Idéias para usar as múltiplas inteligências
Verbal/Linguística
- História: Debate sobre decisões históricas controversas e importantes para os dias de hoje
- Literatura: Escrever um trecho clássico adaptado aos dias atuais.
- Ciência:Explicar aos demais como realizar uma experiência e conseguir que seja
realizada corretamente.
- Matemática: Escrever histórias com problemas para os demais resolverem.
- Artes:Escrever uma análise crítica de algum artista famoso (pintor, músico ou
autor)
Lógica/Matemática
- História: Identificar padrões de desenvolvimento histórico de vários países num dado período
- Literatura: Predizer o que acontecerá a seguir numa história
- Ciência: Aplicar procedimentos de metodologia científica (formular hipótese, investigar, comprovar etc...)
- Matemática: Jogar batalha naval e explique o raciocínio usado para definir o próximo tiro.
- Artes aplicadas: Seguir uma receita para fazer um bolo.
- Artes: Usar uma planilha para acompanhar/analisar uma cena ou personagem de um filme.
Visual/Espacial
- História: Criar murais que descrevam a história num dado período.
- Literatura: Ilustrar uma texto literário com coles, imagens e padrões
- Ciência: Desenhar padrões/imagens para ilustrar diferentes processos naturais
- Matemática: Trabalhar com blocos para aprender operações matemáticas
- Artes: Criar cartazes para mostrar passos de um execício
- Desenho: Desenvolver conversações imaginárias com objetos artísticos
Corporal/cinestésico
- História: Teatralizar grandes momentos da história
- Literatura: Usando mímica tentar fazer outros descobrirem o nome de um filme
- Ciência: Agir como o sol e os planetas.
- Matemática: Retirar de uma torta de massa de modelar uma fração (1/3 ou 1/5 etc...)
- Artes: Inventar algo novo e ensinar aos demais a usar
- Desenho: Criar uma escultura ou pintura de uma idéia ou sentimento
Musical
- História: Aprender sobre vários períodos da história analisando sua música
- Literatura: Ilustrar um segmento de uma obra literária com música, som, ritmo.
- Ciência: Selecionar uma música para fundo de diferentes processos científicos (tais como ebulição, fusão etc...)
- Matemática: Escrever "raps" com operações, fórmulas e problemas matemáticos
- Artes: Usar música para melhorar habilidade de digitação
- Desenho: Desenhar as emoções detectadas numa música
Interperssoal
- História: Membros do grupo aprendem sobre aspectos da história e ensinam uns aos outros
- Literatura: Praticar escrita ou relato de história entremeadamente com um colega
- Ciência: Formar grupos para atividades de laboratório e relatar para a turma
- Matemática: Grupos ensinam uns aos outros fórmulas e aplicam a problemas
- Artes: Ensinar e jogar jogos não competitivos
- Desenho: Coreagrafar uma dança sobre relacionamento humano
Intrapessoal
- História: Imaginar-se tendo diálogos com personagens da história
- Literatura: Escrever uma reflexão sobre o que aprendeu para a vida atual, a partir da leitura de uma obra literária
- Ciência: Manter uma diário sobre as descobertas sobre si mesmo em ciência
- Matemática: Pensar/escrever sobre como os conceitos matemáticos
ajudam no seu próprio dia-a-dia
- Artes: Observe seus sentimentos/humores quando trabalha com o computador
- Desenho: Escrever uma reflexão sobre seus gostos pessoais em arte, música, dança ou literaura