|
|
|
Centro
Interdisciplinar de
Novas Tecnologias na Educação |
|
|
MINICURSO
- Animação em Flash
|
Unidade
1
Menus
|
Menus
da Barra de ferramentas padrão
|
|
|
|
Barras
de ferramentas de criação gráfica
|
|
|
.Menu
Editar
No
menu editar, encontramos todas as funções para a
edição dos objetos selecionados do filme. Além
das funções básicas de copiar, colar e recortar
também encontramos as de:
Desfazer
as ações;
Refazer
as ações;
Colar
no local: permite que um objeto copiado de uma camada ou filme
seja colado em outra camada ou filme, no mesmo lugar que se encontra
sua imagem original;
Colar
especial;
Limpar:
apaga tudo que estiver selecionado;
Duplicar: cria uma réplica do objeto selecionado;
Selecionar
tudo: seleciona todos os objetos, de todas as camadas do filme;
Recortar
quadros: envia os quadros selecionados para a lixeira;
Editar
símbolos: edita apenas um símbolo
selecionado;
Editar
selecionados: edita mais de um símbolo
(todos que foram selecionados)
|
|
|
Menu
Exibir
Encontramos
aqui ferramentas de locomoção dentro do filme, visualização
e outras opções, como:
Ir
para: desloca para qualquer
cena do filme;
Aumento:
oferece opções de porcentagem de visualização
da tela ou tela inteira;
Contornos:
permite visualizar apenas o contorno das figuras do filme;
Modo
rápido: permite ver o preenchimento dos objetos;
Linha
de tempo: permite a visualização ou não da
linha de tempo;
Área
de trabalho: permite ocultar ou mostrar a área de trabalho;
Réguas:
mostra as réguas da área de trabalho, a partir destas
réguas retiramos as linhas guias;
Grade:
mostra uma grade quadriculada na área de trabalho;
Guias:
permite mostrar ou ocultar as guias que são retiradas
das réguas, elas servem para auxiliar na colocação
dos objetos;
Encaixar
em objetos: quando esta opção está selecionada
e o fundo do filme estiver quadriculado todas as figuras geométricas
construídas se encaixarão dentro dos quadrados.
.
|
|
|
Menu
Inserir
Neste
menu encontramos funções que nos permitirão
incluir objetos na tela de trabalho.
Converter
em símbolo: permite converter um objeto em símbolo gráfico, botão ou clip de filme. Todos os objetos que receberão uma ação devem ser convertidos em símbolos;
Novo
símbolo: abre editor do Flash à parte, que permite a criação de um novo símbolo que será enviado
para a biblioteca, de onde poderá ser recuperada uma cópia
sua para inserção no filme;
Camada:
acrescenta mais uma camada na linha de tempo;
Guia
de movimento: é uma camada especial, para desenharmos com
a ferramenta lápis a trajetória de movimento que
se deseja para a animação de movimento;
Quadro:
acrescenta mais um quadro na camada selecionada, este contendo
todos os elementos contidos no anterior. Neste caso, se um objeto
for modificado no primeiro quadro todos os outros sofrerão
as mesmas modificações;
Quadro-chave:
acrescenta um quadro idêntico ao anterior, porém independente
dele. Se alterarmos o último ou o primeiro, nada acontecerá
com o outro;
Quadro-chave
em branco: insere um novo quadro (em branco) independente dos
demais;
Criar
interpolação de movimento: cria uma interpolação
de movimento em um objeto;
Cena:
insere uma nova cena no filme.
.
|
|
|
Menu
Modificar
Neste
menu encontramos algumas das funções básicas
do Flash:
Instância:
esta opção permite transformar um símbolo
já existente em um botão ou clip de filme, e vice-versa;
Quadro:
permite editar as propriedades do quadro selecionado;
Camada:
permite acessar as propriedades da camada;
Cena:
mostra o painel suspenso Cena;
Filme:
abre a janela de propriedades do filme;
Suavizar:
suaviza os contornos dos objetos selecionados;
Acertar:
estiliza linhas;
Otimizar:
suaviza os cantos de uma figura;
Forma:
permite converter linha em preenchimento, expandir preenchimento
ou suavizar bordas de um preenchimento;
Transformar:
permite modificar a densidade e posição dos objetos;
Organizar:
permite que o objeto selecionado vá para trás ou
frente de outro;
Quadros:
permite converter quadros vazios em quadros-chave ou em quadros-chave
em branco;
Agrupar:
agrupa vários objetos em um único;
Desagrupar:
desagrupa objetos agrupados;
Desmembrar:
separa partes de um objeto.
|
|
|
Menu
Texto
Neste
menu encontramos algumas das funções básicas
de texto:
- Fonte:
permite escolher a fonte a ser utilizada;
- Tamanho:
altera o tamanho do texto;
- Estilo:
muda o estilo do texto para simples, negrito, itálico,
subescrito e sobrescrito;
- Alinhar:
alinha o texto à direita, à esquerda, ao centro ou justificado;
- Controle:
permite aumentar ou diminuir o tamanho do texto;
- Caractere:
ativa a janela de propriedades do texto;
- Parágrafo:
ativa a janela de propriedades do texto, diretamente na aba Parágrafo.
- Opções:
ativa a janela de opções do texto, podendo-se escolher
entre o texto estático até o dinâmico.
|
|
|
Menu
Controlar
Neste
menu encontramos algumas das funções de controle
do filme:
- Reproduzir:
permite visualizar o resultado de nosso filme, sem sair da edição
do programa;
- Retroceder:
permite voltar ao início do filme;
- Avançar:
avança um único quadro do filme;
- Voltar:
retorna um único quadro do filme;
- Testar
Filme: exporta e reproduz o filme em uma nova tela, gerando
o formato swf.
- Depurar
Filme: exporta e reproduz o filme em uma nova tela, mostrando
o painel Depurador. Neste painel visualizam-se todos os elementos
que fazem parte deste filme;
- Testar
Cena: permite ver o funcionamento de uma cena do filme;
- Reprodução
com Repetição: reproduz a cena continuamente, do início
ao fim, mesmo havendo uma ação de stop
no final;
- Reproduzir
Todas as Cenas: reproduz todas as cenas
do filme;
- Ativar
Ações Quadro Simples: mostra na tela de edição
como serão as ações dos objetos no filme;
- Ativar
Botões Simples: mostra na tela de edição
como serão as ações dos botões no
filme;
- Sem
Sons: desativa os sons do filme.
|
|
|
Menu
Janela
No
menu Janela, encontramos as Barras de Ferramentas, Painéis,
Bibliotecas e opções de visualização
das janelas do programa.
- Nova
Janela: gera uma nova janela igual à existente;
- Barra
de Ferramentas: ativa ou desativa as barras Principal, Status
e Controlador:
- Ferramentas:
ativa ou desativa a Barra de Ferramentas;
- Painéis:
mostra uma lista de painéis que podem ser ativados
ou desativados;
- Conjunto
de Painéis: ativa o conjunto de painéis padrão;
- Salva
o Layout de Painel: permite salvar a configuração
de painéis criada pelo usuário;
- Fechar
Todos os Painéis: fecha todos os painéis abertos;
- Ações:
abre a janela de propriedades Ações do Objeto;
- Movie
Explorer: abre a janela de propriedades Movie Explorer;
- Saída:
abre a janela de propriedades Saída;
- Depurador:
abre a janela de propriedades Depurador;
- Biblioteca:
abre a janela Biblioteca, contendo todas as pastas criadas e
figuras importadas para o filme, assim como as figuras convertidas
em símbolos, interpolações e clipes de
filme;
- Bibliotecas
Comuns: abre a janela com uma Biblioteca, contendo pastas com
figuras, botões, clipes de filme e sons;
- Em
cascata: mostra os filmes abertos em forma de cascata;
- Lado
a lado: mostra os filmes abertos lado a lado;
- Filme
1: mostra o nome dos filmes
que estão sendo editados no programa.
|
|
|