Aplicações de CBT tem sido desenvolvidas para desenvolver habilidades, adquirir conhecimento e atitudes em uma grande variedade de áreas.
Até pouco tempo atrás, CBT era usado basicamente de forma linear, baseado em textos, nada mais do que um apresentador de páginas, uma a uma.
O CBT atual, evoluiu para sistemas instrucionais interativos, centrados no usuário, que usam extensivamente gráficos, fotografias, animação, som e vídeo animado (multimídia).
Nem tudo o que usa multimídia é CBT. Multimídia
é CBT apenas se o meio atende a um objetivo instrucional.
Ferramentas avançadas de "autoração" reduzem as dificuldades técnicas para desenvolver sistemas interativos que usam intensamente tais recursos.
Assim, o desenvolvedor pode concentrar-se no objetivo educacional de
usar múltiplas mídias.
Até recentemente aplicações CBT não podiam ser rápida e economicamente atualizadas à medida em que o conteúdo se alterava pois o material instrucional produzido, era distribuído em meio magnético (disquetes) ou ótico (CDROM). O material pode ficar desatualizado, desde do momento em que o CBT é projetado, codificado e distribuído.
Adicionalmente, produzir CBT para múltiplas plataformas de apresentação é sempre mais caro do que produzir para um único sistema computacional.
Estas desvantagens podem ser superadas se for projetado um CBT com facilidade de modificação e possibilidadede apresentação universal, e se for escolhido um método de produção e distribuição que minimize retardos na entrega.
O Web é uma solução ideal para estes problemas. Em decorrência, treinamento baseado em WWW (WBT-Web Based Trainning) inevitavelmente transformará CBT em um sistema de treinamento universalmente acessível.