Log do Chat do dia 22/NOV/2000 - 2º Horário

Obs.: O que está em verde e com letra mais forte (negrito) foi acrescentado por mim como resultado do processo
de edição do chat. Respostas e comentários foram adicionados. Eliminei comentários  não necessários à
compreensão do que estava sendo discutido. Coloquei ao lado das respostas que contribuiram para o aprendizado
coletivo um símbolo de aprovação.

Liane Tarouco
Coordenador Liane-profe diz:
Boa noite
Eliany diz:
Profe, aqui em Chapecó, estão fazendo alterações na rede. Hoje, por telefone, o rapaz me deu as instruções para a retirada do seridor proxy através do menu Ferramentas - opções da internet. Ele me disse qua as pgs. acessadas ficam em cache. Pode isso mesmo sem servidor proxy?
Alessandra diz:
Professora Liane, li agora a pouco seu e-mail dizendo que se encontrassemos outro endereço de portal era para colocar no equitext. Mas, naquele texto já inserido pela senhora, sobre os servidores?
Coordenador Liane-profe diz:
Sim, eu até inclui uma pergunta adicional no meu parágrafo
Coordenador Liane-profe diz:
Eliany, o cache do teu navegador é independente da existência de um servidor proxy num provedor.
LizandraEliane diz:
Colegas, eu Lizandra acabei de colocar duas sugetões nas tarefas. Vale a pena conferir o www.webescola.com.br , tem sugestões de projetos educacionais e etc e fala sobre swe ducacionais, com a opção de fazer o download. Dêem uma olhada!
Alessandra diz:
Mas este cache não tem a mesma capacidade que um servidor proxy. Certo?
Coordenador Liane-profe diz:
Vocês viram a página em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/wwweduc.htm com os primeiros comentários sobre os portais visitados?
Marines diz:
Profª, há alguma influência de estarmos com o proxy instalado e o acesso ao MCU? Melhora, piora, ou não tem nada a ver?
raquelrizzo diz:
Sim professora. Andei visitando vários sites
Coordenador Liane-profe diz:
Alessandra o cache da máquina da gente armazena as páginas consultadas da nossa máquina (usualmente uns 7 Mbytes). O proxy do provedor armazena as páginas consultadas por todos os clientes.
raquelrizzo diz:
Gostei muito do portal educacional, dos que visitei foi o que considerei ser o mais rico em recursos e informações.
Gizelda diz:
Fiz a busca pelo cade também.
Coordenador Liane-profe diz:
Para acessar o MCU não pode estar com o browser configurado para consultar a WWW indiretamente, via proxy.
Gizelda diz:
Eu também gostei muito do portal educacional me pareceu muito completo com inúmeros links e permite interação.
Coordenador Liane-profe diz:
O que eu gostaria de ouvir de vocês é uma apreciação sobre os mecanismos de interatividade usados nos portais visitados.
raquelrizzo diz:
Outro site indicado que achei excelente foi o portal do professor, um site independente , muito indicado para quem trabalha com informática na educação
raquelrizzo diz:
qual tipo de interatividade? os fóruns de discussão por exemplo?
Gizelda diz:
Os sites que visitei trazem espaços para contribuições, pesquisas, em um visitado gostei muito da secção talentos achei bem interativos.
Coordenador Liane-profe diz:
Eu pedi para o Ademir reunir as respostas colocadas no Learning Space numa página. Está em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/portais-educacao.htm Ainda Não olhei os webfolios porque estou fora de Porto Alegre nesta semana.
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel, uma das perguntas motivadoras desta semana de atividades era: Que funções do WWW podem ser aproveitadas para um ambiente de ensino-aprendizagem?
Bethi diz:
Há um site da matemática da UFRGS que propôe desafios aos alunos
Alessandra diz:
No domingo, andei dando uma olhada no portal www.educacional.com.br e gostei muito, mas para interagir com tudo que tem disponível tanto para alunos como para professores é necessário se cadastrar! Tentei mas deu erro.
Coordenador Liane-profe diz:
Todo o tipo de interatividade!
Coordenador Liane-profe diz:
Vocês poderiam relatar as formas de interação que tais sites ofereciam?
Helena diz:
Gostei muito do portal do professor, traz textos para reflexão, aprofundamento de temas e ainda oferece a oportunidade dos professores discutirem sobre sua experiência, para mim isso é fantástico.
Marie diz:
Achei interessante as propostas de trabalhos colaborativos em cima de projetos desenvolvidos, entre escolas... o Kidlink oferece isso.
Gizelda diz:
Alessandra eu também não consegui acessar as atividades ligadas as àreas específicas do ensino médio, precisava cadastro.
Solange diz:
os sites que olhei ofereciam chats, outros enderecos, listas de discussao....
Coordenador Liane-profe diz:
Helena. como se daria esta reflexão? individual e solitariamente depois de ler os textos?
raquelrizzo diz:
Bom, a riqueza de possibilidades é enorme. Alguns sites abrem espaço para discussão de artigos em diversas áreas de interesse
LizandraEliane diz:
O webescola oferece opções de download de swe ducacionais, tem chat, forum de discussão, laboratório de informática, podemos cadastrar projetos da escola, ver projetos de outras escolas...
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel, como é implementada a discussão de artigos?
Marines diz:
Nos sites por mim visitados percebi que sempre me enriquecem de alguma forma., desde notícias do que está acontecendo por ai até propostas de trabalho que podemos copiar ou nos apoiar para recriar em cima das mesmas. Entre outras coisas.
Marie diz:
Em alguns existem fóruns de discussão para temas específicos, é só acessar e colaborar.
Gizelda diz:
Não tentei me cadastrar. Pensei em observar outros aspectos. Ele possui centenas de Links, não é?
Bethi diz:
Muitos sites abrem espaço para discussão entre aqueles que consultam. Permitem contato com os autores de artigos através de mail
raquelrizzo diz:
no site webeducação por exemplo existe uma área onde são publicados artigos, divididos por área de interesse e em alguns está aberto fóruns de discussão online, para interações de opiniões
Marines diz:
Pode-se perceber que a informática na educação é uma coisa que encontra-se "explodindo".
LizandraEliane diz:
Existe também o site do Dimenstain sobre o Aprendiz do Futuro. Traz temas atuais e uma visào voltada para a cidadania.
Helena diz:
Pelo que entendi, e foi o que mais me chamou a atenção, foi a possibilidade de discutir no Forum. Mas os textos também oferecem boas possibilidades de serem trabalhados na escola pelos professores, após pesquisa no site.
Gizelda diz:
em um dos sites tinha um link painel de empregos ( achei interessante).
Sirlei diz:
Parece que a cada semana aparecem novos endereços...
Alessandra diz:
Hoje, mesmo, recebi pelo correio um folder de um portal escola 24 horas.
LizandraEliane diz:
Concorso Helena, este do aprendiz vale a pena conferir!
Coordenador Liane-profe diz:
Qual o URL deste portal Alessandra?
Marie diz:
Eu visitei o escola24horas, Alessandra... mas é preciso cadastrar a escola.
Alessandra diz:
www.escola24horas.com.br
Marie diz:
http://www.escola24h.com.br/
Marie diz:
Pode-se também obter uma senha por 15 dias para conhecer o site.
Coordenador Liane-profe diz:
Marie, tem que pagar para conseguir mais dias?
Marines diz:
Visitei um outro fora da lista ( ou acho que fora) que é o www.edunexo.com.br. É também interessante.
raquelrizzo diz:
é claro que a possibilidade de interlocução dentro da internet é real e está aí, para ser utilizada por professores de todo mundo. Agora existem muitas variáveis que podem influenciar na qualidade e seriedade dessa interlocução
Coordenador Liane-profe diz:
Marines, porque é interessante?
Helena diz:
Acho super interessante a possibilidade dos professores estarem usando a internet para trazer para a escola as discussões, assim vai se atingindo um número maior de professores, os sites são tb bastante atraentes para a busca.
Marie diz:
Não fala nada sobre "pagar" claramente, falam que a escola tem que se cadastrar e a equipe do site faz contato...
raquelrizzo diz:
eu que trabalho com educação em saúde posso dar um exemplo de interatividade no www: produzimos um programa de rádio semanal (10 minutos) chamado VIVA SAÚDE, que disponibilizamos via internet para educadores interessados em veiculaos
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel, gostarias de elaborar um pouco tua contribuição sobre as muitas variáveis que podem influenciar na qualidade e seriedade dessa interlocução?
Gizelda diz:
O cadastro no próprio site Marie?
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel, como o programa é disponibilizado? Real?
Marie diz:
Mas existem áreas livres no Escola24hs que são livres, sem necessidade de cadastro.
Marines diz:
É interativo. Podemos enviar nossos projetos assim como visualisar o dos outros. Há propostas de cursos, fala do enem, etc.
raquelrizzo diz:
O programa de rádio é disponibilizado para dowload, um arquivo mp3 zipado. Cada programa tem em média 4 MB. já coloco o endereço
Marie diz:
Sim, Gizelda. Com o cadastro e contato com o site a escola passa a fazer parte da rede Escol@24horas
Alessandra diz:
Neste folder diz que tem mais de 250 instituições de ensino associadas.
raquelrizzo diz:
Uma variável que acho importante nesse contexto: nosso programa de rádio faz parte de um programa de educação em saúde dirigido principalmente ao usuário do SUS. Quer dizer, ele está inserido dentro de um projeto maior, não é um programa isolado
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel, como tem sido a resposta ao programa? As pessoas tem usado a Internet para tentar se comunicar com a equipe?
Marie diz:
Mediante um contrato, cada instituição de ensino paga uma taxa mensal, por aluno, pelos serviços oferecidos.
raquelrizzo diz:
Por enquanto estamos disponibilizando apenas um programa para teste. Estamos testando principalmente as rádios que o veiculam no Paraná, aproximadamente 80 emissoras am`s. Estamos analisando, testando, divulgando. Em dezembro vamos colocar 7 programas para dowload
raquelrizzo diz:
Antes nós enviávamos o programa via correio, em minidiscs, o que é caro, lento, trabalhoso e limitado, quando falo em programa sem fins lucrativos
Eliany diz:
E o site da escolanet, alguém conhece?
raquelrizzo diz:
Agora estamos testando a aceitação das rádios em sair do gravador (MD) e ir buscar o material na internet. Aos poucos as rádios estão aceitando, muitas sem resistências, outras achando que estamos atrasados, e algumas nem sabem do que estamos falando.
Sirlei diz:
Marie, por aluno?? Disse quanto??
Marie diz:
Eu naveguei por ele, Eliany.
Coordenador Liane-profe diz:
O que vocês pensaram em colocar no site para apoiar a interação com os professores?
Marie diz:
Não, Sirlei. Disse apenas que Esta taxa por aluno é calculada em função de variáveis, como: número de alunos e carga horária de assessoria à escola
raquelrizzo diz:
Acho que a internet está aí para democratizarmos e desmonopolizarmos as informações. Estou pensando em trabalhar minha monografia do curso com essa nossa experiência de educação em saúde.
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel, isto é muito interessante pois se pode combinar a possibilidade da radio de chegar ao mesmo tempo em muitos locais, sem ter que pagar por linha, com a possibilidade de interação da Internet.
Marie diz:
Eu também, Eliany. Gostei dos portais que visitei que ofereciam recursos para escolas/professores desenvolver trabalhos em conjunto.
Coordenador Liane-profe diz:
Marie, que recursos eram estes?
Marie diz:
Disponibilizaram os temas dos projetos e a possibilidade de contato com as escolas para trabalhar em parceria.
raquelrizzo diz:
Além disso Liane, saímos das rádios, com sua estrutura já montada que pode pagar por programas educacionais ( o nosso é trocado pelo horário da veiculação) e chegarmos até os professores, agentes comunitários, sindicados, asssociações comunitárias e quem mais precisar de informações, em nosso caso, sobre saúde.
Marines diz:
Nos sites visitados? Eu não coloquei (interagi) com nenhum, mas algumas idéias de aplicação em minha escola, do uso da internet, como por exemplo, uma página da minha disciplina com exercícios extras, curiosidades, oportunidades do aluno expressar opiniões virtualmente, etc.
Marie diz:
Por email, salas de chat no próprio site.
Coordenador Liane-profe diz:
Solange acabei de acessar aquela página e a pesquisa no CADÊ que ela aciona foi realizada e uma página com resultados foi apresentada.
raquelrizzo diz:
para quem se interessar no programa de rádio o endereço é: www.saude.pr.gov.br , entre lá, clique em dowload, e depois em programa rádiosaúde. Como estamos em testes a nossa página de educação em saúde com os textos explicativos ainda não está pronta, mas estará em dezembro. Quem sabe alguém de vocês se interesse em veicular o programa,
Coordenador Liane-profe diz:
E o resto da turma? Estão tão caladas!!!!
Sonia diz:
Achei o site no geral muito bom. Não pude cadastrar-me como escola. más é uma grande ajuda para a educação. Principalmente se considerar-mos que os professores precisam de material de apoio acessivel as suas pesquisas e atualizações.
raquelrizzo diz:
O que vocês acham da disponibilização de livros de literatura pela Internet? eu baixei o "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do MA de um site para testar
Sonia diz:
Que barato. acho ótimo. Afinal a leitura enriquece a alma não?
Sirlei diz:
Conferi a lista. Já achei mais alguns endereços que quero conferir. Posso substituir ou acrescentar aos citados??
raquelrizzo diz:
Vários sites indicados tem acesso a obras literárias. O Portal educacional tem uma área de Clássicos Virtuais, com obras muito interessantes. Só acho que a magia de ler o "livro", no caso da literatura realmente se perde na internet. O que vocês acham? Dá para indicar para os alunos a leitura de literatura pela internet?
Coordenador Liane-profe diz:
Hoje, acessando o jornal http://www.cnnenespanol.com vi que estão realizando uma enquete sobre a renuncia do Fujimori no Peru e outra sobre o processo eleitoral nos Estados Unidos.
Marie diz:
Eu gostei também do site http://www.edutecnet.com.br/, que tem por objetivo formar uma comunidade virtual para aprendizagem colaborativa na área de tecnologia e educação.
Sirlei diz:
Eu costumo acessar www.aescola.com.br para ler artigos ligados a educação.
Coordenador Liane-profe diz:
A propósito, estive olhando os resultados de avaliação semanal e vi que poucos alunos responderam. Peço que façam um esforço para responder ãs enquetes semanais de cada disciplina pois suas respostas são importantes para nós.
Berenice diz:
Prof. acabei de acessar os portais, tem muita coisa para ver
Gizelda diz:
Me envolvo com as outras atividades que as avaliações vão ficando...
Solange diz:
pessoal, o portal mais interessante que vi foi um alemao http://www.schulweb.de . Até para quem nao entende a lingua, ele é muito interessante (acho)...
Berenice diz:
é muito bom, fui parar até na biblioteca de londres
Sirlei diz:
Acho importante ter sido levantada a questão da interatividade. Às vezes a gente navega, navega,... sem se preocupar muito.
raquelrizzo diz:
Sirlei, acho que artigos podem perfeitamente serem trabalhados via web, mas ainda sou um pouco resistente a obras literárias. Foi super fácil baixar o Brás Cubas, uma obra que eu adoro, mas me pareceu tão sem vida, com aquelas fontes conhecidas de todo o dia
Gizelda diz:
A leitura pode não ser tão atrativa. Não acha Raquel?
Sirlei diz:
Concordo. Já vi alunos "baixando" resumos de obras literárias para se preparar para provas!
Coordenador Liane-profe diz:
Como vocês se sentem melhor ao navegar num site? Que tipo de interação lhes agrada mais?
Berenice diz:
como assim Raquel, fontes conhecidas de todos os dias?
Helena diz:
Professora, o que é importante considerar para avaliar a possibilidade de interatividade num site?
Paulo diz:
Alguns sites de download fzem você navegar por várias telas até disponibilizar o "botão" para a cópia. É falta de interatividade e retrabalho.
raquelrizzo diz:
Sim Berenice, as fontes usadas na informática são quase sempre as mesmas ( times new romam por exemplo). No livro talvez seja igual, mas daí tem o cheiro , o toque, a cor do papel, se é novo, se é velho, se já foi lido então é ótimo, pois está cheio de rubricas interessantes
Coordenador Liane-profe diz:
Eu encontrei também resumos, mastigados, de obras literárias!!! Para quem tem que fazer um trabalho sem ler o livro é uma ajuda e tanto!
Paulo diz:
Outras tem tantos links que você não sabe onde está. Qual a solução? Colocam aquele icone da "tela inicial" para os perdidos.
raquelrizzo diz:
Sim Liane, para fazer um trabalho pode ajudar. Mas me parece que isso não "ensina" o aluno, principalmente jovem a ler, e ele precisa desse aprendizado. Sei lá, talvez seja resistência minha.
Marines diz:
Mas, estes resumos das obras não são um "gol contra" para aqueles que realmente devem ler, para aprender?
raquelrizzo diz:
Isso Marines
Paulo diz:
Liane, quantos aos questionários semanais, sugiro que sejam mais qualitativos. Respondi alguns da sua disciplina, mas não me permitem dar um "feed-back"adequado para cada conteúdo.
Marines diz:
Acho que estamos dizendo a mesma coisa Raquel
Solange diz:
Complementando os exemplos acima, no site alemao, tinha um link para uma página que oferecia temas de casa prontos... A propagenda era: Nunca mais fazer tema de casa...
Berenice diz:
Prof. para mim um site deve ser claro , direto, com pouca poluição visual
raquelrizzo diz:
Acho que essa é uma das contradições do uso das tecnologias na educação. Mas uma contradição não quer dizer uma impossibilidade
Coordenador Liane-profe diz:
Raquel eu estava ironizando sobre a ajuda. Não dá para expressar isto muito bem no texto. Acho que pegar só o resumo é uma trapaça pois o intúito da tarefa certamente era a de que o aluno lesse todo o livro!
Helena diz:
Tb tenho essa opinião, Berenice.
Sirlei diz:
Eu tinha entendido assim, prof.
raquelrizzo diz:
Olha, isso é interessante na interatividade via máquina. As vezes a gente não consegue perceber o verdadeiro sentido da colocação do outro. Falta o olhar e o tom da voz não é mesmo?
Marie diz:
Gostei dos portais que tinham menus e apresentam quase tudo que oferecem diretamente... é só clicar...
Coordenador Liane-profe diz:
Sim, temos que aprender melhor a usar os smiles em nossos textos. Eu normalmente só uso o sorriso :-), o ar diabólico >:-) e uns poucos outros
Helena diz:
Esse, professora, é um ponto negativo da internet, entra tantos positivos.
Nancy diz:
no conozco cuales son los simbolos para expresar emociones, hay algun lugar donde esten?
Helena diz:
Estava falando dos sites que usam a "contra-mão"
raquelrizzo diz:
Acho que a primeira página do portal é super importante! ele deve conter todos os temas que estão tratados nas páginas anteriores, de uma forma direta, com uma linguagem dirigida ao público ao qual se dirige. E isso é difícil de fazer...
Coordenador Liane-profe diz:
No tutorial Ferramentas e servi;os da Internet, que estava indicado na unidade Nossa Internet, tem um link para http://www.tche.br/smiley.html onde tem um pequeno dicionário SMILES
Sirlei diz:
Eu vi, e utilizo muito pouco!
Nancy diz:
obrigada, Prof
Marie diz:
Concordo, Raquel... principalmente quando são dirigidos para públicos distintos... alunos/pais/professores.
raquelrizzo diz:
adorei Liane, vou ver se crio um ar de dúvida, mais um enigmático para quando eu não tiver a mínima idéia do que está acontecendo e não quero dar bandeira.
Coordenador Liane-profe diz:
:-O
Paulo diz:
Acessei a página. Gostei desse: :-D
Berenice diz:
até + pessoal, uma boa noite a todos
Helena diz:
Tem esse aqui {} que quer dizer abraço.
Coordenador Liane-profe diz:
Alguem conhece um dicionáriomais completo dos emoticons (os símbolos ) SMILES?
Marie diz:
Eu tenho um endereço em algum lugar... vou procurar e envio pela lista...
Paulo diz:
Já vi em algum lugar. Acho que foi numa INFO Exame.
Coordenador Liane-profe diz:
|-O bocejando
Beth diz:
Parece que uma nova linguagem se está criando.
Helena diz:
[ ] abraço forte.
Paulo diz:
Falei no iníco do 1. horário que configuramos o ILS do colégio. Com o IP local tudo bem. Externamento não consigo conecção. Que pode ser?
raquelrizzo diz:
:-/ criei esse smiles agora, será que j´existe? significa dúvida, hummmm
Helena diz:
<:-) Seu burro!
Coordenador Liane-profe diz:
Paulo, tem que investigar possíveis firewalls no caminho. Se tiver um firewall ele filtra pacotes IP dirigidos a portas não explicitamente autorizadas.
Coordenador Liane-profe diz:
Achei uma lista maior em http://www.fingertek.com/smilies.htm
Marie diz:
Achei uma lista em: http://tato.vserver.com.br/icon.html
Paulo diz:
Ah, antes não conseguiamos acessar o ils da UFRGS. Alteramos o firewall que o LINUX tem e agora aceita. Mas só em micro que tem o IP fixo. Agora vamos ter de descobrir a liberação para pacotes para o ILS do colégio.
raquelrizzo diz:
:-() falando alto
Beth diz:
Paulo eu enfrentei um problema semelhante pois o provedor não sabia acessar as portas para permitir alguns tipos de conexões.
Nancy diz:
Prof. el NM, conecta directamente con cada maquina (con cada IP usuario-usuario)??
Marines diz:
Gostei deste 8 - ) . Quer dizer sorrindo e com óculos escuros : - )
Marie diz:
Mais uma página: http://www.tpa.com.br/ewb/emoticons.htm
Helena diz:
Legal, Marie, gostei :D
Coordenador Liane-profe diz:
O Netmeeting pode ser usado para conectar diretamente usuário com usuário, sem passar por um MCU. O MCU é um Multipoint Control Unit, para permitir a comunicação com video de muitos para muitos.
Se usarmos apenas o Netmeeting dá para fazer conexão entre vários mas só os dois primeiro que se conectarem enviam e recebem vídeo.
Helena diz:
O:) Anjo
raquelrizzo diz:
marines, acho que esse 8-I, variação do que você mandou, pode servir para o enigmático que eu queria
Nancy diz:
pero con MCU se conecta con cada maquina o unicamente con el servidor?
Ademir diz:
Paulo, tenho um documento que indica como configurar um firewall (quais portas habilitar) par usar o NM. Amanhã eu te passo. Pode ser que ajude.
Paulo diz:
Ótimo Ademir. Estamos fazendo, mas com LINUX é mais complicado. Obrigado.
Coordenador Liane-profe diz:
Quando a videoconferência é intermediada pelo MCU, todas as máquinas se conectam com ele e ele redistribui os pacotes
Marie diz:
%-\ esse diz que é confuso na última página que mandei.
Coordenador Liane-profe diz:
Olha o meu gato      =^..^=
Coordenador Liane-profe diz:
Boa noite para todos
Paulo diz:
Nossas conferências no MCU tem sido um pouco complicada.
Nancy diz:
para permitir la comunicacion se tiene que habilitar el permiso para todas las maquinas conectadas??
Resposta: Sim, para estabelecer a comunicação com o MCU cada máquina tem que passar pelo processo de autorização. Mas isto é uma decisão nossa. Tecnicamente existe a possibilidade de configurar o MCU para que aceite conexão de qualquer um, sem autenticar. Mas ai todo mundo poderia usar o servidor sem que tivessemos controle.
Coordenador Liane-profe diz:
Paulo, o MCU chegou há um mês apenas.
Paulo diz:
Boa noite e vou guardar esses emoticons. São de primeira. ;-)
Coordenador Liane-profe diz:
Estamos fazendo um trabalho pioneiro no Brasil.
Paulo diz:
Sei profe. Estamos aprendendo e fazendo coisas que não pensava conseguir!
Nancy diz:
no solo en Brasil Profe...
Coordenador Liane-profe diz:
Os problemas tem que ser investigados a partir de testes . Com alguns grupos tudo funciona bem e no instante seguinte não. Estamos buscando respostas. Espero que logo consigamos descobrir as causas e saná-las
Paulo diz:
Temos as duas variáveis mais instáveis e complexas que poderiamos usar: Pessoas e informática. Por isso os resultados estão excelentes!
Nancy diz:
es una buena experiencia, que como todo nos da su dolores de cabeza....
Coordenador Liane-profe diz:
Hoje estive procurando pela Internet, normas técnicas que descrevam o protocolo usado no compartilhamento para que a gente consiga interpretar as mensagens de controle intercambiadas entre o MCU e as máquinas clientes e ver porque as vezes certos serviços são desabilitados.
raquelrizzo diz:
Marines, cadê o enigmático?
Marines diz:
Raquel, não achei nada para enigmático. Só para confuso, como estou agora. %-\
Coordenador Liane-profe diz:
O que complica aqui no Brasil é que existe muito congestionamento em certas linhas e isto causa perda de pacotes.
Coordenador Liane-profe diz:
Tchau para vocês.
raquelrizzo diz:
espero que encontre Liane. Teremos paciência, pois realmente é um recurso ainda considerado novo ( videoconferencia via computador) pelo menos na prática brasileira
Marines diz:
Raquel, tem sorrindo sarcasticamente que é assim : - ]
Coordenador Liane-profe diz:
Vou encontrar de qualquer modo, Nunca me rendo para uma dificuldade!