Data: 30/03/98
Hora: 07:56
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : teste
Data: 30/03/98
Hora: 10:43
Nome : Mara Carneiro e Eny Schuch
Endereco : mara@eq.pucrs.br e eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Em nossa pesquisa sobre WBT, encontramos alguns links interessantes:
http://scrtec-ne.unl.edu/SCRTECNE/Topics/Resources/online/online.html - apresenta sugestoes para organizar um WBT
http://www.ott.navy.mil/ttech.htm
http://www.trainingplace.com/demo/demo.html - apresentacao sobre uma demonstracao sobre WBT
http://www.elfinc.com/mmedia/old/createtr.htm
http://www.webwisdom.org/papers/SC97/webwisdom3.html - descreve um conjunto de experimentos usando tecnologias WEB em varios cenarios
http://www.trainingplace.com/vital98/index.html - chamada para participacao em uma conferencia virtual (em set/98) sobre WBT
http://www.tamu-commerce.edu/coe/psy/697/wbt.html
Data: 30/03/98
Hora: 10:43
Nome : Mara Carneiro e Eny Schuch
Endereco : mara@eq.pucrs.br e eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Em nossa pesquisa sobre WBT, encontramos alguns links interessantes:
http://scrtec-ne.unl.edu/SCRTECNE/Topics/Resources/online/online.html - apresenta sugestoes para organizar um WBT
http://www.ott.navy.mil/ttech.htm
http://www.trainingplace.com/demo/demo.html - apresentacao sobre uma demonstracao sobre WBT
http://www.elfinc.com/mmedia/old/createtr.htm
http://www.webwisdom.org/papers/SC97/webwisdom3.html - descreve um conjunto de experimentos usando tecnologias WEB em varios cenarios
http://www.trainingplace.com/vital98/index.html - chamada para participacao em uma conferencia virtual (em set/98) sobre WBT
http://www.tamu-commerce.edu/coe/psy/697/wbt.html
Data: 30/03/98
Hora: 10:45
Nome : liane
Endereco :
opiniao : teste
Data: 30/03/98
Hora: 10:45
Nome : Mara Carneiro e Eny Schuch
Endereco : mara@eq.pucrs.br e eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Em nossa pesquisa sobre WBT, encontramos alguns links interessantes:
http://scrtec-ne.unl.edu/SCRTECNE/Topics/Resources/online/online.html - apresenta sugestoes para organizar um WBT
http://www.ott.navy.mil/ttech.htm
http://www.trainingplace.com/demo/demo.html - apresentacao sobre uma demonstracao sobre WBT
http://www.elfinc.com/mmedia/old/createtr.htm
http://www.webwisdom.org/papers/SC97/webwisdom3.html - descreve um conjunto de experimentos usando tecnologias WEB em varios cenarios
http://www.trainingplace.com/vital98/index.html - chamada para participacao em uma conferencia virtual (em set/98) sobre WBT
http://www.tamu-commerce.edu/coe/psy/697/wbt.html
Data: 30/03/98
Hora: 10:50
Nome : Carlos Tadeu - Julio Machado
Endereco : cmorais@inf.ufrgs.br - jhapm@inf.ufrgs.br
opiniao : http://www.henterprises.com/webucat/
http://homepage.interaccess.com/~ghoyle/
Data: 30/03/98
Hora: 11:05
Nome : Luiz Fernando Meirelles
Endereco : lftm@akira.ucpel.tche.br
opiniao : Pessoal,
Saiu o decreto que regulamenta a Educacao a Distancia.
Ver em www.intelecto.net/ead/decreto1.htm
Data: 30/03/98
Hora: 11:23
Nome : Luiz Fernando
Endereco :
opiniao : http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct
Site sobre webct
Data: 30/03/98
Hora: 11:36
Nome : Adriana de Castro Rodrigues Krum
Endereco : zuca@pro.via-rs.com.br
opiniao : Material instrucional da aula de hoje:
- Disseminação Instrução via WWW: site informativo, apresentando para um leigo de maneira clara e em pequenos tópicos os conhecimentos básicos, para instrução baseada na Web.
- Centro Virtual de ensino de Inglês: para quem não tem conhecimento em inglês, fica perdido na navegação das páginas. Não consegui acessar as questões de exercícios, fiz os exercícios mas não recebi o retorno. Achei ótimo os textos, mas poderia ter desenhos;
- Links para WBT: alguns links não consegui acessar. A página de línguas - Fátima - achei melhor do que a do "Centro Virtual".
Data: 30/03/98
Hora: 11:37
Nome : Carlos Zeve e Helena Sloczinsk
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : http://www.dyroweb.com/wbt/default.htm
http://www.pinneast.com/wbt.htm
Data: 30/03/98
Hora: 11:44
Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : A possibilidade dos estudantes utilizarem a Internet para "aprender" é estimulante e, atualmente, constitui-se em uma das alternativas mais promissoras para a educação no próximo milênio. É claro que o papel do professor não pode ser dispensado. O educador tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, estimulando e estabelecendo desafios para que os alunos construam o seu conhecimento.
Data: 30/03/98
Hora: 11:56
Nome : Gilse, Vauthier, Cida
Endereco : souto@inf.ufgs.br
opiniao : O ensino à distância, sob o aspecto operacional (tecnológico), sem dúvida consiste em um recurso vantajoso.
Sob o ponto de vista de aprendizagem/avaliação, nos parece questionável:
a) Existem estudos científicos sobre a eficácia/eficiência deste recurso?
b) Existe um real envolvimento da ciência educacional em relação a esta nova realidade?
c) Como ficaria o ensino básico para os alunos?
d) Como seria o treinamento dos professores para esta nova realidade?
Data: 14/06/98 Hora: 18:44 Máquina: 200.248.151.159
Nome : Gilberto João Pavani
Endereco : gjpavani@ez-poa.com.br
opiniao : Para tornar a home page Comenius mais atrativa seria interessante
que houvesse música e figuras ilustrativas para cada fábula, porém
tais recursos a tornariam mais lenta
A interatividade é baixa pela estruturação dos exercícios, que são
extensos e com respostas pouco motivadoras
Um site interessante é ww.groupsolutions.com
que permite dowload de software
Data: 27/07/98 Hora: 21:22 Máquina: 200.238.43.51
Nome : Carla B. Valentini
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br
opiniao : Analisando os diferentes WBTs como o Comenius (Fluência através das Fábulas), Curso de Astronomia e o Curso de História Francesa podemos observar alguns pontos :
- possuem uma proposta de informação ou de aprendizado;
- os cursos que se preocupam mais em transmitir informações tornam-se cansativos e não são muito atrativos para o sujeito;
- a interatividade e a forma de organizar o material para entusiasmar e envolver o aprendiz é fundamental, no entanto, nem sempre é fácil;
- o Comenius tem algumas propostas de interatividade e feedback para o aprendiz, mas poderia ser mais envolvente, sendo questionador mas não tão formal; contendo animações e imagens que ajudam na compreensão do significado.
Data: 05/01/99 Hora: 11:02 Máquina: apollo.ucs.tche.br
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 20/04/99 Hora: 10:44 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Vladimir Stolzenberg Torres
Endereco : pgtorres@cpovo.net
opiniao : Duas boas referências, sendo a primeira na área de
Ciências Biológicas, e a segunda em Ensino à Distância, são:
A Novel Educational Tool Developed by the Experimental Study Group
Embora possa parecer uma página que contenha um
livro de biologia geral, isto não ocorre. O material encontra-se mais
associado à área de Biologia Celular.
Repositório de Informações Educacionais do
LITE
Disponibiliza, entre outras coisas interessantes, a Legislação para
Ensino à Distância.
Análise do:
The Comenius English Language Center
Muito interessante, especialmente a parte das fábulas. Porém,
revela-se interessante apenas para o Estudo de Inglês Instrumental.
Creio que, para uma melhor compreensão, seria útil a presença de
imagens. A inserção de músicas talvez o converte-se em algo ainda
mais atrativo, do que já o é.
A interatividade apresentada pelo Comenius é superior, em todos os
sentidos, àquela apresentada pelo Novel Educational.
Este
último apresenta textos, por vezes, longos e cansativos além de pouco,
ou nada, ilustrativos.
O Comenius por outro lado, muito embora se apresente mais interativo
do que o Novel Educational, parece ser de uma formalidade excessiva.
Talvez seja este o padrão do estudante anglo-saxão o que justificaria a
forma de apresentação deste material.
Data: 20/04/99 Hora: 10:56 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : Adriana de Castro Rodrigues Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : - Sobre o material do Grupo Comenius "Centro Virtual de ensino de
Inglês", aparte de tradução para outras línguas é uma boa idéia;
quanto as atividades oferecidas como fluência através de fábulas
comentamos: falta desenho para deixar mais explicativo, ou sugerir
"algo" - deixar a página mais atrativa; os exercícios possuem
feedback e correção (questões de completar, compreenção de vocabulário,
etc; com isto consegue-se uma interatividade com o aluno);
- Sites visitados:
Núcleo de Educação à Distância. Computação
cursos on-line musica
Data: 20/04/99 Hora: 11:09 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Regina e Cleuza
Endereco : rheidrich@feevale.tche.br & alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Os links encontrados são interessantes tanto para nossas pesquisas quanto para os colegas:
http://www.eca.usp.br ECA-Escola de Comunicação e Artes da USP de SP
http://www.intelecto.net/textos1.htm Textos sobre Educação a Distância, apresentando sites interessantes.
http://www.hiway.co.uk/~ei/intro.html Curso de Inglês dando ênfase ao ensino da gramática
http://www.mat.unb.br/ead/ GT-EAD - Grupo temático em Educação à Distância da UNB
O site que analisamos do projeto Kidlink Brasil que promove a comunicação entre crianças de 10 a 15 anos de todas as partes do mundo.
Fluency Through Fables :
desenvolvido pelo grupo Comenius" Centro Virtual de Ensino de Inglês"
A fluência do inglês através de fábulas da homepage Comenius é bastante interessante para pessoas que já possuem um determinado conhecimento da língua.
Metodologia: Apresenta muitos exercícios estruturais através de uma metodologia instrucional cujas categorias prevêm: condição, desempenho e critério.
As categorias desempenho e critério são as observáveis. A categoria critério( qualidade esperada pelo desempenho do aluno) é evidenciada nos exercícios de vocabulário, preencher lacunas, verdadeiro e falso, pois exigem respostas precisas.
Com relação à interatividade existe a possibilidade do aluno interagir com o texto, não entre alunos e mediador através de diálogos o que possibilitaria melhores condições de aprendizagem com a troca de idéias e solução de problemas.
Data: 20/04/99 Hora: 11:16 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Elizângela, Adja, Silvana
Endereco : eliz@main.unicruz.br, adja@inf.pucrs.br, sgroth@sesc-rs.com.br
opiniao : Observamos qque se refere às formas de interação do ambiente COMENIUS, observamos
que existem diversas, como:
Data: 20/04/99 Hora: 11:24 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : Marine Flores
Endereco : unedrs@zaz.br
opiniao : Hoje nós professores temos a possibilidade de usarmos novas tecnologias e novas alternativas de aprendizagem, fazendo uso da WBT.
Navegando o site http://www.comenius.com/nirsc/feedbak.html pude constatar que esta página não foge da maneira tradicional de perguntas e respostas, apresentando baixa interatividade e pouco recurso visual.
Data: 20/04/99 Hora: 11:33 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : Claudia Rizzi e Louise Seixas
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Respostas de:
Claudia Rizzi - claudiab@inf.ufrgs.br
Louise Seixas - seixas@farmacia.ufrgs.br
Comentando o site do centro virtual de ensino da língua inglesa, Comenius, :
- Apresenta várias opções para o estudo da língua inglesa, seguindo a linha teórica proposta por John Amos Comenius.
- É de fácil operação, por ser uma página bem estruturada com links de fácil navegação, amigável. Entretanto poderia apresentar figuras, uma vez que utiliza o recurso das fábulas para o ensino da língua.
- Do ponto de vista pedagógico, o site trabalha com aplicação dos conceitos apresentados (ex. vocabulário) permitindo sua aplicação em outros contextos, além da própria fábula;
- Quanto á possibilidade de interação:
a) o site oferece recursos como, responder formulários de verificação de aprendizagem (tipo V ou F; preencher lacunas..) e verificar além dos escores, a correção das respostas dadas.
b) Permite, através de um formulário próprio, responder perguntas abertas do tipo "o que o material ensina", "se concorda ou não", e "porque";
c) Sugere links de sites relacionados que podem ser interessantes para alunos e professores;
d) Estimula a participação com preenchimento dos formulários, premiando o usuário com contato através de mail, com outros usuários;
e) Permite que o usuário faça críticas e sugestões;
Nós julgamos o site Comenius, como uma boa opção para o estudo de língua. Pensamos que ele atende aos objetivos que se propõe, além de permitir uma interatividade bastante interessante com os usuários. Outro aspecto positivo é a apresentação da página em várias línguas, o que pode estimular o usuário a interessar-se por elas; inclusive convida o usuário a participar como tradutor.
Data: 20/04/99 Hora: 11:33 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Elizângela, Adja, Silvana
Endereco : eliz@main.unicruz.br, adja@inf.pucrs.br, sgroth@sesc-rs.com.br
opiniao : Caros colegas, a primeira versão enviada foi um erro, pedimos desculpas.
Observamos que existem diversas formas de interação no ambiente COMENIUS,
o que permite que aprendizes de diferentes níveis de conhecimento possam ter
acesso com bom aproveitamento.
Dentre as formas de interação, achamos interessante o exercício de
discussão escrita, pois dá a possibilidade do aprendiz escolher qual a
questão discursiva a ser comentada, colocando sua opinião reflexiva,
abordando dessa forma seu lado subjetivo.
Notamos que o ambiente não explora bem todas as mídias, em particular
o uso de gráficos e animações.
Uma sugestão, seria a possibilidade de investigar qual o melhor canal
de aprendizagem do aluno, bem como avaliar qual o nível de conhecimento
que encontra-se esse aluno, adaptando assim o conteúdo do curso.
Data: 20/04/99 Hora: 11:45 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : Rose, Marco
Endereco : rose@inf.ufsm.br, trentin@upf.tche.br
opiniao :
O ambiente desenvolvido pelo grupo Comenius fornece alguns tipos de interacao: completar espacos em branco, permitindo que o aluno escolha a palavra correta, entre varias opcoes. Nesta questao sao utilizadas as mesmas palavras do vocabulario em um outro contexto/historia; questoes de multipla escolha, verificando e auxiliando na compreensao do vocabulario; elaboracao de texto, permitindo que o aluno expresse a sua compreensao do texto e a sua opiniao (posicionamento) a respeito da fabula. Todos os tipos de interacao citados acima facilitam a assimilacao do novo vocabulario.
Um site bastante interessante e' o
Projects & Programs,que apresenta varios cursos e jogos educativos voltados para a area de geografia, com um visual muito interessante. A apresentacao do conteudo instiga o leitor a prosseguir no assunto.
Apresenta tambem viagens virtuais nos locais apresentados.
Data: 20/04/99 Hora: 11:59 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Andréa Pereira e Luciano Costa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br, occosta@nutecnet.com.br
opiniao : As ferramentas básicas para WBT,que as instituições de ensino a distância basicamente usam são serviços online, que podem ser televisionados (ou não), livrarias digitais, pesquisas, tutoriais, cursos com chat, etc...
Sugere-se que para usar este tipo de ferramenta os estudantes sejam alfabetizados. Encontramos os seguintes URL´s que falam do ensino a distância:
Projeto EducaDi
Dissertação sobre ensino a distância
Cursos Jurídicos em Vídeo
A material desenvolvido pelo Centro Virtual de Ensino de Inglês contém fábulas interessantes e exercícios de fácil entendimento.
Data: 25/04/99 Hora: 15:30 Máquina: 200.248.42.11
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : Comitê Gestor da Internet Brasil: GT-EAD - Grupo Temático em Educação a Distância - Atua nas seguintes áreas:
Nos projetos-piloto aplicados a crianças (Kidlink Brasil), adolescentes escolares (Projeto Inter-Agir) e a professores
da rede de ensino público, no Ceará, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul (EAD em Ciência e
Tecnologia), onde realiza testagens para verificar os benefícios da tecnologia aplicada à educação no Brasil.
No Projeto Tel*Língua, em cooperação com o G7 (G7 Information Society), a semelhança do Comitê Gestor da
Internet do Brasil .
No Repositório de Informações Educacionais, projeto realizado pela Lite, da Unicamp, com o apoio da Rede
Nacional de Pesquisa (RNP) e do GT-EAD do Comitê Gestor da Internet Brasil, com o objetivo de criar O
Repositório de Referência em Informações Educacionais, integrando-se, portunamente, ao desenvolvido pela
Faculdade de Educação da UnB.
Na divulgação de eventos e publicações, dos quais salientamos os estudos publicados pela Secretaria de Educação dos
EUA, que analisam três aspectos importantes:
A Internet como potencial de informação acessível a estudantes e professores;
A publicação com acesso livre a todos, fator de estímulo e motivação à aprendizagem; e
Possibilidade de construção de novos materiais e aplicações com as novas ferramentas, possibilitando às pessoas
mudanças no seu jeito de ler, pensar e aprender.
Creio ter este Comitê importante função de suporte pedagógico, não só àqueles que buscam referências
sobre o que existe em EAD e Teleducação no Brasil, das suas aplicações a comunidades em desvantagem
econômica e implicações à aprendizagem, para futuras participações nesta área, como àqueles que já
realizam projetos educacionais de EAD e que precisam ampliar, melhorar ou ainda aquequar seus
projetos de ensino à realidade brasileira, no contexto internacional.
Data: 25/04/99 Hora: 16:06 Máquina: 200.248.42.11
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao :
Comitê Gestor da Internet Brasil: GT-EAD - Grupo Temático em Educação a Distância - Atua nas seguintes áreas:
Creio ter este Comitê importante função de suporte pedagógico, não só àqueles que buscam referências sobre o que existe em EAD e Teleducação no Brasil, das suas aplicações a comunidades em desvantagem econômica e implicações à aprendizagem, para futuras participações nesta área, como àqueles que já realizam projetos educacionais de EAD e que precisam ampliar, melhorar ou ainda aquequar seus projetos de ensino à realidade brasileira, no contexto internacional.
Data: 06/08/99 Hora: 13:56 Máquina: 200.3.227.41
Nome : Gladys A. Pineda
Endereco : gladys-pineda@mixmail.com
opiniao : Prof. Liane Margarita Rockenback Tarouco:
I visited your pages:
http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/teleduc4.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/wbi/wbi.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/wbi/wbi.htm#Multimedia
I found them very interesting. I'm an university proffesor at The Catholic University "Nuestra Senora de la Paz" en Tegucigalpa, Honduras, Centro America. I teach Informatica, Economy, and Research Methods. I'm very interested in Multimedia and the WWW. I have some pages, that I have made them as a hobby. However, right now, I would like to do pages in a professional way.
Since you have courses such as MULTIMEDIA NA EDUCACAO, and CRIANDO PAGINAS PARA O WWW, I would like to know when this course is available, and how much it cost. My first language is spanish.
Please visit this page where I have some links to my pages, and take a look to see how much I need: http://maxpages.com/kitsu/mypages
I know I need a lot. I would like to learn how to do my own graphics too. For my vacations, I'm planning to visit South America, so I may be able to visit Porto Alegre from nov 22 to January/15, 2000 if I find a way to take those courses. Thank you.
Data: 06/08/99 Hora: 13:57 Máquina: 200.3.227.41
Nome : Gladys A. Pineda
Endereco : gladys-pineda@mixmail.com
opiniao : Prof. Liane Margarita Rockenback Tarouco:
I visited your pages:
http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/teleduc4.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/wbi/wbi.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/wbi/wbi.htm#Multimedia
I found them very interesting. I'm an university proffesor at The Catholic University "Nuestra Senora de la Paz" en Tegucigalpa, Honduras, Centro America. I teach Informatica, Economy, and Research Methods. I'm very interested in Multimedia and the WWW. I have some pages, that I have made them as a hobby. However, right now, I would like to do pages in a professional way.
Since you have courses such as MULTIMEDIA NA EDUCACAO, and CRIANDO PAGINAS PARA O WWW, I would like to know when this course is available, and how much it cost. My first language is spanish.
Please visit this page where I have some links to my pages, and take a look to see how much I need: http://maxpages.com/kitsu/mypages
I know I need a lot. I would like to learn how to do my own graphics too. For my vacations, I'm planning to visit South America, so I may be able to visit Porto Alegre from nov 22 to January/15, 2000 if I find a way to take those courses, or at least one of them. Thank you.