Data: 30/03/99 Hora: 11:03 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br
Nome : Regina Heidrich
Endereco : rheidrich@feevale.tche.br
opiniao : Treinamento
para concursos a distância
Analisando o site que prepara para concursos à distância,
podemos observar que: · a metodologia utilizada e a mesma do ensino
programado, sob uma perspectiva tecnicista;
· ainda não existe um modelo adequado de ensino à
distância;
· neste site analisado não existe nenhuma ferramenta
de ensino à distância, ;
· utiliza-se apenas o download de um arquivo de texto
Regina e Cleusa
Data: 30/03/99 Hora: 11:12 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : Ana Cristina Del Grande e Adriana Krum
Endereco : anacris@vortex.ufrgs.br - zuca@pro.via-rs.com.br
opiniao : Procuramos no Altavista através das palavras-chave
"ensino à distância" e "computer based training".
O site visitado foi "Internet
na Educação Médica", o qual utiliza a ferramenta
Power Point.
A página não apresenta links para outros documentos e
é basicamente segmentada [slide por slide], sem animação
ou outros recursos multi-mídia, ainda que apresente os conceitos
básicos para o uso da Internet como ferramenta auxiliar ao trabalho
do médico.
O design da página é atrativo.
Na procura em língua portuguesa, para "ensino à distância", em 19 endereços, a maioria deles era referente às disciplinas oferecidas pela prof. Liane Tarouco, aqui na UFRGS.
Durante nossa procura encontramos outros endereços que seriam
interessantes para visitar, os quais apresentam artigos relacionados ao
ensino à distância:
-"FERRAMENTAS E AGENTES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA ATRAVÉS
DA WEB" - http://www.abed.org.br/artigos2/artigos/31/abed1_full.html
- SISTEMAS DE GERENCIAMENTO PARA ENSINO A DISTÂNCIA - http://www.abed.org.br/artigos2/artigos/24/sgead971.html
- Regulamentação da educação a distância
- www.intelecto.net/ead/lobo1.htm
- Educação a distância - conceituação
- www.cciencia.ufrj.br/educnet/eduead.htm
- Links sobre ensino à distância - http://www.barreiraroxa.com.br/links2.html
Data: 30/03/99 Hora: 11:36 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : rose e marco
Endereco : rose@inf.ufsm.br,trentin@upf.tche.br
opiniao : Na comparaçao das definiçoes relacionadas
com Teleducacao identificamos como principal ponto em comum a comunicacao
nao presencial entre professor/aluno, utilizando como meio de comunicaçao
a rede, com o uso de diversas ferramentas, cada uma com suas peculiaridades
voltadas para uma necessidade especifica.
Algumas das tecnologias utilizadas no ensino a distancia sao: videoconferencia ( tranmissao de audio, video, e quadro branco compartilhado); www; ftp; e-mail;
Um dos exemplos encontrados foi um site que auxilia na conjugacao de verbos da lingua espanhola. Este site oferece a possibilidade de aprender a conjugar mais de 10.000 verbos. Para cada verbo solicitado, retorna a conjugacao nos tempos simples (indicativo, subjuntivo e imperativo) e compostos (indicativo e subjuntivo). Como tecnologia envolvida tem-se um banco de dados que armazena todos os tempos verbais de cada verbo. Conjugador
Data: 30/03/99 Hora: 11:46 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Vladimir S. Torres
Endereco : pgtorres@cpovo.net
opiniao :
Acredito que a Teleducação possa ser definida, de uma
forma geral, como a ausência do contato
direto - físico (?) - entre educandos e educadores, com o processo
estabelecendo-se por meio de outros meios,
neste caso, Vídeo Conferências, Redes de Computadores,
ou mesmo uma simples Conferência Telefônica.
Data: 30/03/99 Hora: 11:49 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Vladimir S. Torres
Endereco : pgtorres@cpovo.net
opiniao :
Acredito que a Teleducação possa ser definida, de uma
forma geral, como a ausência do contato
direto - físico (?) - entre educandos e educadores, com o processo
estabelecendo-se por meio de outros meios,
neste caso, Vídeo Conferências, Redes de Computadores,
ou mesmo uma simples Conferência Telefônica.
Lamentavelmente minha máquina está com acesso muito lento,
assim, pouco ou nada, pude pesquisar.
Existe porém um site da UFPR - o qual não tive a oportunidade,
neste momento, de visitar, onde se desenvolve o ensino de Latim
e Grego via Internet - detalhe: o curso é pago!.
Data: 01/04/99 Hora: 14:20 Máquina: 143.54.8.135
Nome : Andréa Pereira
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Bem professora, nesse exemplo de Web Based Traning,
foram usados slides e, posteriormente, disponibilizados via rede. O conteúdo
dos slides, em forma de texto, são de fácil entendimento
e de fácil adaptação. Os conceitos e definições
presentes no mesmo, esclarecem o usuário do WBT, usando o próprio
método, o que é muito interessante. Acredito que a interface
foi feita de forma clara e concisa. Contém botões que permitem
ao usuário avançar e retroceder, caso isto seja necessário,
permitindo assim, o controle de sua aprendizagem. Poderia ter se acrescentado
à página, outros links que também usem o sistema de
treinamento na Web, a fim de permitir uma maior interatividade com a Web
e com os usuários. O endereço da página ao qual me
refiro é a que segue: Exemplo
de WBT
Data: 03/04/99 Hora: 15:12 Máquina: dl-pm5-22.poa.zaz.com.br
Nome : Luciano Andreatta C. da Costa
Endereco : occosta@nutecnet.com.br
opiniao : Analisei o programa "Educar", desenvolvido pelo Centro
de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) do Instituto
de Física de São Carlos (IFSC) da USP.
O programa visa a aplicação de tecnologias de ensino
a distância na formação de professores e na qualificação
dos processos de ensino-aprendizagem bem como a geração de
pesquisas e desenvolvimento em Informática e educação
a distância e a produção e avaliação
de software para ensino a distância. Atualmente ocorre a implantação
de um programa-piloto de educação a distância nas áras
de educação ambiebtal, fisica p/ o 2º grau e matemática
para professores primários, interligando diversos centros e escolas
da rede pública.
O endereço: Exemplo
Data: 03/04/99 Hora: 15:49 Máquina: dl-pm5-22.poa.zaz.com.br
Nome : Luciano Andreatta C. da Costa
Endereco : occosta@nutecnet.com.br
opiniao : Após a descrição feita no comentário
anterior, gostaria então de emitir minha análise, já
que no anterir apenas descrevi:
É um programa bastante completo, que visa atingir objetivos
concretos. No programa de física para segundo grau se explica com
programar em linguagem logo na mecânica gráfica, fazendo com
que o professor se qualifique e ao mesmo tempo possa enriquecer o programa
a partir de sua própria experiência.Além disso torna-se
uma rica fonte de pesquisa para a Informática na Educação
a distância. Seria interessante uma adesão por parte de escolas
públicas e privadas de todo o país, já que inicialmente
só se fala em escolas públicas.
Educar
Data: 04/04/99 Hora: 20:56 Máquina: 200.248.244.230
Nome : Vladimir Stolzenberg Torres
Endereco : pgtorres@cpovo.net
opiniao : Prezados Colegas,
As duas considerações
anteriores foram ensaios de uso do recurso. Peço perdão pelo
incomodo que possam estar ocasionando.
Comparar definições relacionadas com Teleducação identificando pontos em comum:
A origem da palavra "tele" (de tele-ensino, assim também designado o ensino à distância) vem do grego, que significa "ao longe", ou nosso caso, "à distância".
A educação à distância não surgiu no vácuo, tem uma longa história de experiências, sucessos e fracassos. A sua origem remonta já longe, das cartas de Platão e das epístolas de São Paulo. Avançando um pouco mais no tempo, há já registos de experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII, e com largo desenvolvimento dos meados do século XIX (chegando aos dias de hoje a utilizar meios que vão desde os impressos a simuladores on-line, em redes de computadores, avançando em direcção da comunicação instantânea de dados em formato de voz e imagem, suportada por fibras ópticas ou mesmo via satélite).
Este tipo de educação já é usado com grande repercursão em dezenas de países, desde a Rússia, onde há programas que se iniciaram em 1850, até aos Estados Unidos, passando por França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Costa Rica, Venezuela, Colombia, Moçambique, Angola, Nigéria, Zaire, Filipinas, Nova Zelândia, Austrália, China, entre muitos outros.
"Educação À distância (Ferstudium) é ama forma sistematicamente organizada de auto-estudo, onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito através da aplicação de meios que comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de educação à distância, é a educação directa, ou educação face-a-face: um tipo de educação que tem lugar com o cantacto directo entre professores e estudante". – G. Dohmem (1967)
Há quem denomine o ensino à distância como "estudo aberto", "educação não tradicional", "estudo exetrno", etc, etc. Contudo, nenhuma dessas denominações serva para descrever com exatidão educação à distância; são termos genéricos que em certas ocasiões, incluem-na, mas não representam somente a modalidade à distância. Por exemplo : Um livro intitulado "Faça você mesmo", um texto isolado de instrução programada, uma programação insulada de rádio, não são formas de educação à distância. Esta pressupõem um um processo educativo sistemático e organizado que exige não somente a dupla via de comunicação, como também a instauração de um processo continuado, onde os meios (técnicos de comunicação) devem estar presentes na estratégia de comunicação. A Internet e o Ensino à Distância
Relacionar tecnologias e serviços usados no ensino à distância:
Costuma-se afirmar que há três gerações de metodologias de ensino à distância. A de primeira geração seria aquela em que se envia ao aluno o material escrito e ele devolve os exercícios resolvidos; só esporadicamente o aluno faz contato pessoal com os tutores. A de segunda geração seria aquela que inclui a exigência de contato com os tutores, seja por meio de intercalação de aulas com a presença de tutores e alunos (encontros, ..., seminários), seja com a utilização de rádio ou TV, com aulas ao vivo, em datas e horários fixos. A de terceira geração caracteriza-se por ser aquela que, além do material escrito, inclui o uso de vídeo cassetes, comunicação por FAX, computadores e outros meios modernos de tecnologia.
Apresentar exemplos de situações
de ensino à distância analisando-os no que tange à
sua abordagem pedagógica e tecnologias envolvidas:
Ao longo do ano de 1998 tive a
oportunidade de participar do Curso de Pós Graduação
em Toxicologia Animal mantido em Convênio entre a PUCRS e a Associação
Brasileira de Educação Agrícola Superior – ABEAS.
E neste sentido realizo a análise relacionada a esta questão. A ABEAS promove cursos de Pós Graduação Lato Sensu por Tutoria à Distância em Convênio com diversas Universidades Brasileiras.
Neste sentido a ABEAS optou por aprimorar a tecnologia de primeira geração, introduzindo recursos de segunda e terceira gerações, mas apenas como apoio para o material escrito e produzido ad hoc e enviado pelo correio.
Todos os cursos, incluem dois encontros obrigatórios com os tutores, um no meio e outro no fim do curso, com duração de uma semana cada garantido a interação plurilateral. Durante estes encontros, são ministradas aulas teóricas e práticas, resolvidas dificuldades, realizadas experiências em laboratórios e, aplicadas avaliações formais.
Ao contrário do que a ABEAS apregoa entretanto, o acesso aos Tutores, ao longo do curso, é extremamente difícil o que resulta num complexo problema, especialmente para resolução de dúvidas ocorrentes.
A ABEAS considera que esta metodologia de ensino à distância baseia-se no seguinte pressuposto: a aprendizagem é uma experiência individual; é uma atividade pessoal que ninguém pode vivenciar por outrem. É um erro acreditar que sem a presença de um professor não pode haver aprendizagem.
No ensino à distância o professor assume a condição de simples facilitador da aprendizagem possibilitando que ela ocorra onde, quando e como o educando decidir.
Embora haja necessidade de mais pesquisas a respeito, é provável que o mau aluno em um curso à distância seja igualmente ruim em um curso tradicional, com a presença do professor. Por outro lado, um bom aluno em curso não presencial, provavelmente, terá sucesso em cursos tradicionais. Sito, como exemplos, os Sites: Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior – ABEAS e a Universidade Virtual mantida pela Universidade de Brasília.
Data: 05/04/99 Hora: 09:01 Máquina: 143.54.42.43
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Site analisado: QUÍMICA GERAL http://www.chemed.chem.purdue.edu
Estrutura básica:
link Revisão: Texto explicativo numa apresentação
formal como nos livros e questões ao final de cada assunto. Existe
a possibilidade de somente se conferir a resposta ou ver a solução
completa. Nesta caso, é disponibilizado um texto explicativo, muito
semelhante ao inicial, aplicado agora ao caso específico, ou seja,
é um reforço da primeira explicação.
link Problem Solving: Seleciona-se um problema dentro de determinado
assunto e são mostradas as estratégias que devem ser seguidas
para chegar à solução. É possível acompanhar
essas etapas passo a passo, até a resposta. Ao final, é sugerido
ao aluno que êle tente aplicar essas estratégias a outros
problemas semelhantes.
link Laboratório: Informa os riscos, orienta as atividades e
como deve se proceder em caso de acidentes mais frequentes.
link Relatórios ou Gráficos: Ensina, passo a passo, como
usar um programa (Excell) para a apresentação de dados obtidos.
Análise: Aparentemente, não apresenta inovação
pedagógica, pelo contrário, usa uma metodologia tradicional
no ensino da química: repetição e memorização.
Não aparece nenhum desafio ao aluno, somente são evocados
conceitos anteriormente apresentados. Em caso de dúvidas, estes
conceitos são reapresentados. A figura do professor não aparece
e na verdade, não faz falta. Tudo o que se necessita está
na tela, mas poderia estar impresso num papel.
O computador e a rede são utilizados para o acesso ao site e
uso de softs como o Excell. ( Computer based Training??)
Site Analisado: RECURSOS HUMANOS: http://www.oul.com.br/weboul
free demo course
Estrutura básica:
É um demonstrativo de "Managing people trough changes"
A primeira aula consta de 44 páginas. Em cada página
é feita uma colocação curta, apresentada uma situação,
uma pergunta ou um desafio. Na página seguinte aparece um questionamento
sobre a resposta foi dada , do tipo, "se vc. respondeu que não gostou,
tua resposta seria diferente se o contexto fosse outro?"
Não acompanhei as 44 páginas, mas sente-se que vai ocorrendo
um envolvimento crescente que culmina com a conclusão de que, para
proceder-se a uma mudança de postura, p. ex. numa empresa, é
necessário um trabalho de esclarecimento do tipo porque, para que,
etc.
Análise:
A apresentação dos textos nas páginas, ou melhor,
a formulação dos textos é feita de maneira que se
fique pensando sobre a afirmação ou na resposta. Algumas
vezes, se é confrontado com algo em princípio lógico,
banal, mas que muda sob outro ponto de vista. Tem-se uma sensação
de crescimento e de mudança.
Neste caso não aparece a figura do instrutor, e nem há
estímulo para que êle seja contactado. O computador é
utilizado como veículo e depositário das informações.
Site analisado: REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR http://cogeae.oul.com.br/redacao
Estrutura básica: o material ainda não está disponível,
mas a estrutura será composta de Unidades teóricas, que apresentam
os conceitos e propoem atividades e Tutoriais, para as dificuldades mais
comuns. Há um grande estímulo para que o aluno identifique
suas necessidades de aprendizagem, mas o instrutor alerta que poderá
intervir para sugerir mudanças de rumo. Há também
um estímulo para a auto correção de algumas atividades,
além daquelas que serão corrigidas pelo professor. Este destaca
que, sempre que forem detectadas necessidades gerais de aprendizagem, será
feita uma abordagem em um Fórum. Em alguns momentos, sugere sites
que, em princípio não tem nada a ver com ao assunto, mas
que integram outros conteúdos (p.ex. O mundo de Sofia)
Análise: Apesar de ainda não em funcionamento, sente-se
que a proposta é de que o aluno escolha seu ritmo e rumo, mas êle
estará sempre monitorado e poderá ser reorientado, se for
o caso. A figura do professor aparece como importante, mas o aluno também
é estimulado a trabalhar, consigo mesmo (seu ritmo, sua autoavaliação)
e com os colegas (fóruns, acesso ao trabalho dos demais). O aluno
é convidado a criar, analisar sua criação, submetê-la
a outros, e conhecer o trabalho dos outros.
O computador é utilizado para o acesso, comunicação
aluno/professor/ colegas e para aprofundamentos. (CAI???)
Data: 05/04/99 Hora: 09:20 Máquina: 143.54.42.43
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Somente para complementar: sites sugeridos:
Data: 05/04/99 Hora: 14:33 Máquina: jacui.inf.ufrgs.br
Nome : claudia rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao :
- Um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais, oferece um curso
da linguagem
de programação C, via rede. A proposta é bastante
interessante e muito bem estruturada.
- O material divulgado utiliza um linguajar simples, e uma didática
elogiável,
especialmente em termos da seqüência de assuntos abordados.
- O site é muito bem elaborado, a home page em si, é
clara e simples de usar.
- Existe um cronograma com atividades previamente definidas, e as listas
de exercícios
correspondentes, bem como os gabaritos, obedecem a programação
ali estipulada.
- Há como fazer perguntas via e-mail, aos monitores, e há
também um local onde ficam
as perguntas mais freqüentes.
- Ao final dos tópicos, existe um formulário com perguntas
de múltipla escolha,
que auxilia o aprendiz a realizar uma auto-avaliação
sobre aquele tópico tratado.
- Julgo que este é um ótimo exemplo de ensino via rede.
Vale a pena consultar!
Para visitar o site clique
aqui
Data: 05/04/99 Hora: 19:15 Máquina: 200.17.93.246
Nome : Adja ferreira de Andrade
Endereco : adja@kriti.inf.pucrs.br
opiniao : Queridos Amigos,
O site para ensino a distancia encontra-se no URL
aqui
Este site apresenta de forma interativa o historico da informatica,
mostrando a evolucao dos computadores, desde a utilizacao das valvulas
ate ate o uso dos circuitos integrados.
Atraves deste site os professores podem mostrar equipamentos e dispositivos
que fizeram parte do passado remoto da informatica e atualmente nao existem
mais. A forma como esta estruturado o site, atraves de links de hipertexto,
com a utilizacao de imagens, possibilita uma amigavel navegacao pelo usuario.
Este site pode ser utilizado por professores para cursos introdutorios
de informatica.
No que se refere a abordagem pedagogica adotada, cabera ao professor,
adequa-la sob o paradigma construtivista ou interacionista desejado. Embora,
ele nao seja um ambiente aberto, nem tao pouco um ambiente construtivista,
este site pode constituir um material de apoio importante para o ensino
a distancia.
Um grande abraco,
Adja
O site para ensino a distancia encontra-se no URL
Site
Data: 05/04/99 Hora: 19:33 Máquina: 200.248.120.116
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : link
para arquivo contendo uma coletânea de textos
Janete Sander Costa (parte 1)
Data: 05/04/99 Hora: 19:35 Máquina: 200.248.120.116
Nome :
Endereco :
opiniao : link
para restante da coletânea de textos
Janete Sander Costa (parte 2 e final)
Data: 05/04/99 Hora: 21:55 Máquina: 200.248.51.74
Nome : Alex Primo
Endereco : aprimo@iname.com
opiniao :
Alguns dos benefícios do uso da Web na educação são http://www.dyroweb.com
Data: 06/04/99 Hora: 00:22 Máquina: 200.248.83.60
Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : TELEDUCAÇÃO: AULA 1 1-Comparar definições
relacionadas com Teleducação identificando pontos em comum.
As definições encontradas no site "http:// www.cciencia.ufrj.br"
sobre EDUCAÇÀO À DISTÂNCIA têm em sua
totalidade conceitos de combinação de tecnologias convencionais
e modernas que possibilitam a formação e capacitação
de sujeitos fora dos Sistemas Educacionais.
2- Relacionar tecnologias e serviços usados no Ensino à
Distância: As tecnologias e serviços utilizados pela EAD são:
Multimídia; Laboratórios de Aprendizagem; laboratórios
de Conhecimento e outros.
3-Apresentar exemplos de situações de EAD analisando-os
quanto à sua abordagem pedagógica e tecnologias envolvidas
: "A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO DESAFIO PARA
O PRÓXIMO MILÊNIO: REVISITANDO A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE
SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO - NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" http://www.abed.org.br
. Para a UNIVERSO a EAD é entendida como : "Um sistema tecnológico
de comunicação bidirecional que substitui a interação
pessoal do professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial de
ensino, através da ação sistemática e conjunta
de diversos recursos didáticos e o apoio de uma organização
tutorial, propiciando a aprendizagem autônoma dos alunos." (Garcia
Aretio,1987).
Neste site pode-se perceber , pelo conceito de EAD tomado como princípio norteador , que há uma preocupação, por parte da UNIVERSO, com o desenvolvimento do homem em todas as suas possibilidades, visando seu comprometimento com a transformação social, buscando "a democratização do saber e a abertura de novos espaços para a aprendizagem". Assim, este programa baseia-se nos princípios da pedagogia humanística, propiciando aos seus participantes uma educação emancipatória.
A tecnologia desenvolvida é baseada nos princípios metodologicos de 2ª geração, permitindo, além do uso de meios multimidias, uma fase presencial através de encontros que ocorrem a cada bimestre, proporcionando o intercâmbio entre professor/aluno, promovendo o estreitamento de relações e orientações ao estudo na fase independente. As orientações se efetivam nas atividades de solucionar exercícios, escrever monografias, receber explicações das unidades didáticas, fazer seminários, relatórios, trabalhos em grupo, etc.
A UNIVERSO oferece cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu e outros de educação continuada visando a capacitação de adultos, a fim de proporcionar-lhes oportunidades para mudar de habilidades. Conforme a análise crítica formulada por Lemos, 1998 in Anais do IV Congresso da ABED, o quadro de docentes e auxiliares administrativos é insuficiente para o volume e diversidade de programas oferecidos pela UNIVERSO, além do descompasso existente entre a "competência conteudística do docente e os meios que deve dominar para realizar bem sua tarefa na fase presencial do ensino." Dessa forma, pode-se concluir que apesar da utilização de princípios pedagógicos que permitem a interação educando/educador e o uso da novas tecnologias, o site em questão apresenta, ainda, desafios a vencer.
Data: 06/04/99 Hora: 00:50 Máquina: 200.248.83.60
Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Ao copiar o texto cometi um equívoco. O site
analisado é A EDUCAÇÃO
À DISTÂNCIA COMO DESAFIO PARA O PRÓXIMO MILÊNIO:
REVISITANDO A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA- UNIVERSO,
NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Data: 07/04/99 Hora: 23:54 Máquina: 200.248.244.237
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : Prezada Profa. Liane,
Nesta segunda tentativa de análise de serviços pela rede,
na área de aprendizagem de inglês,
selecionei o programa BBC World Service - Learning English - For Teachers,
www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/teachers/support/drama.htm
Trata-se de um programa com atividades de dramatização,
com o objetivo de encorajar os
alunos a usarem a língua inglesa. São atividades direcionadas
tanto para principiantes como para
aqueles que desejam aprimorar as habilidades lingüísticas
já adquiridas, tais como:
· atividades de desinibição (em círculo),
e.g. jogos com nomes, troca de lugares, etc.;
· atividades envolvendo mais comunicação, e.g.
como fazer um bolo, uma história linha por
linha, mímica, etc.
· de representação (role play), e.g. a história
- o aparelho de televisão,
São, a meu ver, situações pedagógicas onde
a aprendizagem acontece num clima de bastante
interatividade e descontração. O professor recebe variados
subsídios para a sua prática em
sala de aula, à disposição na rede, sem ônus
de aquisição de material ou perda de tempo na
busca de atividades alternativas e prazerosas. Os alunos são
o centro de atenção e o
professor faz mais o papel de animador de turma e observador do seu
desempenho
lingüístico.
Teoricamente falando, os recursos pedagógicos acima tendem mais
a encaixar num processo
construtivista de aprendizagem, onde o erro pode acontecer, e acontece
mesmo, como parte do processo de aquisição/aprendizagem de
uma segunda língua. Podem, entretanto,
facilmente escorregar para o modelo comportamentista, dependendo do
estilo do professor.
O site visitado é simples e acessível, contendo links
para outros documentos e recursos na internet de importante apoio
pedagógico. O BBC World Service, Learning English, For Teachers
- Usando
Atividades de Dramatização, é um ótimo
serviço de apoio ao ensino à distância, WWW,
com páginas estruturadas em HTML, com hypertext,
para professores ocupados e sem muitos recursos de criatividade.
Muito obrigada pela oportunidade. Janete.
Data: 09/04/99 Hora: 13:15 Máquina: dl-tnt1-160.poa.zaz.com.br
Nome : Marine Flores
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : Após analizar o site da Universidade do Mato
Grosso do Sul, refe- rente ao ensino do MatLab, um programa para resolução
de Cálculos Matemáticos, constatei que o mesmo assemelha-se
a um livro didático, pois não proporciona nenhum tipo de
interatividade apenas lista os conteúdos e os exercícios
na forma tradicional dos livros didáticos.
Na minha opinião os sites educacionais devem procurar não
se parecer com os livros didáticos e proporcionar aos alunos atividades
em que os mesmos possam interagir porque de outra forma torna-se monótona
a leitura do site simplesmente.
O ensino à distância deve oferecer ao aluno um atrativo
maior para que o mesmo possa ter gosto pelo estudo, já que o professor
não se faz presente no momento.Portanto o ensino à distância
tem que estar mais contextualizado e partir para uma abordagem interativa.
Você pode acessar o referido site no seguinte endereço
eletrônico:
Data: 11/04/99 Hora: 23:00 Máquina: dial09.azcomnet.com.br
Nome : Elizângela Bastos Hassan
Endereco : eliz@main.unicruz.tche.br
opiniao : Ao analisar o site http://aulanet.les.inf.puc-rio.br/aulanet/
percebi uma forma muito interessante de educação a distância,
que normalmente não encontramos em outros sites relacionados a está
área. O AULANET, além de colocar a disposição
dos usuários um programa de cursos a distância usando a WWW,
permite que entidades ou pessoas, coloquem seu próprio curso ou
conhecimento no programa de cursos do sistema, desde que devidamente aprovados
pela comissão que coordena este site. Existe também um tutorial
"passo-a-passo" de todas as opções de interatividade do programa,
para pessoas que são leigas na confecção de páginas
virtuais, ou seja, não é necessário ter conhecimentos
de internet para poder operar o sistema. Outro ponto positivo são
as explicações curtas e objetivas em cada página do
site, facilitanto a leitura e possível impressão, bem como
despertanto a vontade de navegação. É interessante
observar que todo o sistema é muito minucioso em facilitar aos leigos
sua navegação, o que amplia ainda mais suas possibilidades
de abrangência. Uma ánalise crítica traria um ponto
negativo, em minha opnião, o site poderia se tornar mais atrativo
com uma confecção gráfica mais aprimorada, sendo que
o mesmo pretente atingir diversos níveis etários.
Data: 11/04/99 Hora: 23:06 Máquina: dial09.azcomnet.com.br
Nome : Elizângela Bastos Hassan
Endereco : eliz@main.unicruz.tche.br
opiniao : Ao analisar o site Exemplo
percebi uma forma muito interessante de educação a distância,
que normalmente não encontramos em outros sites relacionados a está
área.
O AULANET, além de colocar a disposição dos usuários
um programa de cursos a distância usando a WWW, permite que entidades
ou pessoas, coloquem seu próprio curso ou conhecimento no programa
de cursos do sistema, desde que devidamente aprovados pela comissão
que coordena este site. Existe também um tutorial "passo-a-passo"
de todas as opções de interatividade do programa, para pessoas
que são leigas na confecção de páginas virtuais,
ou seja, não é necessário ter conhecimentos de internet
para poder operar o sistema.
Outro ponto positivo são as explicações curtas
e objetivas em cada página do site, facilitanto a leitura e possível
impressão, bem como despertanto a vontade de navegação.
É interessante observar que todo o sistema é muito minucioso
em facilitar aos leigos sua navegação, o que amplia ainda
mais suas possibilidades de abrangência.
Uma ánalise crítica traria um ponto negativo, em minha
opnião, o site poderia se tornar mais atrativo com uma confecção
gráfica mais aprimorada, sendo que o mesmo pretente atingir diversos
níveis etários.
Data: 12/04/99 Hora: 09:16 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br
Nome : Marine Flores
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : : Após analizar o site da Universidade do Mato
Grosso do Sul, refe- rente ao ensino do MatLab, um programa para resolução
de Cálculos Matemáticos, constatei que o mesmo assemelha-se
a um livro didático, pois não proporciona nenhum tipo de
interatividade apenas lista os conteúdos e os exercícios
na forma tradicional dos livros didáticos.
Na minha opinião os sites educacionais devem procurar não
se parecer com os livros didáticos e proporcionar aos alunos atividades
em que os mesmos possam interagir porque de outra forma torna-se monótona
a leitura do site simplesmente.
O ensino à distância deve oferecer ao aluno um atrativo
maior para que o mesmo possa ter gosto pelo estudo, já que o professor
não se faz presente no momento.Portanto o ensino à distância
tem que estar mais contextualizado e partir para uma abordagem interativa.
Você pode acessar o referido site no seguinte endereço
eletrônico:MATLAB
Data: 09/10/99 Hora: 15:10 Máquina: huguinho.pop-mg.rnp.br
Nome : Fernando
Endereco : fernando@informareducacional.com.br
opiniao : Estou vendo os professores da escola empolgados em
poder compartilhar com os colegas das escolas do interior, principalmente
as rurais, informações e técnicas importantes no processo
ensino-aprendizagem que está acontecendo na escola. Os professores
da escola rural poderão agora, acompanhar os projetos das escolas
da capital.
Data: 09/10/99 Hora: 15:11 Máquina: huguinho.pop-mg.rnp.br
Nome : maria do carmo
Endereco :
opiniao : Um colegiado formado por diversos professores (interdisciplinar),
planejando as aulas, tendo como suporte a tecnologia. Haveria tambem integracao
da escola com a comunidade.
Data: 09/10/99 Hora: 15:22 Máquina: 200.131.26.41
Nome : ALDEMIR CACIQUE
Endereco : cacique@unibh.br
opiniao : O integração entre aluno-professor desenvolvido
em um ambiente interativo de aprendizagem. Alunos assumindo posturas pró-ativas
e desenvolvendo-se a partir de iniciativas próprias. Recursos tecnológicos
sendo amplamente utilizados por professores qualificados,capacitados e
motivados com a proposta de ensino de construção do conhecimento.