Ferramentas para Web

MODO TEXTO

Correio Eletrônico
Newsgroup (Usenet)
IRC (Internet Relay Chat)
MOO (Multi user domain Object Oriented)
MULTIMÍDIA
WWW (World Wide Web)
Belvedere
InterSpace
Mundos Virtuais
TeamWave
The Palace
Multicity
Videoconferência
CU-SeeMe
Netmeeting
RealNetworks
PictureTel
IVISIT

Existe uma grande variedade de ferramentas disponíveis, as quais vão desde as ferramentas em modo texto assíncronas, como é o caso do correio eletrônico, até as ferramentas multimídia síncronas como as ferramentas de videoconferência, garantindo uma maior flexibilidade na escolha da forma mais apropriada de comunicação a cada caso particular de ensino. Estas ferramentas que podem prover uma comunicação do tipo um para um (comunicação privada), um para muitos (dispersão), e muitos para muitos (discussão em grupo).

Geralmente são divididas em duas grandes categorias: síncronas e assíncronas. As ferramentas síncronas se caracterizam por permitir que duas ou mais pessoas possam se comunicar em um mesmo período do tempo, ou seja, elas devem estar conectadas à Internet, usando a ferramenta, todas no mesmo momento. Uma analogia a isto poderia ser uma tele-reunião através do telefone, onde diversas pessoas estariam participando em um mesmo instante. Por sua vez, as ferramentas assíncronas também permitem a comunicação de pessoas, só que estas pessoas não precisam necessariamente acessar as ferramentas em um mesmo período de tempo (em um mesmo instante). Uma analogia a isto poderia ser uma cópia de um documento enviado a diversas pessoas, pelo correio tradicional. Cada pessoa, ao receber este documento, o lerá em horários provavelmente diferentes dos demais.

Outra dimensão para a classificação das ferramentas é a mídia envolvida, que vai desde o simples texto plano até as mais novas tecnologias multimídia, permitindo o uso sincronizado de áudio, vídeo e gráficos[HAR 96]. Dessa forma, as ferramentas serão classificadas em ferramentas de modo texto e multimídia.

A seguir, estão relacionadas as principais ferramentas de CMC existentes e sua classificação.

  Modo Texto Multimídia
Assíncrona  correio eletrônico 

newsgroup

WWW (World Wide Web) 
Síncrona  IRC(Internet Relay Chat) 

MUD/MOO (realidade virtual baseada em texto)

Audioconferência 

Videoconferência

 EXERCÍCIO


Modo Texto

A seguir, apresenta-se algumas ferramentas que permitem a comunicação, na Internet, somente de forma escrita, através de um "modo texto".

Correio Eletrônico

O correio eletrônico provê uma forma eletrônica de enviar e receber mensagens e arquivos (em attachment) assincronamente.
Por ser assíncrona, esta ferramenta tem a grande vantagem de que cada um pode enviar ou receber suas mensagens de acordo com sua disponibilidade de tempo [LOH 96].

É muito usado tanto para a comunicação individual entre professor e aluno, como também para a comunicação entre um grupo de pessoas através da criação de uma lista de correio eletrônico, contendo, por exemplo, o endereço eletrônico de todos os alunos de uma disciplina, permitindo que todos recebam as mensagens.

Newsgroup (Usenet)

Ferramenta assíncrona usada principalmente para compartilhar informações em modo texto entre um grupo de alunos e o professor. A Usenet organiza as mensagens de forma hierárquica, de tal forma que é mais fácil visualizar quais mensagens pertencem ao mesmo tópico.
 

IRC (Internet Relay Chat)

Permite a comunicação síncrona em modo texto entre vários participantes através de uma janela comum onde tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros. A vantagem é que permite uma discussão interativa e dinâmica, aproximando-se mais das discussões realizadas em sala de aula. A desvantagem é que todos os participantes devem estar conectados ao mesmo tempo, o que elimina uma das principais vantagens do uso da Internet, a flexibilidade de horário.

MOO (Multi user domain Object Oriented)

Os MOOs são tipos especiais de MUD (Multi User Domain- Domínio Multi Usuário), que são mundos virtuais de jogos.

MOOs são MUDs educacionais que permitem que várias pessoas em diferentes locais o utilizem ao mesmo tempo. Os MOOs são baseados em texto, mas permitem o uso de todos os tipos de comandos virtuais e expressões. Um MOO é um mundo imaginário onde pessoas usam palavras e linguagens de programação para improvisar e simular mundos, incluindo emoções tais como poder, avidez e também para ganhar conhecimentos [LOH 96].
 
 

Multimídia

Até um tempo atrás, não muito distante, as palavras Internet e Multimídia raramente eram mencionadas na mesma frase. Havia a limitação do software também de velocidade das linhas. Porém, em 1993, um software chamado Mosaic mudou tudo isto. Foi o surgimento do primeiro browser. Pela primeira vez, a verdadeira multimídia, mix de varias mídias, tais como texto, imagens, sons e vídeos, podia ser acessada pela Internet conjuntamente. O WWW cresceu muito em popularidade, porém um fator limitante ainda é a limitada banda passante, principalmente para quem acessa através de linhas discadas (como as que possuímos em nossas casas).

Porém, temos que ter em mente que um arquivo contendo imagens, sendo enviado através de uma rede, leva mais tempo para chegar ao seu destino em comparação a um arquivo contendo somente texto; arquivo de vídeo é mais demorado ainda, devido ao seu tamanho. A banda passante é um dos principais fatores limitantes da utilização plena da multimídia. Atualmente, os computadores (mesmo os pessoais), já oferecem plena capacidade de processamento e armazenamento de dados multimídia. O gargalo continua sendo a transferência, ou melhor, as conexões (velocidade e taxa de utilização) que realizam as transferências. Largura de banda significa a quantidade de informação que pode ser transmitida entre 2 pontos em um dado período de tempo.

A noção de interatividade é importante e traz a tona outro aspecto da multimídia que não mencionado muito freqüentemente, que é a multimídia "ao vivo". A interação é enriquecida quando ocorre através de softwares que utilizam multimídia.

Nestes últimos anos, os programas multimídia para a Internet surgiram e começaram a crescer vertiginosamente. A cada ano que passa, o numero destes softwares tem dobrado. Também nestes últimos anos, a velocidade das conexões Internet, principalmente dos backbones, tem aumentado consideravelmente. Considerando isto, percebe-se que a utilização de ferramentas multimídia sob a Internet é algo perfeitamente viável.

 A seguir, apresenta-se algumas ferramentas que permitem a comunicação, na Internet, utilizando-se, além da forma escrita (modo texto), também a possibilidade do uso da multimídia (áudio, vídeo, animação, etc).
 

WWW (World Wide Web)

Belvedere

O Belvedere é um ambiente que permite a criação de investigações colaborativas ou privadas através de ferramentas gráficas, conforme figura 1. Os diagramas criados devem ter relações lógicas entre si, formando uma espécie de debate em grupo.


Figura 1: Apresentação do Belvedere

Este ambiente consegue transformar idéias e pensamentos em algo concreto. Dessa forma, argumentos são representados como objetos que podem ser apontados, ligados a outros objetos.

O Belvedere pode ser utilizado de forma stand-alone ou em rede. Ao rodar em modo stand-alone o aprendiz não obterá os recursos de colaboração que é a sua maior vantagem. O modo stand alone é recomendo para atividades colaborativas em que os estudantes estejam fisicamente reunidos; já o modo em rede é indicado para atividades de ensino a distância. Dessa forma, o ambiente permite os dois tipos de interação síncrona ou assíncrona.

Como requisitos de hardware, o belvedere pode rodar sob plataforma WWW, com servidores NT, Solaris ou UNIX. Mas, para tanto, faz-se necessário instalar o "Java Runtime Environment" (JRE) da Sun.

Para criar as investigações, o aprendiz possui uma série de ferramentas para criar os seus diagramas de argumentação que irão nortear a questão da pesquisa. O ambiente fornece representação gráfica para o aprendiz expressar sua "opinião" em forma de dados, hipóteses, princípios ou simplesmente por meio de uma nova informação. As opiniões podem ser interligadas entre si, representando a opinião a favor ou contra o argumento.

As ferramentas possuem um nível de intensidade que corresponde ao nível de crença dado pelo aprendiz àquele argumento. Estes níveis personalizam os argumentos em forte (strongly believe), moderado (moderately believe, moderately disbelieve), neutro (neutral) e descrença (strongly disbelieve).

O Belvedere possui em sua interface um espaço de interação gráfica (evidence map), um ambiente de "chat" para diálogo entre os diversos usuários; e ainda, um espaço para que o aprendiz coloque as conclusões de sua investigação ou pesquisa.


Figura 2: Tela principal

Pode-se observar na figura 2 a interface do Belvedere:

Diversas pesquisas demonstram que o Belvedere é um ambiente adequado para construção do conhecimento, para a solução de problemas de forma colaborativa e para o aprendizado de conceitos.

Uma de suas vantagens está na possibilidades de interação social, através de discussões e trocas colaborativas, compartilhamento de diagramas, troca de referências de páginas Web, etc.

InterSpace

O InterSpace é um programa gráfico que permite a múltiplos usuários interagirem uns com os outros, em tempo real, através de um ambiente virtual 3D, conforme pode-se observar na abaixo:


Figura 3: Interface do InterSpace

É uma tecnologia Internet/Intranet que possibilita ao usuário, em termos visuais, "estar lá" em um espaço virtual. Os usuários podem interagir usando diversas mídias, como texto, áudio e vídeo. As pessoas navegam através de mundos 3D utilizando avatares com sua própria imagem e voz em tempo real.

O InterSpace não possui um domínio específico e o tipo de interação é síncrono. A qualidade ou grau de interação é grande e pode ser executado em plataforma Windows95 ou NT. Os requisitos de hardware ideais para obter todos os recursos oferecidos pelo InterSpace são: pentium 90 Mhz ou maior, 12 MB de espaço em disco livre, 24 MB RAM, cartão de vídeo PCI, cartão de aceleração gráfica 3D e conexão a internet com um modem de no mínimo 28.8 Kbps.

Mundos Virtuais

Um mundo virtual é o "espaço virtual" composto de um conjunto de um ou mais cenários cada qual com seus objetos e avatares inseridos em um ambiente tridimensional. Eles possuem algumas das características das comunidades virtuais baseadas em texto e dos jogos de computador [DAMER 98].

Um cenário no InterSpace é o local ou meio ambiente virtual onde serão inseridos os objetos. Pode-se citar como exemplos de cenários, ambientes fechados como o interior de um prédio, sala de jogos, como também ambientes abertos como uma praça. Em tal ambiente, o caminho que o usuário percorre através de suas próprias ações não ocorre de forma linear, ou seja, não há, de forma explícita, uma ordem seqüencial de navegação pelos cenários.

Os objetos são figuras tridimensionais e possuem propriedades tais como forma (casas, árvores, móveis, etc.) tamanho, cor, textura e um conjunto de variáveis próprias que determinam o seu estado.

Os avatares são representações físicas dos personagens e permitem criar uma concepção "humanista" dentro do universo virtual.

Cada vez mais, os mundos virtuais estão tornando-se um novo ambiente para comunicar, aprender, jogar e trabalhar em equipe. Eles podem representar o mais vasto domínio, como por exemplo: mundos biológicos, mundos arquitetônicos, etc. [TITTEL 98].

O Interspace é um browser de RV que possui vários mundos virtuais. Os principais mundos são:

Formas de Comunicação

a) Grupos de discussão por áudio

Um grupo de discussão se refere ao subconjunto de usuários de "um mundo" que podem participar da mesma conversa por áudio. Há dois tipos de conversas em grupo, na primeira delas, os usuários devem estar face-a-face. Na segunda, os usuários devem estar apenas no mesmo mundo para se comunicar.

b) Chat

O chat é a comunicação feita através de texto. Para visualizar o chat, basta acionar a tela através do menu "View/Chat". A visualização das mensagens é permitida apenas aos usuários que estão em um mesmo mundo. Quando novos avatares entram no mundo, a tela de chat é atualizada.

Obtenção de Informação

Para obter informação de um mundo específico, pode-se selecionar "View/Get World Info" a partir do menu. A tela de informação apresenta o nome e UserID (identificador) de todos os usuários do mundo em que eles se encontram.

Para obter informação de um usuário específico, deve-se selecionar o User ID e "clicar" no botão "Show Detailed Info". Também pode-se requisitar uma conferência com um usuário específico selecionando o UserID e clicando no botão "Video Phone".

Uma mensagem para alguém pode ser deixada no quadro de informação pessoal (Personal Information Board), que funciona como um mural virtual onde podem ser vistas todas as mensagens deixadas neste quadro (ver figura 4). Estas mensagens podem incluir fotos, desenho, voz e mensagem escrita.


Figura 4: Quadro de mensagens

O InterSpace pode ser considerado uma ferramenta de aprendizagem cooperativa apoiada por computador, que prioriza a interação social dos usuários; estando relacionada com a área de pesquisa de Realidade Virtual.

TeamWave

TeamWave é um ambiente colaborativo que permite coordenar o trabalho em grupo, colaboração entre pessoas, além do compartilhamento de informações, através da Internet. Para isto, este ambiente conta com diversas ferramentas para auxiliar seus usuários, tais como: whiteboard, chat, ferramenta para votação, ferramenta para brainstorm, compartilhamento de calendário, etc..

Além disso, se o usuário necessitar de alguma ferramenta específica, a qual não se encontra no ambiente, há a possibilidade de adicionar novas ferramentas. Pois o TeamWave é um sistema aberto, que permite desenvolver ferramentas próprias para seu ambiente, através de uma API destinada para esta atividade.

Encontra-se disponível na Internet versões para download para as plataformas Windows, Macintosh e Linux.

Pode-se observar na figura 5 a interface do TeamWave para a versão Windows. Esta versão possui um menu com 4 opções:


Figura 5: Interface TeamWave

Além do menu, o software possui uma barra de ferramentas para utilização no whiteboard; na parte inferior da tela encontra-se o chat e, no canto inferior esquerdo, tem-se uma área destinada a apresentar ao usuário o seu posicionamento na tela, além de apresentar as ferramentas ativas.

The Palace

É um software semelhante ao CU-SeeMe permitindo uma sessão de chat pré-combinada. Oferece ambientes para interação onde cada usuário é representado por um avatar. É possível expressar sentimentos através de adereços nos avateres e formas de expressar opiniões por meio de balões de comentários, grito, pensamento, entre outros. Pode-se trocar o nome dos avatares e "vesti-los" .

Além da sessão de chat, o Palace nos permite gravar em logs as participações, o que evita a perda de algum comentário, principalmente quando são vários participantes.

Alguns sons pré-definidos podem ser usados para chamar a atenção aos comentários ou para simples diversão. Abaixo, temos a interface inicial do The Palace. É possível "caminhar" por várias salas de reunião.

Figura 6 - Interface The Palace


Multicity

O Multicity cria uma ou várias salas de chat exclusivas, em português (ou outras 14 línguas à sua escolha). As salas podem ter o visual alterado e o administrador tem poderes para mediar a conversa. Como se utiliza do Java, o chat demora algum tempo para carregar. Mas, uma vez iniciada a conversa, as mensagens são trocadas rapidamente.
Para dar o download: www.multicity.com
 

Videoconferência

Um sistema de videoconferência permite em tempo real a comunicação simultânea de som e vídeo, entre grupos de duas ou mais pessoas, independentemente do tempo ou da localização geográfica entre elas.

Tais sistemas também permitem que as pessoas trabalhem de foram colaborativa, compartilhando informação e materiais. Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa, em que os participantes se encontram em locais diferentes, mas que podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local (What Is, 1998).

Quanto à aplicabilidade, de forma mais abrangente, segundo Musey, Pan e Watson em "Desktop (video) conferencing /screen sharing systems", a videoconferência é utilizada em redes de todos os tipos e tamanhos, em instituições as mais diversas, com especialistas freelance ou profissionais que trabalham em casa, na educação a distância, para fins médicos e em outras situações onde é útil ter acesso a especialistas a distância, bem como para difundir resultados de pesquisas científicas. Em termos educacionais, citando Neri dos Santos, "a videoconferência é adequada para instituições que queiram criar programas de formação de redes de ensino e pesquisa, e implantar processo de ensino a distância para atividades de formação e treinamento."
 

Tipos de Videoconferência
 

Equipamentos que dão suporte à videoconferência:


Aspectos favoráveis da videoconferência


Aspectos desfavoráveis da videoconferência

Software para Videoconferência
 
CU-SeeMe
O software CU-SeeMe (leia-se See-You-See-Me/si-iu-si-mi), é um programa inicialmente desenvolvido na Universidade de Cornell nos Estados Unidos, que permite a transmissão de som e imagens em tempo real pela Internet. Posteriormente a tecnologia CU-See-Me foi transferida para a White Pine Software, que atualmente comercializa esse produto. O CU-SeeMe, permite a transmissão de som e imagens em tempo real pela Internet. Permite uma forma simples de videoconferência, de modo que cada usuário conecta-se a outros usuários em forma de uma sessão de chat previamente combinada. Foi desenvolvido pela White Pine (Tim Dorcey e Cornell University).
A comunidade CU-SeeMe é um dos segmentos mais atuantes da Internet. Já há um número significativo de hyperlinks contendo muita informação sobre o assunto. Pode-se obter mais informações sobre o CU-SeeMe e a comunidade que usa este software em CU-SeeMe World ou se inscrevendo na lista eGroup.

Figura 7 - Interface CU-SeeMe
Netmeeting

É uma ferramenta para comunicação, em tempo real, entre pares ou grupos de pessoas, na Internet ou em redes internas. Oferece o recurso de uma sessão de chat, além de ferramentas de vídeo, áudio e "quadro branco". Foi desenvolvida pela Microsoft.

Figura 8 - Interface Netmeeting

RealNetworks

Uma outra tecnologia muito utilizada na internet para vídeoconferência é a tecnologia RealNetworks. Essa tecnologia é mais adequada para o broadcast e gravação de áudio e imagem e não permite interatividade entre os participantes de uma videoconferência. A tecnolgia RealNetworks é responsável pelo fornecimento de streams de áudio e vídeo comprimidos por um algoritmo proprietário. Esses streams podem ser visualizados através de um software específico—Real Player—ou como plugin em um browser, permitindo assim que a imagem e o áudio sejam apresentados dentro de uma página WWW. A RealNetworks é mais adequada ao broadcast e à gravação de áudio e imagem. Não permite interatividade.
 

PictureTel

A PictureTel apresenta qualidade superior às utilizadas na Internet porque utiliza equipamentos proprietários e linhas dedicadas, fator que eleva seu custo.

A tecnologia PictureTel é também bastante utilizada em videoconferências porém ainda utiliza equipamentos proprietários e linhas dedicadas para a comunicação entre os equipamentos. Por esse motivo a tecnologia PictureTel apresenta uma qualidade bastante superior às tecnologias utilizadas na Internet. A tendência é que a tecnologia PictureTel migre gradativamente para a Internet junto com a melhoria da velocidade e da capacidade de transmissão de dados pela rede.
 

IVISIT

O IVISIT é um software de vídeo-conferência que permite ao usuário criar suas próprias salas e inclusive criar senhas para seu acesso. A qualidade de som é excelente.

Para dar download: www.ivisit.com

EXERCÍCIOS 1
EXERCÍCIOS 2
EXERCÍCIOS 3
EXERCÍCIOS 4
EXERCÍCIOS 5


 
 
 
 
Voltar ao Início               Página Inicial
Introdução - Afetividade, Interatividade e Aprendizagem - Implicações Pedagógicas - Conclusão - Referências Bibliográficas