Log do Chat do dia 22/NOV/2000 - 1º Horário
Obs.: O que está em verde e com
letra mais forte (negrito) foi acrescentado por mim como resultado do processo
de edição do chat. Respostas
e comentários foram adicionados. Eliminei comentários
não necessários à
compreensão do que estava sendo discutido.
Coloquei ao lado das respostas que contribuiram para o aprendizado
coletivo um símbolo de aprovação.
Liane Tarouco
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
ola
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
posso fazer uma pergunta antes da aula?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
simpode fazer a pergunta
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
posso trabalhar com o outlook Express e eudora, sem conflitos?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Ambospodem estar instalados na mesma máquina mas num dado momento
somente um deles pode estar ativo
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
posso deixar os mail do curso só no eudora?
-
Ademir diz:
-
Bea, saiu agora a versão 5.0 do Eudora. É free, desde que
aceite que apreça algumas propagandas num canto da tela. Ele pode
importar todos os teus e-mails do OutlookExpress.
-
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
me ensina a fazer o download, qual o endereço?
-
Cris diz:
-
ok, sabado vai ter aula?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O endereço do eudora é www.eudora.com
-
Ademir diz:
-
O site do Eudora é http://www.qualcomm.com. Na revista Internet.br
deste mes tem uma reportagem sobre a versão 5.0.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Do site do qualcomm.com a gente é orientado a ir para o www.eudora.com
-
CristinaZ diz:
-
Estou perplexa! Eu co o VIRUS o Norton acusa e diz 8 arquivos infectados
e o Inoculate que a Maria Bea indicou-me não acusa virus 0 infectados
. Como pode?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Nem todos os anti-virus conseguem pegar todos os tipos de virus.
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
temos como passar vírus através deste chat?
-
liane-aluna diz:
-
Estão falando num novo virus que destroe a máquina, parece
terrorismo.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Eu estive olhando os resultados das avaliações semanais
das disciplinas e observei que ainda é pequeno o número de
respostas.
-
Paulo diz:
-
Ótimo, estamos configurando o servidor do colégio para ser
ILS (NM). Funcionou com o endereço IP internamente, mas externo
(ils.colegiomaededeus.com.br) não está conectando. Volto
no 2º horário para contar se conseguimos ou não.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Através deste chat não temos como passar virus pois é
apenas texto que vai e vem mas em qualquer situação onde
se receba um arquivo, o mesmo pode estar contaminado.
-
Sorio diz:
-
NA semana passada também o computador daqui estava com virus e atrapalhou
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Hoje na aula aqui na UFPA, um dos meus alunos enviou um arquivo para
outro, via FTP no Netmeeting e era um executável que ficava tocando
uma música sem parar. O outro executou o programa e sua máquina
ficou presa só tocando a música. Teve que reinicializar para
sanar. Era um tipo de virus.
-
sara diz:
-
prof como poderei fazer para pegar alguns endereços de portais dedicados
a educação além daqueles mais comuns como o do MEC
-
CrisRorig diz:
-
procura nos sites de busca, Sara
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Vocês já viram os sites comentados na página http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/portais-educacao.htm
-
jackieD diz:
-
Prof. Liane, não consegui ver quais os sites sugeridos em penta2...por
isso não sei se não vou falar sobre um que esteja lá...
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Pode falar sobre um que já esteja lá. Teus comentários
é que serão diferentes
-
CristinaZ diz:
-
Já li vários muito interessantea inclusive da Magali + um
-
jackieD diz:
-
entrei no "www. escolainterativa..."
-
ClaudiaM diz:
-
Já. O site klickeducacao eu já conhecia e acho o conteúdo
exposto neste site muito bom, vale a pena ver!
-
Catia diz:
-
Sim ,profe. Tem vários sites bem interessantes
-
Catia diz:
-
Gostei da biblioteca de ed. a distância da PUC/RS
-
jackieD diz:
-
é muito bom esse, já visitei...
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O que eu gostaria de ouvir de vocês é sua impressão
sobre os mecanismos de interatividade mais interessantes encontrados nos
portais visitados
-
Gretel diz:
-
Eu achei um portal chamado escola@interativa www.escolainterativa.com.br,
e para nos professores, ajuda a usar as novas tecnologias
-
-
liane-aluna diz:
-
Também achei ótima Catia. o que vi
-
Andrea diz:
-
eu visitei alguns e selecionei dois com caracteristicas diferentes..um
mais direcionado a cursos online..e outro pra utilizar em salas de aulas
como apoio
-
-
jackieD diz:
-
Gretel, foi essse que entrei hoje!
-
scheila diz:
-
Eu gostei da biblioteca
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
E quais as funções de apoio à interatividade que
estes portais ofereciam?
-
Catia diz:
-
Andrea, viste que legal as sugestões de bibliografias, super relacionadas
com algumas questões que estamos trabalhando
-
CristinaZ diz:
-
Profe, seria o caso do Comenius?
-
Gretel diz:
-
trabalhos entre escolas, por exemplo
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Todos tem mecanismos de interatividade, dos alunos com o sistema, como
no Comenius ou dos alunos entre si e com os professores etc.
-
Dani diz:
-
Liane achei o www.educare.pt/ .........................gostei muito do
fórum
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Porque gostaste Dani?
-
Sorio diz:
-
Prof pelo cadê entrei num site denominado academos que tem cursos
via internet,também com comunicações assíncronas,chats
,listas,e acompanhamento estatístico do desempenho e da frequência
-
Andrea diz:
-
no caso do edukbr que visitei achei interessante uma ferramneta de busca
estudio@web.pois permite que o usuario tambem sugira sites..é uma
forma de interagir com o site nao e prof
-
-
jackieD diz:
-
Prof. o que achei importante é que nesse site há sugestões
de Projetos que podem dar uma boa idéia de como trabalhar, para
os profs. iniciantes na tecnologia...
-
ClaudiaM diz:
-
No klickeducacao o plantão de dúvidas que oferecem com os
especialistas significa para mim um mecanismo de interatividade...
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Sorio, colocaste o URL deste site no Learning Space? Parece interessante
pelas estatísticas de desempenho
-
Dani diz:
-
Pela possibilidade de interação entre os professores
-
liane-aluna diz:
-
No Yahoo, achei "Portal de Educação aposta em capacitação
docente pela WEB. è novo quero voltar la´.
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
Eu entrei num que se chama: Educação na Web, ele ofereçe:
biblioteca virtual, biografias, artigos,cursos e eventos,painel de empregos,
profissionais e trabalhos.
-
-
Sorio diz:
-
Ainda não prof.mas é www.academos.com.br
-
CrisRorig diz:
-
no cade em educacao Internet aparece uma serie de enderecos e de ajuda
sobre rede, com sugestoes de cursos
-
ClaudiaM diz:
-
Achei interessante esse Maria_Bea_Silva
-
liane-aluna diz:
-
Mas é um mar mesmo a Yahoo tem 468 cat. e 765 sites sobre educação.
-
CrisRorig diz:
-
e muita informacao mesmo, Liane, o duro e escolher...
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
Claudia, não tive tempo de pesquisar mais detalhado mas pretendo
fazê-lo mais tarde.
-
liane-aluna diz:
-
É um trabalho para ser feito com muita calma Cris.
-
Dani diz:
-
Liane ............. temos também neste portal, um concurso telemático
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
na biblioteca podemos fazer o downdload das obras do acervo virtual
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O importante é vocês passarem os olhos por alguns e prestarem
atenção nas funcionalidades que oferecem.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Dani, como é este concurso?
-
Andrea diz:
-
dani na secao de projetos do site edukbr ...tinha o Amora...grandes projetos
hein???
-
jackieD diz:
-
Pessoal, nesse que visitei tem um link chamado "interatividade" com sugestões
de endereços...
-
CristinaZ diz:
-
Qual concurso , profe?
-
Dani diz:
-
Cidadania, o Ambiente, a Identidade Europeia ou a Igualdade sao temas para
os trabalhos
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Endereços de que Dani?
-
Luciana diz:
-
Eu entrei no Portal Escola achei interessante, pois tem artigos de diversas
áreas referentes à educação numa linguagem
fácil e que inclui os pais.
-
Andrea diz:
-
qual o endereco Jackie ??/
-
jackieD diz:
-
www.escolainterativa.com.br
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
A Dani informou que tinha um concurso telematico num portal.
-
Dani diz:
-
Vou dar uma olhada Andreia ... ainda nao tive tempo de ver as publicações
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
No site Educação na Web, podemos colocar nosso currículumm
para procurar emprego, não é fantástico?
-
Gretel diz:
-
No portal escola interativa, podemos criar a pagina web da escola, é
outra forma de interagir
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Vamos lá onde Dani? Qual o URL?
-
Dani diz:
-
E tem ainda o da Fundação Ayrton Senna
-
Dani diz:
-
http://www.educare.pt/EE_ConcursoTematico.asp
-
jackieD diz:
-
Dani: temático ou telemático??????
-
Dani diz:
-
Temos a segunda edição do Minha Ecola a 2000 por hora ....
-
Dani diz:
-
telemático
-
Dani diz:
-
desculpe............que gafe.................temático.......
-
jackieD diz:
-
Nesse "escolavirtual" tem o Projeto Digitando o Futuro, sobre um projeto
de informatizaçâo em Curitiba....interessantíssimo!!!!
-
beatriz diz:
-
A minha escola fez um projeto da Fundação Airton Senna, mas
já encerrou, estamos concorrendo a sete micros.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Naquele site referido pela Dani, ao ler o regulamento do concurso encontrei
um link para o artigo interessante: Estilos de aprendizagem que está
em http://www.educare.pt/Cronica.asp?fich=CRO_20001113_11
-
liane-aluna diz:
-
Jackie qual o endereço?
-
jackieD diz:
-
www.escolainterativa.com.br
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Ainda estou querendo ouvir sobre o que encontraram em termos de suporte
a interatividade via web ...
-
JacquelineAguiar diz:
-
prof. encontrei muitos sites educativos na revista webguide desta semana.
-
CrisRorig diz:
-
como assim, professora?
-
Gretel diz:
-
A maioria da interatividade se da por meio de chat, listas de discução
-
-
max diz:
-
a interatividade na rede ainda se dá por meio de chat , e forum
de discussoes , ou mesmo listas especificas
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Um dos objetivos de nossa disciplina é Analisar ambientes de
aprendizagem interativos destacando as características positivas
e desfavoráveis
-
liane-aluna diz:
-
Muitos solicitam cadastramento.
-
JacquelineAguiar diz:
-
ainda não consegui acessar a todos...ms são muito interessantes..
-
jackieD diz:
-
muitos prometem interatividade mas só se vc se cadastrar e pagar
um curso...
-
max diz:
-
professora realizei esta pesquisa para o SEBRAE e testei 12 ambientes entre
o Brasil , EUA e Europa , todos tem pontos possitivos e negativos ,porem
uma conclusao rapida ~e que devemos tentar construir um ambiente proprio
para as nossas necessidades . como fazer isto.....
-
-
Dani diz:
-
temos no www.terra.com.br/ .................só que possibilita o
aprendizado via tutoriais ....
-
jackieD diz:
-
tens isso no teu webfolio MAX, pra gente "bisbilhotar"?
-
max diz:
-
jack nestes ambientes fiz curso em 07 e a interatividade , fora a FGV acontecem
em chats poucos tem aulas sincronas
-
CrisRorig diz:
-
participei de um curso de criatividade que tinha espaco para chat mas ninguem
entrava...so o mail funcionava
-
max diz:
-
Vou tentar colocar isto ali , tenho que pedir autorizacao para o meu cliente
-
max diz:
-
Fui contratado para estudar o que era mais viavel para esta instituicao
adiquirir um ambiente ou desenvolver um com empresas do estado ou do Brasil
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Max, um bom começo seria relacionar as funcionalidades desejáveis
(q ue é o que eu estou tentando catalizar nesta semana)
-
Catia diz:
-
Max, será que também poderias sinalizar alguns critérios
que utilizaste?
-
Isolda diz:
-
Estando preocupada com a inclusão com as Pessoas Portadoras de Necessidades
Especiais, pesquisei sites nests enfoque. A interação dá-se
por meio do correio eletrônico,jornal telemático, elaboração
de contos interativos. Muito interessantes no aspecto da construção
coletiva.
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O próximo passo seria avaliar os ambientes integrados para ver
quais oferecem a maios quantidade das funções desejadas.
-
CrisRorig diz:
-
sim, o mural do groupware e um bom exemplo de interatividade
-
-
max diz:
-
perfeito professora , eu avaliei sobre determinados criterios que criei
, existem criterios ja estabelecidos para estas avaliacoes , onde posso
encontrar
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Mas para saber especificar a gente tem que conhecer exemplos de soluções
desenvolvidas por outros.
-
Andrea diz:
-
vou repetir prof minha quase certeza em um dos sites q visitei o edukbr
tinha uma ferramenta de busca..que permitia que os usuarios sugiram sites
isso é um bom sinal de interatividade nao e? permite intervencao
isso é bom!!.....nao é prof
-
-
max diz:
-
Professoras todos os fabricantes ou instituicoes que ofereciam estes software
diziam que podiam acoplar qualquer ferramenta que existe ou desenvolver
para o uso especifico
-
jackieD diz:
-
Liane, no "escola interativa" eles vão divulgar as recomendações
do 1o. e 2o. Seminários de Informatica na Educ. no Brasil (81 e
82) será interessante lermos, né?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O compartilhamento de descobertas do grupo de aprende cooperativamente
é muito positivo
-
CrisRorig diz:
-
e quanto ao numero de participantes do curso, nao fica complicado, quando
e muito grande , a interacao?
-
beatriz diz:
-
Eu também acessei este site e isto me chamou atenção,
Andréa.
-
Dani diz:
-
Acho que a propria possibilidade de procura específica .........publicada
por outros profissionais já nos faz sair ganhando
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Cris, o número de participantes pode requerer precauções
e estratégias diferenciadas.
-
max diz:
-
dos cursos que participei este ~e o que tem mais participantes em interacao
-
CristinaZ diz:
-
Em princípio parece que dificulta
-
Catia diz:
-
Estas te referindo aos nossos chats, Max?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Eu imagino que um curso para muitos participantes deva ter opções
de interação aluno-ambiente, assíncronas para a parte
de aquisição de conhecimento e ...
-
MarcoAnaA diz:
-
Professora colocamos no aulanet, para nossos da lic. este link: http://www.colorado.edu/physics/2000/quantumzone/bohr.html.
A caracteristica deste site é a interatividade que ele proporciona
ao aluno...
-
-
Luciana diz:
-
Profa. acho que não podemos considerar a interatividade como a possibilidade
de colocar o seu posicionamento num site, me parece algo mais complexo...
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
opções de interação entre participantes
para a parte de reflexão sobre os conhecimentos adquiridos.
-
sara diz:
-
temos alguns exemplos disponíveis prof?
-
Catia diz:
-
Boa reflexão Luciane: o que estamos considerando interatividade?
-
Sorio diz:
-
A nossa experiência no chat dos dengosos de domingo com quase todos
os (10) participantes foi muito proveitosa
-
CrisRorig diz:
-
acho que as discussoes do LS Sara sao ex.
-
fernando diz:
-
uma maior interação ainda esta prejudicada pela dificuldade
de manuseio que ainda temos c/ as ferramentas
-
Luciana diz:
-
...e a estruturação de um novo conhecimento
-
Sorio diz:
-
Concordo com fernando
-
liane-aluna diz:
-
Foi interação Sorio, não é?
-
CristinaZ diz:
-
Sim 10 é um n° bom
-
Catia diz:
-
Fecho contigo, Fernando!
-
Iris diz:
-
E ainda dific. com os recursos funcionarem.
-
Gretel diz:
-
E tambem pela demora que as vezes acontecem Fernando
-
CristinaZ diz:
-
Iris , alguns ainda prejudicados pela rede
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
A interação é um processo que vai alterando nosso
conhecimento, os relacionamentos que fazemos (novas sinapses), reiteradamente
-
jackieD diz:
-
Luciana concordo contigo, até pq Interatividade pressupõe
Troca e não só Exposição
-
-
Dani diz:
-
É ai que transformamos a informação em conhecimento
.............. Liane ...........
-
Dani diz:
-
as trocas ..........
-
max diz:
-
estamos de frente a uma nova realidade , temos que buscar novos possibilidade
e formas de se relacionar com o conhecimento
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
As vezes, pelo simples empenho em apresentar nossas ideias, nos vemos
forçados a reorganizá-las
-
Luciana diz:
-
Entrei num site que as pessoas poderiam colocar o que pensam sobre o texto,
Portal Educacional, mas era só isso...
-
CrisRorig diz:
-
sim, novas formas de interagir
-
Dani diz:
-
livre espancada pressão .............
-
jackieD diz:
-
mas Profi, não basta ficar só na apresentação...
-
sara diz:
-
isso é uma verdade professora
-
Andrea diz:
-
se reestrutura na propria dinamica da expressao..isso acontece sempre..
-
Lucia diz:
-
sim pof
-
CrisRorig diz:
-
no chat requer rapidez de elaboração, mas na lista de e-mail
pode-se elaborar melhor a ideia que se quer discutir
-
ClaudiaM diz:
-
Não havia um retorno imediato, Luciana?
-
Luciana diz:
-
Mas é as vezes, né Profe?
-
CrisRorig diz:
-
cada ferramenta tb tem uma função, nao eh?
-
Gretel diz:
-
E verdade Cris, quando escrevemos uma coisa alguem já esta escrevendo
outra coisa diferente... Outra forma de interagir
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Quando eu escrevo apresentar, Jackie, na verdade estava pensando em
argumentar, em complementar ou contradizer o que alguém
apresentou, enfim colocar em pauta nossos resultados e idéias como
contribuição para um debate que leve a um crescimento cognitivo
de todos os que participam do processo.
-
Luciana diz:
-
Não Claudia, acho que era uma espécie de mural, pode ou não
haver interatividade se as pessoas lerem o que as outras escreveram e comentam
partindo daí
-
CrisRorig diz:
-
combina com os adolescentes
-
Ademir diz:
-
Dentre alguns sites que olhei achei interessante a utilização
de um serviço de fórum. Através do link http://www.forumnow.com/
pode-se criar fórum (abertos ou fechados) e colocar em uma página
nossa. Fica integrado ao nosso site, embora usando o servidor deles.
-
-
Sorio diz:
-
acho importante a troca de experiências ,a descoberta de relações
e a aplicação que fazemos e a sua "multiplicação
-
Luciana diz:
-
Então acho que é interatividade
-
jackieD diz:
-
mas isto é quase impossível num grande grupo Liane, devido
á rapidez do que acontece
-
CristinaZ diz:
-
Por isso seria melhor com um n° menor - pois dá mais tempo para
elaborar e apresentar
-
Dani diz:
-
Liane ........... tem algum software de home pages colaborativas no mercado
ou na rede ?
-
ClaudiaM diz:
-
Obrigada, Luciana! Foi no site Educacional, né?
-
CrisRorig diz:
-
interatividade sim, mas para transformar em conhecimento sao outros 500
-
beatriz diz:
-
Ao escrevermos , reorganizamos, reformulamos algumas coisas, repensamos.
-
-
max diz:
-
interacao e conhecimento sao coisas distintas
-
scheila diz:
-
Acho muito importante crescer e aumentar nossos conhecimentos através
destas interações,porque sempre alguém ter conhecimentos
a mais do que outros,e está sempre se aprendendo e trocando um com
o outro.
-
-
Catia diz:
-
Mas que se encontram, Max
-
Luciana diz:
-
Acho, Claudia nessa altura não tenho certezas
-
CrisRorig diz:
-
sim Max, mas a interação deveria , na educação,
possibilitar o conhecimento, ou não?
-
beatriz diz:
-
Posso ter conhecimento e não interagir com ninguém.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Dani, pode ser mais explicita. O que seria um software de páginas
colaborativas?
-
Catia diz:
-
Mas o fato de teres construído já deve pressupor interações,
né Beatriz?
-
Gretel diz:
-
Beatriz mas interagir pode ser com um objeto também
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Mas há experimentos que mostram que se alguém tem que
refletir, é melhor fazer isto discutindo com um grupo do que solitariamente
-
Dani diz:
-
como o equitext ..........só que fazendo home pages..........
-
fernando diz:
-
sem interagir não há dialogo /sem dialogo o processo educativo
fica interrompido
-
-
sara diz:
-
a interação produz conhecimento
-
Andrea diz:
-
acho que quando é realmente interativo..onde pode-se intervir modificando
o todo..experimenta-se a construcao do conhecimento pois reestrutura sua
forma de pensar no momento assimila e torna-se concreto..acho que isso
é aprendizado...
-
-
CrisRorig diz:
-
sim, as perguntas levam a reflexao sobre pontos que nao passam na nossa
cabeca
-
scheila diz:
-
Professora Liane ,acredito que a evolução e´ bem maior
que solitária
-
MarcoAnaA diz:
-
A interatividade deste site http://www.colorado.edu/physics/2000/quantumzone/bohr.html
.É o ponto alto, em função do assunto tratado, que
seria praticamente impossível de "visualizar"o conteúdo.
Aqui é que reside o ponto importante do uso do computador na educação
em nossa opinião.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Obviamente que para um discussão ser produtiva as pessoas tem
que ter algo relevante a trazer para o grupo e isto implica em preparar-se
previamente para o tema
-
beatriz diz:
-
Quantas pessoas que são um" poço" de conhecimento, mas não
interagem,. Pode interagir com um objeto, mas construir , reconstruir,
trocar, tem pessoas que não conseguem.
-
CrisRorig diz:
-
acho que nao comunicam Beatriz
-
beatriz diz:
-
É disso que eu estou falando Cris.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Há quem aprende melhor solitariamente, mas isto é a exceção
e não a regra
-
max diz:
-
gente a producao de conhecimento depende de muitas variaveis , a interacao
como forma de comunicacao pode sim ajudar a adquirirmos conhecimento ,
mas nao pode garantir , escrevi um artigo no meu web sobre comunicacao
e educacao que fala um pouco nisto
-
fernando diz:
-
estamos convivendo ao mesmo trempo em muitos ambientes, sem a possibilidade
de formar se quer uma idéia/ quanto mais fazer uma análse
criteriosa/ há vezes que tenho medo até de opinar
-
ClaudiaM diz:
-
Existem pessoas que até nem sabem tanto mas estão dispostos
a trocar conhecimentos no pouco que sabem e aprender com os outros, ter
humildade...
-
Luciana diz:
-
é subjetivo
-
beatriz diz:
-
Também me sinto assim Fernando.
-
Catia diz:
-
Excelente Claudia!!! Humildade...
-
Lucia diz:
-
concordo Fernando
-
Catia diz:
-
'as vezes também tenho essa sensação, Fernando
-
jackieD diz:
-
Fernando , aprender é muito se expor e dominar o medo e a vergonha
do não saber...
-
Adriane diz:
-
as pessoas ainda estão na idéia de que sozinhos chegamos,
hoje em dia não é mais assim, so chega o grupo...quem não
se adaptar com isto está frito...:))
-
CristinaZ diz:
-
Algumas vezes preciso me recolher na minha concha para digerir melhor
-
sara diz:
-
isto é importante Claúdia
-
Andrea diz:
-
E a questao interagir pode ser tambem com um objeto com um livro, com outros
seres pensantes q criam muito mais rico seria mas..acho que se pode interagir
com outras variaveis..tb....
-
Dani diz:
-
acho que para possibilitar a construção do conhecimento devemos
passar pela fase solitária e pela colaborativa tb ..........
-
CrisRorig diz:
-
e, temos que nos valorizar e ver que nossas ideias sao importantes e errar
e humano e ensina
-
fernando diz:
-
o medo é no tocante a fazer uma avaliação precipitada
dos SW QUE TENTAMOS USAR
-
Luciana diz:
-
Existem classificações para os tipos de erros
-
CristinaZ diz:
-
Isso aí Dani era o que eu estava sentindo e não soube expressar
-
Iris diz:
-
Mas, se não errarmos, onde está anossa chance de aprender
e se expor o nosso pensamento.
-
Adriane diz:
-
ta na hora de paramos de dizer só teorias e sermos realmente solidários
e humildes...falar é fácil o difícil é colocar
em prática no dia a dia, na aceitação da opinião
dos outros e no respeito a opinião dos outros...
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Dani, uma opção seria usar o composer ou outro software
de criação de home-page, via Netmeeting, colaborativamente
com controle concedido.
-
CrisRorig diz:
-
no groupware estamos aprendendo muito, acho que estamos colocando em pratica
esta nova concepcao de trabalho
-
Dani diz:
-
pois é ............... estava pensando nisso .....Liane
-
max diz:
-
a construcao do conhecimento para nos que vivemos em sociedade e nao numa
ilha tem que acontecer entre o ser o objeto e o meio , conhecimento solitario
pode ser circunstancial mais nunca acreditarmos nele como uma forma boa
e real , vivemos em grupos
-
Sorio diz:
-
A verdade é que ,quanto mais aprendemos, mais vemos que ainda sabemos
muito pouco !
-
CristinaZ diz:
-
Ah não é só o word que se pode compartilhar?
-
Dani diz:
-
vamos ter a possibilidade de fazer algo parecido ? Liane
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Dani, um de minhas alunas fez uma pesquisa sobre ambientes colaborativos.
A dissertação dela está no CDROM. O nome dela é
Joice Otsuka.
-
Iris diz:
-
É colaborativo, é solitário, é se expondo ,
é aprendendo. Não é Cris?
-
ClaudiaM diz:
-
Interessante a idéia de compartilhar vários programas, pois
é uma forma de interagirmos e trocarmos conhecimentos juntos
-
Cristiano diz:
-
Olhem o site do professor. Existe um monte de informação
sobre processo educativo e avaliação e várias apresentações
Power Point. Muito fácil de navegar e bem interessante.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Hoje pela manhã testei com um grupo de 12 alunos o compartilhamento
do word, mas em princípio qualquer programa pode ser compartilhado.
-
max diz:
-
ainda acho o sistema de compartilhamento muito lento devido as linhas ,
deixando o trabalho cansativo
-
Luciana diz:
-
Cristiano e tem uma boa fundamentação teórica
-
Andrea diz:
-
E o resultado ate o momento Prof Liane??
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
E deu certo, todos os 12 puderam mexer no texto?
-
Resposta: sim, todos puderam alternadamente escrever
algo no texto. O controle é cedido pelo professor e cad aum vai
podendo passar o controle para outro. O dono dotexto (quem o abriu e compartilhou)
pode retomar o controle a qualquer momento.
-
CrisRorig diz:
-
se for na mesma rede acho que e possivel compartilhar ,como em uma sala
de aula
-
Sorio diz:
-
Eu fiquei muito feliz quando consegui compartilhar ;minha experiência
no Excel,com Liane-aluna
-
Catia diz:
-
Como se organizaram?
-
MarcoAnaA diz:
-
Quanto compartilhamos o word foi extremamente lento, mas é valido
pela troca de idéias que pode surgir desta interação
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O software foi instalado há pouco tempo e estamos aprendendo
a lidar com ele. Muitos problemas ainda não tem explicação
mas tenho convicção de que vamos aprender muito neste processo.
-
Sorio diz:
-
fomos para o lab . do pgie e testamos .fiz uma planilha executei os graficos
,mexemos e depois salvamos uns triângulos
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O compartilhamento do word será interessante, por exemplo para
duas ou 3 pessoas criarem um texto ou fazerem uma revisão de texto,
acompanhada por uma comunicação verbal em paralelo.
-
jackieD diz:
-
Liane, tenho atuado com meus alunos de 13 anos, no NM e está sendo
maravilhoso!!!
-
jackieD diz:
-
vou tentar compartilhar o Word...
-
Andrea diz:
-
isso q estamos experimentando prof Liane
-
Catia diz:
-
Que legal que estás conseguindo Jackie
-
max diz:
-
Testar soft e questionavel pois perdemos algum tempo nisto , e fornecemos
relatorios para fabricantes , nao estou aqui para isto
-
jackieD diz:
-
e eles estão na casa deles...
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Mas eu percebi que o próprio Netmeeting se comporta de modo meio
estranho, travando as vezes.
-
Andrea diz:
-
E comos 12 alunos foi o sw mcu..de qual se referia a pouco..que tem esperancas
de ficar OK???????
-
MarcoAnaA diz:
-
Nós achamos válido e quando testamos, estavamos acompanhados
de som,
-
-
Dani diz:
-
JakieD ................. depois vamos trocar figurinhas !!!!!!
-
jackieD diz:
-
discordo max...em parte...
-
max diz:
-
questiono esta tal construcao feita desta forma
-
Iris diz:
-
Mas, Max, se existe nada pronto... temos que testar e tentar.
-
max diz:
-
respeito sempre o diferente
-
MarcoAnaA diz:
-
O nosso maior problema foi tb, o travamento do NM principalmente na passagem
de um para outro.
-
CrisRorig diz:
-
alguem deve dominar o processo para poder orientar, senao muitos podem
nao aprender nada
-
jackieD diz:
-
CrisR, estou chegando a conclusão que isso é relativo...
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
eu concordo com a professora Liane e discordo do Max, nós temos
que testar aquilo que pensamos vai servir para o nosso objetivo
-
max diz:
-
Concordo plenamente com a cris
-
jackieD diz:
-
pois meus alunos estão mostrando o contrário...
-
Dani diz:
-
o NM esta muito estranho .............. até nas conexões
simples ...............Liane
-
CristinaZ diz:
-
Uma das coisas que a Joice aponta como fator positivo é o fato de
se vencer a timidez o que facilita a interação, não
?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Os 12 alunos estavam em Belem, num laboratório da UFPA e o mcu
estava em Porto Alegre. A linha até Belem está bem sobrecarregada
mas com uma só fonte de video e os demais recebendo audio, vídeo
e trocando dados funcionou!
-
CrisRorig diz:
-
fala mais da tua experiência Jackie
-
max diz:
-
Libaneo coloca no seu livro de Didática Geral ,que o professor no
construtivismo não perde seu papel de orientador e conhecedor do
processo de aprendizagem
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
isto é como ler livro traduzido, sempre se perde o "meaning" que
o autor colocou
-
jackieD diz:
-
os dois primeiros alunos (cada um em sua casa) foram orientados por mim,
outro foi orientado pela primeira aluna...
-
Catia diz:
-
O que significa esse símbolo?
-
sara diz:
-
max creio que esta prática tem seu lado positivo para ti seja lugar
comum porém para mim tem sido uma tarefa interessante
-
CrisRorig diz:
-
depnde com quem se esta trabalhando
-
jackieD diz:
-
e já estamos em cinco alunos juntos...
-
Silvia diz:
-
Prof. Liane aqora que consegui conexão com ead.ufrgs.br
-
Silvia diz:
-
Parece ser problema com o meu provedor. Coloquei a Marie e o Ademir a par
dos meus problemas
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Foi muito interessante a discussão hoje.
-
Maria_Bea_Silva diz:
-
também gostei da conversa
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Silvia, quando estiveres com dificuldades, faz um tracert para ver como
está o caminho e manda o resultado para o suporte
-
max diz:
-
Pessoal , acredito que foi muito produtiva a conversa , vou tentar rever
minhas posições , discutir ,entender o outro e a nos mesmo
, isto sim faz parte do processo de aprendizagem . Beijos e este aula da
Liane eu entendi , estou feliz ,beijos ,beijos
-
Silvia diz:
-
Liane eu fiz o ping e mandei para o Ademir.
-
Silvia diz:
-
Consigo usar o Meting Point e o NM, mas desde a formatação
do micro no sábado não consigo usar o MS CHat.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Silvia, o ping só não adianta. Tem que fazer o tracert
para a gente ver como está o tempo até cada um dos roteadores
do caminho.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Silvia, tentaste reinstalar o MSChat?
-
Dani diz:
-
Liane ...........quando aparece request time out ...................
-
Silvia diz:
-
10 vezes ou mais
-
Dani diz:
-
nao consigo ir em frente ..................
-
Silvia diz:
-
Mas não e instalação. poderia ser o cliente microsoft?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Onde aparace isto Dani?
-
Silvia diz:
-
e, estou conectada por outro provedor.
-
Dani diz:
-
publiquei o tracert do www.ipa-imec.br
-
Dani diz:
-
de ead.ufrgs.br ate la .................
-
Dani diz:
-
o contrario foi bem ..................
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Dani o request time out na resposta do tracert ocorre quando a resposta
se perde (pode ser descartada por excesso de tráfego) ou o roteador
está configurado para não responder.
-
Dani diz:
-
Liane ............. para depois que acha a embratel ..............
-
Dani diz:
-
Liane .............. é como um bloqueio ???
-
Dani diz:
-
para nao ser rastreado mesmo ???
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Bloqueio é um filtro definido num arquivo de configuração
de um roteador leva ao re-encaminhamento dos pacotes não autorizados.