Data: 10/05/98
Hora: 22:33
Nome : liane
Endereco :
opiniao : teste
Data: 11/05/98
Hora: 08:35
Nome : Luiz Fernando
Endereco : lftm@akira.ucpel.tche.br
opiniao : 1. Seleciono o referencial bibliografico e efetuou um entendimento
geral sobre o assunto. Para temas já conhecidos, procuro atua-
lizar o referencial teorico e avançar no conhecimento adquirido
em estudos anteriores.
2. Após estar situado no contexto do objeto de aprendizagem.
3. Para discutir o assunto e/ou solucionar questões pendentes.
Data: 11/05/98
Hora: 08:39
Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : 1) Lendo material referente ao assunto abordado, trocando idéias com os colegas, questionando o professor, resolvendo exercícios propostos, etc.
2) Em todo o processo de aprendizagem.
3) Em aula e também nos momentos de intervalo.
Data: 11/05/98
Hora: 08:39
Nome : Heitor
Endereco : hstrogul@ucs.tche.br
opiniao : 1. Normalmente busco a informacao em material impresso, seja ele material de aula, livros, revistas. Em um segundo momento, se tenho tempo e acesso, busco informacoes complementares na internet. Dificilmente inverto esta ordem.
2. Somente apos ter um conhecimento basico do assunto.
3. Prefiro fazer contato com o professor depois de ter lido o material. Na mesma etapa em que faco comunicacao com os colegas.
Data: 11/05/98
Hora: 08:41
Nome : Gilberto Pavani
Endereco : gjpavani@ez-poa.com.br
opiniao : 1. Leio sobre o assunto e depois procuro retirar as dúvidas com os colegas e com o professor.
2. Quando surgem dúvidas cruéis, ou seja, quando o processo de aprendizagem se interrompe.
3. Quando os colegas não satisfazem a minha necessidade.
Data: 11/05/98
Hora: 08:44
Nome : Cida & Gilse
Endereco : souto@inf.ufrgs.br
opiniao : 1) Atraves de bibliografia especializada, que hoje em dia é facilmente encontrada na Internet.
2) A partir das primeiras leituras sobre o assunto, achamos conveniente as discussões com os colegas.
3) Quando houver dificuldades não sanadas pela bibliografia e colegas.
Data: 11/05/98
Hora: 08:44
Nome : Helena Vauthier
Endereco : vauthier@inf.ufrgs.br
opiniao : 1) Através de pesquisas na rede, bibliografia especializada e aconselhada.
2) Após algumas leituras iniciais, a qualquer momento é conveniente discutir com os colegas.
3) Sempre que necessário, ou caso as discussões com os colegas e a bibliografia não coseguirem sanar dúvidas.
Data: 11/05/98
Hora: 08:45
Nome : Carlos Zeve
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : 1. Buscando fontes bilbiográficas e pessoas que possam contribuir com seu conhecimento.
2. Durante todo o processo. Pois durante o processo aparecem dúvidas, as quais podem ser compartilhadas com os colegas.
3. Também, durante todo processo.
Data: 11/05/98
Hora: 08:45
Nome : Adriana de Castro Rodrigues Krum
Endereco : zuca@pro.via-rs.com.br
opiniao : Respostas:
1 - Busco conhecimento via internet, livros, reportagens de jornais, revistas específicas sobre o assunto, e converso com o professor.
2 - Em todo o processo, pois podemos trocar idéias sobre os assuntos a serem estudados.
3 - A comunicação varia muito de cada professor, às vezes existe melhor ligação com um ou com outro professor ( varia de gênio da pessoa ). Geralmente procuro um professor quando não consigo resolver as atividades propostas, para tirar dúvidas e trocar idéias. Gostaria de manter comunicação em todo o processo de conhecimento. A educação tradicionalista ainda está presente no "meu aprender", e tenho mais segurança com a presença ativa do professor. Esta presença é feita para ensinar, trocar idéias, ou cobrar trabalhos.
Data: 11/05/98
Hora: 08:45
Nome : Mara Carneiro
Endereco : mara@eq.pucrs.br
opiniao : Questão 1:
Minha busca inicia por leitura de material bibliografico referente ao assunto. Em geral, tambem busco material atualizado atraves da internet para complementar as leituras.
Questão 2:
Prefiro interagir com os colegas somente apos considerar-me ao par do assunto a ser debatido, pois acho muito pouco producente o debate sem preparo previo.
Questão 3:
Sou meio "auto-didata", por isso procuro o professor somente quando considero que preciso de orientacao para continuar o estudo.
Data: 11/05/98
Hora: 08:45
Nome : Marlise Geller
Endereco : geller@ez-poa.com.br
opiniao : 1. Através da leitura e reflexão de bibliografia relativa ao assunto, discussão com colegas e professores, acesso à Internet.
2. Durante todo o processo de aprendizagem.
3. Acredito ser a comunicação com o professor importante para tornar o processo de aprendizagem mais rico (principalmente considerando a troca de experiências).
Data: 11/05/98
Hora: 08:49
Nome : Helena Sloczinski
Endereco : hs@logic.com.br
opiniao : 1. Consultas bibliográficas, estudos anteriores - exemplos ou vivências, discussão em grupo.
2. Na discussão inicial, durante o processo e na conclusão.
3. Durante o processo de aprendizage, sem precisar o momento, pois muitas vezes, a continuidade do estudo depende de ajuda. O papel do professor é importante co o um orientador, principalmente, para orientar no andamento do estudo.
Data: 11/05/98
Hora: 08:50
Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao : 1. Busco conhecimento primeiramente lendo algo sobre o assunto que me interessa, procuro ler diferentes tipos de documento que possam me proporcionem abordagens distintas sobre o tema. Confesso que já tive problemas com isso, pois as palavras tem significado diferente dependendo da área de atuação de quem escreve. Essa busca independe do meio, que pode ser em meio analógico ou meio digital. Posteriormente discuto com outras pessoas para obter interpretações diferentes e poder realizar uma análise reflexiva.
2. Inicialmente, ou seja, antes de buscar nas fontes, e, depois de tirar minhas conclusões sobre o tema pesquisado.
3. Quando já possuo algum conhecimento sobre o assunto, pois assim, creio que a troca será mais significativa.
Data: 11/05/98
Hora: 08:50
Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao : 1. Busco conhecimento primeiramente lendo algo sobre o assunto que me interessa, procuro ler diferentes tipos de documento que possam me proporcionem abordagens distintas sobre o tema. Confesso que já tive problemas com isso, pois as palavras tem significado diferente dependendo da área de atuação de quem escreve. Essa busca independe do meio, que pode ser em meio analógico ou meio digital. Posteriormente discuto com outras pessoas para obter interpretações diferentes e poder realizar uma análise reflexiva.
2. Inicialmente, ou seja, antes de buscar nas fontes, e, depois de tirar minhas conclusões sobre o tema pesquisado.
3. Quando já possuo algum conhecimento sobre o assunto, pois assim, creio que a troca será mais significativa.
Data: 11/05/98
Hora: 08:54
Nome : trazibulo henrique
Endereco : henrique@uefs.br
opiniao : 1. a) procurar referencias bibliograficas em bibliotecas (as vezes, tambem em livrarias); b) tentar entrar em contato com alguem da area; c) nos dois ultimos anos tambem temos buscado informacoes na internet.
2) a) no primeiro momento, para trocar de informacoes sobre referencias; b) apos algum periodo de pesquisa e estudo para conversar sobre as informacoes, duvidas e entendimentos obtidos.
3) a) no primeiro momento buscando referencias e alguns fundamentos; b) apos algum periodo de pesquisa e esrudo, buscando abordar o encontrado, numa tentativa de refinar e afunilar a tematica.
Data: 11/05/98
Hora: 08:54
Nome : Julio Machado
Endereco : jhapm@inf.ufrgs.br
opiniao : 1. Primeiramente pela troca de conhecimento com pessoas que já tenham concluído o aprendizado do tópico estudado. Depois, pela pesquisa de bibliografia para leitura pessoal.
2. No início do processo de aprendizagem e no fim, para a troca de experiências acumuladas durante o processo.
3. Normalmente no início do processo de aprendizagem é que eu procuro maior interação com o professor. Sempre procuro estabelecer as metas de forma mais clara possíveis.
Data: 11/05/98
Hora: 08:54
Nome : Eny Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : 1. Normalmente procuro ter uma visão geral do assunto para posteriormente aprofundar as questões que mais me chamam a atenção, ou são mais necessárias para o domínio do conteúdo.
2. Sempre que possível para clarear conceitos chaves sobre o assunto.
3. Sempre que tenho dúvidas que impeçam a compreensão do assunto.
Data: 11/05/98
Hora: 09:04
Nome : Ana Cristina Del Grande
Endereco : anacris@vortex.ufrgs.br
opiniao : 1, Isso é bastante variável. Em determinadas situaçoes, eu me apego numa certa linearidade, buscando avançar conforme uma complexidade crescente. Em geral isso ocorre quando eu ainda não tenho referências que me apoiem no processamento das informações que estejam se colocando para mim.
Quando eu já tenho algumas referências (alguns conceitos, por exemplo, ou familiaridade com o assunto), então eu vou buscando conforme minha curiosidade, me desprendo daquela linearidade. Posso estar estudando um texto e, em certa altura, seguir a leitura em outros textos, ou até escrevendo meus próprios textos.
Pra mim, o fundamental é estabelecer os pontos referenciais desde onde eu me apoio para seguir investigando, buscando. Esses pontos referenciais podem ser, por exemplo, analogias entre a novidade que se coloque para mim e o que eu já tenha familiaridade.
2. No momento em que eu já tenha construído uma noção sobre o assunto novo de maneira que eu possa colocar minhas questões, dúvidas, impasses e, também, possa argumentar, trocar idéias. Isso, no entanto, não funciona desse modo, quando eu me vejo totalmente ãs cegas diante do assunto
3. No mesmo caso anterior
Data: 11/05/98
Hora: 09:13
Nome : Carlos Tadeu Queiroz de Morais
Endereco : cmorais@inf.ufrgs.br
opiniao : 1. Em leituras e pesquisas dos assuntos envolvidos no processo de
aprendizagem.
2. Em troca de material dos dados pesquisados e duvidas quanto a
questão dos trabalhos a ser realizados.
3. Em três situações :
1 - Esclarecimento do assunto ou trabalho apresentado em caso de
duvida.
2 - Apresentação do processo em desenvolvimento.(Fase de entendimento)
3 - Encerramento do assunto (Resolver Questionários, Trabalhos ou teste final)
Data: 11/05/98
Hora: 09:13
Nome : Adriana Beiler
Endereco : adrianab@inf.pucrs.br
opiniao : 1. Inicialmente procuro material sobre o assunto em livros, revistas,
Internet.
2. Após já ter um conhecimento inicial sobre o assunto a ser discutido.
3. Nos momentos de dúvidas sobre o assunto, ou até mesmo para solicitar indicações
de bibliografia inicia.
Data: 11/05/98
Hora: 09:22
Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : 1 - Procuro sempre material que exclareça o conteúdo que desejo
desenvolver tanto na sala de aula como para construir o meu próprio
conhecimento,tais como livros, internet, vídeo ou algum soft da área.
2 - Quando estou com alguma dificuldade para achar o recurso que
quero utilizar.
3 - Preferencialmente quando estou planejando os conteúdos que serão
desenvolvidos na próxima aula.
Data: 11/05/98
Hora: 09:28
Nome : Marcus Vinicius Basso
Endereco : mbasso@vortex.ufrgs.br
opiniao : 1. Ao iniciar o estudo de algum tema, mesmo quando este não me
é totalmente "novo", recorrer à relações com o que já conheço.
Inicialmente, procuro nos livros que disponho, se os mesmos contém
o tema de estudo. De dois anos anos para cá, também tenho feito
uso da Internet nesta pesquisa inicial. Feita uma primeira seleção
deste material, passo a estudá-lo. Com o surgimento de dúvidas, busco
mais informações na literatura e no contato com colegas ou professores.
2 e 3. Gosto de manter comunicação com colegas e professores quando
tenho "algo" para dizer, trocar e mesmo perguntar.
Data: 07/06/99 Hora: 22:43 Máquina: dl-pm3-16.poa.zaz.com.br
Nome : Claudia Brandelero Rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Respostas:
1) Quando estou envolvida em um processo de aprendizagem, busco conhecimento de acordo com "tipo" ou a "situação":
- se estou frequentando um curso : ouço, observo e leio o material de apoio; se continuar interessada, busco outras fontes;
- se é algo que quero descobrir : procuro materiais (sites, livros...) que sejam introdutórios ao tema pesquisado;
- se já procurei e não encontrei, pegunto aos amigos;
- se não conseguir, procuro alguém da área e solicito referências.
2) Normalmente prefiro comunicar-me com os colegas após conhecer pelo menos um pouco sobre o tema, para que ocorra um diálogo (informações dos colegas e minhas). No entanto, se estou tentando fazer alguma atividade e tenho dúvidas, recorro aos colegas solicitando ajuda, antes de iniciar a atividade.
3) Prefiro estabelecer comunicação com o professor mais para tirar dúvidas sobre algum tema. Normalmente a relação com o professor não é a mesma daquela com os colegas. Não sinto-me intimidada, no entanto, não gosto de estar/parecer completamente desinformada sobre a questão que vou levantar junto ao professor. A não ser que o momento seja oportuno para conhecer algo completamente desconhecido.
Data em que foi respondido: 04/10/00 - 11:07:25
Computador utilizado: (200.136.24.5)
Nome: sanmya tajra
Endereco: sanmya@iconet.com.br
Opiniao: 1. Localizo diferentes fontes de informações e analiso os conteúdos apresentados 2. Após efetuar a leitura sobre o tema pesquisado. 3. Após ter efetuado a leitura sobre o tema pesquisado.