Endereços Eletrônicos e formato das mensagens




O correio eletônico está associado ao conceito de endereço. Um endereço de correio eletrônico, assim como um endereço postal, contém todas as informações necessárias para enviar uma mensagem para alguém.

Os endereços da INTERNET possuem duas partes separadas pelo sinal @ (arroba - lido como 'at'). O que está a esquerda da @ é a identificação do usuário (username) no computador que ele possui acesso. O que está a direita da @ é chamado de domínio, normalmente identificando o computador que o usuário tem acesso. Vejamos o exemplo a seguir:

              joaninha@vortex.ufrgs.br

joaninha
Este é o nome pelo qual o computador conhece o usuário, ou seja seu username. Também pode ser o nome de uma lista e neste caso a mensagem será entregue a um programa servidor de listas que buscará em seus arquivos a relação dos endereços inscritos na lista e replicará a mensagem para cada um deles.
vortex
Como os animais de estimação, navios e edifícios, os computadores da INTERNET também tem nome. Estes nomes estão registrados em algum servidor de nomes (DNS) que será consultado para encontrar o número IP da máquina a quem a mensagem deverá ser inicialmente encaminhada. Esta máquina poderá ter instruções de re-encaminhamento da mensagem para outras máquinas.
ufrgs
Esta é a organização que fornece acesso a INTERNET para o usuário - no caso, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, proprietária do Vortex. Muitas vezes esta parte do endereço pode identificar uma sub-rede da INTERNET.
br
Identifica o país que a organização, ou a sub-rede pertence. Existem também domínios genéricos de alto nível, que não tem código de pais. Estes serviços de registro são feitos principalmente nos Estados Unidos e o sufixo então possui três letras e identifica o tipo de usuário, tais com .EDU para universidades nos USA, .COM para empresas comerciais etc.... Veja a tabela de domínios usados no Brasil, na página de informações do serviços de registro.

Normalmente, a cada domínio, computador, sub-rede, etc. está associado um número chamado de endereço IP. Este endereço numérico identifica, de forma unívoca, o domínio, computador, sub-rede, etc. na rede INTERNET. Todos os computadores da INTERNET possuem endereços IP. O endereço IP do computador vortex.ufrgs.br é 143.54.1.7 . Tanto a forma numérica como a forma alfanumérica podem ser usadas; no entanto, esta última é, normalmente, mais fácil de memorizar. O número IP é imprescindível para o servidor de mensagens poder estabelecer uma conexão TCP/IP com a máquina destino e encaminhar a mensagem.



Anatomia do Cabeçalho de uma Mensagem

Uma mensagem de correio eletrônico tem duas partes básicas - as informações do "cabeçalho" e o corpo da mensagem, ou seja, a mensagem propriamente dita. Essas partes são separadas por uma linha em branco. O cabeçalho da mensagem, como demonstra o exemplo a seguir, contém uma série de informações que analisaremos em detalhes.
Exemplo de Mensagem:
X-Persona: <liane3>
Return-Path: <owner-espie-internet-l@caravela.pgie.ufrgs.br>
Received: from pgie.ufrgs.br (caravela.pgie.ufrgs.br [200.132.0.75])
        by penta.ufrgs.br (8.8.8/8.8.8) with ESMTP id NAA08897;
        Mon, 27 Nov 2000 13:21:23 -0200 (EDT)
Received: (from majordom@localhost)
        by pgie.ufrgs.br (8.9.3+Sun/8.9.3) id NAA07843
        for espie-internet-l-list; Mon, 27 Nov 2000 13:10:06 GMT
Received: from penta.ufrgs.br (penta.ufrgs.br [143.54.1.20])
        by pgie.ufrgs.br (8.9.3+Sun/8.9.3) with ESMTP id NAA07835
        for <espie-internet-l@caravela.pgie.ufrgs.br>; Mon, 27 Nov 2000 13:10:05 GMT
Received: from pantera ([200.19.246.235])
        by penta.ufrgs.br (8.8.8/8.8.8) with SMTP id NAA08849
        for <espie-internet-l@caravela.pgie.ufrgs.br>; Mon, 27 Nov 2000 13:00:58 -0200 (EDT)
Message-Id: <200011271500.NAA08849@penta.ufrgs.br>
X-Sender: liane@penta.ufrgs.br
X-Mailer: QUALCOMM Windows Eudora Pro Version 4.0
X-Priority: 1 (Highest)
Date: Mon, 27 Nov 2000 13:02:43 -0200
To: espie-internet-l@caravela.pgie.ufrgs.br
From: Liane Tarouco <liane@penta.ufrgs.br>
Subject: [espie-internet-l] Aula Internet p/ educadores de 28/nov
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/html; charset="iso-8859-1"
Sender: owner-espie-internet-l@caravela.pgie.ufrgs.br
Precedence: bulk
Reply-To: espie-internet-l@caravela.pgie.ufrgs.br
X-UIDL: e];"!L4N"!1M-!!VdD"!
Status: RO

Na aula de 29 de novembro de Internet para Educadores, além da
ferramenta de chat, vou transmitir vídeo via Real server.

Vai haver um link na página da aula que levará a uma página onde
deverão receber o vídeo onde vou estar.

O chat vai continuar  a ser usado como ferramenta básica de interação.
A transmissão via Real vai ser um mecanismo adicional de comunicação e para poder receber este tipo de dados é preciso que tenham o plugin Real instalado (foi solicitado que o fizessem em uma das tarefas anterioes).

Podem testar clicando e recebendo os arquivos .rm que estão na
página http://www.pgie.ufrgs.br/espie/ com a apresentaçâo do curso
feita pela Marie, pelo Rodrigo e pelo Ademir.

O assunto da aula vai ser a apresentação e discussão dos mecanismos
de apoio à interação entre aluno e ambiente.

Liane Tarouco

Uma análise do cabeçalho no que tange aos campos Received: nos mostra que:
  • a máquina penta.ufrgs.br recebeu às 13:00:58 do dia 27 de nvembro de 2000, da máquina pantera  uma mensagem criada (de acordo com seu relógio local, às 13:02:42, conforme se pode ver pelo campo Data: do cabeçalho) .
  • a penta.ufrgs.br encaminhou a mensagem para a máquina pgie.ufrgs.br às 13:10:05 do mesmo dia
  • a máquina caravela.pgie.ufrgs.br que é a servidora de email do domínio pgie.ufrgs.br verificou que o endereço destinatário era o endereço de uma lista e passou a mensagem às 13:10:06 para o programa majordom que é o servidor de listas que reside na própria caravela. Este programa consultou a definição de usuários cadastrados e replicou a mensagem para cada um deles. 
  • Uma destas cópias foi enviada para a penta.ufrgs.br onde uma das participantes (liane3) tem conta sendo recebida pela penta às 13:21:23.  A penta.ufrgs.br colocou esta mensagem num arquivo em seu disco onde a mesma ficou aguardando que seu destinatário a recolhesse.
Respostas à esta mensagem serão enviadas para a lista, como se pode verificar pelo conteúdo do campo Reply-To: do cabeçalho da mesma.

Análise do Cabeçalho da Mensagem

From:
Endereço do remetente.
To:
Endereço do destinatário.
CC:
Endereços dos outros destinatários que receberam uma cópia da mensagem.
Subject:
Assunto da mensagem
Received:
Informação adicional utilizada para analisar problemas na entrega e recepção de mensagens. Cada máquina por onde a mensagem passa adiciona um cabeçalho 'Received', indicando a hora na qual ela passou.
Reply to:
Endereço da pessoa à qual deverá ser encaminhada a resposta da mensagem recebida.
Date:
Dia e hora em que a mensagem foi enviada.
Message-id:

Identificador da mensagem. É um valor univocamente determinado pela máquina que emite a mensagem.
A ordem exata do cabeçalho da mensagem pode variar de sistema para sistema, mas incluirá sempre esses campos fundamentais, que são vitais para que ela seja encaminhada de forma correta.

Mensagens de erro comuns

Às vezes alguma mensagem não pode ser entregue e retorna ao seu originador com uma indicação de erro.
User Unknown
Significa que o computador especificado no endereço não encontrou nenhum usuário que com o nome que você especificou antes da @. Na maior parte das vezes, a causa é um erro de digitação. No caso de você ter certeza que digitou tudo certo, significa que, ou este usuário trocou de identificação (username), ou ele não possui mais acesso a este computador. Outro motivo freqüente é decorre do uso de endereço de email inválido por mal configuração do programa usado para geração da mensagem.
Host Unknown
Significa que o computador destino da mensagem não foi encontrado. Novamente, o erro mais comum é o de digitação. No caso de ter certeza que digitou tudo certo, significa que o serviço de nomes (DNS) não conseguiu encontrar o número IP que corresponde a este computador e isto pode ter ocorrido por que este computador foi retirado da rede,
trocou de nome ou até por problema de acesso ao servdos de DNS daquele domínio.
Outras mensagens como network unreachable, can't send message for X days, connection timed out, connection refused, bad file number têm, em geral, relação com problemas na rede ou no computador destino e podem ser problemas transientes (redes momentaneamente desconectadas ou congestionadas, máquinas sobrecarregadas ou discos sem espaço no destinatário etc...)

Postmaster

De acordo com as regras de bom funcionamento da Internet todo o computador da rede INTERNET, que pode enviar e receber mensagens, deve ter um endereço denominado Postmaster. O Postmaster é, geralmente, um dos administradores do sistema. A sua função é cuidar e manter o correio eletrônico da instituição, ou empresa, funcionando. Apesar do Postmaster ser uma pessoa muito atarefada, você pode dirigir-se a ele para perguntar se uma determinada pessoa possui conta no sistema que ele administra. Também consulte-o (neste caso o Postmaster da sua instalação) quando enfrentar problemas para se corresponder com alguma localidade. O formato do endereço eletrônico do Postmaster é postmaster@dominio (Exemplo: postmaster@pampa.tche.br).

Dica:

Seja breve e conciso nas suas mensagens para o Postmaster. Não pergunte a ele informações que você pode obter lendo livros, manuais e documentos do tipo FAQ (Frequent Asked Questions).

Seja também conciso em todas as suas mensagens, não ocupe o tempo das pessoas com leitura de informações desnecessárias.

Procure sempre colocar no campo de subject palavras que indiquem o real e atual conteúdo da mensagem.