Log do Chat do dia 22/NOV/2000 - 1º Horário


Obs.: O que está em verde e com letra mais forte (negrito) foi acrescentado por mim como resultado do processo
de edição do chat. Respostas e comentários foram adicionados. Eliminei comentários  não necessários à
compreensão do que estava sendo discutido. Coloquei ao lado das respostas que contribuiram para o aprendizado
coletivo um símbolo de aprovação.

Liane Tarouco

Coordenador Liane-profe diz:
ola
Maria_Bea_Silva diz:
posso fazer uma pergunta antes da aula?
Coordenador Liane-profe diz:
simpode fazer a pergunta
Maria_Bea_Silva diz:
posso trabalhar com o outlook Express e eudora, sem conflitos?
Coordenador Liane-profe diz:
Ambospodem estar instalados na mesma máquina mas num dado momento somente um deles pode estar ativo
Maria_Bea_Silva diz:
posso deixar os mail do curso só no eudora?
Ademir diz:
Bea, saiu agora a versão 5.0 do Eudora. É free, desde que aceite que apreça algumas propagandas num canto da tela. Ele pode importar todos os teus e-mails do OutlookExpress.
Maria_Bea_Silva diz:
me ensina a fazer o download, qual o endereço?
Cris diz:
ok, sabado vai ter aula?
Coordenador Liane-profe diz:
O endereço do eudora é www.eudora.com
Ademir diz:
O site do Eudora é http://www.qualcomm.com. Na revista Internet.br deste mes tem uma reportagem sobre a versão 5.0.
Coordenador Liane-profe diz:
Do site do qualcomm.com a gente é orientado a ir para o www.eudora.com
CristinaZ diz:
Estou perplexa! Eu co o VIRUS o Norton acusa e diz 8 arquivos infectados e o Inoculate que a Maria Bea indicou-me não acusa virus 0 infectados . Como pode?
Coordenador Liane-profe diz:
Nem todos os anti-virus conseguem pegar todos os tipos de virus.
Maria_Bea_Silva diz:
temos como passar vírus através deste chat?
liane-aluna diz:
Estão falando num novo virus que destroe a máquina, parece terrorismo.
Coordenador Liane-profe diz:
Eu estive olhando os resultados das avaliações semanais das disciplinas e observei que ainda é pequeno o número de respostas.
Paulo diz:
Ótimo, estamos configurando o servidor do colégio para ser ILS (NM). Funcionou com o endereço IP internamente, mas externo (ils.colegiomaededeus.com.br) não está conectando. Volto no 2º horário para contar se conseguimos ou não.
Coordenador Liane-profe diz:
Através deste chat não temos como passar virus pois é apenas texto que vai e vem mas em qualquer situação onde se receba um arquivo, o mesmo pode estar contaminado.
Sorio diz:
NA semana passada também o computador daqui estava com virus e atrapalhou
Coordenador Liane-profe diz:
Hoje na aula aqui na UFPA, um dos meus alunos enviou um arquivo para outro, via FTP no Netmeeting e era um executável que ficava tocando uma música sem parar. O outro executou o programa e sua máquina ficou presa só tocando a música. Teve que reinicializar para sanar. Era um tipo de virus.
sara diz:
prof como poderei fazer para pegar alguns endereços de portais dedicados a educação além daqueles mais comuns como o do MEC
CrisRorig diz:
procura nos sites de busca, Sara
Coordenador Liane-profe diz:
Vocês já viram os sites comentados na página http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/portais-educacao.htm
jackieD diz:
Prof. Liane, não consegui ver quais os sites sugeridos em penta2...por isso não sei se não vou falar sobre um que esteja lá...
Coordenador Liane-profe diz:
Pode falar sobre um que já esteja lá. Teus comentários é que serão diferentes
CristinaZ diz:
Já li vários muito interessantea inclusive da Magali + um
jackieD diz:
entrei no "www. escolainterativa..."
ClaudiaM diz:
Já. O site klickeducacao eu já conhecia e acho o conteúdo exposto neste site muito bom, vale a pena ver!
Catia diz:
Sim ,profe. Tem vários sites bem interessantes
Catia diz:
Gostei da biblioteca de ed. a distância da PUC/RS
jackieD diz:
é muito bom esse, já visitei...
Coordenador Liane-profe diz:
O que eu gostaria de ouvir de vocês é sua impressão sobre os mecanismos de interatividade mais interessantes encontrados nos portais visitados
Gretel diz:
Eu achei um portal chamado escola@interativa www.escolainterativa.com.br, e para nos professores, ajuda a usar as novas tecnologias
liane-aluna diz:
Também achei ótima Catia. o que vi
Andrea diz:
eu visitei alguns e selecionei dois com caracteristicas diferentes..um mais direcionado a cursos online..e outro pra utilizar em salas de aulas como apoio
jackieD diz:
Gretel, foi essse que entrei hoje!
scheila diz:
Eu gostei da biblioteca
Coordenador Liane-profe diz:
E quais as funções de apoio à interatividade que estes portais ofereciam?
Catia diz:
Andrea, viste que legal as sugestões de bibliografias, super relacionadas com algumas questões que estamos trabalhando
CristinaZ diz:
Profe, seria o caso do Comenius?
Gretel diz:
trabalhos entre escolas, por exemplo
Coordenador Liane-profe diz:
Todos tem mecanismos de interatividade, dos alunos com o sistema, como no Comenius ou dos alunos entre si e com os professores etc.
Dani diz:
Liane achei o www.educare.pt/ .........................gostei muito do fórum
Coordenador Liane-profe diz:
Porque gostaste Dani?
Sorio diz:
Prof pelo cadê entrei num site denominado academos que tem cursos via internet,também com comunicações assíncronas,chats ,listas,e acompanhamento estatístico do desempenho e da frequência
Andrea diz:
no caso do edukbr que visitei achei interessante uma ferramneta de busca estudio@web.pois permite que o usuario tambem sugira sites..é uma forma de interagir com o site nao e prof
jackieD diz:
Prof. o que achei importante é que nesse site há sugestões de Projetos que podem dar uma boa idéia de como trabalhar, para os profs. iniciantes na tecnologia...
ClaudiaM diz:
No klickeducacao o plantão de dúvidas que oferecem com os especialistas significa para mim um mecanismo de interatividade...
Coordenador Liane-profe diz:
Sorio, colocaste o URL deste site no Learning Space? Parece interessante pelas estatísticas de desempenho
Dani diz:
Pela possibilidade de interação entre os professores
liane-aluna diz:
No Yahoo, achei "Portal de Educação aposta em capacitação docente pela WEB. è novo quero voltar la´.
Maria_Bea_Silva diz:
Eu entrei num que se chama: Educação na Web, ele ofereçe: biblioteca virtual, biografias, artigos,cursos e eventos,painel de empregos, profissionais e trabalhos.
Sorio diz:
Ainda não prof.mas é www.academos.com.br
CrisRorig diz:
no cade em educacao Internet aparece uma serie de enderecos e de ajuda sobre rede, com sugestoes de cursos
ClaudiaM diz:
Achei interessante esse Maria_Bea_Silva
liane-aluna diz:
Mas é um mar mesmo a Yahoo tem 468 cat. e 765 sites sobre educação.
CrisRorig diz:
e muita informacao mesmo, Liane, o duro e escolher...
Maria_Bea_Silva diz:
Claudia, não tive tempo de pesquisar mais detalhado mas pretendo fazê-lo mais tarde.
liane-aluna diz:
É um trabalho para ser feito com muita calma Cris.
Dani diz:
Liane ............. temos também neste portal, um concurso telemático
Maria_Bea_Silva diz:
na biblioteca podemos fazer o downdload das obras do acervo virtual
Coordenador Liane-profe diz:
O importante é vocês passarem os olhos por alguns e prestarem atenção nas funcionalidades que oferecem.
Coordenador Liane-profe diz:
Dani, como é este concurso?
Andrea diz:
dani na secao de projetos do site edukbr ...tinha o Amora...grandes projetos hein???
jackieD diz:
Pessoal, nesse que visitei tem um link chamado "interatividade" com sugestões de endereços...
CristinaZ diz:
Qual concurso , profe?
Dani diz:
Cidadania, o Ambiente, a Identidade Europeia ou a Igualdade sao temas para os trabalhos
Coordenador Liane-profe diz:
Endereços de que Dani?
Luciana diz:
Eu entrei no Portal Escola achei interessante, pois tem artigos de diversas áreas referentes à educação numa linguagem fácil e que inclui os pais.
Andrea diz:
qual o endereco Jackie ??/
jackieD diz:
www.escolainterativa.com.br
Coordenador Liane-profe diz:
A Dani informou que tinha um concurso telematico num portal.
Dani diz:
Vou dar uma olhada Andreia ... ainda nao tive tempo de ver as publicações
Maria_Bea_Silva diz:
No site Educação na Web, podemos colocar nosso currículumm para procurar emprego, não é fantástico?
Gretel diz:
No portal escola interativa, podemos criar a pagina web da escola, é outra forma de interagir
Coordenador Liane-profe diz:
Vamos lá onde Dani? Qual o URL?
Dani diz:
E tem ainda o da Fundação Ayrton Senna
Dani diz:
http://www.educare.pt/EE_ConcursoTematico.asp
jackieD diz:
Dani: temático ou telemático??????
Dani diz:
Temos a segunda edição do Minha Ecola a 2000 por hora ....
Dani diz:
telemático
Dani diz:
desculpe............que gafe.................temático.......
jackieD diz:
Nesse "escolavirtual" tem o Projeto Digitando o Futuro, sobre um projeto de informatizaçâo em Curitiba....interessantíssimo!!!!
beatriz diz:
A minha escola fez um projeto da Fundação Airton Senna, mas já encerrou, estamos concorrendo a sete micros.
Coordenador Liane-profe diz:
Naquele site referido pela Dani, ao ler o regulamento do concurso encontrei um link para o artigo interessante: Estilos de aprendizagem que está em http://www.educare.pt/Cronica.asp?fich=CRO_20001113_11
liane-aluna diz:
Jackie qual o endereço?
jackieD diz:
www.escolainterativa.com.br
Coordenador Liane-profe diz:
Ainda estou querendo ouvir sobre o que encontraram em termos de suporte a interatividade via web ...
JacquelineAguiar diz:
prof. encontrei muitos sites educativos na revista webguide desta semana.
CrisRorig diz:
como assim, professora?
Gretel diz:
A maioria da interatividade se da por meio de chat, listas de discução
max diz:
a interatividade na rede ainda se dá por meio de chat , e forum de discussoes , ou mesmo listas especificas
Coordenador Liane-profe diz:
Um dos objetivos de nossa disciplina é Analisar ambientes de aprendizagem interativos destacando as características positivas e desfavoráveis
liane-aluna diz:
Muitos solicitam cadastramento.
JacquelineAguiar diz:
ainda não consegui acessar a todos...ms são muito interessantes..
jackieD diz:
muitos prometem interatividade mas só se vc se cadastrar e pagar um curso...
max diz:
professora realizei esta pesquisa para o SEBRAE e testei 12 ambientes entre o Brasil , EUA e Europa , todos tem pontos possitivos e negativos ,porem uma conclusao rapida ~e que devemos tentar construir um ambiente proprio para as nossas necessidades . como fazer isto.....
Dani diz:
temos no www.terra.com.br/ .................só que possibilita o aprendizado via tutoriais ....
jackieD diz:
tens isso no teu webfolio MAX, pra gente "bisbilhotar"?
max diz:
jack nestes ambientes fiz curso em 07 e a interatividade , fora a FGV acontecem em chats poucos tem aulas sincronas
CrisRorig diz:
participei de um curso de criatividade que tinha espaco para chat mas ninguem entrava...so o mail funcionava
max diz:
Vou tentar colocar isto ali , tenho que pedir autorizacao para o meu cliente
max diz:
Fui contratado para estudar o que era mais viavel para esta instituicao adiquirir um ambiente ou desenvolver um com empresas do estado ou do Brasil
Coordenador Liane-profe diz:
Max, um bom começo seria relacionar as funcionalidades desejáveis (q ue é o que eu estou tentando catalizar nesta semana)
Catia diz:
Max, será que também poderias sinalizar alguns critérios que utilizaste?
Isolda diz:
Estando preocupada com a inclusão com as Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, pesquisei sites nests enfoque. A interação dá-se por meio do correio eletrônico,jornal telemático, elaboração de contos interativos. Muito interessantes no aspecto da construção coletiva.
Coordenador Liane-profe diz:
O próximo passo seria avaliar os ambientes integrados para ver quais oferecem a maios quantidade das funções desejadas.
CrisRorig diz:
sim, o mural do groupware e um bom exemplo de interatividade
max diz:
perfeito professora , eu avaliei sobre determinados criterios que criei , existem criterios ja estabelecidos para estas avaliacoes , onde posso encontrar
Coordenador Liane-profe diz:
Mas para saber especificar a gente tem que conhecer exemplos de soluções desenvolvidas por outros.
Andrea diz:
vou repetir prof minha quase certeza em um dos sites q visitei o edukbr tinha uma ferramenta de busca..que permitia que os usuarios sugiram sites isso é um bom sinal de interatividade nao e? permite intervencao isso é bom!!.....nao é prof
max diz:
Professoras todos os fabricantes ou instituicoes que ofereciam estes software diziam que podiam acoplar qualquer ferramenta que existe ou desenvolver para o uso especifico
jackieD diz:
Liane, no "escola interativa" eles vão divulgar as recomendações do 1o. e 2o. Seminários de Informatica na Educ. no Brasil (81 e 82) será interessante lermos, né?
Coordenador Liane-profe diz:
O compartilhamento de descobertas do grupo de aprende cooperativamente é muito positivo
CrisRorig diz:
e quanto ao numero de participantes do curso, nao fica complicado, quando e muito grande , a interacao?
beatriz diz:
Eu também acessei este site e isto me chamou atenção, Andréa.
Dani diz:
Acho que a propria possibilidade de procura específica .........publicada por outros profissionais já nos faz sair ganhando
Coordenador Liane-profe diz:
Cris, o número de participantes pode requerer precauções e estratégias diferenciadas.
max diz:
dos cursos que participei este ~e o que tem mais participantes em interacao
CristinaZ diz:
Em princípio parece que dificulta
Catia diz:
Estas te referindo aos nossos chats, Max?
Coordenador Liane-profe diz:
Eu imagino que um curso para muitos participantes deva ter opções de interação aluno-ambiente, assíncronas para a parte de aquisição de conhecimento e ...
MarcoAnaA diz:
Professora colocamos no aulanet, para nossos da lic. este link: http://www.colorado.edu/physics/2000/quantumzone/bohr.html. A caracteristica deste site é a interatividade que ele proporciona ao aluno...
Luciana diz:
Profa. acho que não podemos considerar a interatividade como a possibilidade de colocar o seu posicionamento num site, me parece algo mais complexo...
Coordenador Liane-profe diz:
opções de interação entre participantes para a parte de reflexão sobre os conhecimentos adquiridos.
sara diz:
temos alguns exemplos disponíveis prof?
Catia diz:
Boa reflexão Luciane: o que estamos considerando interatividade?
Sorio diz:
A nossa experiência no chat dos dengosos de domingo com quase todos os (10) participantes foi muito proveitosa
CrisRorig diz:
acho que as discussoes do LS Sara sao ex.
fernando diz:
uma maior interação ainda esta prejudicada pela dificuldade de manuseio que ainda temos c/ as ferramentas
Luciana diz:
...e a estruturação de um novo conhecimento
Sorio diz:
Concordo com fernando
liane-aluna diz:
Foi interação Sorio, não é?
CristinaZ diz:
Sim 10 é um n° bom
Catia diz:
Fecho contigo, Fernando!
Iris diz:
E ainda dific. com os recursos funcionarem.
Gretel diz:
E tambem pela demora que as vezes acontecem Fernando
CristinaZ diz:
Iris , alguns ainda prejudicados pela rede
Coordenador Liane-profe diz:
A interação é um processo que vai alterando nosso conhecimento, os relacionamentos que fazemos (novas sinapses), reiteradamente
jackieD diz:
Luciana concordo contigo, até pq Interatividade pressupõe Troca e não só Exposição
Dani diz:
É ai que transformamos a informação em conhecimento .............. Liane ...........
Dani diz:
as trocas ..........
max diz:
estamos de frente a uma nova realidade , temos que buscar novos possibilidade e formas de se relacionar com o conhecimento
Coordenador Liane-profe diz:
As vezes, pelo simples empenho em apresentar nossas ideias, nos vemos forçados a reorganizá-las
Luciana diz:
Entrei num site que as pessoas poderiam colocar o que pensam sobre o texto, Portal Educacional, mas era só isso...
CrisRorig diz:
sim, novas formas de interagir
Dani diz:
livre espancada pressão .............
jackieD diz:
mas Profi, não basta ficar só na apresentação...
sara diz:
isso é uma verdade professora
Andrea diz:
se reestrutura na propria dinamica da expressao..isso acontece sempre..
Lucia diz:
sim pof
CrisRorig diz:
no chat requer rapidez de elaboração, mas na lista de e-mail pode-se elaborar melhor a ideia que se quer discutir
ClaudiaM diz:
Não havia um retorno imediato, Luciana?
Luciana diz:
Mas é as vezes, né Profe?
CrisRorig diz:
cada ferramenta tb tem uma função, nao eh?
Gretel diz:
E verdade Cris, quando escrevemos uma coisa alguem já esta escrevendo outra coisa diferente... Outra forma de interagir
Coordenador Liane-profe diz:
Quando eu escrevo apresentar, Jackie, na verdade estava pensando em argumentar, em complementar ou contradizer o que alguém apresentou, enfim colocar em pauta nossos resultados e idéias como contribuição para um debate que leve a um crescimento cognitivo de todos os que participam do processo.
Luciana diz:
Não Claudia, acho que era uma espécie de mural, pode ou não haver interatividade se as pessoas lerem o que as outras escreveram e comentam partindo daí
CrisRorig diz:
combina com os adolescentes
Ademir diz:
Dentre alguns sites que olhei achei interessante a utilização de um serviço de fórum. Através do link http://www.forumnow.com/ pode-se criar fórum (abertos ou fechados) e colocar em uma página nossa. Fica integrado ao nosso site, embora usando o servidor deles.
Sorio diz:
acho importante a troca de experiências ,a descoberta de relações e a aplicação que fazemos e a sua "multiplicação
Luciana diz:
Então acho que é interatividade
jackieD diz:
mas isto é quase impossível num grande grupo Liane, devido á rapidez do que acontece
CristinaZ diz:
Por isso seria melhor com um n° menor - pois dá mais tempo para elaborar e apresentar
Dani diz:
Liane ........... tem algum software de home pages colaborativas no mercado ou na rede ?
ClaudiaM diz:
Obrigada, Luciana! Foi no site Educacional, né?
CrisRorig diz:
interatividade sim, mas para transformar em conhecimento sao outros 500
beatriz diz:
Ao escrevermos , reorganizamos, reformulamos algumas coisas, repensamos.
max diz:
interacao e conhecimento sao coisas distintas
scheila diz:
Acho muito importante crescer e aumentar nossos conhecimentos através destas interações,porque sempre alguém ter conhecimentos a mais do que outros,e está sempre se aprendendo e trocando um com o outro.
Catia diz:
Mas que se encontram, Max
Luciana diz:
Acho, Claudia nessa altura não tenho certezas
CrisRorig diz:
sim Max, mas a interação deveria , na educação, possibilitar o conhecimento, ou não?
beatriz diz:
Posso ter conhecimento e não interagir com ninguém.
Coordenador Liane-profe diz:
Dani, pode ser mais explicita. O que seria um software de páginas colaborativas?
Catia diz:
Mas o fato de teres construído já deve pressupor interações, né Beatriz?
Gretel diz:
Beatriz mas interagir pode ser com um objeto também
Coordenador Liane-profe diz:
Mas há experimentos que mostram que se alguém tem que refletir, é melhor fazer isto discutindo com um grupo do que solitariamente
Dani diz:
como o equitext ..........só que fazendo home pages..........
fernando diz:
sem interagir não há dialogo /sem dialogo o processo educativo fica interrompido
sara diz:
a interação produz conhecimento
Andrea diz:
acho que quando é realmente interativo..onde pode-se intervir modificando o todo..experimenta-se a construcao do conhecimento pois reestrutura sua forma de pensar no momento assimila e torna-se concreto..acho que isso é aprendizado...
CrisRorig diz:
sim, as perguntas levam a reflexao sobre pontos que nao passam na nossa cabeca
scheila diz:
Professora Liane ,acredito que a evolução e´ bem maior que solitária
MarcoAnaA diz:
A interatividade deste site http://www.colorado.edu/physics/2000/quantumzone/bohr.html .É o ponto alto, em função do assunto tratado, que seria praticamente impossível de "visualizar"o conteúdo. Aqui é que reside o ponto importante do uso do computador na educação em nossa opinião.
Coordenador Liane-profe diz:
Obviamente que para um discussão ser produtiva as pessoas tem que ter algo relevante a trazer para o grupo e isto implica em preparar-se previamente para o tema
beatriz diz:
Quantas pessoas que são um" poço" de conhecimento, mas não interagem,. Pode interagir com um objeto, mas construir , reconstruir, trocar, tem pessoas que não conseguem.
CrisRorig diz:
acho que nao comunicam Beatriz
beatriz diz:
É disso que eu estou falando Cris.
Coordenador Liane-profe diz:
Há quem aprende melhor solitariamente, mas isto é a exceção e não a regra
max diz:
gente a producao de conhecimento depende de muitas variaveis , a interacao como forma de comunicacao pode sim ajudar a adquirirmos conhecimento , mas nao pode garantir , escrevi um artigo no meu web sobre comunicacao e educacao que fala um pouco nisto
fernando diz:
estamos convivendo ao mesmo trempo em muitos ambientes, sem a possibilidade de formar se quer uma idéia/ quanto mais fazer uma análse criteriosa/ há vezes que tenho medo até de opinar
ClaudiaM diz:
Existem pessoas que até nem sabem tanto mas estão dispostos a trocar conhecimentos no pouco que sabem e aprender com os outros, ter humildade...
Luciana diz:
é subjetivo
beatriz diz:
Também me sinto assim Fernando.
Catia diz:
Excelente Claudia!!! Humildade...
Lucia diz:
concordo Fernando
Catia diz:
'as vezes também tenho essa sensação, Fernando
jackieD diz:
Fernando , aprender é muito se expor e dominar o medo e a vergonha do não saber...
Adriane diz:
as pessoas ainda estão na idéia de que sozinhos chegamos, hoje em dia não é mais assim, so chega o grupo...quem não se adaptar com isto está frito...:))
CristinaZ diz:
Algumas vezes preciso me recolher na minha concha para digerir melhor
sara diz:
isto é importante Claúdia
Andrea diz:
E a questao interagir pode ser tambem com um objeto com um livro, com outros seres pensantes q criam muito mais rico seria mas..acho que se pode interagir com outras variaveis..tb....
Dani diz:
acho que para possibilitar a construção do conhecimento devemos passar pela fase solitária e pela colaborativa tb ..........
CrisRorig diz:
e, temos que nos valorizar e ver que nossas ideias sao importantes e errar e humano e ensina
fernando diz:
o medo é no tocante a fazer uma avaliação precipitada dos SW QUE TENTAMOS USAR
Luciana diz:
Existem classificações para os tipos de erros
CristinaZ diz:
Isso aí Dani era o que eu estava sentindo e não soube expressar
Iris diz:
Mas, se não errarmos, onde está anossa chance de aprender e se expor o nosso pensamento.
Adriane diz:
ta na hora de paramos de dizer só teorias e sermos realmente solidários e humildes...falar é fácil o difícil é colocar em prática no dia a dia, na aceitação da opinião dos outros e no respeito a opinião dos outros...
Coordenador Liane-profe diz:
Dani, uma opção seria usar o composer ou outro software de criação de home-page, via Netmeeting, colaborativamente com controle concedido.
CrisRorig diz:
no groupware estamos aprendendo muito, acho que estamos colocando em pratica esta nova concepcao de trabalho
Dani diz:
pois é ............... estava pensando nisso .....Liane
max diz:
a construcao do conhecimento para nos que vivemos em sociedade e nao numa ilha tem que acontecer entre o ser o objeto e o meio , conhecimento solitario pode ser circunstancial mais nunca acreditarmos nele como uma forma boa e real , vivemos em grupos
Sorio diz:
A verdade é que ,quanto mais aprendemos, mais vemos que ainda sabemos muito pouco !
CristinaZ diz:
Ah não é só o word que se pode compartilhar?
Dani diz:
vamos ter a possibilidade de fazer algo parecido ? Liane
Coordenador Liane-profe diz:
Dani, um de minhas alunas fez uma pesquisa sobre ambientes colaborativos. A dissertação dela está no CDROM. O nome dela é Joice Otsuka.
Iris diz:
É colaborativo, é solitário, é se expondo , é aprendendo. Não é Cris?
ClaudiaM diz:
Interessante a idéia de compartilhar vários programas, pois é uma forma de interagirmos e trocarmos conhecimentos juntos
Cristiano diz:
Olhem o site do professor. Existe um monte de informação sobre processo educativo e avaliação e várias apresentações Power Point. Muito fácil de navegar e bem interessante.
Coordenador Liane-profe diz:
Hoje pela manhã testei com um grupo de 12 alunos o compartilhamento do word, mas em princípio qualquer programa pode ser compartilhado.
max diz:
ainda acho o sistema de compartilhamento muito lento devido as linhas , deixando o trabalho cansativo
Luciana diz:
Cristiano e tem uma boa fundamentação teórica
Andrea diz:
E o resultado ate o momento Prof Liane??
Maria_Bea_Silva diz:
E deu certo, todos os 12 puderam mexer no texto?
Resposta: sim, todos puderam alternadamente escrever algo no texto. O controle é cedido pelo professor e cad aum vai podendo passar o controle para outro. O dono dotexto (quem o abriu e compartilhou) pode retomar o controle a qualquer momento.
CrisRorig diz:
se for na mesma rede acho que e possivel compartilhar ,como em uma sala de aula
Sorio diz:
Eu fiquei muito feliz quando consegui compartilhar ;minha experiência no Excel,com Liane-aluna
Catia diz:
Como se organizaram?
MarcoAnaA diz:
Quanto compartilhamos o word foi extremamente lento, mas é valido pela troca de idéias que pode surgir desta interação
Coordenador Liane-profe diz:
O software foi instalado há pouco tempo e estamos aprendendo a lidar com ele. Muitos problemas ainda não tem explicação mas tenho convicção de que vamos aprender muito neste processo.
Sorio diz:
fomos para o lab . do pgie e testamos .fiz uma planilha executei os graficos ,mexemos e depois salvamos uns triângulos
Coordenador Liane-profe diz:
O compartilhamento do word será interessante, por exemplo para duas ou 3 pessoas criarem um texto ou fazerem uma revisão de texto, acompanhada por uma comunicação verbal em paralelo.
jackieD diz:
Liane, tenho atuado com meus alunos de 13 anos, no NM e está sendo maravilhoso!!!
jackieD diz:
vou tentar compartilhar o Word...
Andrea diz:
isso q estamos experimentando prof Liane
Catia diz:
Que legal que estás conseguindo Jackie
max diz:
Testar soft e questionavel pois perdemos algum tempo nisto , e fornecemos relatorios para fabricantes , nao estou aqui para isto
jackieD diz:
e eles estão na casa deles...
Coordenador Liane-profe diz:
Mas eu percebi que o próprio Netmeeting se comporta de modo meio estranho, travando as vezes.
Andrea diz:
E comos 12 alunos foi o sw mcu..de qual se referia a pouco..que tem esperancas de ficar OK???????
MarcoAnaA diz:
Nós achamos válido e quando testamos, estavamos acompanhados de som,
Dani diz:
JakieD ................. depois vamos trocar figurinhas !!!!!!
jackieD diz:
discordo max...em parte...
max diz:
questiono esta tal construcao feita desta forma
Iris diz:
Mas, Max, se existe nada pronto... temos que testar e tentar.
max diz:
respeito sempre o diferente
MarcoAnaA diz:
O nosso maior problema foi tb, o travamento do NM principalmente na passagem de um para outro.
CrisRorig diz:
alguem deve dominar o processo para poder orientar, senao muitos podem nao aprender nada
jackieD diz:
CrisR, estou chegando a conclusão que isso é relativo...
Maria_Bea_Silva diz:
eu concordo com a professora Liane e discordo do Max, nós temos que testar aquilo que pensamos vai servir para o nosso objetivo
max diz:
Concordo plenamente com a cris
jackieD diz:
pois meus alunos estão mostrando o contrário...
Dani diz:
o NM esta muito estranho .............. até nas conexões simples ...............Liane
CristinaZ diz:
Uma das coisas que a Joice aponta como fator positivo é o fato de se vencer a timidez o que facilita a interação, não ?
Coordenador Liane-profe diz:
Os 12 alunos estavam em Belem, num laboratório da UFPA e o mcu estava em Porto Alegre. A linha até Belem está bem sobrecarregada mas com uma só fonte de video e os demais recebendo audio, vídeo e trocando dados funcionou!
CrisRorig diz:
fala mais da tua experiência Jackie
max diz:
Libaneo coloca no seu livro de Didática Geral ,que o professor no construtivismo não perde seu papel de orientador e conhecedor do processo de aprendizagem
Maria_Bea_Silva diz:
isto é como ler livro traduzido, sempre se perde o "meaning" que o autor colocou
jackieD diz:
os dois primeiros alunos (cada um em sua casa) foram orientados por mim, outro foi orientado pela primeira aluna...
Catia diz:
O que significa esse símbolo?
sara diz:
max creio que esta prática tem seu lado positivo para ti seja lugar comum porém para mim tem sido uma tarefa interessante
CrisRorig diz:
depnde com quem se esta trabalhando
jackieD diz:
e já estamos em cinco alunos juntos...
Silvia diz:
Prof. Liane aqora que consegui conexão com ead.ufrgs.br
Silvia diz:
Parece ser problema com o meu provedor. Coloquei a Marie e o Ademir a par dos meus problemas
Coordenador Liane-profe diz:
Foi muito interessante a discussão hoje.
Maria_Bea_Silva diz:
também gostei da conversa
Coordenador Liane-profe diz:
Silvia, quando estiveres com dificuldades, faz um tracert para ver como está o caminho e manda o resultado para o suporte
max diz:
Pessoal , acredito que foi muito produtiva a conversa , vou tentar rever minhas posições , discutir ,entender o outro e a nos mesmo , isto sim faz parte do processo de aprendizagem . Beijos e este aula da Liane eu entendi , estou feliz ,beijos ,beijos
Silvia diz:
Liane eu fiz o ping e mandei para o Ademir.
Silvia diz:
Consigo usar o Meting Point e o NM, mas desde a formatação do micro no sábado não consigo usar o MS CHat.
Coordenador Liane-profe diz:
Silvia, o ping só não adianta. Tem que fazer o tracert para a gente ver como está o tempo até cada um dos roteadores do caminho.
Coordenador Liane-profe diz:
Silvia, tentaste reinstalar o MSChat?
Dani diz:
Liane ...........quando aparece request time out ...................
Silvia diz:
10 vezes ou mais
Dani diz:
nao consigo ir em frente ..................
Silvia diz:
Mas não e instalação. poderia ser o cliente microsoft?
Coordenador Liane-profe diz:
Onde aparace isto Dani?
Silvia diz:
e, estou conectada por outro provedor.
Dani diz:
publiquei o tracert do www.ipa-imec.br
Dani diz:
de ead.ufrgs.br ate la .................
Dani diz:
o contrario foi bem ..................
Coordenador Liane-profe diz:
Dani o request time out na resposta do tracert ocorre quando a resposta se perde (pode ser descartada por excesso de tráfego) ou o roteador está configurado para não responder.
Dani diz:
Liane ............. para depois que acha a embratel ..............
Dani diz:
Liane .............. é como um bloqueio ???
Dani diz:
para nao ser rastreado mesmo ???
Coordenador Liane-profe diz:
Bloqueio é um filtro definido num arquivo de configuração de um roteador leva ao re-encaminhamento dos pacotes não autorizados.