Log do Chat do dia 25/10/2000 - 2º horário


Obs.: O que está em verde e com letra mais forte (negrito) foi acrescentado por mim como resultado do processo
de edição do chat. Respostas e comentários foram adicionados. Eliminei comentários  não necessários à
compreensão do que estava sendo discutido. Coloquei ao lado das respostas que contribuiram para o aprendizado
coletivo um símbolo de aprovação. 
Liane Tarouco

Coordenador Liane diz:
Boa noite a todos
Fernanda diz:
Professora, gostei mais deste artigo. Os tópicos do penta dois são muito heterogêneos quanto a complexidade. Alguns são explicados de maneira simples, outros nem tanto...
Foram feitos pelos alunos do mestrado em ciência da computação. Nem todos são bons para escrever textos didáticos.
Marines diz:
O artigo sobre URL está bem acessível e esclarecedor.
Coordenador Liane diz:
Os textos na penta foram desenvolvidos por alunos do mestrado em ciência da computação, para um público mais técnico mas algo sempre se pode aproveitar deles, não é?
Coordenador Liane diz:
E a apresentação? Acessaram?
Marines diz:
Sim, profª. Numa releitura, após dúvidas quanto ao roteamento, pude entender mais.
Fernanda diz:
Claro professra, com certeza! Espero que até o final do curso tenha o embasamento suficiente para conseguir aprender mais a partir destes materiais!
Alessandra diz:
Sim. Mas realmente o que dificulta um pouco são os termos técnicos.
Eliany diz:
Sim!
Fernanda diz:
Acessei
Eliany diz:
Confesso que tenho muita dificuldade.
Coordenador Liane diz:
É uma sopa de letras!
Marines diz:
Sopa de letras, é verdade.
Fernanda diz:
Como assim sopa de letras?
Coordenador Liane diz:
Fernanda, quando tem muita sigla num texto a gente diz que tem sopa de letras!
Regina diz:
Gostaria de participar do chat, no entanto, preciso de uma linguagem que possa entender. Por exemplo" os textos na penta" são para mim absolutamente expressões que não tenho familiaridade. Acredito que se faz necessário nesse início uma equalização dos conhecimentos inclusive para que se tenha motivação e compreensão nos textos. Estou preocupada,
Fernanda diz:
Professora, diga um livro ou dois para alguém que não sabe NADA e quer começar a aprender TUDO!,
Veja a última referência em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/espie4ementa.htm
Eliany diz:
Gostei muito do texto: URL Saiba o que é, e entenda a estrutura dos domínios na internet.
Fernanda diz:
Gente, acho que se adotássemos um bom livro de suporte aos assuntos seria muito bom. Suporte, apoio, não quer dizer somente ele. Poderíamos a partir dele buscar o embasamento para entender melhor o que está no penta2.
Iris diz:
Entendo que deve ser questão de tempo. Como o nosso desespero inicial no curso. agora as coisas já estão se acalmando.
Alessandra diz:
Professora, a empresa onde meu marido trabalha, tem uma home page, aonde ele pode acessar com sua senha e obter informações. Para os clientes também possui um link. Gostaria de saber se esta HP é uma Intranet Passiva ou Extranet?
HelenaA diz:
Alessandra pelo que eu entendi eu acho que é extranet
Coordenador Liane diz:
Alessandra, a extranet é o sistema que permite aos clientes acessarem as home-pages da empresa do seu marido. Uma intranet é uma rede interna na empresa mas pode oferecer acesso aos clientes. Seria passiva se as páginas forem estáticas e seria ativas se ao serem acessadas comunicassem com programas.
Coordenador Liane diz:
As páginas com textos, são exemplos de páginas estáticas. Quando alguém acessa seu banco e consulta o extrato, é chamado um programa que vai ao banco de dados e busca os registros daquele extrato e monta a página dinâmicamente.
Coordenador Liane diz:
Na página http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/espie4ementa.htm coloquei mais uma referência de um livro que adquiri na semana passada e que me parece muito bom para iniciantes.
Alessandra diz:
Então acredito que seja ativa, pois os clientes podem fazer seus pedidos pela HP!
Coordenador Liane diz:
Alessandra se eles podem fazer os pedidos então é ativa pois deve haver um programa que registra os pedidos num arquivo ou banco de dados.
Eliany diz:
Na HP do Colégio onde trabalho os pais podem fazer a matrícula pela Internet. Neste caso a página é ativa, né?
Sim
Coordenador Liane diz:
O livro tem por título: Aprenda em 24 horas Redes. É uma tradução
Coordenador Liane diz:
Bem, vamos ao tema da conversa de hoje que é Nomes e Endereços IP. Suponhamos que vocês tenham que montar uma rede em uma escola e conectá-la com a Internet. Quais os passos?
Catia diz:
Na Folha de SP saiu uma reportagem dia 20/10 sobre a informatização das escolas estaduais e a disponibilização de uma série de informações e imagens on line para pais, professores, alunos, etc.
Fernanda diz:
Primeiro passo : meu hardware tem que estar adequado para esta finalidade
Coordenador Liane diz:
Lembrem que na escola já deve ter uma rede local, com os componentes que aprenderam nas aulas passadas (hub, switch)
Fernanda diz:
Certo
CristinaZ diz:
tttemos que providenciar uma forma de transmissão até o nó Internet mais proximo
Coordenador Liane diz:
Que endereços IP atribuir às máquinas? Onde consegui-los? Que nomes dar às máquinas? Onde registrar o domínio? Como?
Marines diz:
Profª, após estabelecer a rede e criado página é preciso fazer um registro do domínio, em http://registro.br
Coordenador Liane diz:
CristinaZ está certa. Quem seria este nó Internet mais próximo?
Coordenador Liane diz:
Marines, para fazer o registro tem que indicar o endereço do seu servidor de DNS.
Marines diz:
E faço isso de que maneira?
CristinaZ diz:
contactar quem tem delegação local para registrar usuários para solicitar um endereço IP e registrar o dominio
Eliany diz:
O provedor???
HelenaA diz:
O nó seria o provedor, adm. de rede
CristinaZ diz:
implantar nas máquinas o conjunto de protocolos inerentes a arquitetura Internet
Fernanda diz:
Primeiro crio um ID
Coordenador Liane diz:
Alguém sabe responder o faz um servidor de DNS?
CristinaZ diz:
Um serviço de transporte orientado a conexão pelo protocolo de controle de transmissão TCP
Fernanda diz:
o DNP poderá ser g12.BR
Alessandra diz:
Ele converte o nome da máquina para um endereço IP! Certo?
Coordenador Liane diz:
Muito bem Fernanda. É isto mesmo.
Coordenador Liane diz:
Na mosca Alesandra!
Marines diz:
Os servidores DNS trocam o nº IP dado pelo provedor por um endereço tipo www.ead.ufrgs.br Certo?
Também fazem o contrário, isto é, dado um nome de máquina respondem qual o número IP daquela máquina.
CristinaZ diz:
DNS proporciona o mapeamento
Coordenador Liane diz:
O servidor de DNS pode estar na rede da escola ou então no provedor da conexão Internet.
Fernanda diz:
Por exemplo EscolaVeraCruz é o nome
Coordenador Liane diz:
Marines, o servidor de DNS tem como função primária receber uma consulta sobre um nome e devolver o número IP associado.
Fernanda diz:
Algo assim: http://www.escolaveracruz.g12.BR
CristinaZ diz:
IP muda a cada conexão. não é?
Marines diz:
OK. Mas existe um endereço gerenciador desse processo?
Existe um conjunto de servidores de DNS que operam em conjunto. O servidor local contem os nomes e endereços IP das máquinas de uma daquela rede. Pode haver mais de um servidor de DNS como na UFRGS. Tem um principal e outros em algumas unidades. O servidor principal sempre recebe as consultas que vem de fora da UFRGS e as reencaminhapara o servidor que contem os nomes de um dado sub-domínio. Quando alguém da rede da UFRGS deseja acessar um endereço de fora da rede, o servidor de DNS da UFRGS encaminha a consulta a um servidor externo (o da FAPESP que tem o endereço de todos os servidores primários  de DNS do Brasil e de servidores de regerência internacionais) e este re-encaminha para outro servidor no Brasil ou para um servidor de referência no exterior que re-encaminha e assim segue até chegar no servidor capaz de responder.
Vejam a apresentação em http://penta2.ufrgs.br/edu/espie/ppt/inernetcpip/
Coordenador Liane diz:
O nome deve ser completo, com domínio etc. Exemplo: penta.ufrgs.br
Coordenador Liane diz:
CristinaZ o IP só muda a cada conexão se for dinâmicamente alocado. Meu IP é fixo e nunca muda.
Coordenador Liane diz:
Se a Fernanda fosse registrar o domínio escolaveracruz.g12.br o que ela teria que fazer?
CristinaZ diz:
Certo, professora achei que no caso de escola mudasse também
Regina diz:
Quando organizo um curso, crio uma homepage e os alunos podem contribuir com ela, trazer cases para análise, acrescentar dados, estou com uma extranet
Marines diz:
Para que se tenha um registro é necesario que se tenha um IP fixo?
Um usuário pessoa física pode registrar seu nome e ele prórpio só ter acesso discado. Mas precisa ter um servidor de DNS em algum local, que tenha conexão direta para responder às consultas sobre aquele nome.
Coordenador Liane diz:
Sim, para que se registre um domínio é preciso ter uma conexão de alguma forma com a Internet.
Fernanda diz:
"Tenho que criar um ID para proceder ao registro
Coordenador Liane diz:
A escola teria que contratar um acesso Internet com algum provedor de serviços Internet, ou com algum backbone comercial (como a IMPSAT ou a EMBRATEL) ou acadêmico (como a Rede TCHÊ no RGS).
Marines diz:
A Fernanda deveria preencher um formulário de solicitação de um novo domínio fornecido por um servidor DNS.
Coordenador Liane diz:
Fernanda, o ID é o identificador da pessoa que vai ficar responsável pelo domínio.
Fernanda diz:
Sim, com ele e, somente com ele, poderá esta pessoa fazer futuras alterações
CristinaZ diz:
E a questão de segurança e criptografia também o provedor que deve dar?
Não, criptografia é mais comumente usada entre o programa de consulta e o programa que atende as transações no servidor.
Coordenador Liane diz:
Consultem o http://registro.br e vejam quais os ID dos resposáveis pelo domínio ufrgs.br
Fernanda diz:
Há casos de DPNs restritos onde é necessário anexar certos documentos comprobatórios
Coordenador Liane diz:
Sim, tem que comprovar que é escola, universidade, órgão governamental (GOV), instituição militar (MIL) etc...
Fernanda diz:
Vejam, descobri que o domínio g12 necessita de documentação!
Coordenador Liane diz:
Alguém já descobriu o ID de quem é responsável pelo domínio ufrgs.br?
Regina diz:
O dominio sobre o qual se fala é para ter direito ou possibilidade de que?
Rubilar diz:
Na página do comitê gestor da internet existem informações sobre a legislação relacionada ao registro de domínios(http://www.cg.org.br)
Catia diz:
Quais as implicações de quem é responsável pelo domínio ID?
Coordenador Liane diz:
Na página do registro.br tem uma opção de pesquisar um domínio
Coordenador Liane diz:
E colocaram o nome do domínio.isto é ufrgs.br ?
Coordenador Liane diz:
Qual o ID do contato administrativo da entidade?
Andrea diz:
Resposta Liane...
Fernanda diz:
LIT
Coordenador Liane diz:
Regina, leste o texto sobre URL? A resposta está no texto.
Coordenador Liane diz:
Clicando neste ID aparece o nome da pessoa que é contacto administrativo do domínio ufrgs.br. Quem é?
Andrea diz:
LIANE...
Coordenador Liane diz:
Hi hi hi
Eliany diz:
Achamos você!!!!!
Coordenador Liane diz:
Os servidores de DNS do domínio ufrgs.br são estes que vocês estão colocando, a máquina de nome vortex.ufrgs.br e a máquina de nome gw.cesup.ufrgs.br. Sempre é bom ter mais de um servidor de DNS para o caso de um parar momentaneamente de funcionar.
Coordenador Liane diz:
Se uma escola que deseja se ligar na Internet não quer ter a responsabilidade de administrar um servidor de DNS ela pode contratar este serviço junto ao provedor de sua conexão Internet.
Catia diz:
Trabalhei em uma escola que possuia um administrador da rede. Ele adminstrava esse servidor?
CristinaZ diz:
E aí é bem mais prático
Coordenador Liane diz:
O administrador da rede pode administar servidores da intranet e isto pode ou não incluir o servidor de nomes (servidor DNS).
Fernanda diz:
E o pagamento do registro, todos pagam?
Coordenador Liane diz:
Os domínio registrados diretamente no .br (as instituições universitárias) não pagam. Não tenho certeza quanto aos que são registrados no DPN (domínio de primeiro nível) g12.br
CristinaZ diz:
Professora Liane já temos tarefa para a próxima aula? Não quero me atrasar
Coordenador Liane diz:
A tarefa que eu havia recomendado era instalar o plugin Real Player e acessar os vídeos dos colegas e o vídeo do PGIE para testar.
Berenice diz:
que vídeos dos colegas?
Alessandra diz:
Mas o vídeo, acusa congestionamento!
Eliany diz:
Eu já fiz isso. Foi muito legal!
Berenice diz:
o vídeo do pgie já testei
Claudia diz:
No Learning Space / Fotos.
Marines diz:
Berenice. Alguns webfolio tem videos
Alessandra diz:
Professora, porque alguns colégios tem o domínio com.br ao invés de g12.br?
Helena diz:
Onde eu encontro o vídeo do PGIE
Catia diz:
Também já assisti ao do PGIE
Fernanda diz:
Ó domínio .com é disponível para qualquer pessoa
Ademir diz:
Videos do PGIE em http://www.pgie.ufrgs.br/espie/curso/videos.html (user:espie, senha:espie-ead)
CristinaZ diz:
Adorei ver os colegas/atores
Marines diz:
Estes domínios de primeiro nível não são obrigatórios tipo com.br para comércio e art.br para artes. Certo?
Eliany diz:
Devemos relatar a experiência no webfolio e nos comentário da sala de aula?
Berenice diz:
Prof. Liane, a minha webcan as vezes cogela a imagem por algum tempo e depois libera. è algum defeito ou é assim mesmo?
Coordenador Liane diz:
Alessandra, isto depende de decisão de quem registra. O correto teria sido registrar como g12 mas como algumas escolas fazem seu acesso através de provedores comerciais, estes fazem o registro por elas e colocam em com.br
Coordenador Liane diz:
Certo Marines. Os DPN (domínios de primeiro nível) são aqueles indicados em:http://registro.br/dpn.html
CristinaZ diz:
Na verdade o com.br seria para comercial,não é?
Sim
Catia diz:
Isso acontece por falta de orientações?
Rubilar diz:
Existe alguma razão para o Brasil não usar o edu.br?
Coordenador Liane diz:
Berenice, a câmara às vezes congela quando o Windows se perde. Qual é o tipo de PC que estás usando? Qual a velocidade da CPU e qual a memória?
Marines diz:
Qual a melhor câmara para ser adquirida: a wabcan com porta serial ou outra cuja conexão não seja por ai.
Coordenador Liane diz:
Rubilar, a razão é histórica. No início só instituições acadêmicas e de pesquisa estavam na Internet brasileira e iam sendo registradas direto no .br Quando a Internet começou a crescer e criaram o com.br, acharam melhor não alterar as que já estavam criando um edu.br e obrigando-as a alterar
Coordenador Liane diz:
O acesso pela porta serial é mais lento. Melhor é acesso USB mas tem que ver se seu PC tem este tipo de acesso. Os novos PCs tem porta USB.
Coordenador Liane diz:
Vocês não prceisam ter câmara para poderem participar da videoconferência. Mesmo sem câmara vão receber a imagem de quem estiver falando no momento e vão pode falar (se tiverem microfone) mesmo sem enviar vídeo (se não tiverem Câmara).
Berenice diz:
pentium 3 800MHz 256Mb RAM
Coordenador Liane diz:
Berenice, esta é uma máquina com muito boa capacidade. Não deveria congelar. Pode haver algum problema na instalação. Tenta desinstalar o software da webcam e instalar novamente.
Coordenador Liane diz:
Vocês olharam os preços comparativos entre acesso telefônico e acesso cable modem na página http://www.virtua.com.br ?
CristinaZ diz:
o cable está por 399,00 a vista ou em 1 +3 e o provedor cobra 70,00 a instalação e depois mensalidades que variam conforme o provedor
Fernanda diz:
Pessoal peguem esta url!
Fernanda diz:
http://www.geekbrasil.com.br/redes.htm
Fernanda diz:
Tem algumas apostilas interessantes de informática, diversos assuntos.
Coordenador Liane diz:
Não deixem de tentar acesar o vídeo que está linkado a partir da página http://www.pgie.ufrgs.br/espie/curso/videos.html