Os jogos interativos na Web não são apenas para brincadeira. Com a grande aceitação da Internet e com a chegada de Plug-Ins de Multimídia para Browsers, muitos professores estão usando atualmente jogos baseados na Web como uma forma de empregar, simular, educar e assessorar. Esta sessão irá apresentar elementos básicos de projetos de jogos e seus objetivos no mercado de cursos; comparações do projeto de jogos instrucionais com outras metodologias como tutoriais, treinos e práticas; a única vantagem de jogos instrucionais para Web e possíveis armadilhas que levam ao seu uso de forma ineficaz; e apresentação dos últimos jogos baseados na Web.
Os treinamentos com ajuda do computador, atualmente via WWW, desempenham um papel importante no treinamento e desenvolvimento. No entanto, jogos interativos podem ser um elemento poderoso de motivação no ambiente de aprendizado com o uso de Multimídia interativa. A aprendizagem de elementos básicos de projeto de jogos bem como armadilhas potenciais podem facilitar o seu uso de forma efetiva.
Não há dúvida que o WWW tem explodido com o passar dos anos. O sonho de treinamento em demanda,
aprendizagem a distância tem aumentado com a aceitação dos padrões TCP/IP (Transmission Control
Protocol/Internet Protocol) e o HTML (Hypertext Markup Language) por todas disciplinas.
Informações baseadas em texto, incluindo hiperlinks para páginas Webs e mail eletrônico tem
sido assimilados durante os anos. Imagens e sons somam mais dimensão a estas experiências
interativas.
Entretanto, com a introdução de plulg-ins de multimídia para browser, tal como o "ShockWare" da
Macromedia, desenvolvimento rápido, editoração e acessibilidade de completa interatividade, a
multimídia em rede torna-se uma realidade. Com as novas tecnologias, como as citadas acima,
o desenvolvimento de comunicação interativa com incômodos sistemas proprietários estão com seus
dias contados.
Os jogos interativos são apenas uma parte desta explosão. Jogos podem ser ferramentas
instrucionais eficientes que intertem enquanto motivam.
Os jogos interativos possuem elementos comuns que aparecem de várias formas. Na maioria das
vezes é benéfico para projetistas de jogos começarem a criticar seu trabalho através da análise
dos seguintes elementos existentes:
Os jogos baseados em instrução para computadores ganham maior popularidade nas escolas, por
causa da sua capacidade de motivação. O objetivo de jogos instrucionais é com certeza o ensino,
mas muitos professores encontram nos jogos de computadores um poderoso motivador para o início
do processo de aprendizagem. O mesmo é verdade para jogos de computadores interativos em
ambientes corporativos.
Focar no objetivo do jogo é também um fator importante. Quando os jogos foram introduzidos na
sala de aula, alguns estudantes foram mais percebidos por que eles tinham um mecanismo de
aprendizagem alternativo para com o instrutor.
Alguns fatores secundários podem também ser rebuscados dos jogos com instruções baseadas em
computador, tal como regras do que é certo ou errado, a existência da chance no mundo, e o
aumento do conforto com o computador.
Os jogos não deveriam ser usados simplesmente porque ele são jogos. O objetivo é manter o
interesse do estudante enquanto há um aumento das suas habilidades e conhecimentos. Os jogos que
são muito fáceis serão descartados rapidamente. Desde que o aprendizado ocorra com repetição, o
treinador deseja que o estudante fique motivado para retornar ao jogo várias vezes.
Os cenários do jogo e regras devem também ser introduzidas na sua devida ordem para manter a
atenção do estudante e seu entendimento.
Um jogo pode também vir a desafiar o resto do programa de treinamento. Quando o jogo é a única
área onde se introduz humor e entretenimento, o jogo pode não atrair o estudante.
O resultado da perda do jogo pelo estudante pode ser mais importante do que sua vitória.
Resultados de desmoralização podem levar a humilhação e um leque de motivação.
Com toda informação entregue pela Web, reduzir a latência é crítico. A motivação pode diminuir
rapidamente se um estudante está esperando pela resposta do jogo, ou mais informações para
download. Respostas rápidas de um jogo é crucial. Com a volatilidade natural da Web, entretanto,
alguns destes irão certamente ocorrer.
Características dinâmicas de um software de jogo unidos a conectividade da Internet fazem com
que jogos instrucionais baseados na Web venham a aumentar o treinamento baseado em computador,
como podemos citar:
Jogos instrutivos não é um novo conceito. A partir da introdução do treinamento baseado em
computador, projetistas instrucionais têm incorporado todas os elementos de um simples jogo para
o desenvolvimento de jogos que são o todo de um módulo de treinamento.
No entanto, com a recente pressão de entregar recursos de treinamento em demanda via Web junto com
a liberação de sistemas para a rede, tornou-se mais fácil desenvolver jogos interativos de
programas de treinamento.
Se desenvolvidos e implementados de forma correta, os jogos interativos para Web podem ser um
poderoso motivador de programas de treinamento.
Os exemplos de jogos abaixo citados necessitam do plug-in
Shockware, o qual pode ser encontrado em
http://www.macromedia.com/shockwave/download/: