CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
QUAIS
AS IMPLICAÇÕES QUE ESTAS ABORDAGENS TRAZEM PARA O ENSINO
A DISTÂNCIA?
O PAPEL DO PROFESSOR
O
PAPEL DO ALUNO
CONDIÇÕES
NECESSÁRIAS PARA INTERAÇÃO
As implicações pedagógicas da utilização das ferramentas interativas para o ensino a distância resulta de toda uma concepção teórica e metodológica adotada pelo professor. O objetivo é investigar que implicações são esssas? Que posturas devem ser incentivadas ou evitadas por parte dos professores e alunos? Qual a melhor maneira de utilizar a tecnologia visando propiciar uma melhoria de aprendizagem ao aluno?
Refletindo sobre estas questões, chegou-se ao entendimento de que toda a prática pedagógica dependerá da adoção ou não de concepções pedagógicas e da metodologia de desenvolvimneto das ferramentas que dão suporte ao ensino e aprendizagem a distância.
Se a concepção do professor e dos ambientes for empirista, tendo representantes behavioristas como Watson, Skinner e Pavlov; o professor tende a ter uma postura baseada na transmissão de conteúdo e no controle. Suas ações objetivam criar mudanças sistemáticas e operacionais no ambiente, a fim de maximizar a probabilidade de respostas "desejáveis". O aluno por sua vez, tende a tornar-se um agente passivo do processo, onde apenas o ambiente é que age sobre ele, fazendo com que o conhecimento torne-se uma associação de estímulos-respostas.
Já na concepção interacionista, representada por cognitivistas como Piaget e Vygotsky, a postura do professor será totalmente divergente da citada acima. O professor torna-se o mediador de todo o processo de aprendizagem. O aluno será o interagente. O conhecimento resultará da ação do sujeito (aluno) sobre a realidade e desta sobre o sujeito. A prática pedagógica pressupõe a atividade do aluno, seus esquemas de assimilação, bem como as ações docentes no sentido de favorecer a ampliação de tais esquemas. Nesta abordagem, o papel do professor será de "desequilibrador", provocando conflitos e situações problemáticas que estimulem a reversibilidade de pensamento e levem o aluno a questionar sua ação. Além disso o professor deverá ser também "regulador", mediando as inter-relações dos alunos, dando ênfase a procedimentos democráticos e lúdicos.
Foi baseando-se nesta modalidade
de ensino interacionista, que se buscou discutir o papel do professor e
do aluno no ambiente de ensino a distância.
A segunda abordagem, a interacionista, surge como uma alternativa para promover ambiente interativos de qualidade que promovam o diálogo efetivo entre alunos e professores. Nesta abordagem a interação social e a cooperação (operação conjunta dos sujeitos) torna-se essencial, uma vez que é um "grande desafio construir um estilo de trabalho em equipe realmente produtivo"[DEM96].
De um modo geral, o caminho da produção e do acesso ao conhecimento, deve encontrar suporte em metodologias que se proponham a ultrapassar os limites da reprodução, repetição e cópia dos materiais existentes. Assim, a pesquisa e a interação são meios importantes para que os conhecimentos não se restrinjam à repetição dos outros, mas impliquem na compreensão, crítica e produção de conhecimento próprio. Especificamente as ferramentas para interatividade na Web surgem como mecanismos adicionais à meta maior do ensino que é a aprendizagem. Os mecanismos que promovem a interatividade podem contribuir para que se tenha êxito pedagógico quando se utiliza a Web como meio de comunicação. No entanto, existem questões importantes no que se refere ao papel do professor e do aluno, bem como das condições necessárias para que a interação se efetive.
É preciso lembrar que os professores que atuam em programas de ensino à distância foram formados por procedimentos convencionais para ensinar em sistemas convencionais e alguns desconhecem toda a tecnologia que está a sua disposição, e as novas atribuições que lhe serão necessárias desempenhar para intermediar um modelo de ensino a distância efetivo.
Espera-se que os professores que atuem no ensino a distância possuam como habilidades:
ser pesquisador;Além disso, o professor terá que ser sensível às dificuldades de interações dos sujeitos, evitando o isolamento de alguns. Deve incentivar questões de debates e atividades que possibilitem os alunos aproveitar ao máximo os recursos do ensino a distância.
conhecer os objetivos gerais e específicos do curso;
apresentar o plano do curso aos alunos;
elaborar material didático ou de apoio, próprio;
encorajar ao diálogo e prover métodos de organização das idéias;
não ter medo de utilizar o silêncio, quando for necessário concentração parta alguma atividade;
ser criativo a fim de criar situações estimuladoras para o melhor aproveitamento dos conteúdos;
criar condições para o melhor desenvolvimento da aprendizagem, diagnosticando as necessidades dos estudantes; e mostrando caminhos de acesso ao conhecimento;
promover atualizações constantes dos alunos, estimulando e administrando a curiosidae que é "fonte do saber" ;
estar atento ao desenvolvimento do trabalho;
ser orientador do trabalho conjunto, coletivo e individual; incentivando e acompanhando a participação dos alunos;
saber elaborar um projeto, atualizar permanentemente este projeto e comprometer-se com o desempenho do aluno;
avaliar o desempenho dos alunos;
apresentar aos alunos os procedimentos de avaliação;
utilizar provas e trabalhos coerentes com os conteúdos oferecidos;
elaborar provas com clareza e objetividade;
mostrar-se disponível para atender as solicitações e dúvidas dos alunos;
ter um bom relacionamento com os alunos, mesmo em momentos de tensão
ter conhecimentos sobre os recursos técnicos, oferecidos pela Web, ou seja, o professor deve desenvolver uma cultura tecnológica para desmistificar a questão do controle, tornando-se assistente da construção do conhecimento através desta tecnologia.
a) Estudos realizados através de vários projetos, mostraram que o fato de ser utilizada uma videoconferência ou não, não era fator decisivo na aprendizagem. O mais importante era a qualidade do ensino, a motivação e as expectativas do aluno, o nível e a relevância do assunto, acesso a materiais de pesquisa e de suporte. Os professores relatam que, depois de acostumados, os alunos não se portam diferente que o normal, quando numa videoconferência. Os tímidos continuam tímidos. Quando há uma explanação prévia do uso do recurso e dos objetivos , normalmente há uma boa aceitação. (BIC) Pode-se deduzir daí que o comportamento do aluno pouco se altera em relação ao ensino presencial, após o impacto inicial por ser uma atividade diferente.
b) Em situações assíncronas, a interatividade dar-se-á através da escrita:No ambiente de ensino a distância interacionista, os alunos, deixam de ser receptores passivos de informações, eles precisam ser construtores de conhecimento, passando a ser agentes de busca, seleção e assimilação das informações, tornando-se participantes ativos do curso, mas para isso, é necessário que desenvolvam algumas habilidades como:
o aluno deverá utilizar este meio para se fazer presente na atividade, expor suas opiniões, apresentar seus questionamentos, trocar informações com os colegas, etc. e por outro lado deverá ler, interpretar e analisar em igual intensidade. A própria escrita então excerce uma função de desenvolvimento, na medida em que o assunto deverá ser dominado, organizado, sintetizado e transmitido. Seria o autêntico aprender pelo fazer, preconizado por inúmeros autores. Deve ser levado ainda em consideração que, o fato de um aluno responder algo, não impede que outro responda esta mesma pergunta com a mesma resposta, como acontece muitas vezes em situações síncronas.
Também, o fato de não estar sendo visto, não inibe o aluno , diminuindo sua ansiedade.
Por outro lado, como suas respostas serão visualizadas por todos os colegas e pelo professor, há uma preocupação em torná-las mais elaboradas e fundamentadas e com uma boa construção.
desenvolver sentimento de parceria;
ter capacidade de contribuição;
ser capaz de argumentar, questionar com propriedade, propor e contrapor com fundamentação;
ser pesquisador e crítico;
adotar e manter uma postura cordial, cooperativa e construtiva;
estar atento ao desenvolvimento do trabalho;
participar sempre que possível, e de forma ordenada objetivando contribuir e/ou sanar dúvidas.Em síntese, este aluno deve estar consciente de que [BEH97] "o mundo moderno exige dos sujeitos uma formação que envolva raciocínio lógico, criatividade, espírito de investigação, diálogo com os autores, construção de textos próprios, capacidade produtiva e vivência de cidadania plena", e para isto, é fundamental que desempenhem um papel atuante na sua própria formação. [BEH97]
Ao se falar de interatividade e implicações pedagógicas, é importante analisar esta interatividade em duas situações: síncrona e assíncrona.
Numa situação síncrona, por exemplo numa videoconferência, ocorrem similaridades com situações presenciais e conseqüentemente podem ocorrer os mesmos vícios. A abordagem deverá ser feita, então, de uma maneira muito mais próxima àquelas de uma aula presencial, levando em conta as dificuldades técnicas, por exemplo, de qualidade de som e de imagem.
Já numa situação assíncrona, o contexto é totalmente diferente e em consequência, aluno e professor desenvolvem posturas e sentimentos diferentes e as vezes nunca anteriormente exercitados.
É importante neste processo dinâmico de aprender pesquisando, utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis, vale a pena descobrir as competências dos alunos, que contribuições podem dar ao curso. Não deve ser imposto um projeto fechado de curso, mas um programa com as grandes diretrizes delineadas e onde vão sendo construídos os caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando atentos - professor e alunos - para avançar da forma mais rica possível em cada momento.
Quando se pensa em ambiente ensino/aprendizagem, pensa-se logo em professor/aluno. No entanto, as inúmeras condições que se fazem necessárias, como por exemplo, as atividades de gerenciar e manter o ambiente de ensino a distância. Esta a atividade não cabe nem ao professor, nem ao aluno. Esta estrutura de ensino a distância é composta de diversas ferramentas:
Um ambiente de aprendizagem deve oferecer aos alunos, além do material didático, os seguintes recursos:
- Ferramentas de configuração de curso
- Ferramentas para apoio ao aluno
- ferramentas de suporte a àdministração
Aos professores o ambiente de aprendizagem a distância deve oferecer:
- Acesso ao materiais de apoio
- Organização na estruturação de organização do material
- Espaço para colaboração entre os alunos entre professores e alunos
- Espaço para acompanhamento do progresso do aprendizado
Para efetivar uma interação de qualidade é necessário que estas ferramentas estejam organizadas e estruturadas de maneira acessível aos professores e alunos.
- Facilidade de disposição do material didático
- Recursos para o gerenciameno da turma
- Recursos para o contato com os alunos
- Formas de acompanhamento do progresso dos alunos
A motivação é importante em qualquer ambiente de ensino, mas é critico no ensino a distância. Keller (Packard) apresentou o modelo ARCS de motivação , que enfatiza:
A interatividade pode ser estimulada através de questões dirigidas, colocações provocativas e direcionamento da discussão. Devem ser colocadas metas para a atividade. Por exemplo, um debate sobre um ponto de vista e a produção de um pequeno material .
É importante que haja uma
possibilidade de comunicação (e-mail, p.ex) para formulação
de perguntas ou considerações que não foram feitas
durante a atividade.
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