As Inteligências Múltiplas: Estratégias de sala de
aula
Lista de sugestão de atividades a usar no plano de atividades para
desafiar as várias inteligências dos estudantes
Considere os seguintes sugestões. Verifique as áreas
que você usa presentemente para desafiar as várias inteligências
dos seus estudantes.
VISUAL/ESPACIAL
-
cartazes
-
gráficos
-
fotografia
-
consciência visual
-
organizadores
-
metáforas visuais
-
analogias visuais
-
enigmas visuais
-
Experiências em 3d
-
pintura
-
ilustrações
-
mapas com história
-
visualizar
-
esboçar
-
modelar
-
mapas da mente
-
cor
-
símbolos
VERBAL/LINGUÍSTICA
-
histórias
-
recontar
-
jornais
-
processo de escrita
-
leitura dramática
-
contar histórias
-
jogral
-
leitura rehearsed
-
fazer um livro
-
discurso
-
leitura do textos que não sejam de ficção científica
-
pesquisa
-
discursos
-
apresentações
-
escutar
-
leitura
-
lier em voz alta
-
dramatizar
CINESTÉSICO CORPORAL
-
pesquisa em campo
-
atividades
-
movimento creativo
-
experimentos
-
línguagem corporal
-
manipulação
-
atividades da educação física
-
artesanato
-
dramatização
LOGICAL/MATHEMATICAL
-
resolver problema
-
tangrams
-
codificação
-
geometria
-
medição
-
classificar
-
predizer
-
jogos da lógica
-
coleta de dados
-
ordenação serial
-
atributos
-
experimentar
-
enigmas ou quebra-cabeças
-
manipular
-
modelo científico
-
dinheiro
-
tempo
-
arranjar em seqüência
-
pensamento crítico
MUSICAL/RÍTMO
-
cantar
-
murmurar (produzir sons com os labios fechados)
-
ritmos
-
" rap"
-
música do fundo
-
apreciação da música
-
música do modo
-
detectar padrões
-
forma
-
ritmo
-
tocar instrumentos
INTRAPESSOAL
-
estudo individual
-
determinação de metas pessoais
-
projetos individuais
-
registrar atividades
-
resposta pessoal
-
escolha pessoal
-
leitura individualizada
-
atividades de auto-estima
INTERPESSOAL
-
aprendizagem cooperativa
-
compartilhar
-
trabalho em grupo
-
ensinar colegas
-
consciência social
-
mediação de conflito
-
discussão
-
edição em pares
-
ensinar para outras faixas etárias
-
pesquisa social
-
grupo de estudo
-
clubes
-
" tempestade de idéias"
ATIVIDADE DA CONSCIENTIZAÇÃO DO ESTUDANTE
" QUEM SOU EU? "
Esta é uma atividade para ajudar a estudantes identificar seus forças
e interesses. Baseado no conceito do " portfolio " como esboçado
por Regina Routman, os estudantes fazem exame do papel ativo em analisar
suas próprias inteligências.
Resultado: Os estudantes prepararão um jogo das demonstrações
pessoais que representam as oito inteligências.
Processo:
-
Introduza o conceito de inteligências múltiplas:
palavra, número, retrato, música, pessoa, auto, corpo,
natureza.
-
Leve os estudantes a conversarem sobre as várias maneiras que as
pessoas usam parademonstrar que são espertas
-
Atividade pessoal
-
Identificar maneiras como os estudantes individualmente demonstram várias
inteligências (por exemplo)
-
joga o piano - esperto musical
-
lê um autor particular - esperta em verbal
-
em uma equipe de futebol - esperto corporal
-
Selecione um exemplo de cada um esperto que poderia ser posto em um recipiente
ou sobre uma placa de indicador (isto é.)
-
sacola decorado
-
caixa
-
recipiente plástico
-
revestimento protetor do cartão
-
faça uma apresentação ou uma indicador do tipo de
inteligência que você tem .
-
escreva ou diga em sua própria maneira porque você sente que
um tipo de inteligência é seu o mais forte.
-
Avaliação (o que é esperado)
-
Terminas a tarefa no tempo
-
Seleciona exemplos apropriados para cada inteligência.
-
Arranjar materiais em uma maneira eficaz para mostrar as inteligências.
-
Apresentar as inteligências de uma maneira que os outros possam identificar
a mensagem.
-
Identificar corretamente a inteligência mais forte em uma resposta
pessoal (escrita, oral)