Etiqueta em Redes
Importante:
O conteúdo deste documento foi retirado do Kit de
Informações para novos Usuários da RNP - Rede
Nacional de Pesquisa.
O ambiente virtual também tem suas normas de boa conduta.
Estão listados, a seguir, alguns conselhos bastante úteis
para comunicar-se na Internet.
As redes de computadores têm contribuído para instaurar
uma revolução nas comunicações, eliminando
fronteiras, diminuindo distâncias, agilizando contatos, viabilizando
soluções. Por elas trafegam muitas e variadas informações
- em âmbito mundial e em ritmo surpreendente.
Os evidentes benefícios proporcionados pelas redes de computadores
pode acarretar problemas de igual monta, quando mal utilizadas. Em função
disso, foi estabelecido um conjunto de regras de trato para o meio virtual,
que convencionou-se chamar "Etiqueta em Redes". Convém conhecê-las
e praticá-las no momento de utilizar a Rede.
1. Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado
da linha.
-
Sendo toda sua interação com a rede realizada através
de um equipamento impessoal como é o computador, é fácil
esquecer que existem pessoas do "lado de lá" e se expressar de forma
mais livre do que você faria se estivesse frente-a-frente com elas.
-
Portanto, se você está aborrecido com algo ou com alguém,
reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não
dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente,
face-a-face, em uma sala repleta de gente.
2. Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros
-
Você não é a única pessoa que se comunica na
Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem.
Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações
pessoais para newsgroups,listas
de discussão ou mesmo para endereços particulares.
-
Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente
pessoal e particular, considere outros meios, que não correio eletrônico,
para comunicar-se com o seu interlocutor.
-
Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações
face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados
nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta
de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados
emoticons
ou
smilies. Use-os com moderação.
3. Seja claro, breve e objetivo
-
A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através
do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais
e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura
e compreensão para o seu público alvo.
-
Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco.
Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.
-
Quando fizer menção a uma outra mensagem faça um
breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original.
Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem referenciada.
Não é preciso incluir a mensagem toda!
-
Ao enviar mensagens para listas
ou newsgroups,
esteja certo de que você leu toda a discussão antes de
responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você
pretende dizer. Não repita informações!
4. Use um formato adequado
-
A linha do subject de uma mensagem é essencial para alguém
com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua
mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando
títulos vagos ou incompreensíveis.
-
"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas
automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe
localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente
suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além
de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de
comunicação.
-
Tente fazer o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido
por todas as pessoas, não importando o tipo de equipamento que elas
utilizem. Evite caracteres especiais e insira um máximo de 70 caracteres
em cada linha.
-
ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR
ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite!
5. Enderece corretamente sua mensagem
-
Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário
aquele definido no campo Reply To: da mensagem recebida. Observe
a existência de outros destinatários no campo Cc: e
inclua-os também na sua mensagem.
-
Se a mensagem foi recebida de uma lista
de discussão, o endereço de reply normalmente
é o da lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem,
verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho
da mensagem recebida.
-
Ao subscrever uma lista, certifique-se de que está usando o endereço
próprio para subscrição, e não o endereço
da lista propriamente dita.
-
Evite enviar mensagens para diversas listas
ou newsgroups,
a
não ser que você esteja realmente certo de que é necessário.
Neste caso, especifique no campo
To: todos os grupos a quem a mensagem
foi destinada.
6. Divulgue o que você obteve ou recebeu
-
É comum, depois de pedir informações via
news,
o solicitante resumir as respostas recebidas e divulgar para que outras
pessoas também sejam beneficiadas. A melhor maneira é juntar
num mesmo arquivo toda a informação recebida e enviar para
os mesmos destinatários do pedido original. Retire os cabeçalhos,
evite duplicar informações e faça um breve relato
explicando do que se trata. Não se esqueça de citar as fontes.
-
No caso de arquivos de dados e programas volumosos obtidos através
da rede, avise aos potenciais interessados que você os obteve e coloque-os
à disposição para cópia, evitando que a rede
seja congestionada por múltiplas transferências da mesma informação.
7. Respeite direitos autorais (copyright)
-
Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é
de domínio público, a não ser que você detenha
os direitos autorais e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar
artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra
coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível,
incluir esses tipos de documentos em sua correspondência.
-
Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua
teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias
alheias como sendo suas.
-
Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é
de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de
algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas
shareware.
8. Não divulgue propaganda pela rede
-
A Internet cresceu em um ambiente exclusivamente não-comercial e
boa parte de suas redes nucleares e satélites continua sendo mantida
por orgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios
técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade
acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins
puramente comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida
com veemência e punida com a expulsão do infrator.
9. Seja discreto e comedido ao usar recursos da rede
-
Ao acessar computadores de outras instituições, lembre-se
de que usuários locais da instalação podem estar usando
o equipamento como ferramenta de trabalho. Portanto, evite fazer uso demandante
de recursos durante o horário de expediente da instalação
acessada (lembre-se das diferenças de fuso horário).
-
Da mesma forma, evite transferir grandes volumes de informação
durante as horas de maior uso da rede, para não congestionar as
linhas de comunicação de dados. Dê preferência
para horários noturnos, quando a utilização da rede
é geralmente menor.
-
Utilize as ferramentas de busca disponíveis na rede, tais como
indexadores,
archie e veronica
para identificar as fontes mais próximas da informação
desejada. Sempre que possível, certifique-se de que o arquivo encontrado
contém a informação esperada antes de fazer a transferência.
-
Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as defesas
anti-vírus
de seu computador estão acionadas.
Índice do Tutorial
Data da última atualização: 13/07/1995