Numa sociedade onde interesses poderosos empregam dados visuais para persuadir (o que Alvin Toffler chamou de "info-tatics") os educadores devem ser capazes de empregar nos ambientes de ensino-aprendizagem que constroem imagens e multimídia.
Em sua teoria das múltiplas inteligências , Howard Gardner propõe que as pessoas sejam consideradas como podendo ter diferentes tipos de inteligência desenvolvidas em maior ou menor grau. Ele identificou inicialmente sete:
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
Consulte também o material em Seven Styles of Learning
Considerando que a geração atual quase não lê, percebe-se a importância de usar na comunicação elementos de imagem, animação e som.
Imagens são excelentes
para passar emoções e isto é especialmente importante
na teleducação, onde não haverá a relação
face-a-face com a frequência com que ocorre no ensino presencial.
Portanto, é necessário dominar ao menos algumas habilidades
básicas para criar imagens e animação para agregá-las
ao ambiente de ensino-aprendizagem adequado para teleducação.
Inicialmente será apresentada
a maneira de trabalhar imagens para criar animação usando
GIF89. Posteriormente serão apresentadas outras formas de tratamento
de imagem para gerar outras modalidades de material com animação.
Tutoriais: