TELEDUCAÇÃO - 2000/1
Log do chat PALACE - 24/04/2000


Katia: Neste primeiro momento parece que estamos deslumbrados com esta ferramenta...
Mauro: A autoridade do professor fica modificada neste ambiente?
Isolda e Martha:  Algumas questões foram respondidas sem problemas, outras estavam confusas.
Katia:            Acho que a maioria não percebeu que a professora já começou os questionamentos da aula, não é?
Claudia & Laurete: será???
laura:            onde estás professora
Claudia & Laurete: lost in palace...
Mauro:            A Liane está lá em cima.
Ana Claudia e Eunice M.: Achamos bastante confusa a prova infoglut, nos sentimos preparadas para contribuir com a discussão.
Cristina Zanini:  gostaria de me vestir também
Claudia & Laurete: eu estou confusa a respeito do conteúdo...
Claudia & Laurete: algumas definições...
Claudia & Laurete: não ficaram claras...
Silvia:           A prova de infoglut é um verdadeiro infoglut!!!!!
Claudia & Laurete: hahaha
EunicePolonia SilviaM.Giovani: Parece que todo o processo em si foi um pouco confuso...
Liane:            Somente podem colocar enfeites em seu avatar quem estiver usando uma versão registrada do cliente Palace. Eu estou de coelhinho
Claudia & Laurete: concordamos....
Isolda e Martha:  Professora, recebemos seu Feliz Páscoa!!
laura:            feliz páscoa coelha
Silvia:           O que é um infoglutão?
Katia:            Acho que nossa avaliação deveria começar com a nossa lista de discussão... Acho que no geral estamos "infoglut" e lost em nossa comunicação
Claudia & Laurete: quem eh professora??
Italo:            É está todo mundo meio perdido na lista.
Mauro:            Antes lost do que produzindo lixo.
Liane:            A idéia por trás do processo era mostrar que a despeito de se ter uma ferramenta para criar os testes, não é tão simples elaborar boas questões
Mauro:            Se a idéia era essa, o resultado comprovou
Katia:            Concordo com o Márcio, antes lost do que lixo...
Patricia - Marcio: Quanto a prova infoglut, achei interessante quanto a possibilidades  de compartilhar questões...Mas em tempos de incertezas, as questões objetivas nos limitam...é difícil evitar os antagonismos...
Claudia & Laurete: acho que não era só a elaboração das questões...
Mauro:            O que mais Claudia e Laurete?
Liane:            Foi construída a planilha para avaliar o índice de discriminação de cada questão?
Claudia & Laurete: o conteúdo em si...
Cristina Zanini:  Agora sim começamos a ficar inteligentes
Isolda e Martha:  O que significa infoglutão? Achamos que é uma pessoa que provoca com ou sem intenção o infoglut.
Italo:           Acho que isso todo mundo percebeu... Quando iremos aprender a construir páginas capazes de fazer aquelas provas?
Claudia & Laurete: algumas definições... robots, spiders.. etc..
EunicePolonia SilviaM.Giovani: Achamos que, além disso, faltou familiaridade com o processo e com o ambiente...
Patricia - Marcio: A planilha foi construída, mas alguns resultados, como os meus, não aparecem. Já falei com a Marie e ela vai verificar.
Patricia - Marcio: Alguns colocaram questões fora do tema -  infoglut.
Ana Claudia e Eunice M.: Quanto a prova Infoglut, minhas questões não apareceram
Liane:            Se alguém conseguir ativar o programa CuSeeMe posso falar com vocês.
Isolda e Martha:  Professora, existe diferença entre robot e máquinas de busca?
EunicePolonia SilviaM.Giovani: As pessoas colocaram questões fora do tema porque se basearam na primeira prova...
Italo:            Abri o CuSeeMe. Onde consigo te ouvir?
Mauro:            Aos que estão em duplas, informo que no outro laboratório têm máquinas sobrando.
EunicePolonia SilviaM.Giovani: Nosso computador não tem caixa de som.
Liane:            Para entrar na videoconferência, conectar-se com o refletor em 143.54.1.30 que é a penta2.ufrgs.br
Italo:            Qual é a password?
Liane:            A Katia e a Silvia estão produzindo os sons bobos!
Claudia & Laurete: como fazemos isto? conectar como o refletor Liane???
Liane:            Já estou também no CuSeeMe mas não há viva alma lá.
Italo:            Qual é a password da Teleducação?
Liane:            Estou na conferência 0
Liane:            Basta que apenas uma máquina entre na videoconferência na sala para que todos possam ouvir-me
Liane:            Marie e Rodrigo devem ajudar a mostrar como ativar o CuSeeMe
Silvia:           OK!
Liane:            Tem CuSeeMe em ftp://penta.ufrgs.br/pub/cuseeme/
Marie:            O CuSeeMe esta no micro com projetor
Liane:            Vou sair um pouco e retornar. O micro com a câmera ficou muito lento. Acho que tem algum problema com ele agora pois ontem testei e funcionou legal até com um servidor na Finlândia!
Marie:            ok
Claudia & Laurete: e ai gente...
Patricia - Marcio: Voltamos ao ponto inicial...
Patricia - Marcio: É possível perceber que utilizando softwares como este Palace vai ficar difícil a concentração no objetivo principal.
Claudia & Laurete: será que o problema e o the palace??
Liane:            Nas primeiras vezes a novidade perturba mas com o passar do tempo a ferramenta passa a ser usada como um meio de comunicação normal
Claudia & Laurete: acho que não...
Patricia - Marcio: Espero...
Claudia & Laurete: concordo...
Silvia:           Estou perdida quanto ao objetivo principal do curso. Está tudo tão confuso.
Cristina Zanini:  Concordo plenamente com a professora.
Marcio:            Ola!!!
Claudia & Laurete: estamos todos tentando nos comunicar mas sem um objetivo... com palace ou sem palace...
Mauro:            Têm dois Marcios, ou Patrícia e Marcio separaram-se?
Patricia - Marcio: O Márcio tem dupla personalidade...
Claudia & Laurete: clone aqui???
Patricia - Marcio: Ele fugiu
Katia:            Retomando... Semana passada deveríamos ter construído um texto coletivo sobre avaliação... O que houve?? O texto não aconteceu ???
Marcio:           Estou aqui também....são as possibilidades da virtualização
Cristina Zanini:  Estamos esperando a URL até agora!
Liane:            O URL para o sistema de escrita colaborativa já está na página da aula 5.
Mauro:            Como realizar a avaliação se a construção não está clara?
Katia:            Acho que a última fala do Mauro é de muitos de nós.
Liane:            A idéia é que, depois de discutir um pouco sobre avaliação vocês começassem a construir coletivamente o texto.
Marcio:           Acho legal testar nossas capacidades auto-organizativas nestes ambientes de turbulências informacionais... Seria possível pensar numa entropia da informação???
Liane:            Prefiro pensar em sinergia ....
Claudia & Laurete: eu também...
Mauro:            Avaliação de testes à distância? Eu gostaria que tivéssemos discutido um pouco mais a respeito dos próprios.
Liane:            Basta que todos se esforcem para alinhar os vetores e o trabalho começara a ser produzido.
Katia:            Volto então a proposta anterior de avaliarmos nossa lista de discussão
Claudia & Laurete: qual a proposta então..??
Claudia & Laurete: sobre a lista..
Mauro:            Concordo. Está uma lista tarefeira.
Silvia:           Márcio! O que vc quer dizer com entropia da informação?
Liane:            Em um ambiente de educação a distância a comunicação ocorre de forma assíncrona (via lista) e de forma assíncrona (chats, videoconferência)
Claudia & Laurete: ????
Marcio:           Não penso a entropia no sentido da desordem, mas em uma ordem que se constrói a partir dela...ou uma entropia negativa...ou ainda neguentropia...acho estes processos normais...
Marie:            para acessar o equitext-teleduc username: teleduc  e  password: edu2000
Claudia & Laurete: ok
Katia:            Poderíamos começar revendo de que forma estamos participando (ou não) da lista. Que tipo de colaboração estamos dando...  Lembro que no primeiro encontro a Liane falou em conversa de SURDOS
laura:            Ou ainda, monologo coletivo
Katia:            isto é muito interessante. acho que deveríamos pensar, lembrar disso constantemente
Mauro:            Justamente encontro de surdos porque cada um está preocupado em realizar a tarefa e cair fora. Incluo-me.
Liane:            De fato, é preciso uma certa auto-disciplina para ler as mensagens e responde-las, em lugar de simplesmente postar alguma contribuição não encadeada
Italo:            OK, mas de fato nós não estamos discutindo nada na lista...
Mauro:            Liane, querendo contribuir. Uma das dificuldades do encadeamento é o número de tarefas. Já começa solicitando um url.
Liane:            Em fevereiro e março visitei duas universidades nos USA e conversei com os professores que estavam trabalhando com EAD. Usavam mecanismos de auto-avaliação (avaliação formativa) em cada aula para que
Liane:            os estudantes aferissem seus conhecimentos
Liane:            A interação principal dos estudantes acontecia apenas com o computador.
Katia:            Uma dificuldade que pessoalmente encontro é o excesso de textos, informações...
laura:            acredito que a url pedida e para construirmos as fontes de consulta em conjunto
Liane:            Eram usados sistemas de teste objetivo e as vezes teste de questão aberta.
Katia:            uma sugestão: se limitássemos a discussão a leitura de 3 ou 4 textos talvez todos conseguissemos contribuir de forma mais significativa...
Italo:            Mas eu imagino que possamos fazer uma avaliação mais produtiva se pudéssemos nos engajar em algum projeto que implementasse o que estamos discutindo.
Ana Claudia e Eunice M.: Liane, qual era o papel do professor nestas aulas ?
Patricia - Marcio: Avaliar não é uma tarefa fácil. Estou tendo a oportunidade de trabalhar numa instituição que apresenta uma proposta diferenciada de avaliação (diagnóstica). Não consigo imaginar como avaliar assim..
Patricia - Marcio: por meio de testes completamente objetivos.
Liane:            O professor tinha criado o ambientes (construído hipertextos com algum material multimídia), criou o banco de questões e a lista era usada ocasionalmente para elucidar alguma dúvida.
Liane:            No fim do semestre tinha prova normal, presencial.
Mauro:            Se aqui, de uma forma síncrona está difícil encadear, o que dirá quando na forma assíncrona?
Claudia & Laurete: eh verdade...
Mauro:            Dá licença, eu vou lá fora.
Claudia & Laurete: tudo bem... ate mais...
Liane:            Mas me parece que se isto é factível em disciplinas  tais como sistemas operacionais ou biologia molecular, não se aplica bem em disciplinas onde a construção do conhecimento deve ser feita a partir
Silvia Meirelles - laura: E que a lista tb deve ser usada no processo de avaliação
Liane:            de leituras múltiplas e discussões.
Katia:            O que tenho sentido é que acabo "perdida" na busca de materiais e não chego a produzir...
Claudia & Laurete: são muitos textos...
Liane:            Na forma assíncrona há mais tempo para pensar, refletir e construir uma resposta na linha de pensamento sendo desenvolvida.
Claudia & Laurete: alguns bons outros não..
Claudia & Laurete: se formos ler todos os textos indicados na disciplina e por colegas...
Claudia & Laurete: como vocês estão fazendo???
Liane:            Num curso como este espera-se que os participantes procurem e divulguem bons textos.
Cristina Zanini:  Temos que começar a construir o texto coletivo para ver o que se conseguiu em termos de aprendizagem
Silvia Meirelles - laura: A dificuldade encontrada pela maioria e que as informações estão dispersas
Silvia Meirelles - laura: O texto coletivo e uma ótima forma de avaliação
Patricia:         Concordo que de forma assíncrona há + tempo de reflexão, mas sinto necessidade de discussão sobre o material produzido.
Liane:            Mas no texto coletiva devem ser colocadas contribuições relevantes e fundamentadas nas leituras, discussões e reflexões.
Patricia:         Na lista estamos muito presos ao como fazer filtros, pesquisas, que fugimos proposta inicial.
Claudia & Laurete: eh, pode ser..
Isolda e Martha:  Acho que o nível de subjetividade está muito alto, uma razão pela qual a interação não está acontecendo como deveria.
Liane:            Neste texto coletivo, espero suas contribuições sobre como avaliar em EAD.
Italo:            até quando este texto ficará aberto?
Patricia:         O texto vai ser construído no equitext?
Silvia Meirelles - laura: sim Patricia
Silvia:           Tenho a sensação que deveríamos limitar nossas ações para melhorar nossa produção.
Katia:            Concordo com a Isolda e a Martha
Katia:            Concordo com a Silvia
Silvia Meirelles - laura: foi que falei, as informações estão muito dispersas
Patricia:         Talvez se, para começar, cada um de nós seleciona 1 texto, faz uma leitura crítica e coloca suas impressões. Depois vamos ampliando as leituras.
Claudia & Laurete: Liane, qual a diferença entre avaliar presencialmente ou a distancia??
Patricia:         Também acredito que não podemos ficar colocando opiniões, mas sim idéias fundamentadas...
Silvia:           Estamos pesquisando, lento, resolvendo e elaborando questões de uma forma desorganizada. Este fato esta prejudicando a produção e as discussões.
Claudia & Laurete: acho que a idéia da Patricia eh boa
Italo:            Acho que poderíamos usar os nossos trabalhos ou experiências anteriores para discutir o que estamos lendo.
Liane:            Então comecem a organizar suas idéias e coloquem as contribuições iniciais
Liane:            As leituras já DEVEM TER SIDO FEITAS!
Liane:            Claudia e Laurete, esta sua pergunta é exatamente o ponto central de nossa discussão.
Claudia & Laurete: ok
Patricia:         Depende do que cada um de nós entende por avaliação.
Liane:            Não é o que cada um entende por avaliação.
Italo:            Mas é isso que nós estamos tentando construir conjuntamente Patrícia.
Silvia Meirelles - laura: faltava uma ferramenta como o equitext que concentre as informações num ponto
Liane:            Vocês experimentaram um processo de avaliação com teste objetivo.
Liane:            Vocês devem ter olhado uma apresentação PowerPoint sobre avaliação
Italo:            Sim
Silvia Meirelles - laura: sim
Liane:            Vocês devem ter lido alguns textos sobre avaliação
EunicePolonia Giovani: sim
Isolda e Martha:  sim
Italo:            Sim
Katia:            sim
DIOCELIA:         sim
Claudia & Laurete: Porém, sem conhecimento do assunto que estávamos avaliando !
Patricia:         Sim
Marcio:           Volto a minha questão inicial:  acho que estamos no caminho certo ...a angustia eh normal...Nossa rotina diária leva a acreditarmos que as coisas tem nascerem organizadas...se dependesse de uma
Silvia:           Sim.
Liane:            Vocês devem ter inspecionado alguns ambientes de suporte a EAD para ver o que ofereciam em termos de mecanismos de avaliação
Liane:            Todas estas atividades foram determinadas para que seu conceito interno de avaliação fosse enriquecido.
Marcio:           ordem pura, o universo não teria surgido, nem a vida...nossas construções não serão diferentes...
Silvia Meirelles - laura: ainda estão muito restritos a avaliação objetiva
Silvia Meirelles - laura: os ambientes
Claudia & Laurete: Acho que precisaríamos vivenciar mais ambientes de EAD para depois pensarmos na avaliação.
Isolda e Martha:  Concordo com Laurete e Claudia.
Silvia Meirelles - laura: quem aqui já participou de um curso a distancia????
Katia:            Acho que podemos começar pensando em avaliação de EAD pelos nossos momentos de trabalhos a distância...
Patricia:         No teste objetivo apenas fui informada do número de questões erradas. Por meio da planilha pude verificar quais as questões erradas, mas em nenhum momento fui informada da resposta correta.
EunicePolonia Giovani: A avaliação deve ocorrer ao longo da construção do
Claudia & Laurete: É exatamente a discussão destes erros que poderia nos proporcionar a construção do conhecimento.
Liane:            Patricia, a idéia daquele teste foi exatamente esta, não informar a resposta correta para que o estudante pense sobre TODAS suas respostas e avalie seu grau de certeza sobre a resposta
Claudia & Laurete: No caso do nosso trabalho, a construção destes testes poderia ter sido vista como um exercício de aprendizagem.
Patricia:         Neste sentido, concordo. M
Claudia & Laurete: Não temos certeza de nada quando não conhecemos o assunto.
Patricia:         Em algum momento o estudante teria a oportunidade de verificar as respostas corretas? Ou qual a outra alternativa para resolver a dúvida? Interação com colegas/professor?
Liane:            Exatamente Claudia. O teste não era para avaliar seu conhecimento sobre infoglut mas era para sedimentar este conhecimento e ao mesmo tempo oportunizar uma experiência prática de ser testada com mecan
Marcio:           Certezas não existem nem quando conhecemos o assunto...
Liane:            (Cont) testar com mecanismos de teste objetivo.
Katia:            Sobre o teste objetivo: só pode avaliar conhecimentos específicos e objetivos, como termos técnicos e conceitos determinados
Italo:            Liane, teremos a oportunidade de aprender a produzir estes mecanismos?
Silvia Meirelles - laura: o teste era mais para avaliar as perguntas, como elas estavam sendo construidas
Liane:            Num ambiente todo apoiado em testes objetivos, o aluno é informado sobre o objetivo educacional que não atingiu. Numa próxima tentativa, recebe outros testes sobre o mesmo tema.
Patricia:         Acho válido ter a oportunidade de testar vários recursos oferecidos pela EAD. Agora chegou a hora de pensarmos melhor sobre tudo isso.
EunicePolonia Giovani: o teste tinha o objetivo de avaliar a inclusão das questões feitas pelos alunos
Liane:            Italo, ensinar a programas os programas que são usados para construir o sistema de apropriação e tratamento dos testes está fora do contexto previsto para esta disciplina.
Italo:            Ok.
Liane:            Mas nos ambientes de suporte a EAD, existem usualmente os mesmos mecanismos que permitem ao professor criar questões objetivas para avaliar
Liane:            Silvia, colocaste muito bem. O teste era um exercício de elaboração de teste objetivo.
Silvia Meirelles - laura: alem da avaliação objetiva, que recursos temos para avaliar na EAD?
Italo:            só acho que, em algum momento, poderíamos tentar nós mesmos produzir alguns "programas" sobre um assunto específico e tentar avaliar tanto o que foi produzido como as interações de todos.
Patricia:         Foi possível perceber a dificuldade que temos em elaborar questões objetivas.
Marcio:           Acho que num curso destes, todas as experiências em avaliada em EAD são válidas, seja para defendermos como tal ou para criticarmos...isto dependera da epistemologia subjacente de cada um...
Patricia:         Concordo com o Ítalo
Marcio:           Acho que o que estamos fazendo agora é de um valor inestimável do ponto de vista da construção do conhecimento...
Liane:            Em alguns cursos os participantes são avaliados por suas contribuições nas listas, chats e pelos resultados que constróem (individual ou coletivamente)
Marcio:           interagir  coletivamente...
Katia:            Texto coletivo, discussões como esta que estamos iniciando, também podem servir como instrumentos de avaliação, concordam?
Patricia:         Sim, Katia
Silvia Meirelles - laura: sim, e são bem mais significativos
Giovani:          sim
Isolda e Martha:  também concordo com a Patrícia.
Liane:            Uma das maneiras mais fascinantes de construir conhecimento é discutindo o que se aprendeu com um grupo à altura. Refletindo coletivamente.
Patricia:         Acho que testes objetivos são importantes (dependendo do assunto) mas não podem ser a única forma de avaliação.
Katia:            Acredito que sejam instrumentos mais adequados ao nosso foco de pesquisa
Mauro:            Concordo Katia. O fato de ter estado um tempo fora permitiu que ao regressar, mesmo que subjetivamente fizesse uma avaliação do nosso processo e nota-se a melhora.
Silvia:           Gostaria de analisar uma avaliação abrangente que  proporciona-se um feedback adequado ao aluno.
Marcio:           E neste caso, para avaliarmos, deveríamos observar um histórico destes diálogos ao longo de um processo...enfim, como estes diálogos vão se "lincando" e se organizando...
Claudia & Laurete: seria interessante experimentarmos outros modelos de avaliação...
Silvia Meirelles - laura: Isso que estamos fazendo e uma forma de avaliação
Liane:            Claudia e Laurete, tem alguma sugestão sobre outros modelos de avaliação a serem experimentados?
Claudia & Laurete: sim eu sei....
Italo:            Já experimentei e achei muito interessante o tipo de avaliação usando Webfólio.
Liane:            Como foi esta experiência Italo?
Claudia & Laurete: onde acho??
Silvia Meirelles - laura: Italo - qual a url?
Katia:            Foi interessante notar o interesse do grupo que não esperou passivamente pelo sucesso da videoconferência para iniciar esta discussão...
Patricia:         Já tive uma experiência de construção de texto assíncrona em pequenos grupos numa disciplina de mestrado. Utilizamos o Word.
Claudia & Laurete: ótimo, coloquem na lista estas sugestões...
Italo:            A partir de um projeto de trabalho, íamos registrando e destacando as coisas mais importantes.
Patricia:         Foi muito interessante e o texto ficou muito bom. Tivemos um encontro presencial após a conclusão virtual do texto.
Italo:            Cada um poderia fazer links para os trabalhos dos colegas
Liane:            O equitext pode ser o elemento aglutinador destas experiências
Claudia & Laurete: ótima idéia..
Giovani:          as avaliações oferecem feedback ao professor sobre e com está o andamento e se os objetivos estão sendo alcançados
Liane:            Em cada parágrafo adicionado ao texto coletivo, pode ser adicionada alguma URL
Claudia & Laurete: sim, ai todos poderão visualizar..
Italo:            Além disso, podemos organizar as leituras que fizemos, e ter uma idéia do caminho que não percorremos.
Claudia & Laurete: eh mesmo...
Isolda e Martha:  Conheço esta experiência. Acredito que seja bastante válida quando se tem clareza a respeito do tema a ser elaborado coletivamente.
Katia:            Confesso que tenho dificuldades em trabalhar com indicação de TANTAS URLs para leitura...
Liane:            Mas o tema a ser elaborado coletivamente é AVALIAÇÃO EM EAD ou isto ainda não está claro para todos?
Mauro:            Claríssimo
Katia:            Considero que esta dificuldade é comum à muitos alunos de EAD
Claudia & Laurete: idem
Italo:            Além disso, temos a possibilidade de visualizar o caminho de todos contribuindo de forma assíncrona (CGIs).
Patricia:         Isolda e Martha, entendo aí o centro de processo: ordem/desordem/organização. Construção e reconstrução permanente do conhecimento
Italo:            daí, com essa construção, concordo que o equitext pode funcionar muito bem como um Webfólio coletivo.
Silvia:           A clareza a respeito do tema a ser elaborado coletivamente não é fundamental, pois através do próprio texto podemos esclarecer nossas dúvidas.
Italo:            sim, a ordem pode sempre ser negociada no grupo.
Liane:            Quando se busca construir conhecimento, inicialmente é preciso conhecer o que outros autores já escreveram sobre o assunto. Como nem tudo é relevante, é preciso capacitar-se para discriminar o joio do t
Mauro:            Silvia, o que precisa estar claro é o objetivo.
Silvia Meirelles - laura: Liane estamos trabalhando com a teoria do Caos?
Isolda e Martha:  Está evidentemente claro que o tema é avaliação em EAD, mas necessariamente o quê? Construção, formas de avaliação, técnicas e ferramentas de avaliação, ... Como avaliar, quando avaliar, ...
Italo:            acho que tudo isso
Silvia:           Concordo. Pois com um objetivo bem definido fica mais confortável separar o joio do t.
Liane:            Lembrem-se de que os parágrafos no equitext podem ser re-escrito, aperfeiçoados, complementados. Outros parágrafos podem ser agregados aos parágrafos existentes.
Liane:            TUDO sobre avaliação em EAD é o tema desta atividade
Mauro:            Esta observação da Liane, salientando o TUDO, mostra que, mesmo que não seja com a teoria do caos, estamos nos sentindo no próprio.
DIOCELIA:          Concordo com a professora.
Liane:            Minha frase ficou truncada. O que eu defendo é que cada um deve aprender a discriminar o joio do trigo. Na Internet tem muito trigo mas também tem muito joio
Patricia:         Acho muito pouco ficar só na Internet. Algum livro também ajuda muito.
Italo:            De fato. O grande desafio nosso é desenvolver a capacidade de selecionar a informação pertinente, organizá-la, torná-la capaz de receber contribuições.
Claudia & Laurete: eu gostaria muito de uma indicação...
Claudia & Laurete: de um livro...
Claudia & Laurete: estou pesquisando na amazon
Liane:            Como uma regra de etiqueta vamos combinar que ninguém retira parágrafos de outros. OK?
Claudia & Laurete: ok
Cristina Zanini:  Aí esta o Italo disse tudo!
Silvia Meirelles: ok
Liane:            Se julgarem que algum parágrafo está precisando ser retirado, vamos discutir o assunto na lista e o próprio autor do parágrafo se encarrega de eliminá-lo do equitext.
Giovani:          de acordo
Claudia & Laurete: ok
Mauro:            combinado
Patricia:         Eu sempre espero que meus alunos sejam capazes de selecionar dentre o material encontrado aquilo que é relevante. Além disso, espero que eles sejam capazes de contribuir com algo a +.
Italo:            combinado.
Silvia:           Combinado.
Liane:            Eu também Patricia :-)
Marcio:           ok
Italo:            Mas na maioria das vezes essa capacidade não existe.
Italo:            nunca foi trabalhada.
Cristina Zanini:  Ok
Patricia:         Vamos começar a desenvolvê-la então!
Liane:            Sempre haverá uma primeira vez para cada um. E cada um terá que  se esforçar para atingir os requisitos propostos.
Katia:            É bastante complicado porém totalmente necessário desenvolvermos estas habilidades
Cristina Zanini:  É hora de arregaçar as mangas
Italo:            pois é esse o ponto central, na minha opinião, que devemos ter em mente.
Katia:            Principalmente se pretendemos trabalhar como multiplicadores, motivadores  ...
Katia:            em EAD
Italo:            é isso aí Kátia
Patricia:         Estamos muito acostumados com aula (professor ensina, aluno aprende). Como podemos modificar este padrão se nós mesmos estamos sentindo dificuldade em trabalhar de outra forma? As mudanças devem ...
Patricia:         começar dentro de nós.
Liane:            Muitos dos assuntos que estaremos trabalhando nesta disciplina não são encontráveis em livros, Claudia. por isso a busca de textos na Internet é a saída
Cristina Zanini:  Estamos acostumados a receber as coisas já mastigadas. Precisamos amadurecer
Claudia & Laurete: ok Liane...
Marcio:           Tem como produzir links no equitext (a partir de uma palavra chave)? Seria só entrar com o comando em html? Estas possibilidades de hipertextualidade coletiva permitem uma maior organização das
Marcio:           idéias, ou não?
Giovani:          "Antes de mudar, é preciso querer mudar."
Isolda e Martha:  Ok. Vamos organizar, desorganizar ( ... e assim por diante) nossas idéias e mãos a obra.
Italo:            Por isso, Patricia, temos que levar em conta a incapacidade dos nossos alunos em perceber tais mudanças.
Liane:            Marcio, no equitext podem ser colocados quaisquer tags HTML
Patricia:         O que não pode faltar (na minha opinião) é a presença do professor no processo, direcionando o trabalho e delineando os objetivos.
Claudia & Laurete: concordo com a Patricia...
Mauro:            Patrícia, o professor torna-se necessário até para que o aluno aprenda a separar o joio do trigo e a não produzir infoglut.
Italo:            O aluno também pode contribuir no delineamento de objetivos. Mais do que isso, o professor é essencial como gerador de demandas.
Cristina Zanini:  O professor como mediador, não?
Liane:            Em EAD a função do professor é mais a de um orientador. Suas instruções podem tomar a forma de instruções escritas ou mensagens faladas.
Marcio:           ok..
Patricia:         Gostei da aula de hoje. Foi interessante por ter a oportunidade de utilizar este software e pela presença da professora no processo.
Katia:            Também concordo com a Patrícia e acrescento a idéia de que o professor deve estar preparado e RESOLVIDO quanto a questões suas de seleção de materiais
Silvia:           Devemos ver o professor como um mediador no processo. O esforço é pessoal. A questão livros ou Internet para mim é irrelevante. O importante é desenvolver habilidades na busca e seleção da informação.
Italo:            discordo Kátia. O professor também aprende nesse processo.
Liane:            Mas o professor não é um transmissor de conhecimento. Ele apenas aponta algumas fontes de conhecimento e os participantes (especialmente quando adultos) devem agregar
Mauro:            Será que esta é uma das características da EAD? Os alunos encerram a aula?
Liane:            agregar contribuições relevantes.
Katia:            por isso a preocupação de que, como profissional, consiga avançar nesse processo de seleção...
Katia:            Italo, não quis dizer que o professor deva estar PRONTO. o processo de aprendizagem é constante...
Italo:            Ok
Katia:            porém não deve estar no momento em que nos encontramos agora de CAOS
Liane:            sim, Mauro, como coloquei no início, uma das características relevantes de EAD  é que o aluno está no controle de sua aprendizagem.
Italo:            talvez o prof. tenha que ter "resolvido" o seu problema epistemológico.
Patricia:         Esta é a grande dificuldade em avaliar em EAD.
Mauro:            Percebe-se Liane. Também notei a capacidade de lidar com uma "aparente e inicial" desorientação.
Liane:            O professor não deve impor e sim mostrar diversos caminhos
Katia:            agora disseste o que eu queria dizer. acho que me expressei mal
Silvia Meirelles: Na ead o aluno precisa de mais "disciplina" do que na educação presencial.
Patricia:         É verdade
Patricia:         Disciplina intelectual
Italo:            Acho que AUTONOMIA é a palavra Silvia.
Silvia:           disciplina e determinação.
Mauro:            Outra questão que me surge. Mais disciplina por parte do aluno e/ou mais tolerância por parte do professor?
Liane:            Exatamente Silvia. Em educação presencial o aluno é mais " conduzido" . Em EAD ele conduz mais.
Isolda e Martha:  Todas estas atitudes.
Marcio:           Será que conseguiremos centrar nossas discussões em avaliação em EAD sem discutirmos PARALELAMENTE a própria EAD? Ou inclusive a Educação em si? Já que avaliar estará sempre orientado para um objetivo
Silvia Meirelles: Exatamente autonomia
Patricia:         POr isso a necessidade de interferências constantes do professor e do grupo no processo
Claudia & Laurete: como estamos fazendo agora pela 1a vez
Liane:            O professor em Ead tem que ter mais paciência, criando condições para que os alunos percebam o caminho por si mesmos.
Mauro:            Marcio eu havia entendido que a questão avaliação é para ser produzida na Lista.
Italo:            esse texto que construímos agora já é um bom início para a nossa construção no equitext.
Mauro:            com certeza Italo
Silvia Meirelles: concordo Italo
Cristina Zanini:  Mais uma vez concordo com o Italo
Liane:            Todas as atividades sendo desenvolvidas visam oportunizar a construção de conhecimento sobre avaliação em EAD: chat, lista, leituras, PowerPoint, equitext
Liane:            O log deste chat ficará disponível para consulta on-line
Claudia & Laurete: ótimo
Italo:            Volto a insistir Liane na idéia do Webfólio, agregada 'as atividades que estão acontecendo.
Silvia Meirelles: como funciona o Wébfolio?
Silvia:           Como poderemos encontrar o log deste chat?
Italo:            Descrevi um pouco mais acima, Silvia.
Liane:            Vou colocar o URL da página com o log do chat, na página da aula.
Italo:            Mas acho que podemos discutir essa possibilidade na Lista.
Silvia Meirelles: gostaria Italo
Italo:            Combinado.
Liane:            A medida em que os parágrafos forem sendo agregados e complementados o texto resultante poderá também conter descrições de exemplos de estratégias de avaliação em EAD.
Italo:            Sim.
Silvia Meirelles: coloquei no mural uma url que relata uma experiência de ead, nela a prof. expõe as diversas avaliações que fizeram
Ana Claudia e Eunice M.: achamos a aula hoje bastante proveitosa, pela oportunidade de utilizar meios diferentes de interagir com o professor e colegas, exteriorizando nossas expectativas e ansiedades.
Liane:            Para cada parágrafo incluído no equitext pode ser agradada uma observação.
DIOCELIA:         Concordo com as colegas Eunice a Ana Cláudia.
Katia:            Pessoal, foi muito legal o encontro de hoje... acho que conseguimos realizar alguns avanços em nossa discussão
Cristina Zanini:  Realmente Claudia, a aula de hoje foi bastante produtiva
Italo:            até quando poderemos modificar os parágrafos Liane?
Claudia & Laurete: boa pergunta
Liane:            Que tal marcarmos até dia 30 de abril? Na próxima segunda faríamos uma avaliação do resultado.
Katia:            Me proponho a procurar contribuir de forma produtiva com nossa lista
Katia:            segunda feira será feriado
Italo:            2a. feira é 1o. de maio.
Claudia & Laurete: feriado
Cristina:         Próxima segunda é feriado!
Claudia & Laurete: :)
Liane:            Silvia, tua colocação da experiência no mural foi feita hoje? Não encontrei-a.
Silvia Meirelles: não
Italo:            Acho que podemos marcar o dia 07/05 então.
Silvia Meirelles: coloquei em presentes da aula 4
Silvia Meirelles: ela fala em 4 tipos de avaliação para ead
Silvia:           Dia 08, pois 7 é domingo.
Liane:            Esqueci do feriado de 1 de maio. Então prolongamos até 7 de maio a construção do texto colaborativo. Mas espero que com mais tempo fique MELHOR!
Italo:            dia 8 discutimos, até dia 7 poderemos modificá-los
Claudia & Laurete: ok Liane
Mauro:            De minha parte, ok.
Katia:            OK
Ana Claudia e Eunice M.: Ok.
Silvia:           Silvia ok
Liane:            A discussão será dia 8 mas o encerramento das contribuições será dia 7, bem como a contabilização da quantidade e qualidade das contribuições
Cristina:         Ok, Prof.
Silvia Meirelles: terá alguma outra atividade alem do equitext?
Italo:            acho que podemos incrementar a lista com as estratégias de avaliação em EAD.
Isolda e Martha:  Reforçamos a sugestão de cada um leia o que já está escrito ao formular seu parágrafo, para que haja continuidade no contexto da discussão.
Liane:            Sim, vou colocar on-line um tutorial sobre o uso de um editor gráfico (Paint Shop Pro) e vamos começar a desenvolver material multimídia para EAD (imagens, imagens animadas, vídeos, etc...)
Italo:            Boa semana a todos.
Claudia & Laurete: pra ti também...
Silvia:           Evitem idéias soltas, sem conexão com o contexto da discussão.
Mauro:            Bom trabalho para todos. Até a lista!!!
Liane:            A sugestão da Isolda e da Martha é MUITO RELEVANTE. AS idéias devem ser encadeadas, concatenadas.
Italo:            Sugestão aceita Marta e Isolda.
Liane:            Portanto, verifiquem na página da aula, o início da próxima atividade, que será em paralelo com a construção do texto colaborativo.
Katia:            Pessoal, boa semana para todos... Até a lista e principalmente até nosso texto...
Liane:            Então que tal começar a colocar algo no equitext, agora mesmo para ver se conseguem fazê-lo sem problemas?
Mauro:            ok Liane, vamos lá. Tchau
Liane:            Vocês tem uma foto digitalizada? Se tem, passem para a Marie. Se não tem, tirem uma foto (pode ser em grupos) antes de irem embora.
Liane:            Não esqueçam de tirar as fotos!
Silvia Meirelles: estamos indo pra a secretaria para fazer isso
Silvia Meirelles: boa semana.....
Silvia Meirelles: para todos