Lucia diz:
-
existe mercado até pela internet
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Sim Cristina, vendem todo o tipo de diploma. No Brasil sei de fonte
segura sobre faculdades que vendem diploma de curso superior.
-
CristinaZ diz:
-
Que horror!
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Já recebi propaganda de venda de curso pela Internet.
-
Ruth diz:
-
O problema ético vem dos mais altos escalões por isso fica
tão difícil mostrar para os alunos que a honestidade compensa!!!
-
CrisRorig diz:
-
sim, ja vi colegas comprando teses de direito e depois somente a apresentaram
para a banca
-
CristinaZ diz:
-
E nem ficam vermelhos
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Estes são os motivos que levam à regulamentação
dos cursos a distância a demandar avaliações presenciais.
-
Rubilar diz:
-
Grandes proffissionais, Cris...
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Num pais onde a lei do Gerson é festejada? Ficar vermelho só
se for de orgulho por ter dado uma de vivo!!!
-
Fernanda diz:
-
Talvez a ceitação no mercado destes cursos a distância,
venha depender, em grande parte, da forma como foi feita a avaliação
-
Rubilar diz:
-
Exatamente... vermelho de tanto rir da cara dos "manés" q trabalham
um montão...
-
CrisRorig diz:
-
e, professora e colegas, concordo que deve ser muito complicado avaliar
a distancia, por isso acho importante que haja o presencial, como ocorreu,
para o professor conhecer o aluno, tambem a atividades regulares demonstram
o estilo do aluno, para fraudar fica dificil
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
A reputação da instituição que oferece o
curso determina em parte a seriedade do mesmo.
-
Marie diz:
-
Isso é verdade, Fernanda, a avaliação dos cursos EAD
vão dar autenticidade aos mesmos...
-
jackieD diz:
-
Profa. na verdade até mesmo em avaliação presencial
pode haver "problemas", aí de ordem metodológica...
-
Rubilar diz:
-
Com certeza, profe...
-
Ruth diz:
-
Certamente.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Jacke temj razão. Nào se pode usar só uma estratégia
de avaliação. É preciso combinar diversas estratégias
e avaliação formativa com a avaliação somativa.
-
CristinaZ diz:
-
Essa camara focalizando o aluno também encarece?
-
Fernanda diz:
-
A questão é complexa. Professora, a forma como é feita
a valiação constará em uma grade curricular ou outro
instrumento?
-
jackieD diz:
-
certamente...
-
Rodolfo diz:
-
certo profe
-
CrisRorig diz:
-
e tambem tem a questao da aceitacao do diploma do curso a distancia pelo
empregador, ainda ha desconfianca sobre esses cursos
-
Marie diz:
-
no caso da UFRGS, Fernanda, os cursos a distancia só são
aprovados e podem ser ministrados se tem avaliação presencial...
-
CristinaZ diz:
-
Isso não tinha me ocorrido
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
A forma de avaliação precisa ser determinada por cada
professor em função do estilo em que ele prefere interagir
com os alunos para aferir sua aprendizagem.
-
CristinaZ diz:
-
Então é exigência do MEC?
-
jackieD diz:
-
na verdade é uma questão bem complexa até presencialmente,
imagien a distância, não é Profa.?
-
jackieD diz:
-
imagine...
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Sim, o MEC emitiu algumas regulamentações e as universidades
tem que obedecê-las ao elaborar suas próprias normas e regulamentos
para os cursos a distância.
-
Marie diz:
-
é sim, exigência do MEC... estou certa, né profa. Liane?
-
CrisRorig diz:
-
concordo Jackie
-
Marie diz:
-
ok :-)
-
Fernanda diz:
-
Os cursos de Pós Latu Senso são de livre criação
pela Universidade. A exigência vem dos conselhos superiores da própria
entidade. É isto professora?
-
Ruth diz:
-
Nos resta, então procurar incentivar, cada vez mais, a importância
do SABER, para nossos alunos.
-
Marie diz:
-
é isso, Fernanda. A Universidade não aprova os cursos que
não cumpre essas exigências.
-
CrisRorig diz:
-
sim Ruth, mudar a cultura, a relacao com o adquirir o saber
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Sim, para um curso de pós-graduação lato-sensu
ser aprovado na câmara de pós-graduação na UFRGS
ele tem que ter avaliação presencial.
-
jackieD diz:
-
perfeito, Ruth !
-
Rodolfo diz:
-
Entao deve se constatar no diploma a forma de avaliacao na EAD?
-
jackieD diz:
-
Profa. mas eu acho que é justo até com a gente como aluno,
pois poderemos confirmar e comprovar nossa caminhada...
-
Fernanda diz:
-
Pelas pesquisas que fiz na internet, nosso curso é um dos mais "virtuais".
Os outros exigem mais encontros resenciais.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Os curso a distância anunciados através do portal da UFRGS
no monento estão em : http://www.pgie.ufrgs.br/portalead/
-
jackieD diz:
-
sei que é duro pros colegas de longe...
-
Fernanda diz:
-
A Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Ceará, UNB,
entre outras, exigem vários encontros.
-
Fernanda diz:
-
Consta que é adistância?
-
Rodolfo diz:
-
ok, profe
-
Ruth diz:
-
Prof é o primeiro no RS ou no Brasil?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Não tenho certeza absoluta pois nunca foi emitido um certificado
para curso a distância na UFRGS já que o nosso é o
primeiro curso de pós-graduação oficialmente aprovado
pela câmara. Os que foram feitos anteriormente eram curso presenciais
com uma parcela dos trabalhos a distância.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
É primeiro da UFRGS. Não tenho informações
completas sobre cursos de pos-graduação a distância
no resto do Brasil.
-
Fernanda diz:
-
A FIOCRUZ tem vários
-
CrisRorig diz:
-
a previsao e aumentar os cursos a distancia e muito para o proximo ano,
nao e
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Tenho notíca sobre diversas experiências de cursos a distância.
O que ainda não existe, segundo me consta é um curso de pós=graduação
strictu-senso, aprovado pela CAPES para desenvolvimento por EAD
-
CrisRorig diz:
-
conheco o curso de ingles de extensao oferecido pela Unisinos, mas nenhum
pos ainda
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Existe uma tendência de intensificação do processo
de oferecimento de cursos a distância mas todos estão com
muita cautela no que diz respeito ao processo de avaliação.
-
Fernanda diz:
-
Pesquisei exaustivamente na internet. No Brasil ainda não háStrictu
Sensu.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Cursos de extensào também podem ser autorizados apenas
em ambito interno da universidade.
-
Fernanda diz:
-
A UFRGS está pensando na possibilidade de um Stricto Senso?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O prolema é que todos estão com medo de submeter o projeto
à CAPES e nào lograr aprovação porque ninguém
sabe bem que critérios seriam usados para julgar.
-
CrisRorig diz:
-
e em outros paises professora?
-
Fernanda diz:
-
Os resultados com nossa turma poderiam servir para apoiar o processo em
questão...
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
SIm, estamos pensando em transformar este curso lato-senso num strictu-sensu
mas isto não tem data. Não sei se será possível
fazer em 2002 ou em 2003.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Os resultados desta e possivelmente de mais uma turma serviriam de base
para mostrar para a CAPES que é viavel fazer um trabalho de qualidade
a distância.
-
CristinaZ diz:
-
Puxa, seria ótimo que pudéssemos aproveitar
-
Fernanda diz:
-
Seria ótimo que pudéssemos continuar direto!
-
CristinaZ diz:
-
É Fernanda seria melhor ainda
-
AnaAzevedo diz:
-
Não existe um limite para o número de alunos num curso à
distância?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Um bom nível de pulicações dos alunos é
um indicativo importante aos olhos da CAPES. E também enriquece
o currículum de cada um para o caso de uma futura seleção.
-
Fernanda diz:
-
Temos que ter publicações de boa qualidade pessoal!
-
Fernanda diz:
-
Transmissão de pensamento, profe?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O limite depende do número de orientadores. Cada orientador não
deve ter mais de 9 orientandos em cada curso de pós-graduação
(6 de mestrado e 3 de doutorado).
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Um porfessor pode ser orientador em até 2 cursos de pos-graduação
na UFRGS.
-
Fernanda diz:
-
Poderíamos abrir uma lista ou algo parecido para enviar artigos
para serem futuramente selecionados. Independentemente de serem solicitados
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Os trabalhos publicados podem ser de múltiplos autores e devem
ser submetidos a revistas indexadas e congressos relevantes da área.
-
CrisRorig diz:
-
seria mais facil criar uma revista online
-
CrisRorig diz:
-
ja que colocamos tudo em pagina
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O melhor é divulgar as chamadas de trabalho abertas e trabalhar
para tentar submeter algo, nos moldes daquele evento (tamanho, ênfase
do trabalho etc...)
-
AnaAzevedo diz:
-
Basta ser em revistas indexadas ou apresentar índice de impacto
>1
-
Fernanda diz:
-
Gstaria de ter maior orientação neste sentido. Onde submeter,
etc... O equitext está ai! Podemos colocar no artigo uma observação
que foi feito com a ferramenta. Isto tudo vai consolidadndo a imagem de
nosso curso.
-
Lucia diz:
-
e a segurança como fica
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Podemos criar uma página com as chamadas de trabalho abertas.
Vejam em http://penta.ufrgs.br/eventos.htm
-
CrisRorig diz:
-
este e outro problema da Internet Lucia
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Tem um cogresso na Finlandia que está com chamada de trabalhos
abverta até 28 de fevereiro.
-
Fernanda diz:
-
Acho interessante. Não entendi muito bem o que é uma chamada
de trabalho aberta (qualquer assunto, é isto?)
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Aberta significa que ainda está dentro do prazo para submeter
o trabalho. Fechada significa que o prazo expirou.
-
Fernanda diz:
-
Profe, fale mais!
-
CristinaZ diz:
-
Sobre o que o congresso, Prof?
-
Fernanda diz:
-
Certo
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Ana, eu acho que para começar vale qualquer revista indexada,
Se puder ser de impacto maior é obvio que é melhor.
-
Fernanda diz:
-
Fiz algumas páginas para a mara que poderiam ser transformadas em
artigos...
-
CrisRorig diz:
-
indexada por quem?
-
Fernanda diz:
-
Acho que o curso poderia criar uma página dando dicas de revisrtas
: onde e como submeter os trabalhos!
-
CristinaZ diz:
-
De que trata o congresso na Finlandia?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O congresso da Finlandia tem os tóp-icos em http://www.aace.org/conf/edmedia/topics.htm
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Vamos ampliar a página que já temos em http://penta.ufrgs.br/eventos.htm
-
Lucia diz:
-
os congresso pode ser acessado via internet
-
Fernanda diz:
-
Revistas principalmente professora!
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Mas se alguém souber de alguma chamada de trabalhos (revista
ou congresso) aberta, solicito enviar para o Rodrigo Keller (keller@pgie.ufrgs.br).
Ele tem atualizado a nossa página de eventos.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Mas vamos voltar ao assunto segurança. Não gostaria de
deixar passar o problema da necessidade de proteger os servidores.
-
Fernanda diz:
-
O curso de Pós possui uma publicação também,
certo?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O PGIE tem uma revista sim: Informática na Educação:
Teoria e Prática.
-
Fernanda diz:
-
Podemos submeter artigos a esta revista?
-
Fernanda diz:
-
O macFee é incompatível com Windws Me. Como posso fazer?
-
CristinaZ diz:
-
Será que o Morton tambem oferece essa opção?
-
CristinaZ diz:
-
Norton
-
CrisRorig diz:
-
tenho que sair, boa noite a todos.
-
Fernanda diz:
-
Qual antivirus é compatível com o Milenium?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O Fabricio, acabou de me dizer que estás usando o McAfee num
notebook com Windows WE. Recomendo consultar o suporte da McAfee para ver
o que tem que ser feito para usar o McAfee com esta versão do Windows
se não conseguires instalar de cara
-
Fernanda diz:
-
Quase tive que formatar o winchester!
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Pois como o Fabricio me confirmou aqui ao lado, o próprio McAfee
está sendo usado num dos nossos notebooks no PGIE, o qual tem Windows
ME
-
Fernanda diz:
-
Vou verificar.
-
CristinaZ diz:
-
Fernanda, esse Windows ME vale o investimento?
-
Fernanda diz:
-
Fica com o 98
-
Lucia diz:
-
e por que o dia da semana preferida e segunda
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Você já fizeram a prova que está no Learning Space?
Ela não vale nota podem fazer sem grandes encucações.
-
Fernanda diz:
-
Mas será igualzinha a presencial :)))!
-
CristinaZ diz:
-
Gostei do "grande"
-
Rodolfo diz:
-
Vou faze-la logo profe
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Esta prova mostra os tipos de questões que se pode criar no Learning
Space, sem precisar desenvolver programação CGI , Javascript
etc... O próprio sistema trata as respostas, corrige e tabula os
resultados.
-
Fernanda diz:
-
Vou fazer
-
Fernanda diz:
-
Profe, já estou trabalhando com base local! Obrigada por autorizar
o envio de meu ID!
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Ela não é igual a presencial porque na presencial vou
pedir mais posicionamentos de vocês sobre os trabalhos feitos e as
informações básicas apresentadas.
-
CristinaZ diz:
-
Não precisa se esmerar , Prof
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
A prova em questão tem até questão dissertativa,
mas esta o professor tem que corrigir e atribuir o grau. Depois de corrigir,
segue, automaticamente um feedback para os alunos.
-
Ruth diz:
-
Profe, o material de consulta para a prova é livre?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Preparem-se para a prova presencial, olhando as atividades e discussões
de cada aula, refletindo sobre o que aprenderam em cada semana e como isto
poderia ser usado em sua prática docente.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O material de consulta para a prova é livre mas não haverá
possibilidade de consulta on-line
-
Fernanda diz:
-
Livre em mídia papel
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Sim, livre em midia portável. Se alguém tiver um notebook
pode trazer :-) Mas não poderá conectá-lo e pode não
haver tomadas elétricas suficientes
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Digo conectar na Internet
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
O espírito da tarefa das questões com o hotpotaoes era
uma porva, elaborada em grupo com ao menos uma questão de cada tipo.
-
Ruth diz:
-
Certo, profe vamos nos preparar mas não precisa tirar nosso couro,
né?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Tem que fazer um a página de acesso para estas questões
e cada participante do grupo tem que colocar um link no seu webfolio ou
no Learning Speca para esta página. A página tem que conter
o nome de cada autor de questão.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
A prova vai mostrar quem trabalhou durante o semestre. Estes não
vão ter nenhuma dificuldade em responder às questões.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Quem não fizer questão alguma vai ficar sem o conceito.
Mesmo que o restante do grupo tenha conceito. A página de índice
tem que dizer que fez cada questão.
-
Ruth diz:
-
Ao lado de cada questão deve ir o nome? Então tenho que modificar
pois coloquei os nomes dos participante, sem relacionar com a questão.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Cada grupo tem que construiruma página parecida com a do URL
http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/email/emailteste.htm
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Cada membro do grupo coloca no seu webfolio ou no Learning SPace que
sua resposta a esta questão setá no URL xxxxxx (onde xxxx
é o URL da página de acesso que pode estar em um único
webfolio de alguem do grupo)
-
CristinaZ diz:
-
Não tenho certeza, mas acho que já lhe envei http://www.pgie.ufrgs.br/~czanini/prova_grupo_atchim.htm
-
Ademir diz:
-
Quantas questões cada elemento do grupo deve fazer?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Não adianta enviar para mim por email. É importante também
colocar no webfolio um link para a página índice das questões.
-
CristinaZ diz:
-
Tem que ter uma questão de cada uma que o programa oferece, não
é isso?
-
Bere diz:
-
prof adorei fazer as questões no hotpotatoes, achei bem fácil
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Cada elemento do grupo deve fazer umazinha questão mas o grupo
tem que combinar para exista uma questão de cada tipo na prova.
Vocês tem que se acertar a respieto de quem vai fazer questão
de multipla escolha, de associação etc....
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Pode haver mais de uma questão de um mesmo tipo pois só
há 6 tipos diferentes de questões.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Se não houver 6 ou mais elementos no grupo a prova pode ter menos
questões a menos que alguém do grupo queira fazer mais de
uma questão.Não pode ter questão de tipo repetido
se não esgotaram todos os tipos possíveis.
-
CristinaZ diz:
-
Certo, profe
-
Ruth diz:
-
Prof, no início parecia difícil estas batatas mas agora que
já experimentei todas acabei gostando...
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Eu também gostei muito deste software para colocar mais interatividade
no material de apoio a ensino aprendizagem. E sem o stress de ser avaliado
e receber nota, fazer as avaliações quase vira um jogo.
-
Bere diz:
-
sim
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Dá um caracter mais lúdico à aprendizagem.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Mas pricnipalmente oferece chance de feedback para o aluno.
-
CristinaZ diz:
-
Achei bem interessante também, alguns são mais difíceis
-
Ruth diz:
-
Exato, é muito gostoso.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Com a prática em construir questões a sua qualidade vai
melhorando. Nào é nada fácil construir boas questòes
objetivas.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Bem a hora está avançada e vamos encerrando por aqui se
vocês não tem mais perguntas ou dúvidas.
-
CristinaZ diz:
-
A aula estava ótima, boa noite!
-
AnaAzevedo diz:
-
Profa. liane nós fizemos as perguntas juntas no laboratório
do PGIE e não dividimos para cada uma . Temos que fazer novamente
ou a senhora estava falando das perguntas do groupware?
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
As perguntas da minha tarefa tem que ser identificadas pois algumas
pessoas do grupo podem não ter feito questão alguma e não
podem receber conceito.
-
Bere diz:
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Tem que haver pelo menos uma questão associada a cada nome de
participantes do grupo.
-
AnaAzevedo diz:
-
OK! vamos ter que refazer a página
-
Bere diz:
-
prof. no meu webfólio coloquei as que fiz e mais o endereço
que estárá todas. pode ser assim?
-
Ruth diz:
-
Boa noite, Prof.
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
OK. Bere mas o grupo tem que fazer uma página de índice
que é a prova em si.. Nào pode simplismente jogar as questòes
num diretório.
-
Bere diz:
-
sim
-
Coordenador Liane-prof diz:
-
Boa noite para todos e até a semana que vem presenciaalmente.