Adriana, Carlos, Carlos Tadeu , Helena, Julio e Mára
A Internet cresce em escala geométrica, onde milhares de redes diferentes interligam-se e se conectam com milhões de usuários. A palavra cyberspace descreve a visão de uma rede de pessoas, máquinas e fontes de informação no mundo, onde através dela pode-se navegar no mundo virtual.
Estar perdido no espaço cibernético é estar viajando num mundo desconhecido onde o cenário é uma grande coletânea de informações dispostas em páginas dispersas em uma interminável rede de conexões. Cada página pode ser a fonte de alguma informação ou a origem para um novo destino.
A WWW possui mais de 150 milhões de páginas de informações que duplicam seu tamanho a cada 4 meses (VENKAT, 1997 apud TYNER, 1998). A esta observação soma-se o fato de que na Web não existe um padrão de classificação bibliográfica ou catalogação normatizada.
Ao invés deste catálogo geral, a Web oferece inúmeras ferramentas de busca (ou search engines), cada qual com sua própria base de dados, linguagem de comandos, capacidades de busca e métodos para apresentar os resultados.
Os mecanismos de busca tem três elementos principais:
Independente da ferramenta usada, desenvolver uma estratégia de busca efetiva é essencial para obter-se um resultado satisfatório.
Uma estratégia genérica de busca consiste dos seguintes passos:
Estas etapas aplicam-se de maneira geral a quase todas as ferramentas de busca. As diferenças de resultados, em geral, são consequência das diferenças existentes entre as diversas de bases de dados. Por isso, é fundamental conhecer o assunto pesquisado, pois só assim poderemos estabelecer uma estratégia adequada.
Eis alguns endereços de ferramentas de busca:
Esta é uma pequena porção de um grande número de ferramentas de busca disponíveis. Pense sobre o que você quer obter em sua busca, tente algumas ferramentas de busca e compreenda que a Internet e as ferramentas de busca mudam diariamente. Sua ferramenta favorita ontem pode estar completamente diferente hoje e certamente proporcionará resultados completamente diferentes (EAGAN e BENDER).
Pushers, agentes inteligentes, páginas personalizadas e publicações on-line são alguns exemplos de tecnologias que podem ajudar a encontrar informações que estamos buscando na Internet.
Publicações Digitais:
Existem vários sites na Internet que colocam a disposição do usuário uma coletânea de notícias e informações variadas que são previamente editadas na forma de um jornal eletrônico. Um ponto interessante sobre esses sites é que eles fornecem um serviço de "entrega a domicílio", notificando por e-mail sobre as notícias de destaque ou então enviando matérias inteiras.
Entre os principais serviços nesta área nos temos:
Páginas Personalizadas:
Outros modos interessantes de se filtrar as notícias na Internet é utilizar as chamadas páginas personalizadas ou personalized front pages. Estas páginas funcionam da seguinte maneira: depois de se registrar em um site que ofereça este serviço, você terá a opção de escolher de uma lista as categorias de notícias as que mais lhe interessam; depois, você vai em cada tópico selecionado e define as palavras de seu interesse; após isso, o servidor do site constrói um arquivo único que contém suas informações de registro e as palavras-chave escolhidas. Na próxima vez que retornar ao site, o servidor saberá quem você é e apresentará a página com o resultado da pesquisa. A vantagem dessa tecnologia é que ela poupa o tempo que você gastaria procurando as notícias em cada link de uma publicação on-line e também junta as notícias de seu interesse em apenas uma página.
Entre estes serviços nós temos:
Pushers:
Uma das novas tecnologias que surgiu na Internet nos últimos tempos são os mecanismos de Pusher. Com eles, o usuário não precisa vasculhar a Internet procurando pelas informações, pois elas são enviadas automaticamente até o seu computador.
O conceito de content push, ou empurrão de conteúdo, é baseado no método pelo qual uma organização central realiza automática e periodicamente o download de notícias e outras informações diretamente no seu computador.
Normalmente, eles trazem o recurso para apresentar notícias na forma de protetor de tela ou como tickers (uma faixa onde corre informação, estilo cotação da Bolsa).
Os benefícios desta tecnologia incluem: a notícia vai até você e a economia de tempo é notável, sem contar que depois de feita a atualização das informações, não será mais necessário estar conectado à Internet para ler as notícias.
Exemplos de ferramentas:
O principal problema com os pushers é que eles fazem mais sentido se a sua conexão com a Internet é rápida e funciona 24 horas por dia, pois a freqüência das atualizações e o volume de dados pode ser bastante grande.
Agentes Inteligentes
Agentes Inteligentes são programas que, uma vez instruídos, fazem sozinhos o trabalho de busca de informações na Internet para você.
De modo geral, os agentes têm a capacidade de aprender quais as informações que lhe agradam ou desagradam e sugerir sites e arquivos interessantes, que potencialmente podem se adequar as suas necessidades. Eles podem notificar você por e-mail quando uma palavra ou frase específica for encontrada em algum lugar da Internet e então faze o download da página.
Exemplos:
EAGAN, A. e BENDER, L. Spiders and Wormsn and Crawlers, Oh My: Searching on the World Wide Web. In: http://www.library.ucsb.edu/untangle/eagan.html
TYNER, R. Sink or Swin: Internet Search Tools & techniques. In: http://oksw01.okanagan.bc.ca/libr/connect96/search.htm
How Search Engines Work. http://searchenginewatch.internet.com/webmasters/work.html
Byte Brasil. Julho de 1997. Informações que valem ouro. Ed Rever.