PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

Disciplina : Comunicação mediada por computador

Créditos: 4

Professor Responsável : Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Súmula da Disciplina e Conteúdo Programático

Esta disciplina é voltada ao estudo e capacitação dos estudantes para projetar e utilizar ambientes de aprendizagem que suportem a aprendizagem colaborativa a qual utiliza uma metodologia pedagógica que busca promover a aprendizagem através de esforços colaborativos entre estudantes que trabalham em uma determinada tarefa. A Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador proporciona um ambiente colaborativo, centrado na aprendizagem e utiliza a Comunicação mediada por Computador que possui uma grande e crescente variedade de ferramentas que podem prover uma comunicação do tipo um para um (comunicação privada), um para muitos (dispersão), e muitos para muitos (discussão em grupo).

  • Fundamentação teórica: conceitos e teorias subsidiadoras (courseware, learningware, groupware, CSCW, CSLE)
  • Técnicas de grupo e seu uso em contexto educacional intermediado por tecnologia de informação e comunicações
  • Software de suporte para apoiar a interatividade e a colaboração via Internet
  • Videoconferência: tecnologia, formas de transmissão, codificação e compressão de vídeo. Padrões de Suporte à videoconferência e exemplos de sistemas
  • Sistemas de colaboração visual: compartilhamento de aplicações, dados, recursos multimídia; padrões existentes; exemplos de software
  • Ambiente de suporte para resolução colaborativa de problemas

Objetivos da Disciplina

Capacitar os participantes a:

  • Analisar as técnicas de grupo e sua aplicação em aprendizagem colaborativa num contexto de educação a distância
  • Conhecer e utilizar a tecnologia disponível para apoiar a aprendizagem colaborativa usando as ferramentas de comunicação mediada por computador baseadas na Internet e seus serviços

  • Produção de conhecimento teórico e de tecnologia, expressos em ferramentas e modelos pedagógicos para a Educação a distância usando serviços de apoio a atividades síncronas (videoconferências, chat) e assíncronas (listas de discussão, ferramentas de co-autoria)

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  • TAROUCO, Liane . Tecnologias e ferramentas em EAD. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA - I ESUD, 2002, Petrópolis - RJ. I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - I ESuD. Petrópolis - RJ: UNIREDE, 2002.
  • ALONSO, Cleuza; HASSAN, Elisângela; RIZZI, Cláudia; SEIXAS, Louise; TAROUCO, Liane . EquiText: A Helping Tool in the Elaboration of Collaborative Texts. In: SITE'2000 - 11TH INTERNATIONAL CONFERENCE, 2000, San Diego, California. Procedings of SITE 2000. Charlottesville, VA - USA: AACE, 2000. p. 2314-2319.
  • VIT, Rodrigo; TAROUCO, Liane . Group Learning Trough Internet. In: SITE'2000 - 11TH INTERNATIONAL CONFERENCE, 2000, San Diego, California - USA. Proceedings of SITE 2000. Charlottesville, VA - USA: AACE, 2000. p. 143-147.
  • TAROUCO, Liane ; FABRE, Marie-christine Julie Mascarenhas; KELLER, Rodrigo dos Santos; KOPPER, Régis Poli. Ambientes de Colaboração Visual na Educação. In: XX SBC/WIE 2000 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILIEIRA DE COMPUTAÇÃO -, 2000, Curitiba - Pr. Anais do XX SBC/WIE 2000 Congresso da Sociedade Brasilieira de Computação. Curitiba - Pr: SBC, 2000. p. 129-129.
  • KELLER, Rodrigo dos Santos; TAROUCO, Liane ; FABRE, Marie-christine Julie Mascarenhas. Pesquisa em Ambientes de Colaboração Visual na Educação. In: V CONGRESSO IBERO -AMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - RIBIE, 2000, Viña del Mar. V Congresso Ibero -Americano de Informática Educativa - RIBIE. 2000.
  • TAROUCO, Liane ; AMORETTI, Maria Suzana Marc. Mapas conceituais: modelagem colaborativa do conhecimento. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre- RS, v. 3, n. 1, p. 67-72, 2000.
  • TAROUCO, Liane Tecnologia digital na educação. Porto Alegre, 2000, p. 71-90.
  • Otsuka, Joice Lee. Fatores determinantes na efetividade de ferramentas de comunicacao mediada por computador no ensino a distancia : trabalho individual. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, 1997. 63 f. : il. Ori.: Rochol, Juergen. Ori.: Tarouco, Liane . (Ti-619)
  • Otsuka, Joice Lee. Tarouco, Liane . Proposta de um sistema de apoio a aprendizagem colaborativa baseado no www. In: Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao (8. : 1997, nov. 18-20 : Sao Jose dos Campos, Bsp). Anais. Sao Jose dos Campos : Ita, 1997. p. 623-637
  • Dutra, Renato Luís de Souza. Ambiente orientado à problemas no ensino de redes de computadores : TI. 2001. 43 f. : il. Ori.: Tarouco, Liane . (TI ; 973)
  • Korb, Alexei. Colaboração visual : implementando o trabalho cooperativo com H.323 : trabalho individual II. 2001. 55 f. : il. Ori.: Tarouco, Liane . (TI ; 993)
  • NITZKE, J.; CARNEIRO, M.L. e GELLER, M. Aprendizagem Cooperativa/Colaborativa apoiada por Computador (ACAC). Pós-Graduação em Informática na Educação, UFRGS. 1999. Disponível em: <http://www.niee.ufrgs.br/~alunospg99/mara/>. Acesso em 06.07.2002.
  • CARNEIRO, M.L.; GELLER, M. e TAROUCO, L. Groupware e os ambientes para EAD. Informática na Educação - Teoria & Prática. Porto Alegre, v. 5, n.1
  • PANITZ, Ted. A Definition of Collaborative vs Cooperative Learning, 1996. Disponível por WWW em http://www.lgu.ac.uk/deliberations/collab.learning/panitz2.html (24/11/2000).
  • ZIMERMAN, David. E.; OSÓRIO, Luiz Carlos et al. Como Trabalhamos com Grupos. Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 1997, 424p.

  • SILVERMAN, B. G.. Computer Supported Collaborative Learning (CSCL). Computer Education, vol.25, n.3, pp 81-91, 1995.
  • SANTOS, Neide. Ambientes de Aprendizagem Cooperativa Apoiados em Tecnologias da Internet. Rio de Janeiro: Departamento de Informática da PUC-RJ, 1997. Relatório Final de Pesquisa de Pós-Doutorado. Disponível por WWW em: http://www.cos.ufrj.br/~neide/rel_posdoc.htm (12 Set. 2001)