Versão final do texto: interatividade


A interatividade pode ser definida como interligações comunicativas entre o homem e a máquina, entre o homem e o homem e aínda entre a máquina e a máquina. Um exemplo de interação homem-máquina, seria a utilização de um editor de texto. A interação homem-homem ocorre nas trocas de e-mails, IRCs e chats na Internet e a interação máquina-máquina teria como expressões as máquinas de indexação e as ferramentas de busca automática.

Em relação ao processo educativo, a Educação à Distância com sucesso envolve interatividade entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizado, e entre os estudantes. Existe o estabelecimento de conexões entre pessoas e recursos por meio das tecnologias de comunicação visando o objetivo da aquisição do conhecimento. A interatividade no ambiente educacional torna-se muito mais eficaz quando combinado ao audio e vídeo.Milbank (1994), mediu o impacto da interatividade e concluiu que a taxa de retenção da informação subiu de 20%(usando métodos de aula comum) para 75%.

A noção de interatividade pode ser apresentada em três níveis distintos. A interatividade pode ser classificada como social, quando marca as nossas relações com o mundo e toda vida em sociedade. Ao dirigir um veículo, ou desligar um aparelho teríamos a interatividade técnica do tipo "analógico-eletro-mecânica" e finalmente encontramos a interatividade do tipo "eletrônico-digital", que seria ao mesmo tempo técnica e social. As novas tecnologias da informação permitem a comunicação entre vários usuários através de chats, e-mails e IRCs, com isto também favorecem uma interação social.

Os sistemas informatizados proporcionam uma interatividade que oferece ao usuário um feedback imediato, a capacidade de interagir de forma individualizada, em oposição aos meios massivos tradicionais, bem como a possibilidade de manipulação de conteúdo da informação.

Podemos encontrar várias ferramentas para criar atividades interativas. Como exemplo encontramos o software Hot Potatoes, este software permite a criação de questões dissertativas, objetivas, palavas cruzadas, entre outras. Outros exemplos são os Applets, programas inseridos em páginas da Web. O Applet Rabisco é um programa que permite desenhar. Existe também os desafios, que permitem uma certa interação na medida que desafiam o usuário a solucionar problemas e permitem um feedback. Podemos encontrar Applets em: http://www.di.ufpe.br/~java/jai/aula2/index.html
http://www.terravista.pt/baiagatas/1327/desafios/desafios.htm

A interatividade não está somente nos resultados ou metas alcançadas pelo aluno, mas nas potencialidades a serem exploradas entre homem x máquina sendo uma relação colaborativa e participativa onde os resultados esperados serão a conquista do conhecimento.
Cabe ao professor proporcionar está interatividade através da criatividade, colocando a disposição ferramentas do tipo que possibilitem uma relação entre aluno-professor-máquina em ambiente prazeroso onde a aprendizagem dos conteúdos ocorra de maneira suave e natural.

Atualmente, discute-se muito a possível interatividade e interação que os sistemas teleducativos podem proporcionar à relação pedagógica, que tem como base aluno, professor e conhecimento. Com eles a informação pode ser reduzida a apenas um serviço que se presta unilateralmente ao usuário-receptor; ou se constituir num processo de interação entre alunos, professores, indivíduos, grupos, comunidades, que assim podem estabelecer uma comunicação plena e efetivamente dinâmica, interativa, multidirecional.

Um ambiente interativo de ensino é resultado tanto da participação dos alunos e professores, quanto da estrutura desse ambiente. É a interatividade que media a conexão entre o usuário e a informação, possibilitando que se participe da construção do conteúdo.

O caráter interativo é um elemento constitutivo do processo hipertextual, onde o leitor através de suas escolhas na interface com os nós da rede vai se transformando. Na interface entre o leitor-autor é que o trabalho amadurece. Uma criação se da nas interfaces, nos múltiplos fatores que se relacionam, se auto-engendram e se transcodificam



Um ambiente interativo, vai alem dos links. Está em ser ou não amigável e convidativo à participação dos usuários, em oferecer recursos para que possam agir criativamente e participar da construção de seu conteúdo.
Dentro disso estão aumentando as ferramentas que possibilitam a interação dos alunos no ambiente de EAD, como foruns, chats e plugins.

Dentro da proposta de elaborar sugestões para transformar o texto "Ferramentas para Interatividade na Web" em um material interativo, tenho a ressaltar que concordo com os autores referenciados no texto, quando se fala que interatividade é algo mais do que simplismente clicar em botões ou selecionar opções pré-definidas.
Ao meu ver, antes de elaborar um material para EAD é necessário que o grupo de trabalho tenha bem claro qual a sua proposta de ensino e qual a teoria que embasa a seu prática pedagógica, uma vez que o "design" do material perpassa por essa postura. Tendo isto definido é necessário elaborar um material coerente com a proposta.
A elaboração do material não é um processo fácil, uma vez que a complexidade aumenta à medida que desejamos aumentar o nível de interatividade oferecido pelo sistema. Quanto mais interação entre aluno-aluno, aluno-professor e, principalmente aluno-sistema de aprendizagem, maior a tecnologia requerida e maior a necessidade de integração entre profissionais da área de informática, de educação e de especilistas da área em estudo.

Outra ideia de destaque do texto é a importância do envolvimento ativo como estimulante da interatividade e daaprendizagem. Salientando recursos como: questões dirigidas, colocações provocativas e direcionamento da discussão. Porém, mesmo com esses recursos, os autores concluem que em alguns momentos, existe a necessidade de encontrospresenciais e contato professos-aluno.
O próprio texto é resultado de um trabalho à distância, que resultou da participação cooperativa.

A leitura do texto Ferramentas para Interatividade na Web pode ser o ponto de partida para a construção de nossa teoria. Digamos que seja a primeira atividade de uma aula assíncrona, que tenha por objetivo a interação aluno-material, através do mesmo. Poderíamos sugerir sua leitura, destacando:
1.o que foi de difícil compreensão;
2.o entendimento dos conceitos e as dúvidas sobre os mesmos;
3.que relações e reflexões o texto permitiu fazer.
Para esta atividade poderia ser utilizado um formulário para registro dos aspectos destacados.
Outra atividade poderia ser um conjunto de perguntas mais objetivas sobre aspectos relevantes que compõem o texto. Por exemplo:
1.Quais as principais teorias interacionistas do desenvolvimento?
2.Quais os principais fatores que influenciam o desenvolvimento, de acordo com a Teoria de Piaget?
3.Quais os principais fatores que influenciam o desenvolvimento, de acordo com a Teoria de Vigotsky?
...
Porém, penso que durante a realização de todas as atividades, a intervenção do professor, agindo como desequilibrador, sugerindo questionamentos,promovendo, enfim, o pensamento reflexivo, é um recurso indispensável para que ocorra aprendizagem. Para isso, são necessárias outras modalidades de interação, que vão além da simples interação aluno-material.

Como sugestões para transformar o texto Ferramentas para Interatividade na Web em um material interativo de qualidade, posso incluir: uso do correio eletrônico, para envio de lições, tarefas, tutoriais online e trocas de informações; listserver, ambientes de conferência para discussões interativas em tempo real com tecnologia de chat e Videoconferência.

A utilização destes recursos de maneira inteligente ampliaria significativamente as oportunidades de mediação significativa por parte do professor.

Outras sugestões - Parte inicial do texto (Teorias do desenvolvimento)
Metodologia de trabalho: Apresentar as teorias e sugerir links para os textos de Piaget e Vygotsky, lançando aos alunos o desafio de pesquisar de que forma suas teorias delas têm relação com a informática na educação (no texto isto já vem pronto). Talvez isto pudesse dar levantar uma série de questionamentos em relação a postura pedagógica dos alunos, como eles "encaram" o processo do conhecimento e de que forma o computador se "encaixa" neste contexto.
Ao professor, caberia organizar as diversas opiniões resultantes de leituras e dar início a um pequeno texto que poderia ser lançado ao grupo, inclusive utilizando o Word. Resultado final: texto colaborativo.Durante o processo: marcar um chat para discutir o direcionamento do texto colaborativo.Observação: Poderia ser lançado, no final da parte teórica, um pequeno teste de múltipla escolha, para "obrigar" a leitura do texto por parte do aluno (poderia ser sugerida a elaboração de questões pelos alunos).

Ao invés de o professor organizar as opiniões, conforme sugerido pela Laurete, haveria também a possibilidade de deixar esta tarefa para os próprios alunos. Dentro desta alternativa, os alunos fariam questões e/ou comentários sobre um texto lido em um mural; em um segundo momento, em um outro mural, eles responderiam/desenvolveriam qualquer uma delas, não necessariamente correspondente à que ele mesmo tenha feito inicialmente. Estes dois murais atuariam como bancos de idéias para mais discussão e reflexão. As contribuições seriam enviadas através de formulários, e as discussões poderiam ser todas realizadas em um mesmo Webfolio coletivo, utilizando-se CGIs em todos estes casos.

Seguindo na proposta da Patrícia com sugestão de algumas questões.Sobre a teoria inatista do desenvolvimento, uma das afirmativas abaixo é verdadeira. Identifique-a e justifique associndo cada uma das demais com a correspondete teoria. a) é inspirada no idealismo filosófico: modo de pensar especulativo e não científico; b) o destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento; c) a prática escolar não amplia o desenvolvimento do educando, pode apenas aprimorar um pouco o que ele é; d) tem por objetivo o controle do comportamento do educando; e) considera como relevante para a aprendizagem o raciocínio, o desejo, a imaginação, sentimentos e fantasias.

Os expoentes de referência das teoria interacionistas do desenvolvimento são:
a) Piaget e Vygotsky;
b) Piaget e Pavlov;
c)Vygotsky e Skinner;
d) Watson e Piaget;
e) Vygotsky e Watson.

Completar as lacunas com internos ou externos
Segundo Piaget, quatro fatores e suas interações são pressupostos para o desenvolvimento cognitivo: maturação biológica e equilibração como fatores ............. e experiência ativa e interação social como fatores ................ .

Sobre a ZDP não é correto afirmar:
a) constitui-se do nível real: capacidade de realizar sozinho e do nível potencial: etapa em que as tarefas são realizadas com ajuda do outro;
b) o desenvolvimento potencial caracteriza-se numa etapa onde a interferência do outro afeta significativamente o resultado da ação individual;
c) qualquer indivíduo pode, a partir da ajudo do outro, realizar qualquer tarefa;
d) só é possível realizar ações que estão próximas das que já consolidou;
e) a capacidade de se beneficiar com a ajuda de outra pessoa vai ocorrer em certo nível de desenvolvimento, não antes.

De acordo com a teoria interacionista de Jean Piaget, a palavra interação poderia ser substituída por:
a) movimento;
b) percepção;
c) relação;
d) construção;
e) assimilação.

Sobre essa parte do texto que aborda Teorias de Desenvolvimento sugiro um chat para debater o entendimento dos conceitos desenvolvimento e aprendizagem, de acordo com a Psicologia. Solicitar que os alunos se preparem para o chat, procurando estabelecer elementos que distinguem os dois termos e elementos os aproximam em significado. Além disso, pedir que preparem argumentos que estabeleça a relação que se estabelece entre eles.

Um dos pontos que podem ser explorados no texto são os conceitos apresentados. Palavras como interatividade, abrem espaço para as mais variadas interpretações, com isso pode-se construir conceitos para as expressões apresentadas (complementando a proposta da Isolda). Essa contrução pode ser feita de modo assíncrono, através do próprio equitext, ou síncrono, com chat.
Após desenvolver os conceitos, pode-se montar um mapa conceitual em grupo com o Mapedit.

Outra atividade que podemos sugerir é a organização de um fórum de discussões, via formulário, sobre as diferentes teorias apresentadas no texto. Essa atividade poderia ser realizada em grupos, onde cada um dos grupos deveria levantar os pontos positivos de uma determinada teoria e os negativos de uma outra. A partir disso, o fórum poderia simular uma situação de ataque e defesa.

Ferramentas para Interatividade na Web, Capítulo 3 - Ferramentas Disponíveis
Sugestões para  incrementar  a  interatividade  -  layouts

1. DESIGN - após o título do capítulo, dispor os subtítulos como botões clicáveis para se ter uma idéia
dos tópicos abordados e para uma localização rápida dos mesmos (navegabilidade), criando assim um
menu vertical. A divisão da tela em duas partes, torna a linha do texto no lado direito mais curta, facilitando
sua leitura, como o layout abaixo. É indicado também que se destaque os parágrafos e seus subtítulos.
 
Ferramentas Disponíveis

  Introdução

  Modo Texto

  Multimídia

  • Belvedere
  • InterSpace
  • TeamWave
  • The Palace
  • Multicity
  • Videoconferência 
  •  
     
    Introdução

    Texto textotexto textotextotextotextotextotextotextotextotexto
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    Modo Texto

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    2. LINKS - inserir onde existem os nomes dos softwares e equipamentos para suas respectivas home pages.

    3. FORMULÁRIO de sugestões de outras ferramentas que possibilitem a interatividade
    assíncrona e síncrona que não foram citadas no texto e descrição da forma como utiliza
    algum destes softwares no meio profissional e/ou doméstico, para estimular a troca de
    experiências e metodologias.
     

      Usuário
      Nome:
      E-mail:


      Ferramenta sugerida
      Nome:                                                             URL:
      Descrição:


      De que forma você utiliza alguns destes softwares?

     



    4. FÓRUNS síncronos(chats) e assíncronos (e-mails e newsgroup) serão disponibilizados para a discussão sobre
    as formas de utilização das ferramenta e geração de novas idéias. Após um período pré-determinado, uma súmula das idéias construídas coletivamente deve ser elaborada por um dos alunos que será disponibilizada a todos.

    5. TESTE de múltipla escolha sobre quais as ferramentas mais indicadas para determinada interação. Algumas questões:



    Uma avaliação destas atividades, como um processo contínuo em que ambos, professor e aluno participam é fundamental no processo de construção do conhecimento.Uma proposta de avaliação formativa poderia ser através da utilização de formulários para registro de respostas com possibilidade do professor adicionar comentários relativos às contribuições individuais dos alunos. Todos os comentários ficariam expostos num mural, de forma que todos os alunos tivessem acesso e pudessem comentar, questionar e concluir. Neste tipo de avaliação, a mediação constante do professor é imprescindível. Isto pode levar à aprendizagem se o professor souber aproveitar a oportunidade de discutir diferentes possibilidades de respostas, conduzir o aluno a reelaborar o problema a partir dos erros apresentados, motivando-o constantemente a prosseguir e a refletir sobre seu processo de construção de conhecimento.

    Em relação à interatividade na web, quero comentara experiência que tivemos (e estamos trabalhando para ampliar) na disciplina Teorias sobre o Espaço Urbano, da graduaçãoem Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Ao longo do segundo semestre de 1999, trabalhamos com uma cidade virtual, emambiente MOO, com descrições textuais de espaços p'blicos e privados, criados pelos alunos, que serviam pararepresentações gráficas, e vice-versa, e com "passeios" coletivos pelo ambiente (através de chat), já que criaram inúmeras"salas" que representam os espaços da cidade. Estamos ainda discutindo os resultados. Um pouco desta experiência estádescrita no paper Andrade. L. M. V., Axt, M. "Explorando Santa Fé: da simulação presencial ao ambiente telemático", 1999.Se interessar a alguém, faço uma cópia. Agora, junto com o Márcio Martins (sempre nosso salva-vidas) e o pessoal doLELIC + bolsistas da Arquitetura, rabalhamod em um ambiente mais sofisticado, com interação gráfica e textual, além debiblioteca, aulas assíncronas, etc. Esperamos que isto esteja operacional para o segundo semestre de 2000.

    Não posso encerrar minha atuação em atividades de construção colaborativas de textos, nesse semestre, sem deixar registrado que esta é uma atividade de interação de qualidade. Para mim, foi uma das experiências mais significativas. E esse equitex é maravilhoso. Desejo parabenizar, sinceramente, todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do seu projeto e execução. Estarei torcendo para que logo tenhamos a possibilidade e utilizá-lo também com os nossos alunos.