Katia: Neste primeiro momento parece que estamos deslumbrados com esta
ferramenta...
Mauro: A autoridade do professor fica modificada neste ambiente?
Isolda e Martha: Algumas questões foram respondidas sem problemas,
outras estavam confusas.
Katia: Acho que a
maioria não percebeu que a professora já começou os questionamentos da aula, não é?
Claudia & Laurete: será???
laura: onde
estás professora
Claudia & Laurete: lost in palace...
Mauro:
A Liane está lá em cima.
Ana Claudia e Eunice M.: Achamos bastante confusa a prova
infoglut, nos sentimos preparadas para contribuir com a discussão.
Cristina Zanini: gostaria de me vestir também
Claudia & Laurete: eu estou confusa a respeito do conteúdo...
Claudia & Laurete: algumas definições...
Claudia & Laurete: não ficaram claras...
Silvia: A prova
de infoglut é um verdadeiro infoglut!!!!!
Claudia & Laurete: hahaha
EunicePolonia SilviaM.Giovani: Parece que todo o processo em si foi um pouco
confuso...
Liane: Somente
podem colocar enfeites em seu avatar quem estiver usando uma versão registrada do cliente
Palace. Eu estou de coelhinho
Claudia & Laurete: concordamos....
Isolda e Martha: Professora, recebemos seu Feliz Páscoa!!
laura: feliz
páscoa coelha
Silvia: O que é um
infoglutão?
Katia: Acho que
nossa avaliação deveria começar com a nossa lista de discussão... Acho que no geral
estamos "infoglut" e lost em nossa comunicação
Claudia & Laurete: quem eh professora??
Italo: É
está todo mundo meio perdido na lista.
Mauro: Antes lost
do que produzindo lixo.
Liane: A idéia
por trás do processo era mostrar que a despeito de se ter uma ferramenta para criar os
testes, não é tão simples elaborar boas questões
Mauro: Se a
idéia era essa, o resultado comprovou
Katia: Concordo
com o Márcio, antes lost do que lixo...
Patricia - Marcio: Quanto a prova infoglut, achei interessante quanto a
possibilidades de compartilhar questões...Mas em tempos de incertezas, as questões
objetivas nos limitam...é difícil evitar os antagonismos...
Claudia & Laurete: acho que não era só a elaboração das questões...
Mauro: O que mais
Claudia e Laurete?
Liane: Foi
construída a planilha para avaliar o índice de discriminação de cada questão?
Claudia & Laurete: o conteúdo em si...
Cristina Zanini: Agora sim começamos a ficar inteligentes
Isolda e Martha: O que significa infoglutão? Achamos que é uma
pessoa que provoca com ou sem intenção o infoglut.
Italo: Acho que
isso todo mundo percebeu... Quando iremos aprender a construir páginas capazes de fazer
aquelas provas?
Claudia & Laurete: algumas definições... robots, spiders.. etc..
EunicePolonia SilviaM.Giovani: Achamos que, além disso, faltou
familiaridade com o processo e com o ambiente...
Patricia - Marcio: A planilha foi construída, mas alguns resultados,
como os meus, não aparecem. Já falei com a Marie e ela vai verificar.
Patricia - Marcio: Alguns colocaram questões fora do tema - infoglut.
Ana Claudia e Eunice M.: Quanto a prova Infoglut, minhas questões não apareceram
Liane: Se alguém
conseguir ativar o programa CuSeeMe posso falar com vocês.
Isolda e Martha: Professora, existe diferença entre robot e máquinas de
busca?
EunicePolonia SilviaM.Giovani: As pessoas colocaram questões fora do tema
porque se basearam na primeira prova...
Italo: Abri o
CuSeeMe. Onde consigo te ouvir?
Mauro: Aos que
estão em duplas, informo que no outro laboratório têm máquinas sobrando.
EunicePolonia SilviaM.Giovani: Nosso computador não tem caixa de som.
Liane: Para
entrar na videoconferência, conectar-se com o refletor em 143.54.1.30 que é a
penta2.ufrgs.br
Italo: Qual é a
password?
Liane: A Katia e
a Silvia estão produzindo os sons bobos!
Claudia & Laurete: como fazemos isto? conectar como o refletor Liane???
Liane: Já estou
também no CuSeeMe mas não há viva alma lá.
Italo: Qual é a
password da Teleducação?
Liane: Estou na
conferência 0
Liane:
Basta que apenas uma máquina entre na videoconferência na sala para que todos possam
ouvir-me
Liane: Marie e
Rodrigo devem ajudar a mostrar como ativar o CuSeeMe
Silvia: OK!
Liane:
Tem CuSeeMe em ftp://penta.ufrgs.br/pub/cuseeme/
Marie: O
CuSeeMe esta no micro com projetor
Liane: Vou sair
um pouco e retornar. O micro com a câmera ficou muito lento. Acho que tem algum problema
com ele agora pois ontem testei e funcionou legal até com um servidor na Finlândia!
Marie: ok
Claudia & Laurete: e ai gente...
Patricia - Marcio: Voltamos ao ponto inicial...
Patricia - Marcio: É possível perceber que utilizando softwares como este
Palace vai ficar difícil a concentração no objetivo principal.
Claudia & Laurete: será que o problema e o the palace??
Liane: Nas
primeiras vezes a novidade perturba mas com o passar do tempo a ferramenta passa a ser
usada como um meio de comunicação normal
Claudia & Laurete: acho que não...
Patricia - Marcio: Espero...
Claudia & Laurete: concordo...
Silvia: Estou perdida
quanto ao objetivo principal do curso. Está tudo tão confuso.
Cristina Zanini: Concordo plenamente com a professora.
Marcio:
Ola!!!
Claudia & Laurete: estamos todos tentando nos comunicar mas sem um objetivo...
com palace ou sem palace...
Mauro: Têm dois
Marcios, ou Patrícia e Marcio separaram-se?
Patricia - Marcio: O Márcio tem dupla personalidade...
Claudia & Laurete: clone aqui???
Patricia - Marcio: Ele fugiu
Katia:
Retomando... Semana passada deveríamos ter construído um texto coletivo sobre
avaliação... O que houve?? O texto não aconteceu ???
Marcio: Estou aqui
também....são as possibilidades da virtualização
Cristina Zanini: Estamos esperando a URL até agora!
Liane: O URL para
o sistema de escrita colaborativa já está na página da aula 5.
Mauro: Como
realizar a avaliação se a construção não está clara?
Katia: Acho que a
última fala do Mauro é de muitos de nós.
Liane: A idéia
é que, depois de discutir um pouco sobre avaliação vocês começassem a construir
coletivamente o texto.
Marcio: Acho legal
testar nossas capacidades auto-organizativas nestes ambientes de turbulências
informacionais... Seria possível pensar numa entropia da informação???
Liane: Prefiro
pensar em sinergia ....
Claudia & Laurete: eu também...
Mauro:
Avaliação de testes à distância? Eu gostaria que tivéssemos discutido um pouco mais a
respeito dos próprios.
Liane: Basta que
todos se esforcem para alinhar os vetores e o trabalho começara a ser produzido.
Katia: Volto
então a proposta anterior de avaliarmos nossa lista de discussão
Claudia & Laurete: qual a proposta então..??
Claudia & Laurete: sobre a lista..
Mauro: Concordo.
Está uma lista tarefeira.
Silvia: Márcio! O que
vc quer dizer com entropia da informação?
Liane: Em um
ambiente de educação a distância a comunicação ocorre de forma assíncrona (via
lista) e de forma assíncrona (chats, videoconferência)
Claudia & Laurete: ????
Marcio: Não penso a
entropia no sentido da desordem, mas em uma ordem que se constrói a partir dela...ou uma
entropia negativa...ou ainda neguentropia...acho estes processos normais...
Marie: para
acessar o equitext-teleduc username: teleduc e password: edu2000
Claudia & Laurete: ok
Katia:
Poderíamos começar revendo de que forma estamos participando (ou não) da lista. Que
tipo de colaboração estamos dando... Lembro que no primeiro encontro a Liane falou
em conversa de SURDOS
laura:
Ou ainda, monologo coletivo
Katia: isto é
muito interessante. acho que deveríamos pensar, lembrar disso constantemente
Mauro: Justamente
encontro de surdos porque cada um está preocupado em realizar a tarefa e cair fora.
Incluo-me.
Liane: De fato,
é preciso uma certa auto-disciplina para ler as mensagens e responde-las, em lugar de
simplesmente postar alguma contribuição não encadeada
Italo: OK, mas de
fato nós não estamos discutindo nada na lista...
Mauro: Liane,
querendo contribuir. Uma das dificuldades do encadeamento é o número de tarefas. Já
começa solicitando um url.
Liane: Em
fevereiro e março visitei duas universidades nos USA e conversei com os professores que
estavam trabalhando com EAD. Usavam mecanismos de auto-avaliação (avaliação formativa)
em cada aula para que
Liane: os
estudantes aferissem seus conhecimentos
Liane: A
interação principal dos estudantes acontecia apenas com o computador.
Katia: Uma
dificuldade que pessoalmente encontro é o excesso de textos, informações...
laura:
acredito que a url pedida e para construirmos as fontes de consulta em conjunto
Liane: Eram
usados sistemas de teste objetivo e as vezes teste de questão aberta.
Katia: uma
sugestão: se limitássemos a discussão a leitura de 3 ou 4 textos talvez todos
conseguissemos contribuir de forma mais significativa...
Italo: Mas eu
imagino que possamos fazer uma avaliação mais produtiva se pudéssemos nos engajar em
algum projeto que implementasse o que estamos discutindo.
Ana Claudia e Eunice M.: Liane, qual era o papel do professor nestas aulas ?
Patricia - Marcio: Avaliar não é uma tarefa fácil. Estou tendo a
oportunidade de trabalhar numa instituição que apresenta uma proposta diferenciada de
avaliação (diagnóstica). Não consigo imaginar como avaliar assim..
Patricia - Marcio: por meio de testes completamente objetivos.
Liane: O
professor tinha criado o ambientes (construído hipertextos com algum material
multimídia), criou o banco de questões e a lista era usada ocasionalmente para elucidar
alguma dúvida.
Liane: No fim do
semestre tinha prova normal, presencial.
Mauro: Se aqui,
de uma forma síncrona está difícil encadear, o que dirá quando na forma assíncrona?
Claudia & Laurete: eh verdade...
Mauro: Dá
licença, eu vou lá fora.
Claudia & Laurete: tudo bem... ate mais...
Liane: Mas me
parece que se isto é factível em disciplinas tais como sistemas operacionais ou
biologia molecular, não se aplica bem em disciplinas onde a construção do conhecimento
deve ser feita a partir
Silvia Meirelles - laura: E que a lista tb deve ser usada no processo de
avaliação
Liane: de
leituras múltiplas e discussões.
Katia: O que
tenho sentido é que acabo "perdida" na busca de materiais e não chego a
produzir...
Claudia & Laurete: são muitos textos...
Liane: Na forma
assíncrona há mais tempo para pensar, refletir e construir uma resposta na linha de
pensamento sendo desenvolvida.
Claudia & Laurete: alguns bons outros não..
Claudia & Laurete: se formos ler todos os textos indicados na disciplina e por
colegas...
Claudia & Laurete: como vocês estão fazendo???
Liane: Num curso
como este espera-se que os participantes procurem e divulguem bons textos.
Cristina Zanini: Temos que começar a construir o texto coletivo para ver o
que se conseguiu em termos de aprendizagem
Silvia Meirelles - laura: A dificuldade encontrada pela maioria e que as
informações estão dispersas
Silvia Meirelles - laura: O texto coletivo e uma ótima forma de avaliação
Patricia: Concordo que de
forma assíncrona há + tempo de reflexão, mas sinto necessidade de discussão sobre o
material produzido.
Liane: Mas no
texto coletiva devem ser colocadas contribuições relevantes e fundamentadas nas
leituras, discussões e reflexões.
Patricia: Na lista estamos muito
presos ao como fazer filtros, pesquisas, que fugimos proposta inicial.
Claudia & Laurete: eh, pode ser..
Isolda e Martha: Acho que o nível de subjetividade está muito alto, uma
razão pela qual a interação não está acontecendo como deveria.
Liane: Neste
texto coletivo, espero suas contribuições sobre como avaliar em EAD.
Italo: até
quando este texto ficará aberto?
Patricia: O texto vai ser
construído no equitext?
Silvia Meirelles - laura: sim Patricia
Silvia: Tenho a
sensação que deveríamos limitar nossas ações para melhorar nossa produção.
Katia: Concordo
com a Isolda e a Martha
Katia: Concordo
com a Silvia
Silvia Meirelles - laura: foi que falei, as informações estão muito dispersas
Patricia: Talvez se, para começar,
cada um de nós seleciona 1 texto, faz uma leitura crítica e coloca suas impressões.
Depois vamos ampliando as leituras.
Claudia & Laurete: Liane, qual a diferença entre avaliar presencialmente ou a
distancia??
Patricia: Também acredito que não
podemos ficar colocando opiniões, mas sim idéias fundamentadas...
Silvia: Estamos
pesquisando, lento, resolvendo e elaborando questões de uma forma desorganizada. Este
fato esta prejudicando a produção e as discussões.
Claudia & Laurete: acho que a idéia da Patricia eh boa
Italo: Acho que
poderíamos usar os nossos trabalhos ou experiências anteriores para discutir o que
estamos lendo.
Liane: Então
comecem a organizar suas idéias e coloquem as contribuições iniciais
Liane: As
leituras já DEVEM TER SIDO FEITAS!
Liane: Claudia e
Laurete, esta sua pergunta é exatamente o ponto central de nossa discussão.
Claudia & Laurete: ok
Patricia: Depende do que cada um de
nós entende por avaliação.
Liane: Não é o
que cada um entende por avaliação.
Italo: Mas é
isso que nós estamos tentando construir conjuntamente Patrícia.
Silvia Meirelles - laura: faltava uma ferramenta como o equitext que concentre as
informações num ponto
Liane: Vocês
experimentaram um processo de avaliação com teste objetivo.
Liane: Vocês
devem ter olhado uma apresentação PowerPoint sobre avaliação
Italo: Sim
Silvia Meirelles - laura: sim
Liane: Vocês
devem ter lido alguns textos sobre avaliação
EunicePolonia Giovani: sim
Isolda e Martha: sim
Italo: Sim
Katia: sim
DIOCELIA: sim
Claudia & Laurete: Porém, sem conhecimento do assunto que estávamos avaliando
!
Patricia: Sim
Marcio: Volto a minha
questão inicial: acho que estamos no caminho certo ...a angustia eh normal...Nossa
rotina diária leva a acreditarmos que as coisas tem nascerem organizadas...se dependesse
de uma
Silvia: Sim.
Liane: Vocês
devem ter inspecionado alguns ambientes de suporte a EAD para ver o que ofereciam em
termos de mecanismos de avaliação
Liane: Todas
estas atividades foram determinadas para que seu conceito interno de avaliação fosse
enriquecido.
Marcio: ordem pura, o
universo não teria surgido, nem a vida...nossas construções não serão diferentes...
Silvia Meirelles - laura: ainda estão muito restritos a avaliação
objetiva
Silvia Meirelles - laura: os ambientes
Claudia & Laurete: Acho que precisaríamos vivenciar mais ambientes de EAD para
depois pensarmos na avaliação.
Isolda e Martha: Concordo com Laurete e Claudia.
Silvia Meirelles - laura: quem aqui já participou de um curso a distancia????
Katia: Acho que
podemos começar pensando em avaliação de EAD pelos nossos momentos de trabalhos a
distância...
Patricia: No teste objetivo apenas
fui informada do número de questões erradas. Por meio da planilha pude verificar quais
as questões erradas, mas em nenhum momento fui informada da resposta correta.
EunicePolonia Giovani: A avaliação deve ocorrer ao longo da
construção do
Claudia & Laurete: É exatamente a discussão destes erros que poderia nos
proporcionar a construção do conhecimento.
Liane: Patricia,
a idéia daquele teste foi exatamente esta, não informar a resposta correta para que o
estudante pense sobre TODAS suas respostas e avalie seu grau de certeza sobre a resposta
Claudia & Laurete: No caso do nosso trabalho, a construção destes testes
poderia ter sido vista como um exercício de aprendizagem.
Patricia: Neste sentido, concordo.
M
Claudia & Laurete: Não temos certeza de nada quando não conhecemos o assunto.
Patricia: Em algum momento o
estudante teria a oportunidade de verificar as respostas corretas? Ou qual a outra
alternativa para resolver a dúvida? Interação com colegas/professor?
Liane: Exatamente
Claudia. O teste não era para avaliar seu conhecimento sobre infoglut mas era para
sedimentar este conhecimento e ao mesmo tempo oportunizar uma experiência prática de ser
testada com mecan
Marcio: Certezas não
existem nem quando conhecemos o assunto...
Liane: (Cont)
testar com mecanismos de teste objetivo.
Katia: Sobre o
teste objetivo: só pode avaliar conhecimentos específicos e objetivos, como termos
técnicos e conceitos determinados
Italo: Liane,
teremos a oportunidade de aprender a produzir estes mecanismos?
Silvia Meirelles - laura: o teste era mais para avaliar as perguntas, como elas
estavam sendo construidas
Liane: Num
ambiente todo apoiado em testes objetivos, o aluno é informado sobre o objetivo
educacional que não atingiu. Numa próxima tentativa, recebe outros testes sobre o mesmo
tema.
Patricia: Acho válido ter a
oportunidade de testar vários recursos oferecidos pela EAD. Agora chegou a hora de
pensarmos melhor sobre tudo isso.
EunicePolonia Giovani: o teste tinha o objetivo de avaliar a inclusão
das questões feitas pelos alunos
Liane: Italo,
ensinar a programas os programas que são usados para construir o sistema de apropriação
e tratamento dos testes está fora do contexto previsto para esta disciplina.
Italo: Ok.
Liane: Mas nos
ambientes de suporte a EAD, existem usualmente os mesmos mecanismos que permitem ao
professor criar questões objetivas para avaliar
Liane: Silvia,
colocaste muito bem. O teste era um exercício de elaboração de teste objetivo.
Silvia Meirelles - laura: alem da avaliação objetiva, que recursos temos para
avaliar na EAD?
Italo: só acho
que, em algum momento, poderíamos tentar nós mesmos produzir alguns
"programas" sobre um assunto específico e tentar avaliar tanto o que foi
produzido como as interações de todos.
Patricia: Foi possível perceber a
dificuldade que temos em elaborar questões objetivas.
Marcio: Acho que num
curso destes, todas as experiências em avaliada em EAD são válidas, seja para
defendermos como tal ou para criticarmos...isto dependera da epistemologia subjacente de
cada um...
Patricia: Concordo com o Ítalo
Marcio: Acho que o que
estamos fazendo agora é de um valor inestimável do ponto de vista da construção do
conhecimento...
Liane: Em alguns
cursos os participantes são avaliados por suas contribuições nas listas, chats e pelos
resultados que constróem (individual ou coletivamente)
Marcio: interagir
coletivamente...
Katia: Texto
coletivo, discussões como esta que estamos iniciando, também podem servir como
instrumentos de avaliação, concordam?
Patricia: Sim, Katia
Silvia Meirelles - laura: sim, e são bem mais significativos
Giovani: sim
Isolda e Martha: também concordo com a Patrícia.
Liane: Uma das
maneiras mais fascinantes de construir conhecimento é discutindo o que se aprendeu com um
grupo à altura. Refletindo coletivamente.
Patricia: Acho que testes objetivos
são importantes (dependendo do assunto) mas não podem ser a única forma de avaliação.
Katia: Acredito
que sejam instrumentos mais adequados ao nosso foco de pesquisa
Mauro: Concordo
Katia. O fato de ter estado um tempo fora permitiu que ao regressar, mesmo que
subjetivamente fizesse uma avaliação do nosso processo e nota-se a melhora.
Silvia: Gostaria de
analisar uma avaliação abrangente que proporciona-se um feedback adequado ao
aluno.
Marcio: E neste caso,
para avaliarmos, deveríamos observar um histórico destes diálogos ao longo de um
processo...enfim, como estes diálogos vão se "lincando" e se organizando...
Claudia & Laurete: seria interessante experimentarmos outros modelos de
avaliação...
Silvia Meirelles - laura: Isso que estamos fazendo e uma forma de avaliação
Liane: Claudia e
Laurete, tem alguma sugestão sobre outros modelos de avaliação a serem experimentados?
Claudia & Laurete: sim eu sei....
Italo: Já
experimentei e achei muito interessante o tipo de avaliação usando Webfólio.
Liane: Como foi
esta experiência Italo?
Claudia & Laurete: onde acho??
Silvia Meirelles - laura: Italo - qual a url?
Katia: Foi
interessante notar o interesse do grupo que não esperou passivamente pelo sucesso da
videoconferência para iniciar esta discussão...
Patricia: Já tive uma experiência
de construção de texto assíncrona em pequenos grupos numa disciplina de mestrado.
Utilizamos o Word.
Claudia & Laurete: ótimo, coloquem na lista estas sugestões...
Italo: A partir
de um projeto de trabalho, íamos registrando e destacando as coisas mais importantes.
Patricia: Foi muito interessante e
o texto ficou muito bom. Tivemos um encontro presencial após a conclusão virtual do
texto.
Italo: Cada um
poderia fazer links para os trabalhos dos colegas
Liane: O equitext
pode ser o elemento aglutinador destas experiências
Claudia & Laurete: ótima idéia..
Giovani: as
avaliações oferecem feedback ao professor sobre e com está o andamento e se os
objetivos estão sendo alcançados
Liane: Em cada
parágrafo adicionado ao texto coletivo, pode ser adicionada alguma URL
Claudia & Laurete: sim, ai todos poderão visualizar..
Italo: Além
disso, podemos organizar as leituras que fizemos, e ter uma idéia do caminho que não
percorremos.
Claudia & Laurete: eh mesmo...
Isolda e Martha: Conheço esta experiência. Acredito que seja bastante
válida quando se tem clareza a respeito do tema a ser elaborado coletivamente.
Katia: Confesso
que tenho dificuldades em trabalhar com indicação de TANTAS URLs para leitura...
Liane: Mas o tema
a ser elaborado coletivamente é AVALIAÇÃO EM EAD ou isto ainda não está claro para
todos?
Mauro:
Claríssimo
Katia: Considero
que esta dificuldade é comum à muitos alunos de EAD
Claudia & Laurete: idem
Italo: Além
disso, temos a possibilidade de visualizar o caminho de todos contribuindo de forma
assíncrona (CGIs).
Patricia: Isolda e Martha, entendo
aí o centro de processo: ordem/desordem/organização. Construção e reconstrução
permanente do conhecimento
Italo: daí, com
essa construção, concordo que o equitext pode funcionar muito bem como um Webfólio
coletivo.
Silvia: A clareza a
respeito do tema a ser elaborado coletivamente não é fundamental, pois através do
próprio texto podemos esclarecer nossas dúvidas.
Italo: sim, a
ordem pode sempre ser negociada no grupo.
Liane: Quando se
busca construir conhecimento, inicialmente é preciso conhecer o que outros autores já
escreveram sobre o assunto. Como nem tudo é relevante, é preciso capacitar-se para
discriminar o joio do t
Mauro: Silvia, o
que precisa estar claro é o objetivo.
Silvia Meirelles - laura: Liane estamos trabalhando com a teoria do Caos?
Isolda e Martha: Está evidentemente claro que o tema é avaliação em EAD,
mas necessariamente o quê? Construção, formas de avaliação, técnicas e ferramentas
de avaliação, ... Como avaliar, quando avaliar, ...
Italo: acho que
tudo isso
Silvia: Concordo. Pois
com um objetivo bem definido fica mais confortável separar o joio do t.
Liane: Lembrem-se
de que os parágrafos no equitext podem ser re-escrito, aperfeiçoados, complementados.
Outros parágrafos podem ser agregados aos parágrafos existentes.
Liane: TUDO sobre
avaliação em EAD é o tema desta atividade
Mauro: Esta
observação da Liane, salientando o TUDO, mostra que, mesmo que não seja com a teoria do
caos, estamos nos sentindo no próprio.
DIOCELIA: Concordo com a
professora.
Liane: Minha
frase ficou truncada. O que eu defendo é que cada um deve aprender a discriminar o joio
do trigo. Na Internet tem muito trigo mas também tem muito joio
Patricia: Acho muito pouco ficar
só na Internet. Algum livro também ajuda muito.
Italo: De fato. O
grande desafio nosso é desenvolver a capacidade de selecionar a informação pertinente,
organizá-la, torná-la capaz de receber contribuições.
Claudia & Laurete: eu gostaria muito de uma indicação...
Claudia & Laurete: de um livro...
Claudia & Laurete: estou pesquisando na amazon
Liane: Como uma
regra de etiqueta vamos combinar que ninguém retira parágrafos de outros. OK?
Claudia & Laurete: ok
Cristina Zanini: Aí esta o Italo disse tudo!
Silvia Meirelles: ok
Liane: Se
julgarem que algum parágrafo está precisando ser retirado, vamos discutir o assunto na
lista e o próprio autor do parágrafo se encarrega de eliminá-lo do equitext.
Giovani: de acordo
Claudia & Laurete: ok
Mauro: combinado
Patricia: Eu sempre espero que meus
alunos sejam capazes de selecionar dentre o material encontrado aquilo que é relevante.
Além disso, espero que eles sejam capazes de contribuir com algo a +.
Italo: combinado.
Silvia: Combinado.
Liane: Eu também
Patricia :-)
Marcio: ok
Italo: Mas na
maioria das vezes essa capacidade não existe.
Italo: nunca foi
trabalhada.
Cristina Zanini: Ok
Patricia: Vamos começar a
desenvolvê-la então!
Liane: Sempre
haverá uma primeira vez para cada um. E cada um terá que se esforçar para atingir
os requisitos propostos.
Katia: É
bastante complicado porém totalmente necessário desenvolvermos estas habilidades
Cristina Zanini: É hora de arregaçar as mangas
Italo: pois é
esse o ponto central, na minha opinião, que devemos ter em mente.
Katia:
Principalmente se pretendemos trabalhar como multiplicadores, motivadores ...
Katia: em EAD
Italo: é isso
aí Kátia
Patricia: Estamos muito acostumados
com aula (professor ensina, aluno aprende). Como podemos modificar este padrão se nós
mesmos estamos sentindo dificuldade em trabalhar de outra forma? As mudanças devem ...
Patricia: começar dentro de nós.
Liane: Muitos dos
assuntos que estaremos trabalhando nesta disciplina não são encontráveis em livros,
Claudia. por isso a busca de textos na Internet é a saída
Cristina Zanini: Estamos acostumados a receber as coisas já mastigadas.
Precisamos amadurecer
Claudia & Laurete: ok Liane...
Marcio: Tem como
produzir links no equitext (a partir de uma palavra chave)? Seria só entrar com o comando
em html? Estas possibilidades de hipertextualidade coletiva permitem uma maior
organização das
Marcio: idéias, ou
não?
Giovani:
"Antes de mudar, é preciso querer mudar."
Isolda e Martha: Ok. Vamos organizar, desorganizar ( ... e assim por diante)
nossas idéias e mãos a obra.
Italo: Por isso,
Patricia, temos que levar em conta a incapacidade dos nossos alunos em perceber tais
mudanças.
Liane: Marcio, no
equitext podem ser colocados quaisquer tags HTML
Patricia: O que não pode faltar
(na minha opinião) é a presença do professor no processo, direcionando o trabalho e
delineando os objetivos.
Claudia & Laurete: concordo com a Patricia...
Mauro: Patrícia,
o professor torna-se necessário até para que o aluno aprenda a separar o joio do trigo e
a não produzir infoglut.
Italo: O aluno
também pode contribuir no delineamento de objetivos. Mais do que isso, o professor é
essencial como gerador de demandas.
Cristina Zanini: O professor como mediador, não?
Liane: Em EAD a
função do professor é mais a de um orientador. Suas instruções podem tomar a forma de
instruções escritas ou mensagens faladas.
Marcio: ok..
Patricia: Gostei da aula de hoje.
Foi interessante por ter a oportunidade de utilizar este software e pela presença da
professora no processo.
Katia: Também
concordo com a Patrícia e acrescento a idéia de que o professor deve estar preparado e
RESOLVIDO quanto a questões suas de seleção de materiais
Silvia: Devemos ver o
professor como um mediador no processo. O esforço é pessoal. A questão livros ou
Internet para mim é irrelevante. O importante é desenvolver habilidades na busca e
seleção da informação.
Italo: discordo
Kátia. O professor também aprende nesse processo.
Liane: Mas o
professor não é um transmissor de conhecimento. Ele apenas aponta algumas fontes de
conhecimento e os participantes (especialmente quando adultos) devem agregar
Mauro: Será que
esta é uma das características da EAD? Os alunos encerram a aula?
Liane: agregar
contribuições relevantes.
Katia: por isso a
preocupação de que, como profissional, consiga avançar nesse processo de seleção...
Katia: Italo,
não quis dizer que o professor deva estar PRONTO. o processo de aprendizagem é
constante...
Italo: Ok
Katia: porém
não deve estar no momento em que nos encontramos agora de CAOS
Liane: sim,
Mauro, como coloquei no início, uma das características relevantes de EAD é que o
aluno está no controle de sua aprendizagem.
Italo: talvez o
prof. tenha que ter "resolvido" o seu problema epistemológico.
Patricia: Esta é a grande
dificuldade em avaliar em EAD.
Mauro: Percebe-se
Liane. Também notei a capacidade de lidar com uma "aparente e inicial"
desorientação.
Liane: O
professor não deve impor e sim mostrar diversos caminhos
Katia: agora
disseste o que eu queria dizer. acho que me expressei mal
Silvia Meirelles: Na ead o aluno precisa de mais "disciplina" do que na
educação presencial.
Patricia: É verdade
Patricia: Disciplina intelectual
Italo: Acho que
AUTONOMIA é a palavra Silvia.
Silvia: disciplina e
determinação.
Mauro: Outra
questão que me surge. Mais disciplina por parte do aluno e/ou mais tolerância por parte
do professor?
Liane: Exatamente
Silvia. Em educação presencial o aluno é mais " conduzido" . Em EAD ele
conduz mais.
Isolda e Martha: Todas estas atitudes.
Marcio: Será que
conseguiremos centrar nossas discussões em avaliação em EAD sem discutirmos
PARALELAMENTE a própria EAD? Ou inclusive a Educação em si? Já que avaliar estará
sempre orientado para um objetivo
Silvia Meirelles: Exatamente autonomia
Patricia: POr isso a necessidade de
interferências constantes do professor e do grupo no processo
Claudia & Laurete: como estamos fazendo agora pela 1a vez
Liane: O
professor em Ead tem que ter mais paciência, criando condições para que os alunos
percebam o caminho por si mesmos.
Mauro: Marcio eu
havia entendido que a questão avaliação é para ser produzida na Lista.
Italo: esse texto
que construímos agora já é um bom início para a nossa construção no equitext.
Mauro: com
certeza Italo
Silvia Meirelles: concordo Italo
Cristina Zanini: Mais uma vez concordo com o Italo
Liane: Todas as
atividades sendo desenvolvidas visam oportunizar a construção de conhecimento sobre
avaliação em EAD: chat, lista, leituras, PowerPoint, equitext
Liane: O log
deste chat ficará disponível para consulta on-line
Claudia & Laurete: ótimo
Italo: Volto a
insistir Liane na idéia do Webfólio, agregada 'as atividades que estão acontecendo.
Silvia Meirelles: como funciona o Wébfolio?
Silvia: Como poderemos
encontrar o log deste chat?
Italo: Descrevi
um pouco mais acima, Silvia.
Liane: Vou
colocar o URL da página com o log do chat, na página da aula.
Italo: Mas acho
que podemos discutir essa possibilidade na Lista.
Silvia Meirelles: gostaria Italo
Italo: Combinado.
Liane: A medida
em que os parágrafos forem sendo agregados e complementados o texto resultante poderá
também conter descrições de exemplos de estratégias de avaliação em EAD.
Italo: Sim.
Silvia Meirelles: coloquei no mural uma url que relata uma experiência
de ead, nela a prof. expõe as diversas avaliações que fizeram
Ana Claudia e Eunice M.: achamos a aula hoje bastante proveitosa, pela oportunidade
de utilizar meios diferentes de interagir com o professor e colegas, exteriorizando nossas
expectativas e ansiedades.
Liane: Para cada
parágrafo incluído no equitext pode ser agradada uma observação.
DIOCELIA: Concordo com as colegas
Eunice a Ana Cláudia.
Katia: Pessoal,
foi muito legal o encontro de hoje... acho que conseguimos realizar alguns avanços em
nossa discussão
Cristina Zanini: Realmente Claudia, a aula de hoje foi bastante produtiva
Italo: até
quando poderemos modificar os parágrafos Liane?
Claudia & Laurete: boa pergunta
Liane: Que tal
marcarmos até dia 30 de abril? Na próxima segunda faríamos uma avaliação do
resultado.
Katia: Me
proponho a procurar contribuir de forma produtiva com nossa lista
Katia: segunda
feira será feriado
Italo: 2a. feira
é 1o. de maio.
Claudia & Laurete: feriado
Cristina: Próxima
segunda é feriado!
Claudia & Laurete: :)
Liane: Silvia,
tua colocação da experiência no mural foi feita hoje? Não encontrei-a.
Silvia Meirelles: não
Italo: Acho que
podemos marcar o dia 07/05 então.
Silvia Meirelles: coloquei em presentes da aula 4
Silvia Meirelles: ela fala em 4 tipos de avaliação para ead
Silvia: Dia 08, pois 7
é domingo.
Liane: Esqueci do
feriado de 1 de maio. Então prolongamos até 7 de maio a construção do texto
colaborativo. Mas espero que com mais tempo fique MELHOR!
Italo: dia 8
discutimos, até dia 7 poderemos modificá-los
Claudia & Laurete: ok Liane
Mauro: De minha
parte, ok.
Katia: OK
Ana Claudia e Eunice M.: Ok.
Silvia: Silvia ok
Liane: A
discussão será dia 8 mas o encerramento das contribuições será dia 7, bem como a
contabilização da quantidade e qualidade das contribuições
Cristina: Ok, Prof.
Silvia Meirelles: terá alguma outra atividade alem do equitext?
Italo: acho que
podemos incrementar a lista com as estratégias de avaliação em EAD.
Isolda e Martha: Reforçamos a sugestão de cada um leia o que já está
escrito ao formular seu parágrafo, para que haja continuidade no contexto da discussão.
Liane: Sim, vou
colocar on-line um tutorial sobre o uso de um editor gráfico (Paint Shop Pro) e vamos
começar a desenvolver material multimídia para EAD (imagens, imagens animadas, vídeos,
etc...)
Italo: Boa semana
a todos.
Claudia & Laurete: pra ti também...
Silvia: Evitem idéias
soltas, sem conexão com o contexto da discussão.
Mauro: Bom
trabalho para todos. Até a lista!!!
Liane: A
sugestão da Isolda e da Martha é MUITO RELEVANTE. AS idéias devem ser encadeadas,
concatenadas.
Italo: Sugestão
aceita Marta e Isolda.
Liane: Portanto,
verifiquem na página da aula, o início da próxima atividade, que será em paralelo com
a construção do texto colaborativo.
Katia: Pessoal,
boa semana para todos... Até a lista e principalmente até nosso texto...
Liane: Então que
tal começar a colocar algo no equitext, agora mesmo para ver se conseguem fazê-lo sem
problemas?
Mauro: ok Liane,
vamos lá. Tchau
Liane: Vocês tem
uma foto digitalizada? Se tem, passem para a Marie. Se não tem, tirem uma foto (pode ser
em grupos) antes de irem embora.
Liane: Não
esqueçam de tirar as fotos!
Silvia Meirelles: estamos indo pra a secretaria para fazer isso
Silvia Meirelles: boa semana.....
Silvia Meirelles: para todos