O uso de imagens e animação WWW

Mary Alice White, uma pesquisadora da Universidade de Columbia constatou que os jovens aprendem mais da metade do que sabem a partir de informação visual.

Numa sociedade onde interesses poderosos empregam dados visuais para persuadir (o que Alvin Toffler chamou de "info-tatics") os educadores devem ser capazes de empregar nos ambientes de ensino-aprendizagem que constroem imagens e multimídia.

 Em sua teoria das múltiplas inteligências , Howard Gardner propõe que as pessoas sejam consideradas como podendo ter diferentes tipos de inteligência desenvolvidas em maior ou menor grau. Ele identificou inicialmente sete:
verbal/linguística visual/espacial musical
lógica/matemática corporal/cinestésica
interpessoal intrapessoal
Gardner argumenta que o ensino mais efetivo deve incorporar todas as sete formas de inteligência. Isto pode parecer complicado a princípio mas leia o que está em Multiple Intelligences Lesson Ideas.

 Consulte também o material em Seven Styles of Learning

  Considerando que a geração atual quase não lê, percebe-se a importância de usar na comunicação elementos de imagem, animação e som.

 Imagens são excelentes para passar emoções e isto é especialmente importante na teleducação, onde não haverá a relação face-a-face com a frequência com que ocorre no ensino presencial. Portanto, é necessário dominar ao menos algumas habilidades básicas para criar imagens e animação para agregá-las ao ambiente de ensino-aprendizagem adequado para teleducação.

Inicialmente será apresentada a maneira de trabalhar imagens para criar animação usando GIF89. Posteriormente serão apresentadas outras formas de tratamento de imagem para gerar outras modalidades de material com animação.

 

Tutoriais:


Copyright & Liane Tarouco liane@penta.ufrgs.br