Atividade de laboratório: Projeto,
construção e avaliação de instrumento de avaliação
Um sistema automatizado auxilia na correção de testes
mas tem limitações no que tange ao formato das questões.
Questões objetivas com escolha simples ou múltipla, questões
do tipo verdadeiro-falso são exemplos de questões que podem
facilmente ser tratadas por sistemas com correção automática.
Questões abertas são mais complexas para poderem ser corrigidas
automáticamente pois ainda não existem bons reconhecedores
de linguagem natural para a língua portuguesa.
Um sistema de apoio à construção de questões
foi localmente implementado e será usado para apoiar atividade de
laboratório.
-
Responder à prova
wwwrobot.html (antes de 5 de abril )
-
Inclusão
de 2 questões na prova infoglut (antes do dia 6 de abril)
-
Responder à prova infoglut
(nos dias 7 e 8 de abril) depois que todos tiverem registrado suas questões
-
Avaliação dos os resultados
(no
dia 10 de abril)
-
Atenção: esta avaliação somente deverá
ser feito depois que todos registrarem suas questões e todos tiverem
respondido ao teste
-
cálculo dos escores por aluno usando uma planilha eletrônica
tal como a do exemplo
Todos vão ajudar a compor a planilha com os resultados do teste
sobre infoglut
-
Marie vai colocar a planilha com os dados do teste
sobre infoglut no servidor WWW
-
levantamento do índice de acertos por questão
-
análise da questão no que tange ao seu grau de discriminação
-
boas questões devem
-
ser respondidas corretamente pelos alunos que tiveram maiores escores (25%
com os maiores escores)
-
não ser respondidas corretamente pelos alunos que tiveram os menores
escores (25% dos alunos com os menores escores)
-
o enunciado das questões deve ser curto e sem repetição
excessiva de palavras no início das alternativas
-
deve-se evitar ambiguidade na questão ou nas respostas
-
deve-se evitar negativas no enunciado ou nas alternativas
-
Em função dos resultados obtidos, o instrumento de avaliação
pode ser refinado e nova prova é construída ou aprova anterior
é refinada