Data: 01/06/98 Hora: 19:55 Máquina: 143.54.1.21

Nome : Liane
Endereco :
opiniao : teste


Data: 04/06/98 Hora: 11:21 Máquina: 200.248.106.154

Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao : No meu ponto de vista as teorias de aprendizagem cognitivistas possibilitam uma maior compreensão do desenvolvimento humano. Eu coloco em especial a epistemologia genética de Jean Piaget. O estudo realizado por Piaget nos mostra que o sujeito constroi conhecimento na interação com o objeto, ou seja, o sujeito é ativo em sua aprendizagem, o sujeito age e o objeto reage. Para Piaget o desenvolvimento é um processo, sendo portanto importante conhecer como ocorre esse processo. Piaget coloca a inteligência como sistema formado por subsistemas interagindo formando uma totalidade. São as situações de desequilíbrio com as quais o sujeito se defronta que vão possibilitar que ele reorganize seus esquemas fazendo novas coordenações, ou seja, os subsistemas interagindo formam novos sistemas. Esses sistemas são auto-reguláveis, ou seja, quem regula é o próprio sujeito, assim a função do professor é dar apoio, questionar, promover discussão, desequilibrar. Sendo assim, a metodologia que eu vou utilizar para a construção de ambientes de aprendizagem terá como base na medida do possível os estudos de Piaget.


Data: 04/06/98 Hora: 18:02 Máquina: ijui.inf.ufrgs.br

Nome : Cida, Gilse e Helena
Endereco : souto@inf.ufrgs.br, gilse@sm.conex.com.br, vauthier@inf.ufrgs.br
opiniao : Nosso grupo pretende utilizar uma metodologia baseada na Teoria de Piaget, por entendermos que os princípios do construtivismo possibilitam uma aprendizagem mais efetiva, na qual o aluno ativamente constroi uma representação interna do conhecimento, através de interações com o conteúdo a ser aprendido.


Data: 06/06/98 Hora: 18:31 Máquina: chomsky.psico.ufrgs.br

Nome : Marcus Vinicius Basso
Endereco : mbasso@vortex.ufrgs.br
opiniao : Pretendo trabalhar no desenvolvimento do projeto instrucional, baseado metodologicamente nos estudos de Piaget. Penso que um ambiente que desafie (de fato!) os usuários deve estar estruturado em uma proposta metodológica coerente. Com a teoria de base piagetiana, penso estar trabalhando na direção e sentido desta coerência. A tarefa não é, de forma alguma, trivial. O desafio está em relacionar estreitamente uma teoria que trabalha com os processos de "equilibração das estruturas cognitivas" com a criação de uma ambiente que leve em conta, no processo de aprendizagem dos indivíduos, tais processos e estruturas. Vamos ver!


Data: 07/06/98 Hora: 12:25 Máquina: 200.238.43.51

Nome : Carla Beatris Valentini
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br
opiniao : Como suporte à metodologia para o desenvolvimento do CBT pretendo fazer
uso da epistemologia genética de Piaget. Entendo que esta teoria dá conta
dos fatores envolvidos no processo de aprendizagem. Tendo clareza da
complexidade dessa tarefa, tenho como um desafio pensar possibilidades
e estratégias que sejam perturbadoras (no sentido piagetiano) e flexíveis,
com vistas à contribuição e respeito ao processo de aprendizagem individual.


Data: 07/06/98 Hora: 18:50 Máquina: async261.procergs.com.br

Nome : Mara Lucia Carneiro
Endereco : mara@eq.pucrs.br
opiniao : Encontrei diversas metodologias de projeto, mas uma me chamou a atenção em particular. Ela refere-se à ANDRAGOGIA, a arte e a ciência de auxiliar adultos a aprender, proposta por Malcom Knowles em 1968.

Esta teoria propõe um arcabouço conceitual que auxilia no desenvolvimento de materiais instrucionais para adultos. Como trabalho com alunos de final de curso de engenharia, considerei significativa as considerações apresentadas sobre esta teoria.

O texto que encontrei ( Andragogy ... a highly relevant adult learning theory) afirma que este modelo é essencialmente diferente dos modelos pedagógicos tradicionais, pois os adultos são diferentes dos jovens em diversos aspectos. Vou citar alguns:

Como pretendo desenvolver um CBT que auxilie no ensino de minha disciplina no curso de Engenharia, vou tentar levar em considerações as idéias deste modelo.


Data: 07/06/98 Hora: 19:47 Máquina: 200.19.242.128

Nome : Heitor Strogulski
Endereco : hstrogul@ucs.tche.br
opiniao : A metodologia que acho mais adequada eh a que toma como principio teorico a epistemologia genetica. Justifico a escolha pela experiencia que ja tive com sistemas de instrucao "behavioristas" e sistemas tutores inteligentes ("cognitivistas"). Acredito que o construtivismo possibilita a criação de ambientes de aprendizado mais efetivos pois nao sao centrados no sistema (instrutor) e sim no aluno.


Data: 07/06/98 Hora: 21:18 Máquina: 200.248.209.97

Nome : Julio Machado
Endereco : jhapm@inf.ufrgs.br
opiniao : Pretendo utilizar a metodologia descrita por Dick e Carey.
O principal motivo para a escolha está no conhecimento prévio das técnicas de projeto utilizadas em Engenharia de Software, que muito se parecem com o modelo de projeto proposto.
Além disso, muito me interessa o desenvolvimento de CBTs e WBTs voltados para o ensino de ciência da computação, não somente de informática.
O conteúdo a ser epresentado baseia-se em capítulos e módulos encadeados, que na maioria das vezes dependem muito de exemplos e exercícios práticos a serem repassados aos alunos. Neste ponto, Dick e Carey provém uma ferramenta útil para tal propósito.
Outro ponto interessante, é que é uma metodologia bastante geral, que pode ser utilizada para diversos propósitos, não ficando amarrada a somente um tipo de público alvo.



Data: 07/06/98 Hora: 23:08 Máquina: freedom.logicnet.com.br

Nome : Helena Sloczinski
Endereco : hs@logic.com.br
opiniao : Para o desenvolvimento da aprendizagem, acredito que a Teoria Construtivista é a que melhor se adapata, embora tenho consciência de que para o desenvolvimento de um CBT, possa ser um pouco complicado. Busquei ler alguma coisa durante a semana, mas a minha opção de metodologia para desenvolvimento de qualquer projeto é a baseada nos princípios de Piaget. O importante é que o trabalho seja interativo e que oportunize ao estudante reflexão sobre o que está estudando e dessa forma ele poderá analisar, comparar, fazer uma síntese para dessa forma apropriar-se do conhecimento. Outro aspecto que deve ser levado em conta é o contexto (cultura local, nível de conhecimento do aluno e meios de realização do trabalho).


Data: 08/06/98 Hora: 16:32 Máquina: scm511.ufrgs.br

Nome : Eny Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : De acordo com o material de referência para esta aula (Instructional Design Methodologies and Techniques), seleciono o modelo de Gerlach and Ely, por ser indicado para iniciantes, procedural (compatível com uma abordagem construtivista), passível de ser usado em pequenas unidades de ensino, e prever a determinação do comportamento de entrada dos usuários (o que nos faz diferenciar mais claramente a realidade que temos e a desejada).


Data: 15/06/98 Hora: 20:31 Máquina: prt10u41.ez-poa.com.br

Nome : Marlise Geller
Endereco : geller@ez-poa.com.br
opiniao : Pretendo desenvolver um trabalho utilizando metodologia baseada na Teoria piagetina, considerando, segundo Piaget, o fato do desequilibrio levar ao desenvolvimento, possibilitando ao sujeito construir seus conhecimentos através da interação com o objeto.


Data: 16/06/98 Hora: 15:34 Máquina: nim.ulbra.tche.br

Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Acredito que a teoria piagetiana é a mais adequada para o desenvolvimento de um CBT, visando "construir" juntamente com o usuário do CBT (aluno) o conhecimento, desafiando-o para encontrar soluções. Não sei se é fácil implementar um "CBT construtivista", mas vou tentar.


Data: 21/06/98 Hora: 19:13 Máquina: prt02u29.ez-poa.com.br

Nome : Gilberto João Pavani
Endereco : gjpavani@ez-poa.com.br
opiniao : - A teoria cognitivista permite a criação de ambientes de aprendizagem mais efetivos e atraentes para os jovens. Porém, devido à dificuldade técnicas, são de difícil aplicação na criação de um CBT. Creio que tais dificuldades serão vencidas em curto período.


Data: 15/07/98 Hora: 10:47 Máquina: 200.132.54.125

Nome : Vera Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : A metodologia construtivista, baseada na Teoria de Piaget, é a metodologia mais indicada para realizar um projeto instrucional, pois é condição indispensável para interromper o fazer e o pensar viciosos, constituíndo-se de um tríplece movimento: de crítica, de construção do "novo" conhecimento e de nova síntese, tanto no plano do conhecimento, como na ação. Numa visão construtivista, a metodologia é uma construção, incluindo momentos em que as sínteses se tornariam novos pontos de partida (auto-eco-gêneses), propiciando diálogos, buscando-se uma releitura do cotidiano, oportunizando reflexões dos sujeitos.


Data: 15/07/98 Hora: 10:49 Máquina: 200.132.54.125

Nome : Vera Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : A metodologia construtivista, baseada na Teoria de Piaget, é a metodologia mais indicada para realizar um projeto instrucional, pois é condição indispensável para interromper o fazer e o pensar viciosos, constituíndo-se de um tríplice movimento: de crítica, de construção do "novo" conhecimento e de nova síntese, tanto no plano do conhecimento, como na ação. Numa visão construtivista, a metodologia é uma construção, incluindo momentos em que as sínteses se tornariam novos pontos de partida (auto-eco-gêneses), propiciando diálogos, buscando-se uma releitura do cotidiano, oportunizando reflexões dos sujeitos.