Log do Chat do dia 22/NOV/2000 - 2º Horário
Obs.: O que está em verde e com letra mais
forte (negrito) foi acrescentado por mim como resultado do processo
de edição do chat. Respostas
e comentários foram adicionados. Eliminei comentários
não necessários à
compreensão do que estava sendo discutido.
Coloquei ao lado das respostas que contribuiram para o aprendizado
coletivo um símbolo de aprovação.
Liane Tarouco
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Boa noite
-
Eliany diz:
-
Profe, aqui em Chapecó, estão fazendo alterações
na rede. Hoje, por telefone, o rapaz me deu as instruções
para a retirada do seridor proxy através do menu Ferramentas - opções
da internet. Ele me disse qua as pgs. acessadas ficam em cache. Pode isso
mesmo sem servidor proxy?
-
-
Alessandra diz:
-
Professora Liane, li agora a pouco seu e-mail dizendo que se encontrassemos
outro endereço de portal era para colocar no equitext. Mas, naquele
texto já inserido pela senhora, sobre os servidores?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Sim, eu até inclui uma pergunta adicional no meu parágrafo
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Eliany, o cache do teu navegador é independente da existência
de um servidor proxy num provedor.
-
LizandraEliane diz:
-
Colegas, eu Lizandra acabei de colocar duas sugetões nas tarefas.
Vale a pena conferir o www.webescola.com.br
, tem sugestões de projetos educacionais e etc e fala sobre swe
ducacionais, com a opção de fazer o download. Dêem
uma olhada!
-
-
Alessandra diz:
-
Mas este cache não tem a mesma capacidade que um servidor proxy.
Certo?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Vocês viram a página em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/wwweduc.htm
com os primeiros comentários sobre os portais visitados?
-
Marines diz:
-
Profª, há alguma influência de estarmos com o proxy instalado
e o acesso ao MCU? Melhora, piora, ou não tem nada a ver?
-
raquelrizzo diz:
-
Sim professora. Andei visitando vários sites
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Alessandra o cache da máquina da gente armazena as páginas
consultadas da nossa máquina (usualmente uns 7 Mbytes). O proxy
do provedor armazena as páginas consultadas por todos os clientes.
-
raquelrizzo diz:
-
Gostei muito do portal educacional, dos que visitei foi o que considerei
ser o mais rico em recursos e informações.
-
Gizelda diz:
-
Fiz a busca pelo cade também.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Para acessar o MCU não pode estar com o browser configurado para
consultar a WWW indiretamente, via proxy.
-
Gizelda diz:
-
Eu também gostei muito do portal educacional me pareceu muito completo
com inúmeros links e permite interação.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O que eu gostaria de ouvir de vocês é uma apreciação
sobre os mecanismos de interatividade usados nos portais visitados.
-
raquelrizzo diz:
-
Outro site indicado que achei excelente foi o portal do professor, um site
independente , muito indicado para quem trabalha com informática
na educação
-
raquelrizzo diz:
-
qual tipo de interatividade? os fóruns de discussão por exemplo?
-
Gizelda diz:
-
Os sites que visitei trazem espaços para contribuições,
pesquisas, em um visitado gostei muito da secção talentos
achei bem interativos.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Eu pedi para o Ademir reunir as respostas colocadas no Learning Space
numa página. Está em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/portais-educacao.htm
Ainda Não olhei os webfolios porque estou fora de Porto Alegre nesta
semana.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel, uma das perguntas motivadoras desta semana de atividades era:
Que funções do WWW podem ser aproveitadas para um ambiente
de ensino-aprendizagem?
-
Bethi diz:
-
Há um site da matemática da UFRGS que propôe desafios
aos alunos
-
-
Alessandra diz:
-
No domingo, andei dando uma olhada no portal www.educacional.com.br e gostei
muito, mas para interagir com tudo que tem disponível tanto para
alunos como para professores é necessário se cadastrar! Tentei
mas deu erro.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Todo o tipo de interatividade!
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Vocês poderiam relatar as formas de interação que
tais sites ofereciam?
-
Helena diz:
-
Gostei muito do portal do professor, traz textos para reflexão,
aprofundamento de temas e ainda oferece a oportunidade dos professores
discutirem sobre sua experiência, para mim isso é fantástico.
-
-
Marie diz:
-
Achei interessante as propostas de trabalhos colaborativos em cima de projetos
desenvolvidos, entre escolas... o Kidlink oferece isso.
-
-
Gizelda diz:
-
Alessandra eu também não consegui acessar as atividades ligadas
as àreas específicas do ensino médio, precisava cadastro.
-
Solange diz:
-
os sites que olhei ofereciam chats, outros enderecos, listas de discussao....
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Helena. como se daria esta reflexão? individual e solitariamente
depois de ler os textos?
-
raquelrizzo diz:
-
Bom, a riqueza de possibilidades é enorme. Alguns sites abrem espaço
para discussão de artigos em diversas áreas de interesse
-
LizandraEliane diz:
-
O webescola oferece opções de download de swe ducacionais,
tem chat, forum de discussão, laboratório de informática,
podemos cadastrar projetos da escola, ver projetos de outras escolas...
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel, como é implementada a discussão de artigos?
-
Marines diz:
-
Nos sites por mim visitados percebi que sempre me enriquecem de alguma
forma., desde notícias do que está acontecendo por ai até
propostas de trabalho que podemos copiar ou nos apoiar para recriar em
cima das mesmas. Entre outras coisas.
-
Marie diz:
-
Em alguns existem fóruns de discussão para temas específicos,
é só acessar e colaborar.
-
Gizelda diz:
-
Não tentei me cadastrar. Pensei em observar outros aspectos. Ele
possui centenas de Links, não é?
-
Bethi diz:
-
Muitos sites abrem espaço para discussão entre aqueles que
consultam. Permitem contato com os autores de artigos através de
mail
-
-
raquelrizzo diz:
-
no site webeducação por exemplo existe uma área onde
são publicados artigos, divididos por área de interesse e
em alguns está aberto fóruns de discussão online,
para interações de opiniões
-
Marines diz:
-
Pode-se perceber que a informática na educação é
uma coisa que encontra-se "explodindo".
-
LizandraEliane diz:
-
Existe também o site do Dimenstain sobre o Aprendiz do Futuro. Traz
temas atuais e uma visào voltada para a cidadania.
-
-
Helena diz:
-
Pelo que entendi, e foi o que mais me chamou a atenção, foi
a possibilidade de discutir no Forum. Mas os textos também oferecem
boas possibilidades de serem trabalhados na escola pelos professores, após
pesquisa no site.
-
Gizelda diz:
-
em um dos sites tinha um link painel de empregos ( achei interessante).
-
Sirlei diz:
-
Parece que a cada semana aparecem novos endereços...
-
Alessandra diz:
-
Hoje, mesmo, recebi pelo correio um folder de um portal escola 24 horas.
-
LizandraEliane diz:
-
Concorso Helena, este do aprendiz vale a pena conferir!
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Qual o URL deste portal Alessandra?
-
Marie diz:
-
Eu visitei o escola24horas, Alessandra... mas é preciso cadastrar
a escola.
-
Alessandra diz:
-
www.escola24horas.com.br
-
Marie diz:
-
http://www.escola24h.com.br/
-
Marie diz:
-
Pode-se também obter uma senha por 15 dias para conhecer o site.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Marie, tem que pagar para conseguir mais dias?
-
Marines diz:
-
Visitei um outro fora da lista ( ou acho que fora) que é o www.edunexo.com.br.
É também interessante.
-
raquelrizzo diz:
-
é claro que a possibilidade de interlocução dentro
da internet é real e está aí, para ser utilizada por
professores de todo mundo. Agora existem muitas variáveis que podem
influenciar na qualidade e seriedade dessa interlocução
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Marines, porque é interessante?
-
Helena diz:
-
Acho super interessante a possibilidade dos professores estarem usando
a internet para trazer para a escola as discussões, assim vai se
atingindo um número maior de professores, os sites são tb
bastante atraentes para a busca.
-
-
Marie diz:
-
Não fala nada sobre "pagar" claramente, falam que a escola tem que
se cadastrar e a equipe do site faz contato...
-
raquelrizzo diz:
-
eu que trabalho com educação em saúde posso dar um
exemplo de interatividade no www: produzimos um programa de rádio
semanal (10 minutos) chamado VIVA SAÚDE, que disponibilizamos via
internet para educadores interessados em veiculaos
-
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel, gostarias de elaborar um pouco tua contribuição
sobre as muitas variáveis que podem influenciar na qualidade e seriedade
dessa interlocução?
-
Gizelda diz:
-
O cadastro no próprio site Marie?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel, como o programa é disponibilizado? Real?
-
Marie diz:
-
Mas existem áreas livres no Escola24hs que são livres, sem
necessidade de cadastro.
-
Marines diz:
-
É interativo. Podemos enviar nossos projetos assim como visualisar
o dos outros. Há propostas de cursos, fala do enem, etc.
-
-
raquelrizzo diz:
-
O programa de rádio é disponibilizado para dowload, um arquivo
mp3 zipado. Cada programa tem em média 4 MB. já coloco o
endereço
-
Marie diz:
-
Sim, Gizelda. Com o cadastro e contato com o site a escola passa a fazer
parte da rede Escol@24horas
-
Alessandra diz:
-
Neste folder diz que tem mais de 250 instituições de ensino
associadas.
-
raquelrizzo diz:
-
Uma variável que acho importante nesse contexto: nosso programa
de rádio faz parte de um programa de educação em saúde
dirigido principalmente ao usuário do SUS. Quer dizer, ele está
inserido dentro de um projeto maior, não é um programa isolado
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel, como tem sido a resposta ao programa? As pessoas tem usado a
Internet para tentar se comunicar com a equipe?
-
Marie diz:
-
Mediante um contrato, cada instituição de ensino paga uma
taxa mensal, por aluno, pelos serviços oferecidos.
-
raquelrizzo diz:
-
Por enquanto estamos disponibilizando apenas um programa para teste. Estamos
testando principalmente as rádios que o veiculam no Paraná,
aproximadamente 80 emissoras am`s. Estamos analisando, testando, divulgando.
Em dezembro vamos colocar 7 programas para dowload
-
raquelrizzo diz:
-
Antes nós enviávamos o programa via correio, em minidiscs,
o que é caro, lento, trabalhoso e limitado, quando falo em programa
sem fins lucrativos
-
Eliany diz:
-
E o site da escolanet, alguém conhece?
-
raquelrizzo diz:
-
Agora estamos testando a aceitação das rádios em sair
do gravador (MD) e ir buscar o material na internet. Aos poucos as rádios
estão aceitando, muitas sem resistências, outras achando que
estamos atrasados, e algumas nem sabem do que estamos falando.
-
Sirlei diz:
-
Marie, por aluno?? Disse quanto??
-
Marie diz:
-
Eu naveguei por ele, Eliany.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O que vocês pensaram em colocar no site para apoiar a interação
com os professores?
-
Marie diz:
-
Não, Sirlei. Disse apenas que Esta taxa por aluno é calculada
em função de variáveis, como: número de alunos
e carga horária de assessoria à escola
-
raquelrizzo diz:
-
Acho que a internet está aí para democratizarmos e desmonopolizarmos
as informações. Estou pensando em trabalhar minha monografia
do curso com essa nossa experiência de educação em
saúde.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel, isto é muito interessante pois se pode combinar a possibilidade
da radio de chegar ao mesmo tempo em muitos locais, sem ter que pagar por
linha, com a possibilidade de interação da Internet.
-
Marie diz:
-
Eu também, Eliany. Gostei dos portais que visitei que ofereciam
recursos para escolas/professores desenvolver trabalhos em conjunto.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Marie, que recursos eram estes?
-
Marie diz:
-
Disponibilizaram os temas dos projetos e a possibilidade de contato com
as escolas para trabalhar em parceria.
-
raquelrizzo diz:
-
Além disso Liane, saímos das rádios, com sua estrutura
já montada que pode pagar por programas educacionais ( o nosso é
trocado pelo horário da veiculação) e chegarmos até
os professores, agentes comunitários, sindicados, asssociações
comunitárias e quem mais precisar de informações,
em nosso caso, sobre saúde.
-
-
Marines diz:
-
Nos sites visitados? Eu não coloquei (interagi) com nenhum, mas
algumas idéias de aplicação em minha escola, do uso
da internet, como por exemplo, uma página da minha disciplina com
exercícios extras, curiosidades, oportunidades do aluno expressar
opiniões virtualmente, etc.
-
-
Marie diz:
-
Por email, salas de chat no próprio site.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Solange acabei de acessar aquela página e a pesquisa no CADÊ
que ela aciona foi realizada e uma página com resultados foi apresentada.
-
raquelrizzo diz:
-
para quem se interessar no programa de rádio o endereço é:
www.saude.pr.gov.br , entre lá, clique em dowload, e depois em programa
rádiosaúde. Como estamos em testes a nossa página
de educação em saúde com os textos explicativos ainda
não está pronta, mas estará em dezembro. Quem sabe
alguém de vocês se interesse em veicular o programa,
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
E o resto da turma? Estão tão caladas!!!!
-
Sonia diz:
-
Achei o site no geral muito bom. Não pude cadastrar-me como escola.
más é uma grande ajuda para a educação. Principalmente
se considerar-mos que os professores precisam de material de apoio acessivel
as suas pesquisas e atualizações.
-
raquelrizzo diz:
-
O que vocês acham da disponibilização de livros de
literatura pela Internet? eu baixei o "Memórias Póstumas
de Brás Cubas" do MA de um site para testar
-
Sonia diz:
-
Que barato. acho ótimo. Afinal a leitura enriquece a alma não?
-
Sirlei diz:
-
Conferi a lista. Já achei mais alguns endereços que quero
conferir. Posso substituir ou acrescentar aos citados??
-
raquelrizzo diz:
-
Vários sites indicados tem acesso a obras literárias. O Portal
educacional tem uma área de Clássicos Virtuais, com obras
muito interessantes. Só acho que a magia de ler o "livro", no caso
da literatura realmente se perde na internet. O que vocês acham?
Dá para indicar para os alunos a leitura de literatura pela internet?
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Hoje, acessando o jornal http://www.cnnenespanol.com vi que estão
realizando uma enquete sobre a renuncia do Fujimori no Peru e outra sobre
o processo eleitoral nos Estados Unidos.
-
Marie diz:
-
Eu gostei também do site http://www.edutecnet.com.br/, que tem por
objetivo formar uma comunidade virtual para aprendizagem colaborativa na
área de tecnologia e educação.
-
-
Sirlei diz:
-
Eu costumo acessar www.aescola.com.br para ler artigos ligados a educação.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
A propósito, estive olhando os resultados de avaliação
semanal e vi que poucos alunos responderam. Peço que façam
um esforço para responder ãs enquetes semanais de cada disciplina
pois suas respostas são importantes para nós.
-
Berenice diz:
-
Prof. acabei de acessar os portais, tem muita coisa para ver
-
Gizelda diz:
-
Me envolvo com as outras atividades que as avaliações vão
ficando...
-
Solange diz:
-
pessoal, o portal mais interessante que vi foi um alemao http://www.schulweb.de
. Até para quem nao entende a lingua, ele é muito interessante
(acho)...
-
Berenice diz:
-
é muito bom, fui parar até na biblioteca de londres
-
Sirlei diz:
-
Acho importante ter sido levantada a questão da interatividade.
Às vezes a gente navega, navega,... sem se preocupar muito.
-
raquelrizzo diz:
-
Sirlei, acho que artigos podem perfeitamente serem trabalhados via web,
mas ainda sou um pouco resistente a obras literárias. Foi super
fácil baixar o Brás Cubas, uma obra que eu adoro, mas me
pareceu tão sem vida, com aquelas fontes conhecidas de todo o dia
-
Gizelda diz:
-
A leitura pode não ser tão atrativa. Não acha Raquel?
-
Sirlei diz:
-
Concordo. Já vi alunos "baixando" resumos de obras literárias
para se preparar para provas!
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Como vocês se sentem melhor ao navegar num site? Que tipo de interação
lhes agrada mais?
-
Berenice diz:
-
como assim Raquel, fontes conhecidas de todos os dias?
-
Helena diz:
-
Professora, o que é importante considerar para avaliar a possibilidade
de interatividade num site?
-
Paulo diz:
-
Alguns sites de download fzem você navegar por várias telas
até disponibilizar o "botão" para a cópia. É
falta de interatividade e retrabalho.
-
raquelrizzo diz:
-
Sim Berenice, as fontes usadas na informática são quase sempre
as mesmas ( times new romam por exemplo). No livro talvez seja igual, mas
daí tem o cheiro , o toque, a cor do papel, se é novo, se
é velho, se já foi lido então é ótimo,
pois está cheio de rubricas interessantes
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Eu encontrei também resumos, mastigados, de obras literárias!!!
Para quem tem que fazer um trabalho sem ler o livro é uma ajuda
e tanto!
-
Paulo diz:
-
Outras tem tantos links que você não sabe onde está.
Qual a solução? Colocam aquele icone da "tela inicial" para
os perdidos.
-
raquelrizzo diz:
-
Sim Liane, para fazer um trabalho pode ajudar. Mas me parece que isso não
"ensina" o aluno, principalmente jovem a ler, e ele precisa desse aprendizado.
Sei lá, talvez seja resistência minha.
-
Marines diz:
-
Mas, estes resumos das obras não são um "gol contra" para
aqueles que realmente devem ler, para aprender?
-
raquelrizzo diz:
-
Isso Marines
-
Paulo diz:
-
Liane, quantos aos questionários semanais, sugiro que sejam mais
qualitativos. Respondi alguns da sua disciplina, mas não me permitem
dar um "feed-back"adequado para cada conteúdo.
-
Marines diz:
-
Acho que estamos dizendo a mesma coisa Raquel
-
Solange diz:
-
Complementando os exemplos acima, no site alemao, tinha um link para uma
página que oferecia temas de casa prontos... A propagenda era: Nunca
mais fazer tema de casa...
-
Berenice diz:
-
Prof. para mim um site deve ser claro , direto, com pouca poluição
visual
-
raquelrizzo diz:
-
Acho que essa é uma das contradições do uso das tecnologias
na educação. Mas uma contradição não
quer dizer uma impossibilidade
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Raquel eu estava ironizando sobre a ajuda. Não dá para
expressar isto muito bem no texto. Acho que pegar só o resumo é
uma trapaça pois o intúito da tarefa certamente era a de
que o aluno lesse todo o livro!
-
Helena diz:
-
Tb tenho essa opinião, Berenice.
-
Sirlei diz:
-
Eu tinha entendido assim, prof.
-
raquelrizzo diz:
-
Olha, isso é interessante na interatividade via máquina.
As vezes a gente não consegue perceber o verdadeiro sentido da colocação
do outro. Falta o olhar e o tom da voz não é mesmo?
-
Marie diz:
-
Gostei dos portais que tinham menus e apresentam quase tudo que oferecem
diretamente... é só clicar...
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Sim, temos que aprender melhor a usar os smiles em nossos textos. Eu
normalmente só uso o sorriso :-), o ar diabólico >:-) e uns
poucos outros
-
Helena diz:
-
Esse, professora, é um ponto negativo da internet, entra tantos
positivos.
-
Nancy diz:
-
no conozco cuales son los simbolos para expresar emociones, hay algun lugar
donde esten?
-
Helena diz:
-
Estava falando dos sites que usam a "contra-mão"
-
raquelrizzo diz:
-
Acho que a primeira página do portal é super importante!
ele deve conter todos os temas que estão tratados nas páginas
anteriores, de uma forma direta, com uma linguagem dirigida ao público
ao qual se dirige. E isso é difícil de fazer...
-
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
No tutorial Ferramentas e servi;os da Internet, que estava indicado
na unidade Nossa Internet, tem um link para http://www.tche.br/smiley.html
onde tem um pequeno dicionário SMILES
-
Sirlei diz:
-
Eu vi, e utilizo muito pouco!
-
Nancy diz:
-
obrigada, Prof
-
Marie diz:
-
Concordo, Raquel... principalmente quando são dirigidos para públicos
distintos... alunos/pais/professores.
-
raquelrizzo diz:
-
adorei Liane, vou ver se crio um ar de dúvida, mais um enigmático
para quando eu não tiver a mínima idéia do que está
acontecendo e não quero dar bandeira.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
:-O
-
Paulo diz:
-
Acessei a página. Gostei desse: :-D
-
Berenice diz:
-
até + pessoal, uma boa noite a todos
-
Helena diz:
-
Tem esse aqui {} que quer dizer abraço.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Alguem conhece um dicionáriomais completo dos emoticons (os símbolos
) SMILES?
-
Marie diz:
-
Eu tenho um endereço em algum lugar... vou procurar e envio pela
lista...
-
Paulo diz:
-
Já vi em algum lugar. Acho que foi numa INFO Exame.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
|-O bocejando
-
Beth diz:
-
Parece que uma nova linguagem se está criando.
-
Helena diz:
-
[ ] abraço forte.
-
Paulo diz:
-
Falei no iníco do 1. horário que configuramos o ILS do colégio.
Com o IP local tudo bem. Externamento não consigo conecção.
Que pode ser?
-
raquelrizzo diz:
-
:-/ criei esse smiles agora, será que j´existe? significa
dúvida, hummmm
-
Helena diz:
-
<:-) Seu burro!
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Paulo, tem que investigar possíveis firewalls no caminho. Se
tiver um firewall ele filtra pacotes IP dirigidos a portas não explicitamente
autorizadas.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Achei uma lista maior em http://www.fingertek.com/smilies.htm
-
Marie diz:
-
Achei uma lista em: http://tato.vserver.com.br/icon.html
-
Paulo diz:
-
Ah, antes não conseguiamos acessar o ils da UFRGS. Alteramos o firewall
que o LINUX tem e agora aceita. Mas só em micro que tem o IP fixo.
Agora vamos ter de descobrir a liberação para pacotes para
o ILS do colégio.
-
-
raquelrizzo diz:
-
:-() falando alto
-
Beth diz:
-
Paulo eu enfrentei um problema semelhante pois o provedor não sabia
acessar as portas para permitir alguns tipos de conexões.
-
Nancy diz:
-
Prof. el NM, conecta directamente con cada maquina (con cada IP usuario-usuario)??
-
Marines diz:
-
Gostei deste 8 - ) . Quer dizer sorrindo e com óculos escuros :
- )
-
Marie diz:
-
Mais uma página: http://www.tpa.com.br/ewb/emoticons.htm
-
Helena diz:
-
Legal, Marie, gostei :D
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O Netmeeting pode ser usado para conectar diretamente usuário
com usuário, sem passar por um MCU. O MCU é um Multipoint
Control Unit, para permitir a comunicação com video de muitos
para muitos.
-
Se usarmos apenas o Netmeeting dá para
fazer conexão entre vários mas só os dois primeiro
que se conectarem enviam e recebem vídeo.
-
Helena diz:
-
O:) Anjo
-
raquelrizzo diz:
-
marines, acho que esse 8-I, variação do que você mandou,
pode servir para o enigmático que eu queria
-
Nancy diz:
-
pero con MCU se conecta con cada maquina o unicamente con el servidor?
-
Ademir diz:
-
Paulo, tenho um documento que indica como configurar um firewall (quais
portas habilitar) par usar o NM. Amanhã eu te passo. Pode ser que
ajude.
-
Paulo diz:
-
Ótimo Ademir. Estamos fazendo, mas com LINUX é mais complicado.
Obrigado.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Quando a videoconferência é intermediada pelo MCU, todas
as máquinas se conectam com ele e ele redistribui os pacotes
-
Marie diz:
-
%-\ esse diz que é confuso na última página que mandei.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Olha o meu gato =^..^=
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Boa noite para todos
-
Paulo diz:
-
Nossas conferências no MCU tem sido um pouco complicada.
-
Nancy diz:
-
para permitir la comunicacion se tiene que habilitar el permiso para todas
las maquinas conectadas??
-
Resposta: Sim, para estabelecer a comunicação
com o MCU cada máquina tem que passar pelo processo de autorização.
Mas isto é uma decisão nossa. Tecnicamente existe a possibilidade
de configurar o MCU para que aceite conexão de qualquer um, sem
autenticar. Mas ai todo mundo poderia usar o servidor sem que tivessemos
controle.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Paulo, o MCU chegou há um mês apenas.
-
Paulo diz:
-
Boa noite e vou guardar esses emoticons. São de primeira. ;-)
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Estamos fazendo um trabalho pioneiro no Brasil.
-
Paulo diz:
-
Sei profe. Estamos aprendendo e fazendo coisas que não pensava conseguir!
-
Nancy diz:
-
no solo en Brasil Profe...
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Os problemas tem que ser investigados a partir de testes . Com alguns
grupos tudo funciona bem e no instante seguinte não. Estamos buscando
respostas. Espero que logo consigamos descobrir as causas e saná-las
-
Paulo diz:
-
Temos as duas variáveis mais instáveis e complexas que poderiamos
usar: Pessoas e informática. Por isso os resultados estão
excelentes!
-
Nancy diz:
-
es una buena experiencia, que como todo nos da su dolores de cabeza....
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Hoje estive procurando pela Internet, normas técnicas que descrevam
o protocolo usado no compartilhamento para que a gente consiga interpretar
as mensagens de controle intercambiadas entre o MCU e as máquinas
clientes e ver porque as vezes certos serviços são desabilitados.
-
raquelrizzo diz:
-
Marines, cadê o enigmático?
-
Marines diz:
-
Raquel, não achei nada para enigmático. Só para confuso,
como estou agora. %-\
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
O que complica aqui no Brasil é que existe muito congestionamento
em certas linhas e isto causa perda de pacotes.
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Tchau para vocês.
-
raquelrizzo diz:
-
espero que encontre Liane. Teremos paciência, pois realmente é
um recurso ainda considerado novo ( videoconferencia via computador) pelo
menos na prática brasileira
-
Marines diz:
-
Raquel, tem sorrindo sarcasticamente que é assim : - ]
-
Coordenador Liane-profe diz:
-
Vou encontrar de qualquer modo, Nunca me rendo para uma dificuldade!