Análise sobre os serviços Internet e o CBT como suporte ao ensino à distância


Data: 06/04/99 Hora: 11:26 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Serviços oferecidos pela Internet:a quantidade de informaçôes que podemos obter via internet, pode deixar-nos um pouco perdidos;pois quem sabe pouco quer aprender tudo, em pouco tempo.
Os serviços oferecidos são de grande ajuda para estudantes, professores, e pessoas que queiram se envolver no mundo da internet, pois abre caminhos para comunicação e informações, com qualquer pessoa do mundo.
O material instrucional avaliado foi Aprendendo Internet - HTML: apresenta um visual atrativo, tem um espaço para o aluno interagir; a linguagem é fácil de ser compreendida.É de fácil instalação.
Outros materias da aula:
Pontos Positivos: os materias são atrativos, informativos e prendem atençâo do aluno.
O tutorial da rede tche á um material de fácil nagegação e apresenta feetback de algumas atividades.
Pontos Negativos: pouco tempo para analisar e avaliar todas as atividades ( com mais calma) para serem desenvolvidas.
Para quem já tem experiência, faz as atividades mais rápido.
Publicaçâo encontrada:The computer in nursing education: The implation of the informatic nucleoues at nursing school of UFRGS, single 1996 util now.



Data: 06/04/99 Hora: 11:42 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Adriana de Castro Rodrigues Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao :


Data: 06/04/99 Hora: 12:07 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Luciano Andreatta C. da Costa
Endereco : occosta@nutecnet.com.br
opiniao : PONTOS NEGATIVOS: Existem muitas páginas e sites desnecessários e voltados apenas para o consumo. Isso torna as buscas mais demoradas e mais dispersivas, exigindo um conhecimento mais aprimorado de quem esta buscando material.
PONTOS POSITIVOS: O usuário passa a ter acesso a uma gama muito maior de conhecimentos, podendo assim elaborar um trabalho a partir de fontes ricas e variadas. Além disso possibilita consultas a bibliotecas e a diversos centro de pesquisa e estudo em todo o mundo.
Outro aspecto é a facilidade com que se trocam informações. Como exemplo do programa Educar analisado, a partir de uma idéia pode-se enriquecer um trabalho a partir de estudos realizados sobre um determinado assunto em universidades e centros de pesquisas situados em locais diferentes porém voltados para o mesmo objetivo.
Para concluir lembro a forma como pode-se enriquecer as escolas públicas, pois uma interação com instituições públicas e privadas a partir da Internet certamente enriquecerá o ensino público sem necessidade de um grande investimento, quando comparado com o benefício que trará.


Data: 06/04/99 Hora: 12:12 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br

Nome : rose e Marco
Endereco : rose@inf.ufsm.br trentin@upf.tche.br
opiniao : 1) Os tutoriais lidos sao bem explicativos, tem uma boa abrangencia tecnica, alguns com ilustracoes bastante elucidativas, facilitando a compreensao. Sao textos escritos de forma clara e ao mesmo tempo suscinta, tornando o processo de aprendizagem menos enfadonho e mais dinamico. Como aspectos negativos podemos citar que alguns tutoriais sao apresentados com figuras do tipo "enfeite" desnecessario, tornando o carregamento da pagina web demorado, com isso corre-se o risco do usuario desestimular facilmente. Outros apresentam o conteudo de forma linear, as vezes extenso e, nao permitindo ao usuario uma maior interaçao e flexibilidade de escolha de como percorrer o referido tutorial.

2) AUT: CASSAL, MARCOS LUIS; LASCHUK, ANATOLIO, ORIENTADOR DE TRABALHO TIT: CONSTRUINDO AMBIENTE VIRTUAIS COM VRML : TRABALHO INDIVIDUAL PUB: PORTO ALEGRE : CPGCC DA UFRGS, 1999. 97 F. IL. SER: TI-739 MAC: COMPUTACAO GRAFICA DES: COMPUTACAO GRAFICA INTERNET VRML

3) Servidor de nomes

4) Em As novas tecnologias e os velhos desafios do ensino a distância em debate na FGV achamos uma reportagem interessante. Neste artigo sao apresentadas algumas conclusoes sobre pesquisa na area de EAD.


Data: 06/04/99 Hora: 23:50 Máquina: 200.248.68.122

Nome : Vladimir Stolzenberg Torres
Endereco : pgtorres@cpovo.net
opiniao :

  1. Estudar os serviços oferecidos pela Internet e avaliar o material instrucional relacionando características positivas e negativas. Colar o relatório com sua avaliação no mural eletrônico.
  2. Servidor WWW da Rede Tchê - A parte referente a Correio Eletrônico é algo de fantástico. As explicações são muito bem feitas. Na questão do FTP porém, o tutorial apresenta-se voltado para DOS. No Ambiente Windows não ocorre a necessidade de comandos. A parte referente a Ferramentas está muito bem comentada, embora pudessem ser utilizados exemplos concretos o que facilitaria, grandemente, o entendimento das informações oferecidas.

    Tutorial da Microsoft - Apresenta-se como um interessante tutorial, muito embora pudesse ser mais rico em imagens. Os textos apresentados são curtos e, portanto não cansativos, ao mesmo tempo em que são de fácil compreensão.

    Perguntas mais Frequentes (Microsoft) - Texto muito longo. A menos que o usuário esteja realmente interessado na leitura, irá facilmente abandoná-la.

    Glossário sobre Internet (Microsoft) - Formato similar a maioria dos Glossários. Poderia entretanto, apresentar um sistema de busca para palavras.

    Tutorial da Sysnet - Em alguns momentos apresenta-se similar aquele oferecido pela Microsoft. Em outros, entretanto apresenta textos longos e cansativos. Um fato positivo a considerar é a utilização de imagens coloridas, agradáveis à visão.

  3. Utilizar o serviço telnet e acessar: asterix.ufrgs.br e descobrir uma publicação relevante à sua área de pesquisa.
  4. Prezados Colegas,

    Como estou reconstruindo meu Projeto, optei por realizar a pesquisa em torno de minha área de pesquisa no Mestrado.

    AUT: PENNAK, ROBERT WILLIAM
    TIT: FRESH-WATER INVERTEBRATES OF THE UNITED STATES: PROTOZOA TO MOLLUSCA
    EDI: 3RD ED.
    PUB: NEW YORK : JOHN WILEY & SONS, C1989. 628P. IL. 26 CM.
    MAC: ZOOLOGIA SISTEMATICA
    DES: AGUA DOCE: INVERTEBRADOS: ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
    INVERTEBRADOS: AGUA DOCE: ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
    LOC: CECLIMAR 592(28:73)P412F 3RD ED.

    AUT: SLEIGH, MICHAEL A.
    TIT: THE BIOLOGY OF PROTOZOA.[ESPANHOL]
    PUB: MADRID : H. BLUME, 1979. 399P. IL.
    MAC: ZOOLOGIA
    DES: PROTOZOARIOS
    PROTOZOA
    LOC: BIO 593.1 S632B-E ; BIO 593.1 S632B-E E.2 ; BIO 593.1 S632B-E E.3 ; BIO 93.1 S632B-E E.4

    Ambos os livros são considerados, por muitos pesquisadores, como clássicos de Literatura Protistológica. Equivocam-se porém, visto que, sob muitos aspectos, ambas as obras nunca estiveram tão atualizadas como atualmente.

  5. Buscar o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut usando FTP anônimo e responder qual o nome do serviço que permite usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado em um endereço IP para efetivamente acessar algum serviço daquele host.
  6. TCP/IP protocols.

  7. Procurar uma página WWW que contenha uma resenha de algum jornal ou revista (em Português) relevante para sua área de pesquisa. Dica: usar o serviço de indexação do cade.com.br ou o www.altavista.com

Retirado do Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, quarta-feira, 27 de janeiro de 1999 temos: Suspeita de hantavírus investigada pela SSMA




Data: 07/04/99 Hora: 11:56 Máquina: 200.19.250.6

Nome : Regina de O. Heidrich
Endereco : rheidrich@feevale.tche.br
opiniao : Avaliando os pontos negativos e positivos da Internet, acredito que a maior dificuldade seja a filtragem das informações realmente úteis. Há uma quantidade muito grande de sites pessoais sem conteúdo e também, ao se procurar informações nos índices de busca, vem uma grande quantidade de informações repetidas.
Quanto aos pontos positivos considero o fato de estar virtualmente em várias bibliotecas e museus do mundo um dos aspectos mais fantásticos da rede.
Analisando o tutorial da rede Tchê não tive dificuldade em utilizá-lo. Achei as instruções muito claras.
Ao utilizar o TELNET encontrei em torno de 80 páginas de referências bibliográficas relativas ao meu assunto de pesquisa.
O artigo que encontrei falando de minha área específica, de Informática na Educação Especial, foi no Projeto Aprendiz da Escola do Futuro da USP
o endereço é:link para material - http://www.uol.com.br/aprendiz/senac/senac03.h tml


Data: 07/04/99 Hora: 23:30 Máquina: dl-tnt1-196.poa.zaz.com.br

Nome : Claudia B. Rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao :

Educação à Distância e CBTs


O material instrucional utilizado para estudar os serviços oferecidos pela Internet foram bastante úteis. Foi possível fazer uma revisão sobre algumas questões já conhecidas, bem como aprender coisas novas. Sob o ponto de vista de ensino à distância, os CBTs (Computer Based Training) são muito úteis. Assim, ao analisar o material instrucional utilizado, foi possível relacionar alguns aspectos positivos e negativos, que servem também como indicadores a serem observados quando da criação dos nossos próprios CBTs:

(a) Aspectos positivos:
- São fáceis (e podem ser baratos) de serem construídos;
- Atingem seus objetivos de instruir;
- Podem ser muito cativantes;
- Permitem a utilização de recursos de links. Através de links, é possível explorar temas que podem ser melhor detalhados, estabelecer relacionamento entre temas e elaborar material que pode ser explorado de forma não seqüencial;
- Permite que o usuário leia/acesse o material a qualquer hora, especialmente quando está interessado;
- Permite ao usuário impor seu próprio e pessoal ritmo de estudo;
(b) Aspectos Negativos:
- Textos muito longos são cansativos;
- Textos com muitos links podem confundir o usuário;
- A utilização de ícones inadequados, caracteres piscantes, excesso de sons e imagens podem atrapalhar/irritar o usuário;
- Podem haver dificuldades na utilização de material desta natureza via Internet, em termos de agilidade (problemas de tráfego);
Sobre outras atividades:
(2) consegui via telnet enviar uma consulta feita ao sistema SABE da biblioteca da UFRGS para meu mail, foi legal!; (3) fiz FTP do tutorial - o serviço que permite usar um nome para referir um host na Internet é o servidor de nomes, que traduz o nome da máquina para um endereço IP; (4) usei o AltaVista para pesquisar sobre K.Spark Jones, uma pesquisadora da área de recuperação de informações.




Data: 09/04/99 Hora: 14:17 Máquina: 200.19.250.6

Nome : Regina de O. Heidrich
Endereco : rheidrich@feevale.tche.br
opiniao : Nome : Regina de O. Heidrich Endereco : rheidrich@feevale.tche.br opiniao : Avaliando os pontos negativos e positivos da Internet, acredito que a maior dificuldade seja a filtragem das informações realmente úteis. Há uma quantidade muito grande de sites pessoais sem conteúdo e também, ao se procurar informações nos índices de busca, vem uma grande quantidade de informações repetidas. Quanto aos pontos positivos considero o fato de estar virtualmente em várias bibliotecas e museus do mundo um dos aspectos mais fantásticos da rede.
Analisando o tutorial da rede Tchê não tive dificuldade em utilizá-lo.
Achei as instruções muito claras.
Ao utilizar o TELNET encontrei em torno de 80 páginas de referências bibliográficas relativas ao meu assunto de pesquisa.
O artigo que encontrei falando de minha área específica, de Informática na Educação Especial, foi no Projeto Aprendiz da Escola do Futuro da USP
APAE desenvolve programa na Educação Especial
o endereço é: Projeto Aprendiz


Data: 09/04/99 Hora: 17:18 Máquina: 143.54.13.140

Nome : Andréa Pereira
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : 1) A internet, hoje, é uma ferramenta de grande utilidade no nosso cotidiano. Ela nos permite fazer compras sem sair de casa. Supermercados, livros, roupas, bibliotecas, tudo está disponível na "tela" do computador. Em poucos segundos se está do outro lado do mundo, conhecendo pessoas, lugares, pesquisando ou ainda trocando informações. Ponto negativos? Talvez no que diz respeito a busca (pesquisa) de informações sobre determinado assunto. Dentre as possibilidades de respostas, existem endereços de propagandas de empresas, do referido assunto, que nos são desnecessárias. É uma quantidade imensa de "lixo" que nos fazem perder tempo.
2) Quanto ao uso do telnet, para acessar a biblioteca, encontrei várias publicações que falam sobre Ensino a Distância. Apenas sitarei duas:
AUT: RITZEL, MARCELO ISERHARDT; LIMA, JOSE VALDENI DE, ORIENTADOR DE TRABALHO ; ALVARES, LUIS OTAVIO CAMPOS, ORIENTADOR DE TRABALHO TIT: APRESENTACAO DE MATERIAL DIDATICO A DISTANCIA COM CONTROLE DE USO E AVALIACAO DE APRENDIZAGEM PUB: SEMANA ACADEMICA DO CPGCC (3. : 1998, AGO. 10-14 : PORTO ALEGRE, BRS) . ANAIS. PORTO ALEGRE: CPGCC DA UFRGS, 1998. P. 69-72. IL. MAC: INFORMATICA EDUCACAO DES: INFORMATICA: EDUCACAO ENSINO A DISTANCIA PRENDIZAGEM LOC: INF 681.32(063) S471AN3 e AUT: GOMES, ANTONIO FLAVIO; OLIVEIRA, JOSE PALAZZO MOREIRA DE, ORIENTADOR DE TRABALHO TIT: ESTUDO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCACAO/ENSINO A DISTANCIA : TRABALHO INDIVIDUAL PUB: PORTO ALEGRE : CPGCC DA UFRGS, 1999. 46 F. IL. SER: TI-840 MAC: APLICACAO DOS COMPUTADORES DES: INFORMATICA: EDUCACAO ENSINO A DISTANCIA WWW SOFTWARE EDUCACIONAL LOC: INF FL 996
3) O nome do serviço que permite usar um nome para referir um host na internet é o Sevidor de Nomes.
4) Encontrei duas reportagens interessantes na revista PCWorld, que falam a respeito de EAD:
< a href="http://www.uol.com.br/pcworld/pcworld/66/espvirtu/66espvir.html"> Sala de Aula Virtual e
< a href="http://www.uol.com.br/pcworld/pcworld/81/pratica/81prat_03.html"> SENAI - Como a educação vem acompanhando os avanços tecnológicos


Data: 09/04/99 Hora: 17:22 Máquina: 143.54.13.140

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 11/04/99 Hora: 00:07 Máquina: slras0114.conex.com.br

Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Análise de material Instrucional sobre a Internet
Para esta análise, foram utilizados os seguintes parâmetros:
-aspecto visual: apresentação do texto e gráficos ou figuras
-navegação : existência de instruções, uso de recursos, interatividade, links
-didática: organização do material, apresentação, clareza quanto ao objetivo, utilização de recursos da informática, uso de exemplos, exercícios, respostas a dúvidas, glossário, etc.
-atualidade: data de produção e situação atual.

TUTORIAL http://www.tche.br/tutorial/ (WWW)
Visualmente apresenta-se como um texto compacto, extenso, que exige contínua rolagem de tela e sem maiores atrativos. A digitação não apresenta variações, não se valendo de recursos como fonte, cor ou tamanho. Por seu formato, a navegação exige somente a tecla “down” ou a própria barra de rolagem.
Do ponto de vista didático, não faz uma introdução sobre o que é a Internet etc, apresentando imediatamente os serviços. Na verdade, as páginas guardam mais semelhança com um manual de instruções do que um tutorial. O material teve sua última atualização em 1995, o que talvez explique sua apresentação não atraente, pois talvez o autor já tenha materiais mais atualizados e com mais recursos, em outro endereço.

TUTORIAL MICROSOFT (WWW) Este tutorial tem uma boa apresentação inicial, utilizando algum recurso gráfico, mas com muito material escrito de uma maneira compacta. A navegação é página a página, fácil, seguindo-se o padrão Web.
O tutorial inicia com a apresentação da Internet, quadro a quadro, utilizando algum recurso gráfico. Dá uma atenção especial ao serviço Web. Oferece ainda links para FAQ e Glossário, que tem boa apresentação, embora as páginas em ingles não funcionem. Parece ser um produto atualizado, embora não esteja visível sua data de fabricação.

TUTORIAL SYSNET (WWW)
Apresenta um texto muito compacto e pouco atraente. A navegação é fácil seguindo-se o modo convencional.
Faz uma boa apresentação da Internet e seus serviços e apresenta exercícios práticos em cada etapa, parabenizando o aluno ao final de cada etapa. Foi produzido em 1996 e atualizado em 1997.

BELLCORE TCP/IP (CD-ROM)
Sua apresentação é agradável, quadro a quadro, com uso dos recursos de fundo e cores. Usa também recursos visuais animados. A navegação é fácil, estando sempre visíveis , de uma maneira padronizada, os ícones correspondentes.
Apresenta, logo no início, o objetivo do curso, seguindo-se as definições de termos., etc. A seguir apresenta um menu de opções sobre diferentes assuntos e possibilidade de retornos. Faz bom uso de botões sensitivos em toda a tela, estimulando a busca. Não foi observada a data de produção.

ANÄLISE :
Do material analisado, em minha opinião, do ponto de vista de utilização de recursos técnicos e didáticos é o CD-Rom Bellcore. Este faz uma interação produtiva entre as áreas oferecendo um produto de agradável manuseio que cativa o usuário.
Acredito inclusive que, por ser um CD-Rom, ou seja um produto comercial e de mais difícil atualização, os produtores tenham tido a preocupaçào de torná-lo atraente para a venda. Como os sites da Web podem ser rápidamente atualizados, talvez seus webmanagers tenham programado atualizações com melhoria de qualidade do produto, embora não tivessem sido realizadas.


Busca de material -
TELNET: SABI - utilizado o assunto “resíduos industriais”, no modo fácil . Obteve-se como resultado 48 referências. A busca propriamente dita funciona bem, entretanto o programa, principalmente para aqueles usuários habituados ao Windows, é mais trabalhoso, por exigir sempre o teclado, não permitir a navegação para qquer ponto e não ser muito claro em suas possibilidades: - não consta, pelo menos não encontrei orientação para enviar o resultado da busca por mail.
FTP – busca fácil e rápida. Material de fácil uso. O serviço que permite usar um nome para a localização de um IP é ofertado pelo name server.
WWW – Uitlizando o índice Altavista, apesar de ter já uma série de endereços favoritos, tentei “resíduos industriais”, diretamente na caixa de busca. Obtive 540 URLs, tendo optado por:
“Co-incineração de resíduos industriais pelo setor cimenteiro – Ferramentas para avaliação do impacto ambiental.
É importante observar que numa busca direta pelos indices como Altavista, o retorno é muito grande em termos de sites comerciais, instituições, eventos, etc. Conforme a necessidade do enfoque , o melhor seria ir diretamente para sites de referência. Louise Seixas 11abril99


Data: 11/04/99 Hora: 15:25 Máquina: 200.248.89.176

Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Atividades Propostas: Opinião
1- Com relação a análise do material instrucional, pode-se destacar
como características positivas: a clareza nas instruções de uso;
material muito atrativo e que contemplam as mais diferentes áreas.
Estes materiais oferecidos pela Internet, permitem aos seus usuários
"aprender a aprender".
Com a expansão das redes e suas interfaces foram derrubados os limi
tes e as fronteiras para troca e aquisição de informações.
Através de suas inúmeras modalidades de informações a Internet
oferece ao usuário a possibilidade de adquirir conhecimentos
pela auto-descoberta e a desenvolver habilidades de interdependência
e iniciativa.
Com o uso das redes, dos hipertextos e multimidias torna-se possível
um aprendizado 'transdisciplinar', onde cada área do conhecimento
pode observar o mesmo fenômeno a partir de seu ângulo de visão
particular, oferecendo diferentes contribuições para compreender
melhor o mesmo conceito.
Por outro lado, o aumento desordenado das redes e arquivos pode
se caracterizar como fator negativo, pois acaba se tornando cada
vez mais difícil, ao usuário iniciante, encontrar informações
relevantes, se não possuir uma metodologia de trabalho que o oriente
e condições de avalia-las, para não ser manipulado por elas.
2- Através do serviço Telnet- asterix.ufrgs.br encontrei cerca de 78
publicações referentes à minha área de pesquisa (Psicolingüística
-Aquisição da Linguagem). OBS: Não consegui transferir a bibliografia encontrada para meu e-mail.
3- O servidor de nomes.
4-Utilizando o serviço de indexação www.cade.com.br, encontrei na
página
Boletim Educação
, publicado pela UNESP/Bauru,SP, que apresenta
artigos sobre: Tecnologia Educacional: Informática e Educação;
Educação Continuada; Educação e Saúde; Educação Ambiental; Educação
Especial; Ensino Fundamental; Pré-Escola e Alfabetização; Formação
de Professores; Pesquisas e Outros Assuntos, temas relevantes
para minhas pesquisas e para as dos demais colegas do curso.


Data: 12/04/99 Hora: 01:48 Máquina: 200.248.120.115

Nome : Janete Sander Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao :
1.O material instrucional selecionado para estudo e análise me é de extrema importância, visto que estou engatinhando no assunto. Seus aspectos positivos superam os negativos, na medida em que trazem importante referencial teórico para a realização das atividades propostas. Dentre os hipertextos sobre a Internet colocados à disposição nesta aula, destaco o Glossário Sobre a Internet (Microsoft) como indispensável fonte de consulta para uma melhor leitura dos demais. Os links criados nos hipertextos ampliam os conceitos iniciais, validando-os cientificamente.
2. Ter acessado o serviço Telnet através do telnet://asterix.ufrgs.br foi uma prática interessante, embora não a tenha conseguido repetir em casa. Acho que deve ter sido algo no emulador ou no programa de acesso.
3. Os dados contidos no arquivo, ftp://penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut, apesar do inglês não me ser empecilho, tiveram sua leitura um pouco dificultada, visto que o grande volume de informação nele contido, foi apresentado de forma bastante compacta. A provável resposta para o nome do serviço que permite usar um nome para referir um host na internet e ter este nome mapeado em um endereço IP, para efetivamente acessar algum serviço daquele host é o "network terminal protocol" (TELNET), que permite ao usuário fazer o "log in" em qualquer outro computador da rede. Alguns programas Tradutores à disposição na rede são: WWW.openlink.com.br/-html/produtos/tradutor, www.babelfish.altavista.com e www.babylon.com.
4. A página WWW consultada foi a do Jornal Correio do Povo, www.cpovo.net, Caderno de Turismo e Informática, que destaca o lançamento dos Programas MAPLE V e MATLAB/SIMULINK. Aí há um link para a Ufrgs. Sob a manchete "A Computação Como Ferramenta de Ensino e de Pesquisa", a Ufrgs informa que adquiriu os softwares acima para ensino, pesquisa e extensão. A sua perfeita integração irá gerar um dos mais completos e poderosos sistemas de computação gráfica, algébrica e numérica, que poderão ser usados desde o primeiro semestre da graduação até a pós-graduação. A nota ainda informa que haverá workshop de apresentação dos softwares no dia 12 do corrente, às 16 horas, no Salão de Atos II da Reitoria da UFRGS e dos dias 13 a 17 de abril, mini-cursos introdutórios sobre os programas serão ministrados nos Campi Central e do Vale, a professores e estudantes de pós-graduação.



Data: 12/04/99 Hora: 14:21 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Elizângela Bastos Hassan
Endereco : eliz@main.unicruz.tche.br
opiniao : 1. A INTERNET, é sem dúvida o mais interessante e rico meio de pesquisa disponível, abrindo portas para informações do mundo inteiro num curto espaço de tempo. Quanto a avaliação do material instrucional analisado:
Tutorial sobre a Internet e seus Serviços (Rede Tche) - achei o conteúdo bem completo e abrangente, mostrando bem os serviços oferecidos pala Internet, embora a data de atualização do documento seja de 1995. Existem várias páginas bem extensas, acredito que com páginas menores, estimulando mais a navegação, os tutoriais se tornam menos cansativos e mais dinâmicos. Um outro ponto que pode ser considerado, é que para usuários realmente iniciantes, talvez seja fácil se perderem no diversos links.
Tutorial sobre Internet (Microsoft) - Trata de conceitos mais básicos da Internet, é bem mais superficial do que o Tutorial da Rede Tche, achei interessante para usuários de nível básico, pois segue um esquema mais linear, página a página, porém isto pode ser considerado um fator limitante. Alguns links do tutorial não funcionaram.
Internet - Perguntas mais freqüentes (Microsoft) - É um documento simples, sem grandes atrativos, com texto longo, simplesmente informativo, mas é interessante. Link não funciona.
Glossário sobre Internet (Microsoft) - é um bom "mini-dicionário" de Internnet, traz os conceitos de forma clara e bem sucinta, em linguagem simples.
Tutorial sobre a Internet (Sysnet) - É rápido, fácil objetivo e bem básico. Talvez seja até superficial demais.

2. AUT: DIAZ BORDENAVE, JUAN
TIT: PODE A EDUCACAO A DISTANCIA AJUDAR A RESOLVER OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS DO BRASIL?
PUB: TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RIO DE JANEIRO . VOL. 17, N. 80/81 (JAN./ABR. 1988). P. 31-36
MAC: TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DES: EDUCACAO A DISTANCIA
LOC: EDU

3. É o Servidor de Nomes que permite usar um nome para referir um host na Internet.

4. O site Educação a Distância: Regulamentação , Condições de Êxito e Perspectivas corresponde a anotações para palestra na Faculdade da Cidade, realizada em 6.04.98. pelo Professor Francisco José da Silveira Lobo Neto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Vice-Presidente para pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - ABT.


Data: 12/04/99 Hora: 16:03 Máquina: 143.54.13.145

Nome : Andréa Pereira
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Esqueci de digitar o "" no final e o endereço nao saiu em forma de link na resposta anterior. Vamos a uma segunda tentativa:
4) Encontrei duas reportagens interessantes na revista PCWorld, que falam a respeito de EAD: < a href="http://www.uol.com.br/pcworld/pcworld/66/espvirtu/66espvir.html"> Sala de Aula Virtual e < a href="http://www.uol.com.br/pcworld/pcworld/81/pratica/81prat_03.html"> SENAI - Como a educação vem acompanhando os avanços tecnológicos


Data: 12/04/99 Hora: 16:35 Máquina: 200.17.93.246

Nome : Adja Ferreira de Andrade
Endereco : adja@kriti.inf.pucrs.br
opiniao : Prezados amigos,
Sobre os serviços Internet eles são bastante úteis para o desenvolvimento de cursos a distancia. O telnet é ideal para ambientes multiusuario, utilizado principalmente em universidades.
O ftp é bastante utilizado para tranferencia de arquivos;embora, nem todos os usuários sintam-se à vontade com este serviço.
As páginas Web, é o serviço mais fácil de ser utilizado e mais difundido.
O correio-eletrônico é atualmente indispensável para comunicação assíncrona.
Que tal pesquisarmos sobre estes tipos de comunicação?
As ferramentas de busca: Cade, Altavista, netfind são essencias para a pesquisa na Net.
Os chat, salas de bato papo on-line, quando bem gerenciados podem atingir fins pedagógicos relevantes. Por exemplo, o site da:
edutecnet Quanto aos CBT´s, Sobre " Cruising The Information Super-Highway" e "Aprendendo Internet"
Em ambos, pude observar alguns problemas na interface, na navegação, na escolha das cores, há sobrecarga de conteúdo em algum deles,
Achei pontos positivos no que se refere a linguagem, o uso de gráficos e hiperlinks, ou seja acho que ele atingiu sua finalidade de interação
embora, não possa considerá-la biunívoca. A interação é quse sempre passiva o que caracteriza um ambiente empiricista ou behaviorista, baseado
na predominância de estímulos e respostas. Senti ainda, a ausência de um apoio ao usuário, talvez pudesse haver melhorias na qualidade de
integração das mídias e na carga cognitiva das informações. No que se refere a pergunta feita sobre o nome do serviço que permite
usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado em
um endereço IP. A resposta é THE DOMAIN SYSTEM (dns), onde há um Banco de Dados
que permite a partir de um nome encontar o número correspondente. O site que pequei a resenha sobre o bug do milênio encontra-se no URL:
Resenha Abraços,
Adja


Data: 12/04/99 Hora: 22:47 Máquina: dl-max4-22.poa.zaz.com.br

Nome : Alex Primo
Endereco : aprimo@iname.com
opiniao : 1. Os tutoriais apresentados nesta última aula parecem cumprir sua intenção: auxiliar o aprendizado sobre os serviços disponíveis na Internet.

O tutorial da Microsoft pareceu-me básico demais, e com poucas informações. Já o FAQ traz soluções para as dúvidas mais freqüentes em um formato de fácil compreensão.

Mas dentre os links sugeridos o que mais me ajudou foi o glossário. Através dele pude sanar uma série de dúvidas que tinha do "informatiquês"!

2. Uma grata surpresa foi saber que podemos fazer pesquisa no acervo das bibliotecas da UFRGS via internet. Isso vai facilitar muito minha atividade de pesquisa e economizar horas de trabalho.

Depois de usar o serviço, recebi por e-mail o relatório de minha pesquisa

3. Trata-se do servidor de nomes

4.Este é apenas um texto, dentre tantos que encontrei: QUEM TEM MEDO DO ENSINO A DISTÂNCIA


Data: 13/04/99 Hora: 13:18 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Marine Flores
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : A Internet com seus seviços oferece uma gama enorme de informações e cabe ao professor orientar seus alunos na seleção dos assuntos por intemédio de softwares de filtragem, afim de que os mesmos não se percam no meio de tantas informações perdendo o rumo.
Entre os pontos positivos do uso da Internet destacam-se a facilidade de obter as informações o acesso rápido, poderia se dizer que através da Internet se abre uma porta para o mundo.
Mas também é preciso ter cuidado com o aspecto negativo de que esta porta pode se abrir para um mundo de sites inescrupulosos que não visam o crescimento do aluno como pessoa.Nós como educadores devemos saber orientar nossos alunos para que façam o bom uso da Internet e se preciso for podemos lançar mão de softwares que filtrem sites inoportunos, portanto devemos estar atentos na orientação dada.
Analisando alguns Tutoriais verificamos que os mesmos se apresentam de uma forma rígida tornando-se monótonos e cansativos.
Ao utilizar o Telnet verificamos que esta foi de grande ajuda no tocante a busca de informações bibliográficas podendo ser enviada a listagem das referências bibliográficas por e-mail.
Considero que ainda temos uma caminhada a percorrer quanto ao ensino à distância no Brasil, no uso da Internet e de suas ferramentas pois nos deparamos com problemas de natureza técnica que muitas vezes nos impede a comunicação.


Data: 14/04/99 Hora: 17:03 Máquina: 143.54.13.145

Nome : Andréa Pereira
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opiniao : Vamos a mais uma tentativa: Sala de Aula Virtual
SENAI - Como a educação vem acompanhando os avanços tecnológicos Exemplo


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Nome: Liane
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Opiniao: Testando a possibilidade de enviar contribuições