Centro Interdisciplinar de
Novas Tecnologias na Educação

 

MINICURSO - Animação em Flash

Apresentação Conteúdo Créditos  

 

Unidade 1

  • Menus
      Menus da Barra de ferramentas padrão
  •  

     
    Barras de ferramentas de criação gráfica

     

    .Menu Editar

    No menu editar, encontramos todas as funções para a edição dos objetos selecionados do filme. Além das funções básicas de copiar, colar e recortar também encontramos as de:

  • Desfazer as ações;
  • Refazer as ações;
  • Colar no local: permite que um objeto copiado de uma camada ou filme seja colado em outra camada ou filme, no mesmo lugar que se encontra sua imagem original;
  • Colar especial;
  • Limpar: apaga tudo que estiver selecionado;
  • Duplicar: cria uma réplica do objeto selecionado;
  • Selecionar tudo: seleciona todos os objetos, de todas as camadas do filme;
  • Recortar quadros: envia os quadros selecionados para a lixeira;
  • Editar símbolos: edita apenas um símbolo selecionado;
  • Editar selecionados: edita mais de um símbolo (todos que foram selecionados)
  •  

    Menu Exibir

    Encontramos aqui ferramentas de locomoção dentro do filme, visualização e outras opções, como:

  • Ir para: desloca para qualquer cena do filme;
  • Aumento: oferece opções de porcentagem de visualização da tela ou tela inteira;
  • Contornos: permite visualizar apenas o contorno das figuras do filme;
  • Modo rápido: permite ver o preenchimento dos objetos;
  • Linha de tempo: permite a visualização ou não da linha de tempo;
  • Área de trabalho: permite ocultar ou mostrar a área de trabalho;
  • Réguas: mostra as réguas da área de trabalho, a partir destas réguas retiramos as linhas guias;
  • Grade: mostra uma grade quadriculada na área de trabalho;
  • Guias: permite mostrar ou ocultar as guias que são retiradas das réguas, elas servem para auxiliar na colocação dos objetos;
  • Encaixar em objetos: quando esta opção está selecionada e o fundo do filme estiver quadriculado todas as figuras geométricas construídas se encaixarão dentro dos quadrados.

    .

  •  

    Menu Inserir

    Neste menu encontramos funções que nos permitirão incluir objetos na tela de trabalho.

  • Converter em símbolo: permite converter um objeto em símbolo gráfico, botão ou clip de filme. Todos os objetos que receberão uma ação devem ser convertidos em símbolos;
  • Novo símbolo: abre editor do Flash à parte, que permite a criação de um novo símbolo que será enviado para a biblioteca, de onde poderá ser recuperada uma cópia sua para inserção no filme;
  • Camada: acrescenta mais uma camada na linha de tempo;
  • Guia de movimento: é uma camada especial, para desenharmos com a ferramenta lápis a trajetória de movimento que se deseja para a animação de movimento;
  • Quadro: acrescenta mais um quadro na camada selecionada, este contendo todos os elementos contidos no anterior. Neste caso, se um objeto for modificado no primeiro quadro todos os outros sofrerão as mesmas modificações;
  • Quadro-chave: acrescenta um quadro idêntico ao anterior, porém independente dele. Se alterarmos o último ou o primeiro, nada acontecerá com o outro;
  • Quadro-chave em branco: insere um novo quadro (em branco) independente dos demais;
  • Criar interpolação de movimento: cria uma interpolação de movimento em um objeto;
  • Cena: insere uma nova cena no filme.

    .

  •  

    Menu Modificar

    Neste menu encontramos algumas das funções básicas do Flash:

  • Instância: esta opção permite transformar um símbolo já existente em um botão ou clip de filme, e vice-versa;
  • Quadro: permite editar as propriedades do quadro selecionado;
  • Camada: permite acessar as propriedades da camada;
  • Cena: mostra o painel suspenso Cena;
  • Filme: abre a janela de propriedades do filme;
  • Suavizar: suaviza os contornos dos objetos selecionados;
  • Acertar: estiliza linhas;
  • Otimizar: suaviza os cantos de uma figura;
  • Forma: permite converter linha em preenchimento, expandir preenchimento ou suavizar bordas de um preenchimento;
  • Transformar: permite modificar a densidade e posição dos objetos;
  • Organizar: permite que o objeto selecionado vá para trás ou frente de outro;
  • Quadros: permite converter quadros vazios em quadros-chave ou em quadros-chave em branco;
  • Agrupar: agrupa vários objetos em um único;
  • Desagrupar: desagrupa objetos agrupados;
  • Desmembrar: separa partes de um objeto.

  •  

    Menu Texto

    Neste menu encontramos algumas das funções básicas de texto:

    • Fonte: permite escolher a fonte a ser utilizada;
    • Tamanho: altera o tamanho do texto;
    • Estilo: muda o estilo do texto para simples, negrito, itálico, subescrito e sobrescrito;
    • Alinhar: alinha o texto à direita, à esquerda, ao centro ou justificado;
    • Controle: permite aumentar ou diminuir o tamanho do texto;
    • Caractere: ativa a janela de propriedades do texto;
    • Parágrafo: ativa a janela de propriedades do texto, diretamente na aba Parágrafo.
    • Opções: ativa a janela de opções do texto, podendo-se escolher entre o texto estático até o dinâmico.
     

    Menu Controlar

    Neste menu encontramos algumas das funções de controle do filme:

    • Reproduzir: permite visualizar o resultado de nosso filme, sem sair da edição do programa;
    • Retroceder: permite voltar ao início do filme;
    • Avançar: avança um único quadro do filme;
    • Voltar: retorna um único quadro do filme;
    • Testar Filme: exporta e reproduz o filme em uma nova tela, gerando o formato swf.
    • Depurar Filme: exporta e reproduz o filme em uma nova tela, mostrando o painel Depurador. Neste painel visualizam-se todos os elementos que fazem parte deste filme;
    • Testar Cena: permite ver o funcionamento de uma cena do filme;
    • Reprodução com Repetição: reproduz a cena continuamente, do início ao fim, mesmo havendo uma ação de stop no final;
    • Reproduzir Todas as Cenas: reproduz todas as cenas do filme;
    • Ativar Ações Quadro Simples: mostra na tela de edição como serão as ações dos objetos no filme;
    • Ativar Botões Simples: mostra na tela de edição como serão as ações dos botões no filme;
    • Sem Sons: desativa os sons do filme.

     

    Menu Janela

    No menu Janela, encontramos as Barras de Ferramentas, Painéis, Bibliotecas e opções de visualização das janelas do programa.

    • Nova Janela: gera uma nova janela igual à existente;
    • Barra de Ferramentas: ativa ou desativa as barras Principal, Status e Controlador:
    • Ferramentas: ativa ou desativa a Barra de Ferramentas;
    • Painéis: mostra uma lista de painéis que podem ser ativados ou desativados;
    • Conjunto de Painéis: ativa o conjunto de painéis padrão;
    • Salva o Layout de Painel: permite salvar a configuração de painéis criada pelo usuário;
    • Fechar Todos os Painéis: fecha todos os painéis abertos;
    • Ações: abre a janela de propriedades Ações do Objeto;
    • Movie Explorer: abre a janela de propriedades Movie Explorer;
    • Saída: abre a janela de propriedades Saída;
    • Depurador: abre a janela de propriedades Depurador;
    • Biblioteca: abre a janela Biblioteca, contendo todas as pastas criadas e figuras importadas para o filme, assim como as figuras convertidas em símbolos, interpolações e clipes de filme;
    • Bibliotecas Comuns: abre a janela com uma Biblioteca, contendo pastas com figuras, botões, clipes de filme e sons;
    • Em cascata: mostra os filmes abertos em forma de cascata;
    • Lado a lado: mostra os filmes abertos lado a lado;
    • Filme 1: mostra o nome dos filmes que estão sendo editados no programa.

     

     

    VOLTAR
      AVANÇAR
    Apresentação | Conteúdo |Créditos
    2003 - CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação