Técnicas para apoiar
A discussão é, por sua própria natureza, imprevisível.
Liderança em discussões:
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Abordagem padronizada não leva em conta diferentes backgrounds,
personalidades e estilos de aprendizagem
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Diversificar abordagens
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Reservatório de questões e pautas para personalizar a discussão
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Receber bem o inesperado
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Atentar para a dimensão emocional. As discussões podem derivar
em batalhas altamente competitivas ou emocionais ou tornarem-se um forum
para discussões muito pessoais. Moderadores devem estar preparados
para lidar com situações tensas.
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Ser autêntico no grupo. Não pretender assumir uma personalidade
que não tem.
Organização
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Estimular participação quando esta carente. Pedir, por exemplo,
comentários diretos e respostas aos itens sendo discutidos
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Requerer participação regular (determinar frequência
mínima de participação semanal, testes etc...)
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Respostas ativas (o estudante deve enviar uma resposta antes de poder ver
as respostas dos demais)
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Afastar conteúdo mal colocado (imediatamente remova uma constribuição
postada em contexto errado, que pertença a outra discussão,
por exemplo)
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Cuidar os desvios (orientar para que enviem digressões inapropiadas
para outra conferência ou guiar os estudantes de volta ao tópico
original.
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Variar a participação (pedir aos mais participativos para
aguardarem algumas respostas antes de se manifestar e pedir aos menos participativos
para se manifestarem)
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Ocasionalmente passar a condução da discussão para
um estudante (moderadores assistentes)
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Dar um fim decisivo a cada discussão (podem distrair os estudantes
de outros tópicos aos quais deverão se dedicar posteriormente)
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Convidar especialistas (estudantes devem formular questões)
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Ser paciente: (estar preparado para esperar varios dias pelas contribuições
e não preencher os silêncios com contribuições
do moderador
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Não sobrecarregar:
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Colocar um comentário longo por dia.
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Se os estudantes tem muito a oferecer, o moderador deve contribuir menos
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Ler o relatório de status a cada dia. Não deixar nenhum participante
ficar muito para trás
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Não apresentar aula. Enviar comentários abertos, exemplos
e correlacionamentos. Uma elaborada e lógicamente coerente sequência
de comentários leva ao silêncio.
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Estimular frequentemente. Usar mensagens pessoais para para pressionar
participantes a tomarem parte na discussão, iniciar debates e solicitar
sugestões
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Usar manifestações simples. Manter o seu nível de
participação baixo.
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Ser claro. Iniciar com um comentário aberto que descreva sucintamente
o tópico da conferência e as expectativas iniciais do moderador
e continuar a exclarecer os tópicos e expectativas à medida
em que a conferência porssegue
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Estabelecer a interação entre os estudantes
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Sincronizar e ressincronizar a discissão
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Lei da proporcionalidade (professor contribui com 1/4 a 1/2 do material
on-line)
Social
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Reforçar bons comportamentos na discussão. Agradecer aos
estudantes que respondem eficazmente.
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Solicitar mudança em comportamentos aoáticos. Indique, por
exemplo, que os estudantes devem ser mais responsivos aos comentários
uns dos outros
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Levar a discussão leve, sem uma agenda muito elaborada. Deixar a
conversação fluir, apenas guiando o assunto.
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Ser responsivo. Responder prontamente às contribuições,
mediante mensagem pessoal ou referindo a contribuição
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Solicitar metacomentários. Convidar os participantes a dizerem como
se sentem sobre o curso via rede
Intelectual
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Resumir a discussão (se a discussão é longa, resumir
com certa frequência)
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Escrever comentários de ponderação resumindo o estado
da conferência a cada semana ou duas para focalizar a discussão
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Responder às contribuições dos estudantes mesmo que
agrupadamente. Fazer referência aos estudantes pelo nome
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Tornar o material relevante (desenvolvendo questões relativas às
experiências dos estudantes e eventos correntes)
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Apresente opiniões conflitantes (instrutores com diferentes backgrounds,
debates, críticas de colegas)
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Solicitar respostas (pedir a um estudante que se manifeste sobre algo que
lhe seja familiar)
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Simular um agente provicador (usando um codinome o instrutor pode questionar
ou debater suas próprias contribuições para aquecer
a discussão ou para dar exemplo aos estudantes.
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Ser objetivo. Não generalizar sobre uma conferência sem considerar
as contribuições com respeito a conteúdo, autor e
época
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Espectativas razoáveis (um ou dois pontos importantes em 1 mes de
discussão)
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Não usar material off-line.