Teleducação
Aula 2: Respostas resultantes das atividades de laboratório
desenvolvidas
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 08:41:05
Computador utilizado: proxy01.pop-rs.cache.rnp.br (200.132.0.123)
Nome: bento
Endereco: clbento@zaz.com.br
Opiniao: primeiro teste
27/03/00
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 10:50:36
Computador utilizado: capricornio.pgie.ufrgs.br (143.54.41.153)
Nome: Giovani Dalpiaz
Endereco: foi possível acessar informações
a respeito da Informática na Educação Caderno Emprego-Jornal
do Brasil.
A Pedagogia Online foi o alvo de leitura, através do URL:www.jb.com.br/linkempre.html
A Pedagogia On-line Pedagogia
Online
traz resumos com links referentes a Metodologia Científica,
História da Educação, Filosofia da Educação
e Teorias Educacionais de Personalidades como Paulo Freire, Jean Piaget,
Célestin Freinet, Skinner entre outros. É sem dúvida,
uma página significativa no ambiente virtual e está direcionada
a todos que se interessam em aprofundar
e confrontar as diversas teorias educativas para o estudo de futuras
propostas de EAD na rede.
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 10:53:16
Computador utilizado: capricornio.pgie.ufrgs.br (143.54.41.153)
Nome: Giovani Dalpiaz
Endereco: Dalpiaz@via-rs.net
Opiniao: INTERNET UM MUNDO A SER COMPREENDIDO RELATÓRIO:
A Internet oferece aos seus usuários um universo de possibilidades
sempre no
sentido plural, não estando limitado à uma só
intencionalidade mas à várias
modalidades de informações. É gerida por uma
gama de possibilidades que envolvem diversos setores com informações
divulgadas através de hipertextos permitindo uma funcionalidade
interativa de acesso on-line e programas tipo CBT os quais facilitam
o conhecimento dos comandos ligados aos software.
Acredito que a Internet não deva ser vista como um grande livro.
No meu
entendimento ela é uma grande Biblioteca Online. Sob o olhar
de educador
ouso analisar algumas características consideradas por
mim positivas, mas também levantar alguns pontos que considero
negativos ( sempre no sentido de buscar a sua superação)
no material instrucional estudado. Características positivas
( uso da Internet e hipertextos):
· Ultrapassa fronteiras territoriais;
· Viabiliza o intercâmbio pessoal e cultural;
· Permite acessar vários (links) complementares sobre
um determinado assunto;
· Estimula o estudo e domínio de outra língua;
· Favorece a criatividade gerando novas formas de aprendizagem;
· Favorece o acesso ao EAD tornando o aluno um pesquisador;
· Favorece o gerenciamento do tempo para o estudo.
Características positivas ( quanto aos CBTs):
· Desperta e respeita interesses pessoais;
· Torna o usuário Sujeito do conhecimento oferecido;
· Dá condições ao usuário de melhor
aproveitamento do programa.
· Frases curtas e objetivas Pontos Negativos
· Diferença de idiomas pode dificultar a interpretação
da informação;
· Possibilidades de acesso à informações
inúteis;
· Dificuldade do usuário em trabalhar os textos sem poder
manuseá-los ( toque físico);
· Dificuldade em selecionar o que realmente interessa na apreensão
da informação;
· O número exagerado de links faz o usuário se
distanciar do foco inicial;
· Proliferação de virus;
· Vulnerabilidade do sistema;
· Aumento do isolamento e redução de tempo para
outras atividades;
· Grande quantidade de símbolos a serem memorizados (
processo alfabetização informatizada ( ? ).
O uso do computador no ambiente escolar está cada vez mais ocupando
espaços,
visto que, o mundo informatizado já faz parte da vida cotidiana:
caixas
eletrônicos, micro-ondas; telefones celulares... são
exemplos que ampliam o conceito da aplicação de novas
tecnologias
e devem estar contidas também no âmbito educacional.
Algumas publicações sobre a utilização
da Informática na Educação foram
encontradas ao utilizar o serviço telnet e acessar asterix.ufrgs.br,
dos quais destaco:
Aut: CHAVES, Eduardo o.c.; SETZER, Valdemar w.
Tit: O Uso de Computadores em Escolas : Fundamentos e Criticas
Pub: Sao Paulo : Ed. Scipione, 1988. 127 p.
Ser: Colecao Informatica e Educacao
Mac: Educacao
Informatica
Des: Informatica: Educacao Educom
Logo
Computador na Educacao: Linguagem Logo
Projeto Educom
Loc: Inf 37:681.32 c512u
Edu 371.694:681.3 c512u
Buscar o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut usando
FTP anônimo
e responder qual o nome do serviço que permite usar um nome
para
referir um host na Internet e ter este nome mapeado em um
endereço IP para efetivamente acessar algum serviço daquele
host. Colocar esta resposta no relatório.
TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo a Internet,)
é o protocolo
padrão de comunicações de rede usado para conectar
sistemas de computadores através da Internet.
Usando o serviço de indexação Caderno
Emprego-Jornal do Brasil.
A Pedagogia Online foi o alvo de leitura, através do URL:www.jb.com.br/linkempre.html
A Pedagogia On-line Pedagogia
Online
traz resumos com links referentes a Metodologia Científica,
História da Educação, Filosofia da Educação
e Teorias Educacionais de Personalidades como Paulo Freire, Jean Piaget,
Célestin Freinet, Skinner entre outros.
É sem dúvida,uma página significativa no ambiente
virtual e está direcionada a todos que se interessam em aprofundar
e confrontar as diversas teorias educativas para o estudo de futuras
propostas de EAD na rede.
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 11:33:40
Computador utilizado: (143.54.41.176)
Nome: Leandro Andrade
Endereco: lemarq@uol.com.br
Opiniao: Máquina/rede lenta! Vou terminar em casa! Leandro
Andrade
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 11:34:00
Computador utilizado: escorpiao.pgie.ufrgs.br (143.54.41.154)
Nome: diocelia
Endereco:
Opiniao: As atividades propostas e realizadas, na aula numero
2, constou de num primeiro
avaliar o material instrucional relacionando características
positivas
e negativas. O tutorial sobre internet e seus serviços,
o tutorial em geral
é o que mais responde a nossas expectativas, ao nosso propósito
de
construçao do conhecimento. O CBT, em uma análise
muito superficial
apresentou-se com grandes dificuldades, especialmente por sentir-se
a falta de links para ligaçao entre os textos, a língua
estrageira
e em nossa opinião na responder a proposta da construção
do conhecimento.
Acessando a biblioteca procuramos as obras de Pierre Levy, autor
muito simpático ao grupo por nos apresentar uma proposta globalizadora
sobre a
sobre a importancia da tecnologia, sem no entanto separá-la
do ser do indivíduo.
Na Internet, procurou-se assuntos relativos a aula de hoje acessando
o nome informática e detendo-se nas definições
a respeito dos termos
básicos.
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 11:50:08
Computador utilizado: (143.54.41.179)
Nome: Marcio
Endereco: mmartins@unisc.com.br
Opiniao: O acesso esta muito lento...Concluirei em casa
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 11:54:07
Computador utilizado: sagitario.pgie.ufrgs.br (143.54.41.155)
Nome: Karla M. Rocha
Endereco: Karlarocha99@yahoo.com
Opiniao: A partir das atividade propostas analisou-se os tutoriais
sobre a internet e seus serviços. Verificando-se que os mesmos se
enquadram as nossas expectativas, pois permitem a construção
do conhecimento.
o CBT foi o menos acessível, pois além do inglês,
sentimos a necessidade de Links alternativos.
Acessando a biblioteca identificamos as pesquisas de H. Gardner, o qual
aborda em uma de suas obras, As Inteligências Múltiplas. Esta
obra aborda as sete inteligências que o ser humano possui e que pode
desenvolver.
O passo seguinte aborda o Sistema de Domínio (DNS) que permite
fazer a converção de nomes para números.
Por último analisou-se pesquisa via internet referente as inteligências
Múltiplas, em especial a inteligência espacial.
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 17:16:29
Computador utilizado: slras0122.nh.conex.net (200.248.30.132)
Nome: Patrícia B. Scherer Bassani
Endereco: pbassani@nh.conex.com.br
Opiniao: Tarefas propostas na aula 2 (27/03/2000)
Tarefa 1: tutoriais/CBT - pontos positivos e negativos
Tanto tutoriais em forma de hipertexto quanto CBT têm possibilidades
e limitações.
Os tutoriais analisados são de fácil entendimento, apresentam
o conteúdo de forma clara, alguns possuem ilustrações
e exemplos. Em alguns tutoriais o usuário tem a possibilidade de
escolher por onde começar, pois há vários links disponíveis,
mas há outros em que o conteúdo é apresentado de forma
sequencial, na qual a única ação esperada do aluno-usuário
é clicar no ícone "segue". Além disso não há
feedback.
O CBT analisado apresenta 4 opções de curso (módulos),
e apresenta ao aluno-usuário os objetivos específicos de
cada curso, ou seja, antes de iniciar o curso o aluno já sabe o
que vai aprender. O CBT, ao contrário dos tutoriais, apresenta testes
(feedback) ao final de cada módulo. Quando os testes são
do tipo V ou F não há muita oportunidade para a análise
do acerto/erro, pois o software apresenta a resposta imediatamente; já
quando os testes são do tipo escolher a alternativa correta, o aluno
possui mais tempo de análise. O CBT oferece vários recursos
visuais: botões com explicação, links piscantes, demonstrações
com animação. Uma limitação do CBT em estudo
refere-se ao fato do cursor não alterar sua forma quando "passa"
por cima dos links como ocorre nos tutoriais.
Tanto os tutoriais quanto o CBT não apresentam nem sugerem nenhum
tipo de atividade final aos alunos.
Entendo que a elaboração/seleção de conteúdos
para um curso (presencial e/ou a distância) precisa de uma proposta
bem definida tendo em vista o que se espera: transmitir conhecimento e/ou
construir conhecimento.
Tarefa 2: acesso ao Telnet
Entre as várias publicações disponíveis
selecionei uma que trata de Inteligência Artificial Distribuída,
Sistemas Multiagentes, Tutores Inteligentes e Educação a
Distância, uma vez que tenho interesse em pesquisar ambientes informatizados
para trabalhar com EAD. O trabalho foi publicado no Congresso Internacional
de Educação a Distância, out. 1998, em São Paulo.
BICA, Francine, SILVEIRA, Ricardo Azambuja, VICCARI, Rosa Maria. Educação
a Distância: do paradigma de tutores inteligentes a uma arquitetura
multiagentes.
Tarefa 3: FTP
O DNS (Domain Name System) é o sistema responsável pela
conversão dos endereços para o formato numérico, também
chamado de endereço IP, que é o endereço numérico
que identifica de forma única um computador na Internet.
Tarefa 4: página WWW
Pesquisando no site da Biblioteca Virtual de Educação
a Distância (www.prossiga.br/edistancia) encontrei um link para várias
publicações periódicas existentes na área da
educação.
O endereço www.ciberaula.es/quaderns/html/sumario.html faz link
a uma publicação eletrônica dedicada ao campo das novas
tecnologias na educação, apresentando vários artigos.
Também encontrei no endereço www-icdl.open.ac.uk/bib/bib2.htm
uma lista de periódicos existentes sobre a área em questão.
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 17:20:37
Computador utilizado: (200.213.8.17)
Nome: Cristina Zanini
Endereco: krista@zaz.com.br
Opiniao: Opiniao: A partir das atividade propostas analisou-se
os tutoriais sobre internet e seus serviços. Verificando que se
enquadram com nossas expectativas, pois permitem a construção
do conhecimento. Acessando a biblioteca identificamos as pesquisas de H.
Gardner, o qual aborda em uma de suas obras - As Inteligências Múltiplas.
Esta obra aborda as sete inteligências. Gardner é fascinante
gostaria de mais tempo para esse tema. o CBT foi menos acessível,
sentimos a necessidade de Links alternativos. O passo seguinte aborda o
Sistema de Domínio (DNS) que permite fazer a converção
de nomes para números.
Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:55:03
Computador utilizado: (200.224.51.53)
Nome: Ítalo Modesto Dutra
Endereco: italo.dutra@uol.com.br
Opiniao: Programa de Pós-Graduação em Informática
Educativa Teleducação 2000/I Profa. Liane Tarouco Relatório
AULA 2 I- Material Instrucional CBT – Bellcore O menu de navegação,
em que é possível acessar quaisquer dos assuntos do programa,
bem como o glossário de termos é a principal atração
do Tutorial. As animações são eficientes e complementam
o texto. Porém, a forma linear com que os assuntos são apresentados
na maioria das vezes, apesar dos ´links` com explicações
de alguns termos do texto, além da impossibilidade de interação
com outros usuários tornam o treinamento pouco capaz de produzir
trabalhos cooperativos. Tutorial Tche O formato hipertexto possibilita
uma seleção mais aleatória dos conteúdos a
serem pesquisados. A possibilidade de poder fazer testes com os serviços
dos quais o tutorial trata também é outro ponto a destacar.
Contudo, para um usuário leigo, algumas informações
são pouco precisas. Faltou também a possibilidade de interação
com outros usuários, mesmo que de forma assíncrona.
PESQUISA sistema de Bibliotecas da UFRGS
Pesquisa por autor : PIAGET,
Título: INTELIGÊNCIA e biblioteca: EDU
Resultado: AUT: PIAGET, JEAN TIT: [LA NAISSANCE DE L'INTELLIGENCE CHEZ
L'ENFANT ; TITULO ORIGINAL DA 5.ED. PORTUGUES] O NASCIMENTO DA INTELIGENCIA
NA CRIANCA PUB: RIO DE JANEIRO : ZAHAR, 1970. 387 P. SER: CIENCIAS DA EDUCACAO
MAC: PSICOLOGIA DIFERENCIAL DES: PSICOLOGIA DA INTELIGENCIA
Domain System “...the network software generally needs a 32-bit Internet
address in order to open a connection or send a datagram. However users
prefer to deal with computer names rather than numbers.” Portanto esse
é o serviço que, através de um banco de dados, torna
capaz o acesso de um host através de um nome. Consulta feita ao
Site Altavista.com usando como palavras chave: web crianças e ambientes
A Vida Digital http://www.geocities.com/Athens/Agora/9828/turkle/Negropon.htm
Resenha de um livro do Pesquisador do MIT Nicholas Negroponte falando sobre
as transformações que a internet e a possibilidade de receber
e transmitir informações trarão para a sociedade do
futuro.
Data em que foi respondido: 28/03/00 - 10:12:41
Computador utilizado: ras96-16.conex.com.br (200.248.96.16)
Nome: Mauro Nogueira de Oliveira
Endereco: mauro@conex.com.br
Opiniao: Minha contribuição sobre a aula 2 é
a seguinte:
Não resta dúvida que o Correio Eletrônico é
a mais popular das aplicações da Internet. É através
dele, em se tratando de EAD, que toda a comunicação se processa,
daí sua importância. Seu ponto negativo talvez esteja relacionado
à falta de treinamento para sua utilização, pois dependendo
do objetivo há algumas regras a serem respeitadas.
O Telnet e o FTP, como ferramentas operacionais, não relacionais,se
caracterizam pela facilitação. A dificuldade é encontrada,
às vezes, na demora de acesso devido à demanda.
O serviço que permite usar um nome para referir um host na Internet
e ter este nome mapeado em um endereço IP é o DNS (Domain
Name Service).
Utilizando o Telnet, encontrei duas obras cujo resultado da pesquisa
segue abaixo. São dois autores que me interessam: Pierre Levy por
sua contribuição ao mundo virtual e Kurt Lewin por seu trabalho
com grupos.
AUT: LEWIN, KURT TIT: [FIELD THEORY IN SOCIAL SCIENCES. PORTUGUES] TEORIA
DE CAMPO EM CIENCIA SOCIAL PUB: SAO PAULO : PIONEIRA, 1965. 387 P. IL.
AUT: LEWIN, KURT TIT: PROBLEMAS DE DINAMICA DE GRUPO PUB: SAO PAULO : CULTRIX,
1970. 242P. IL. AUT: LEWIN, KURT TIT: TEORIA DINAMICA DA PERSONALIDADE
PUB: SAO PAULO : CULTRIX, 1975. 281 P. IL. AUT: LEWIN, KURT TIT: PRINCIPIOS
DE PSICOLOGIA TOPOLOGICA PUB: SAO PAULO : CULTRIX, EDUSP, 1973. 244 P.
IL.
AUT: LEVY, PIERRE TIT: [LES TECHNOLOGIES DE L'INTELLIGENCE L'AVENIR
DE LA PENSEE A L'ERE INFORMATIQUE. PORTUGUES] AS TECNOLOGIAS DA INTELIGENCIA
: O FUTURO DO PENSAMENTO NA ERA DA INFORMATICA PUB: RIO DE JANEIRO : ED.
34, 1993. 203 P. IL.
AUT: LEVY, PIERRE; AUTHIER, MICHEL TIT: [LES ARBRES DE CONNAISSANCES.
PORTUGUES] AS ARVORES DE CONHECIMENTOS PUB: SAO PAULO : ESCUTA, 1995. 188
P.
AUT: LEVY, PIERRE, 1956-; NEVES, PAULO, TRADUTOR TIT: [QU'EST-CE QUE
LE VIRTUEL? PORTUGUES] O QUE E O VIRTUAL? PUB: SAO PAULO : EDITORA 34,
1996. 157 P.
AUT: LEVY, PIERRE TIT: [L'INTELLIGENCE COLETIVE POUR UNE ANTHROPOLOGIE
DU CYBERSPACE. PORTUGUES] A INTELIGENCIA COLETIVA : POR UMA ANTROPOLOGIA
DO CIBERESPACO PUB: SAO PAULO : LOYOLA, 1998. 212 P. IL.
AUT: LEVY, PIERRE; COSTA, CARLOS IRINEU DA, TRADUTOR TIT: [CYBERCULTURE
PORTUGUES CIBERCULTURA PUB: SAO PAULO : EDITORA 34, 1999. 260 P.
AUT: LEVY, PIERRE; LABROSSE, DARCIA TIT: NOTAS SOBRE A PLANETARIZACAO
E A EXPANSAO DA CONSCIENCIA PUB: PATIO : REVISTA PEDAGOGICA. VOL. 3, N.
9 (MAIO/JUL. 1999).
P. 7-10 No endereço ,
o autor, Steven Stahl examina os novos ambientes e os novos papéis
que serão exercidos por professores e alunos com o advento da Educação
à Distância. Faz essa análise se referenciando a Kurt
Lewin.
Data em que foi respondido: 29/03/00 - 11:53:48
Computador utilizado: (143.54.41.170)
Nome: Silvia Meirelles
Endereco: silvia@forkids.com.br
Opiniao: 1 - Dentro do sistema CBT (Computer Based Training)
foi analisado o software "Aprendendo Internet e Aprendendo HTML". O material
apresenta alguns efeitos gráficos e animação multimídia,
com interface amigável. Os assuntos são colocados em ordem
crescente de dificuldade, mas o usuário tem a opção
de escolher qual deles quer desenvolver primeiro. Mesmo assim, segue padrão
linear, sem interatividade, como questões de revisão para
serem respondidas. Durante seu desenvolvimento usa o estímulo/resposta,
sem explicar o porque das coisas acontecerem daquela forma, prendendo-se
em atividades mecânicas. Seus comandos são feitos através
de afirmações, sem abrir espaço para o questionamento.
Um ponto de destaque é uma pequena introdução que
mostra como usar o ambiente, apresentando os recursos de forma objetiva.
Porém poderia ter uma 'busca' para o usuário procurar direto
o que quer saber.
A passagem de uma tela para outra é manual, permitindo que o
usuário adeqüe ao seu ritmo, ao mesmo tempo trabalha com uma
linguagem já incorporados pelo Windows, por exemplo quando fala
em acionar o painel de controle. Mas poderia incorporar também recursos
(reações humanas) ligadas a outras tecnologias, como colocar
um marcador de livro ou dobrar a ponta da página de interesse, aproximando-se
dos usuários leigos. Na primeira etapa, em "Aprendendo Internet",
utiliza uma linguagem bem coloquial, mas em alguns momentos não
usa terminologias importantes, como ao explicar os sites de pesquisa, não
menciona a palavra link. Também preocupa-se em explicar recursos
de Windows (como 'salvar' e 'barra de rolagem'), distanciando-se do foco
principal, que é Internet. A segunda etapa, "Aprendendo HTML", está
dividida em básico e avançado, dando oportunidade para o
usuário escolher qual nível quer seguir. Em alguns momentos
apresenta falhas nos comandos de duplo clique, o que pode ser corrigido
através do painel de controle. Um ponto positivos é a preocupação
em explicar costumes de quem usa Internet, o que é preciso pagar
e as sugestões de alternativas. Mas poderia trazer dicas sobre a
apresentação do site, como contraste de cores e tamanho das
figuras para não ficar muito lento.
Na estrutura WBT (Web-based Training) foi analisado o "Tutorial sobre
a Internet e seus serviços" da Rede Tchê (www.tche.br/tutorial).
Apesar de apresentar maior alcance, pois não depende da distribuição
de um meio físico (como no caso do CD-ROM), seu bom funcionamento
está vinculado a recursos como linha telefônica e provedor
de acesso. Traz a data da última atualização, o que
é importante para o usuário saber quando ele foi feito e
porque não está adequado aos recursos atuais. Num formato
com muito texto e alguns gráficos e ícones, sua interface
é pouco amigável, sem animação, áudio
e vídeo. Porém, mostra-se direcionado a uma visão
mais humana, apresentando a postura das pessoas que usam a rede, e não
apenas aspectos técnicos. Preocupou-se com a postura das pessoas
em “Ética e Etiqueta na Rede”, apresentando as questões comportamentais
da Internet.
Apresenta uma estrutura que não precisa ser seguida de maneira
rígida e linear, com hyperlinks que explicam a expressão
usada, assim o usuário pode adaptar seus conhecimentos e dificuldades.
O glossário, recurso importante, é bem completo, mas
poderia ter links para a letra do alfabeto desejada, em sua estrutura é
preciso procurar a letra pela barra de rolagem (o que é mais cansativo
e fácil de se perder). E em "recursos e ferramentas", aborda assuntos
introdutório, porém traz “Dicas” interessantes, numa linguagem
como se estivesse falando direto com a pessoa (o que aproxima o usuário
do sistema).
No "Telnet" traz endereços de bibliotecas que podem ser consultados,
abrindo outras possibilidades de pesquisa sobre o assunto que está
sendo estudado. Também preocupa-se em comparar as ferramentas, mostrando
prós e contras, possibilitando que o usuário faça
sua opção de acordo com as necessidades, por exemplo ao comparar
Gopher e Archie.
Um dos pontos positivos é o “Pratique o que você aprendeu.",
para aplicar nos programas o que foi visto, o que poderia ter no final
de cada assunto ou página. Mas, mesmo abrindo espaço para
sugestões e dúvidas do usuário, faltou um lugar para
a interação entre usuários (comunicação
todos-todos), como por exemplo um formulário.
2- O acesso ao telnet não é muito atrativo, com uma interface
pouco amigável e restrições como não aceitar
acentuação e ç. Melhor acessar a Biblioteca pelo Browser
www.sabi.ufrgs.br. Publicações:
- AUT: MORAN, JOSE MANUEL TIT: COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCACAO
PUB: VOL. 26, N. 2 (MAIO/AGO. 1997). P. 146-153
- AUT: MORAN, JOSE MANUEL TIT: COMUNICACAO E INTERNET PARA UMA NOVA
EDUCACAO PUB: VOL. 1, N. 2 (JUL./DEZ. 1998). P. 234-246
- AUT: LEVY, PIERRE TIT: AS TECNOLOGIAS DA INTELIGENCIA PUB: RIO DE
JANEIRO : ED. 34, 1995. 203 P. SER: COLECAO TRANS
- AUT: LEVY, PIERRE; COSTA, CARLOS IRINEU DA TIT: CYBERCULTURE. CIBERCULTURA
PUB: SAO PAULO : EDITORA 34, 1999. 260 P. SER: COLECAO TRANS
- AUT: DYSON, ESTHER TIT: RELEASE 2.0. [PORTUGUES] RELEASE 2.O PUB:
RIO DE JANEIRO : CAMPUS, C1998. 316 P.
- AUT: SEABRA, CARLOS TIT: USOS DA TELEMATICA NA EDUCACAO PUB: VOL.
5, N. 10 (JUL. 1995). P. 4-12
3 - O nome do serviço DNS (Domain Name System). 4 - A revista
encontrada é Isto é Digital - Educação www.terra.com.br/istoe/digital/educacao.htm
. A matéria Geração WWW – Computadores não
tem mistérios para os nascidos na Era da Informação,
de Darlene Merconi e Flávio Sampaio, trata do comportamento das
crianças e adolescentes diante da onda digital. Entre os pontos
de vistas apresentados está como os adultos podem reagir diante
dos paradigmas dessa nova geração e a abordagem dada pela
Escola do Futuro, núcleo de pesquisa da Universidade de São
Paulo (USP), na investigação de novas tecnologias de comunicação
aplicadas à educação.
Data em que foi respondido: 30/03/00 - 17:52:14
Computador utilizado: (200.132.254.151)
Nome: Ana Cláudia Siluk
Endereco: anasiluk@zaz.com.br
Opiniao: Os materiais instrucionas estudados sobre os serviços
oferecidos pela Internet, apresentam características positivas e
negativas, dentre as quais destacam-se:
POSITIVAS
- As informações são atualizadas
- Fáceis de usar
- O usuário pode usar o material a qualquer hora
- O usuário estabelece seu próprio ritmo de trabalho
NEGATIVAS
- Os materiais apresentam uma linearidade na apresentação
- Recursos gráficos mais atrativos foram pouco explorados
- Uso intenso de links, fazem o usuário se "perder" em meio
a tanta informação
- Material muito pesado, dificulta o acesso na Internet
Ao utilizar o serviço Telnet, a publicação julgada
relevante para minha área de pesquisa é:
AXT, Margarete; FAGUNDES, Léa da Cruz. EAD. Curso de
Especialização via Internet: Buscando Indicadores de
Qualidade.
Congresso Internacional LOGO (7.:1995: Porto Alegre) Anais. Porto
Alegre: LEC/UFRGS, 1995. p. 120-131.
Quanto ao uso do arquivo citado na Questão 3, referente ao
serviço, o nome do serviço é DNS, ( Servidor de
Nomes).
A democratização dos meios de comunicação,
sobretudo da Internet, foi o assunto que julguei relevante à minha
área de pesquisa. A matéria intitulada Rede Social, encontra-se
na Revista Internet.br, http://www.internetbr.com.br e apresenta a
preocupação que a Internet promova a democratização
da informação e contribua com o desenvolvimento do
conhecimento,
propiciando desta forma, o crescimento de atitudes de Cidadania nos
setores menos desenvolvidos e menos privilegiados socialmente.
Apresenta também, depoimentos e pontos de vista de várias
organizações não governamentais, que participam do
projeto em
prol da democratização e Cidadania do mundo digital.
Tendo o interesse em pesquisar a formação de professores
em EAD, considero necessário que estes assuntos sejam discutidos
e estudados.
Data em que foi respondido: 31/03/00 - 12:00:30
Computador utilizado: (200.132.39.142)
Nome: Eunice Maria Mussoi
Endereco: eunice@nters-sma.tche.br
Opiniao:
1. Avaliação do material instrucional oferecidos pela
internet e por CBT (Bellcore):
O material instrucional da internet vem em forma de hipertexto, o que
permite a interação de uma página para outra através
de links que remetem a sites que, muitas vezes, demoram para carregar ou
simplesmente não estão disponíveis no momento. Apresenta
textos pequenos e outros muito extensos, alguns deles são muito
interessantes e ricos em informações. Os textos extensos
tornam-se cansativos para a navegação e leitura das informações
contidas neles. Muitas vezes recorre-se à impressora. Em outras
palavras, definiria como "um livro lincado a outro, através de suas
páginas".
A CBT analisada apresenta informações sobre TCP IP através
de textos curtos e testes, todos eles ligados por links. Os testes possuem
somente uma única alternativa correta sobre o assunto, também
propiciam uma parada para verificar se está ocorrendo aprendizagem
ou não e posterior retomada do assunto. As figuras e cores presentes
o tornam mais agradável. Em outras palavras seria como "um livro
pequeno, com textos curtos e testes interligados".
Acredito que estes materiais instrucionais são úteis
e atrativos até certo ponto, porém depende do objetivo da
aula elaborada pelo professor e se o aluno costuma ser autônomo na
construção de seu conhecimento. Só absorver informações
nos deixa um pouco "capengas" a prática delas é que nos completa
e nos leva a novas reflexões. É muito importante os momentos
de discussões e cooperação, onde as pessoas começam
a compartilhar seus conhecimentos deixando o individualismo um pouco de
lado.
2. Publicações encontradas:
AUT: FAGUNDES, LEA DA CRUZ; BASSO,MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO.
TIT: INFORMÁTICA EDUCATIVA E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM.
AUT: LEVY, PIERRE
TIT: AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA : O FUTURO DO PENSAMENTO
NA ERA DA INFORMÁTICA.
3. O serviço chama-se DNS ( Sistema de domínio).
4. Fiquei decepcionada durante alguns momentos de minha pesquisa pela
internet, pois tornou-se muito demorada. Após várias tentativas
selecinei, através do cadê o site www.Geocities.com.Augusta/6056/infied.htm
( http://www.usp/geral/cultura/lyman.htm ) Que aborda temas como o computador,
realidade virtual, "ciberia", alguns serviços oferecidos através
do computador e internet, os relacionamentos humanos com o computador até
chegar a questão mais importante: se as realidades virtuais podem
ser planejadas para estender a educação para todos.
Data em que foi respondido: 31/03/00 - 18:06:45
Computador utilizado: apollo.ucs.br (200.248.40.130)
Nome: Isolda, Laurete, Martha
Endereco: ninnc@nutecnet.com.br, sauers@nutecnet.com.br, mbvieira@ucs.tche.br
Opiniao:
Registro das atividades da aula dois.
Alunas: Isolda Giani de Lima; Laurete Zanol Sauer e Martha Barcellos
Vieira
e-mails: ninnc@nutecnet.com.br;
sauers@nutecnet.com.br; e mbvieira@ucs.tche.br
Observação: Estamos só agora registrando
nossa participação pois durante o período de aula,
na segunda-feira, não foi possível elaborar adequadamente
a nossa análise, por não termos ainda familiaridade com os
temas propostos. Como moramos todas em Caxias, combinamos que cada uma
de nós continuar estudando e no dia de hoje, possível para
nos reunir-mos as três, estamos conversando sobre o que observamos
e registrando, cooperativamente, nossas conclusões.
Atividade 1. Aspectos positivos e
negativos de sistemas instrucionais sobre a internet e seus serviços.
Tutoriais analisados:
Tutorial sobre a internet e seus serviços - http://www.tche.br/tutorial/
Neste momento, em que estamos escrevendo nosso relatório, a página
não está disponível.
Obs. Descreveremos sucintamente conforme nossas lembranças
do que observamos na aula de segunda-feira.
Contém informações sobre os serviços de
correio eletrônico (listas e fóruns de discussão, além
de regras de boa comunicação eletrônica e de ética);
localização de pessoas endereços eletrônicos
pela internet; FTP, telnet e um glossário.
Aspectos positivos
-
redação clara, na explicações dos serviços;
-
boa orientação de utilização dos serviços
FTP e telnet, suficientes para um bom entendimento para pessoas iniciantes;
-
a parte referente ao correio eletrônico está muito bem apresentada
e completa em termos dos recursos próprios desse serviço;
-
glossário com grande quantidade de termos.
Aspectos negativos
-
alguns dos termos do glossário estão explicados de forma
essencialmente técnica, dificultando a compreensão do seu
significado.
Tutorial sobre a internet e seus recursos, disponibilizado
pela Microsoft
Contém: página de introdução; fundamentos
de como navegar na web e tópicos avançados
Aspectos positivos
-
linguagem simples e direta;
-
fornece exemplos de procedimentos similares;
-
apresenta uma parte inicial com instruções elementares, como
ajuda aos iniciantes;
-
avanço seqüencial;
-
respostas simples a um grupo de questões colocadas como dificuldades
mais freqüentes;
-
glossário com termos técnicos simplificados, o que colabora
para a compreensão;
-
glossário com possibilidade de acesso por letra do alfabeto.
Aspectos negativos
-
não apresenta índice do tutorial no início da página,
somente no final, e só então é permitido acesso aos
tópicos abordados, de forma direta e individual;
-
glossário sem links;
-
não dá acesso a informações sobre serviços
da internet;
-
material não é atual, com data de 1996.
CBT analisado:
A&T-Analysis & Tecnology, Inc.
Contém: introdução sobre a internet e www; informações
e instruções básicas: conexão internet
(visão sobre a internet, conexões dial-up, ppp/slip e diretas);
procedimentos básicos (e-mail, news-groups, telnet, ftp, gopher);
www (visão sobre www, browsers www, componentes multimídia,
criação de páginas www); multimídia na internet
(real-time audio playback, audio-conferência, vídeo-conferência,
virtual reality modeling linguage)
Aspectos positivos
-
explicações simples;
-
apresentação por tópicos;
-
possibilidade de exploração individual dos tópicos;
-
apresentação agradável;
-
forma de avanço é dada por uma ordem que reforça o
tópico abordado;
-
imagens com animações que reforçam as explicações;
-
bastante interativo utiliza a didática aprender fazendo;
-
dá uma visão geral e simples aos iniciantes.
Aspectos negativos
-
a língua inglesa pode atrapalhar a compreensão dos que não
dominam a linguagem e os termos técnicos da informática;
-
apresentação de cada tópico em seqüência
linear;
-
impossibilidade de avançar, se não for executada a atividade
proposta.
Atividade 2. Utilização do
serviço telnet para acessar asterix.ufrgs.br
O acesso à biblioteca pode ser feito por dois caminhos:
asterix.ufrgs.br com o login bib (em letras letras minúsculas)
e http://www.sabi.ufrgs.br/ onde podemos completar um quadro disponibilizado
sobre informações do título desejado.
Mas, qualquer um dos dois procedimentos é de difícil acesso
e o retorno mais comum é do tipo
Não existe registros para este(s) termo(s)
Acho que ainda não sabemos utilizar, vamos precisar de mais um
tempo.
Atividade 3. Nome do serviço que
permite usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado
em um endereço IP
DNS – Domain Name System – é um serviço que converte URLs
para o formato numérico, que é conhecido como IP (protocolo
da internet que identifica a máquina)
Atividade 4. Página www que
contenha uma resenha de algum jornal ou revista (em Português) relevante
para sua área de pesquisa.
www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/
Revista Brasileira de Informática na Educação:
Públicação oficial de divulgação da
Comissão Especial de Informática na Educação
da Sociedade Brasileira de Educação. A revista tem por finalidade
divulgar a produção técnico-científica relacionada
à área de Informática na Educação e
afins.
A revista está com 5 números editados, dos quais o número
1 está disponível, na íntegra, na internet e dos demais
estão disponibilizados os índices. O número 6 será
publicado em abril de 2000.
Data em que foi respondido: 31/03/00 - 22:13:15
Computador utilizado: scm513.ufrgs.br (143.54.1.215)
Nome: Eunice Polonia
Endereco: epolonia@orion.ufrgs.br
Opiniao: RELATÓRIO
1. BELLCORE TEC - Todos os serviços listados complementam-se.
O Bellmore é o mais restrito m termos de infomação
nova e prática. Dentro do Correio Eletrônico, uma amenidade
interessante é a lista completa dos Smilies e seus significados.
Não os havia utilizado ainda por não ter este tipo de informação
segura.
A parte mais importante é a de serviços via Correio Eletrônico,
onde se aprende a utilizar o ARCHIE para descobrir a localização
de arquivos disponíveis nos servidores de acesso público
da Internet; o TELNET, que permite o nosso acesso ao nosso email mesmo
quando estivermos viajando e o uso do FTP anônimo, para quando não
for possível o acesso à Internet, mas apenas ao correio eletrônico.
Na área de FERRAMENTAS, as informações sobre o
GOPHER e o NETFIND são mais relevantes em termos de algumas informações
novas para localização de dados e pessoas.
2. Livro: Conversando com Jean Piaget. Em Português (5 volumes
na FACED) AUT: BRINGUIER, Jean-Claude.
TIT: [Conversations Libres avec Jean Piaget. Português] Conversando
com Jan Piaget.
EDI: 2 ED
PUB: Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.210 p.
MAC: Psicologia Cognitiva
Loc: EDU 159.9222.7 P579-BR 2.ED
Data em que foi respondido: 01/04/00 - 01:03:08
Computador utilizado: dialin-3.unisc.com.br (200.248.168.220)
Nome:
Endereco:
Opiniao:
Data em que foi respondido: 02/04/00 - 13:02:41
Computador utilizado: 200-191-197-14-as.acessonet.com.br (200.191.197.14)
Nome: Leandro Andrade
Endereco: lemarq@uol.com.br
Opiniao:
Relatório Aula 2 Leandro Andrade Lemarq@uol.com.br Em 02 de
abril de 2000. Iniciei a atividade no laboratório, mas como a navegação
tornou-se, a partir da metade da manhã, extremamente lenta, e porque
é sempre difícil ler textos diretamente na tela do monitor
(ainda mais em se tratando de um texto como o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut),
trabalhei o relatório em casa. 1. Observações sobre
o material instrucional disponível: Considerando os materiais examinados,
em minha opinião, o que apresenta maiores possibilidades é
o tutorial Tchê, que organiza-se como hipertexto e permite, neste
sentido, uma navegação relativamente rica, em termos de rápidas
conexões. Em termos de conteúdo, o texto é bastante
preciso e revela cuidado com uma linguagem acessível ao usuário
iniciante. Surpreendentemente, os tutoriais da Microsoft (perguntas mais
freqüentes e glossário) são estáticos, apenas
reproduções de textos lineares. O CBT da Bellcore, a sua
vez, instalado a partir de CD-Rom, embora permitindo uma navegação
rápida, é bastante limitado. A interface é pouco atrativa,
e as opções definem caminhos quase lineares à "aprendizagem".
Os testes são óbvios e a interação muito pobre,
reduzindo-se a clicks em busca de novas telas ou para responder as questões.
Isso torna-se enfadonho percorrer o CD-Rom, já que se mostra previsível.
Em termos de conteúdo, atêm-se a definições
e explicações sucintas. Tanto os tutoriais on line, quanto
CBTs, entretanto, poderiam explorar possibilidades mais amplas no que tange
ao processo de aprendizagem. Uma maior interação e interfaces
mais atrativas fariam com que estas ferramentas tivessem um papel ativo
na aprendizagem. Exemplo de definição, tomado do glossário
da Microsoft: J JPEG JPEG (Joint Photographic Experts Group) é um
método popular usado para compactar imagens fotográficas.
Muitos navegadores da web aceitam imagens JPEG como um formato de arquivo
padrão para visualização.
2. Pesquisa através do Telnet, em asterix. ufrgs.br: Ao lado
de Piaget, Christopher Alexander, arquiteto austríaco-americano,
é um dos meus referenciais mais importantes em meu trabalho de pesquisa.
Por isso busquei:
AUT: ALEXANDER, CHRISTOPHER; ISHIKAWA, SARA; SILVERSTEIN, MURRAY TIT:
A PATTERN LANGUAGE/UN LENGUAJE DE PATRONES : CIUDADES, EDIFICIOS, CONSTRUCCIONES
UN LENGUAJE DE PATRONES PUB: BARCELONA : GILI, 1977. 1016P. DES., FOT.
SER: ARQUITECTURA/PERSPECTIVAS MAC: ARQUITETURA DES: ARQUITETURA: TEORIA
PADROES CONSTRUTIVOS LOC: ARQ 72.01 A375P 0049417-0 AUT: ALEXANDER, CHRISTOPHER;
SILVERSTEIN, MURRAY; ANGEL, SHLOMO TIT: THE OREGON EXPERIMENT PUB: NEW
YORK : OXFORD UNIV., 1975. 190P. PLANTA, FOT. MAC: ARQUITETURA DES: ARQUITETURA:
TEORIA UNIVERSIDADE DE OREGON: PLANEJAMENTO URBANISMO
3. Buscar o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut
usando FTP anônimo e responder qual o nome do serviço que
permite usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado
em um endereço IP para efetivamente acessar algum serviço
daquele host. Colocar esta resposta no relatório O serviço
que permite um nome para referir um host na Internet, mapeando este nome
em um endereço IP é o DNS – Domain Name System .
4. Pesquisa na WWW Naveguei, através do portal UOL e do procurador
yahoo. Acessei os sites da Editora Projeto (que publica a revista Projeto
& Interiores) e da Editora PINI (que publica AU - Arquitetura e Urbanismo).
São páginas mais informativas, com poucas possibilidades
de acesso aos textos completos. De fato, nos dois casos, estão em
construção: as páginas apresentam vários links
não ativos, ou seja, que provavelmente serão disponibilizados
futuramente. Depois, visitei uma das minhas revistas favoritas a Supernteressante,
de onde reproduzo a noticia abaixo, relacionada a minha área de
trabalho: Aqueles que moram numa metrópole como São Paulo
conhecem a via-crúcis de todo dia: dormir tarde, acordar cedo e
mergulhar num congestionamento de casa para o trabalho. Mesmo que sejam
apenas 400 metros entre um ponto e outro, pode-se levar mais de meia hora
para cruzar os 87 andares que separam o apartamento do escritório.
Nos horários de pico, os elevadores estão sempre lotados,
há filas nos corredores e o sobe-e-desce não tem fim. Mas
a correria não pára por aí. É preciso também
achar tempo para deixar as crianças na escola, que fica no 45º
andar, fazer supermercado no 91º e descer voando ao 20º para
não perder o dentista. E, como ninguém é de ferro,
três vezes por semana tem academia no 108º. No meio desse corre-corre
danado, um mês se passou e você nem sequer se deu conta de
que não pôs os pés na rua uma única vez. Tudo
aconteceu num edifício só. Esse cenário pode parecer
sonho para alguns e pesadelo para outros. A verdade, porém, é
que ele pode se tornar realidade em 2005, acompanhando uma tendência
que vem se espalhando por países emergentes. É para essa
data que está programada a inauguração, no centro
da capital paulista, de um megaedifício de 510 metros de altura
com nada menos do que 108 andares - o Maharishi São Paulo Tower.
Ele tem a ambição de se tornar o maior prédio do mundo,
superando os 452 metros do Petronas Tower, em Kuala Lumpur, na Malásia,
o campeão da categoria até o momento. Castelos isolados Esse
arranha-céu não chama a atenção apenas pelo
tamanho. Para começo de conversa, trata-se de um projeto de inspiração
esotérica, bancado pelos dólares do guru indiano Maharishi
Mahesh Yogi. Além disso, a obra provoca muita controvérsia,
pois deve desfigurar uma vasta área do centro velho de São
Paulo ao mesmo tempo que pretende revitalizá-la. Ao redor dele será
construído um parque de mais de 1 milhão de metros quadrados
que riscará do mapa quase 100 quarteirões. Se for mesmo aprovado
e construído, o prédio será uma cidade vertical, quase
à parte do resto de São Paulo - seria possível até
nascer e morrer sem cruzar o hall de entrada. "A independência do
resto da cidade é uma das grandes qualidades da torre", disse à
SUPER o arquiteto Cândido Malta Filho, responsável pela tropicalização
do projeto, a adaptação ao Brasil do conceito desenvolvido
pela empresa Minoru Yamasaki Associates, nos Estados Unidos. "Vai ser como
morar numa cidade do interior", sustenta Malta Filho. A arquiteta Raquel
Rolnik discorda. Para ela, a superconcentração representa
uma arquitetura do passado, geradora de um espaço voltado para si
mesmo. "Viveríamos em castelos isolados", adverte. "Não haveria
mais os contrastes que enriquecem as relações humanas no
espaço urbano." Algo mais De 1931 a 1954, o Empire State Building
reinou absoluto, com seus 373 metros, 102 andares e 1 800 degraus, como
a construção mais alta do planeta. Fica no centro de Manhattan,
na esquina da Quinta Avenida com a Rua 34. É um dos pontos turísticos
mais visitados de Nova York." Na próprio site da UFRGS, encontra-se
um link para publicações eletrônicas - www.ufrgs.br/peletronica.html
- onde a Revista do Mestrado da Comunicação mostra ser uma
das mais completas - www.ufrgs.br/intexto/ . Daí tomei o resumo
do artigo abaixo, de interesse direto em minha área de pesquisa.
Cibercultura, ciberciudad, cibersociedad. Hacia la construcción
de mundos posibles en nuevas metáforas conceptuales Jesús
Galindo Cáceres En este artículo se reflexiona sobre las
nuevas formas de sociabilidad, las modificaciones en la percepción
espacio-temporal, las reconfiguraciones territoriales que la nueva estructuración
de la información impone. Se trata del pasaje de sociedades informáticas
y de las de comunicación hacia las cibersociedades, caracterizadas
por un tipo de organización de la información horizontal,
que supone un aprovechamiento múltiple del espacio virtual, y de
las posibilidades de interacción y de interconexión entre
los sujetos. Estas cibersociedades y ciberculturas introducen una mudanza
en las formas de actuar y de percibir lo social: horizontal, multinteractiva,
y expansiva. Alejado del esquema vertical, las nuevas ecologías
y sociabilidades invitan a transformar e l mundo real a través del
mundo virtual. Palabras-chave: cibersociedad - socialización - espacio
virtual Ainda nas publicações eletrônicas da UFRGS,
encontra-se o link para a revista cidade/sistema - www.ufrgs.br/cidade/
-, que infelizmente parece abandonado.
Data em que foi respondido: 02/04/00 - 19:01:06
Computador utilizado: scm512.ufrgs.br (143.54.1.214)
Nome: Eunice Polonia
Endereco: epolonia@orion.ufrgs.br
Opiniao: 3. Nome do serviço: DNS = Sistema de domínios
Data em que foi respondido: 02/04/00 - 19:40:20
Computador utilizado: scm512.ufrgs.br (143.54.1.214)
Nome: Eunice Polonia
Endereco: epolonia@orion.ufrgs.br
Opiniao: Depois de perder um tempo incomensurável tentando encontrar algo de meu interesse EM PORTUGUÊS, conforme era solicitado na tarefa, e não ter obtido bom resultado, voltei-me para o site em inglês de língua e tecnologia - LANGUAGE LEARNING& TECHNOLOGY - onde encontrei o artigo intitulado O USO DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA EM ESTUDOS EXPERIMENTAIS DA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA: UM LEVANTAMENTO DE ALGUMAS TÉCNICAS E ALGUNS ESTUDOS EM ANDAMENTO, da autoria de Jan H. Hulstijn, da Universidade de Amsterdam.
As investigações relatadas relacionam-se á aquisição do automatismo na leitura, escrita e compreensão auditiva em segunda língua e ao uso de dicionários eletrônicos bilíngûes. Dois pacotes de software foram desnvolvidos especialmente para a análise da interlíngua: COMOLA (Jagtman & Bugaed, 1994) e COALA (Pienemann, 1992). Constatou-se o uso de apenas um pequeno número de técnicas de elicitação assistidas por computador em apenas umas poucas áreas dentro do domínio da aquisição da segunda língua. Quando os pesquisadores de aquisição de segunda língua chegam a usar o computador, quase sempre tomam emprestadas as ferramentas desenvolvidas em departamentos para a pesquisa psicolingüística.
Data em que foi respondido: 02/04/00 - 20:10:38
Computador utilizado: (200.248.244.85)
Nome: Kátia Pontes
Endereco: katiapontes@cpovo.net
Opiniao: Os multimeios têm ingressado na educação há vários anos. Iniciamos com o uso da televisão, vídeo, músicas e atualmente, cada vez mais vemos o computador inserido no contexto educacional. Com o crescimento das redes de informação (WWW), sentimos que a escola não pode ficar afastada desta nova realidade e ferramenta.
Surgem muitas questões como:
De que forma poderemos utilizar a internet como ferramenta positiva de crescimento criativo e questionador e banco de dados (instrumento de pesquisa) para nosso aluno?
Que tipo de orientação devemos dar aos nossos alunos a fim de que utilizem a rede de forma crítica, questionando e procurando confirmações ou não para as informações acessadas?
Nós, professores estamos preparados, e nos sentimos preparados, para lidar com essa nova realidade ?
As estruturas da escola (espaço físico, orientação política da mantenedora etc) viabilizam a construção de um projeto realmente adequado à realidade?
Não resta dúvida que o computador faz parte da vida de todos. Acredito que podemos inclusive dizer que, independente de classe cultural ou nível sócio-econômico todos têm acesso e necessitam utilizar de alguma forma a informática. Cabe a escola, dentro desta realidade, buscar novos caminhos e participar desta nova realidade, proporcionando à sua clientela orientação e utilização pedagógica e informativa de ambientes informatizados.
Esta 2ª aula foi muito interesse pois trouxe informações sobre diversas ferramentas da internet, muitas inclusive que eu já utilizava, sem saber realmente o que era. Tais informações me trouxeram à reflexão, novamente, uma preocupação constante que tenho: A necessidade de informações para os professores “de ponta”, os que estão na escola. Alguns ainda negam-se a admitir a necessidade de integrarem-se à informática e usar em seu trabalho muitas vezes por simples falta de informação.
Usando TELNET foi possível acessar a biblioteca da ufrgs onde pesquisando sobre “informática na escola” e o título “máquina das crianças”, obtive as seguintes informações:
AUT: PAPERT, SEYMOUR A.
TIT: [THE CHILDREN'S MACHINE. PORTUGUES]
A MAQUINA DAS CRIANCAS : REPENSANDO A ESCOLA NA ERA DA INFORMATICA
PUB: PORTO ALEGRE : ARTES MEDICAS, 1994. 210 P. IL.
MAC: EDUCACAO
ENSINO E APRENDIZAGEM
APLICACAO DOS COMPUTADORES
DES: COMPUTADOR NA EDUCACAO: PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
EDUCACAO E INFORMATICA
LINGUAGEM LOGO
LOC: EDU 371.694 P214C=P
EDU 371.694 P214C=P E.2
EDU 371.694 P214C=P E.3
EDU 371.694 P214C=P E.4
PSICO 371.39445 P214C
PSICO 371.39445 P214C E.2
PSICO 371.39445 P214C E.3
PSICO 371.39445 P214C E.4
PSICO 371.39445 P214C E.5
MAT P214M ENSINO 7
MAT P214M ENSINO 7 E.2
AUT: VALENTE, JOSE ARMANDO
TIT: INFORMATICA NA EDUCACAO : CONFORMAR OU TRANSFORMAR A ESCOLA
PUB: PERSPECTIVA : REVISTA DO CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCACAO. VOL. 13, N. 24
(JUL./DEZ. 1995). P. 41-49
MAC: ENSINO E APRENDIZAGEM
DES: INFORMATICA NA EDUCACAO: COMPUTADOR NA EDUCACAO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
ESCOLA
LOC: EDU P PERSPECTIVA...
0160724-1
AUT: WERLE, FLAVIA OBINO CORREA
CNG: JORNADA DE REVITALIZACAO DA ADMINISTRACAO DA EDUCACAO (2. : 1993 : PORTO
ALEGRE)
TIT: A INFORMATICA DA ADMINISTRACAO DA EDUCACAO : PESQUISA E PRATICA
PUB: CADERNOS CEDAE. VOL. 2, N. 2 (1995). P. 87-98
MAC: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
DES: INFORMATICA NA EDUCACAO: ESCOLA: INOVACAO EDUCACIONAL: BRASIL: COMPUTADOR
NA EDUCACAO: ENSINO DE PRIMEIRO GRAU
LOC: EDU P CADERNOS...
0213998-6
AUT: CASTRO, MARTA LUZ SISSON DE
CNG: JORNADA DE REVITALIZACAO DA ADMINISTRACAO DA EDUCACAO (2. : 1993 : PORTO
ALEGRE)
TIT: A INFORMATICA E A ADMINISTRACAO DA EDUCACAO : ALGUMAS REFLEXOES PESSOAIS
PUB: CADERNOS CEDAE. VOL. 2, N. 2 (1995). P. 99-108
MAC: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
DES: INFORMATICA NA EDUCACAO: ESCOLA: INOVACAO EDUCACIONAL: COMPUTADOR NA
EDUCACAO: DESIGUALDADE SOCIAL: BRASIL: TECNOLOGIA EDUCACIONAL
LOC: EDU P CADERNOS...
0214065-5
AUT: JUREMA, ANA CRISTINA L.A.
TIT: COMPUTERS IN SCHOOLS : ARE THEY REALLY MAKING A DIFFERENCE?
PUB: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO (7. : 1996 : BELO
HORIZONTE) . ANAIS. BELO HORIZONTE: UFMG/ICEX, 1996. P. 351-363
MAC: ENSINO E APRENDIZAGEM
DES: TECNOLOGIA EDUCACIONAL: INFORMATICA NA EDUCACAO: COMPUTADOR NA EDUCACAO:
ESCOLA: ESTADOS UNIDOS: POLITICAS PUBLICAS
LOC: EDU 371.68:061.3(81) S612A 1996
0214861-7
AUT: BRASILEIRO, SHEILLA ALESSANDRA; FIDALGO, FERNANDO SELMAR, ORIENTADOR DE
TRABALHO
TIT: O COMPUTADOR COMO MEDIADOR DOS PROCESSOS PEDAGOGICOS : UM ESTUDO
EXPLORATORIO EM ESCOLAS DE BELO HORIZONTE
PUB: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO (7. : 1996 : BELO
HORIZONTE) . ANAIS. BELO HORIZONTE: UFMG/ICEX, 1996. P.437-439
MAC: ENSINO E APRENDIZAGEM
DES: TECNOLOGIA EDUCACIONAL: INFORMATICA NA EDUCACAO: COMPUTADOR NA EDUCACAO:
ESCOLA: BELO HORIZONTE
LOC: EDU 371.68:061.3(81) S612A 1996
0214950-7
Ainda utilizando TELNET, fiz várias tentativas para acessar o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut, indicado para realizar FTP, porém não tive sucesso. Pretendo retomar esta atividade como experiência.
Usando o serviço de busca da página inicial do UOL, acessei textos sobre informática educativa, tendo encontrado muitos interessantes. Chamou minha atenção o fato de aparecer o mesmo autor de alguns livros indicados na pesquisa efetuada na biblioteca. Alguns links:
http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/prf_txtie.shtm
http://www.pueridomus.br/projetos/informatica/ef/
2/04/2000 – Kátia Silveira Pontes
Data em que foi respondido: 02/04/00 - 20:13:02
Computador utilizado: dialin-1.unisc.com.br (200.248.168.218)
Nome: Marcio
Endereco: mmartins@unisc.com.br
Opiniao: Relatório da aula 2
1.Estudar os serviços oferecidos pela Internet e avaliar o material instrucional relacionando características positivas e negativas.
Avaliar significa antes de mais nada estabelecer parâmetros. Neste caso, poderíamos buscá-los em varias perspectivas, desde: a possibilidade de construção de conhecimento, a interatividade, a precisão e segurança das informações, a organização das informações, etc.
Em se tratando de um material instrucional, irei questioná-los apenas do ponto de vista da informação (interatividade, organização, complexidade....)
Ambos os tutores aproveitam o uso da hipertextualidade, embora complexificam-a de modo diferenciado. Apresentam, de uma maneira geral, informações claras e objetivas sendo que o primeiro deles (Tutorial sobre a Internet e seus serviços - http://www.tche.br/tutorial/ ) excede na hipertextualidade, no sentido da falta de alguns menus fixos para permanente orientação, levando o usuário a perder (em determinados momentos) seus referenciais de "navegação". Já os tutores da Microsoft apresentam uma característica bem distinta, apostando mais num processo linear e contínuo de expor a informação o que também se constitui um limitador na navegação.
Assim, o primeiro é mais adequado para quem já tem uma noção da informação que está procurando, ou ainda, independente de ter ou não esta noção, dispõe de uma facilidade de aprender numa estrutura mais caótica no sentido da não linearidade.
Já o segundo serve mais a um usuário que busca uma visão geral do assunto, não se importando de obtê-la de uma forma mais seqüencial.
Achei bastante positivo os links apresentado no primeiro tutorial com possibilidades de interagir com os recursos os quais estavam sendo discutidos (por exemplo o acesso a bibliotecas para exemplificar o uso do telnet)
O glossário da Microsoft é bem mais incompleto do que o apresentado Tutorial sobre a Internet e seus serviços (http://www.tche.br/tutorial).
2.Utilizando o serviço telnet asterix.ufrgs.br (user bib)
AUT: PRIGOGINE, ILYA; STENGERS, ISABELLE, COLABORADOR
TIT: [LA FIN DES CERTITUDES TEMPS, CHAOS ET LES LOIS DE LA NATURE. PORTUGUES]
O FIM DAS CERTEZAS : TEMPO, CAOS E AS LEIS DA NATUREZA
PUB: SAO PAULO : ED. UNESP, 1996. 199 P. IL.
SER: BIBLIOTECA BASICA
MAC: CIENCIA
FILOSOFIA
DES: FILOSOFIA DA CIENCIA
TEMPO
TEORIA DO CAOS
LOC: PSICO 501 P951F
3. DNS (Domain Name System)
4. Entrando no site do Alta Vista e procurando por revista+educacao acabei indo parar na home page do LITE - Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais da Faculdade de Educação da Unicamp(http://lite.fae.unicamp.br/repeduc/) encontrei vários links interessantes para diversas revistas especializadas em educação e EAD além, de um número também significativo de links para artigos em outros sites, principalmente em EAD.
Navegando por lá acabei chegando aqui. Ou melhor apontei o mouse para link da Revista Educação & Realidade daqui da UFRGS, onde encontrei o editorial do volume 23 (n. 2 jul/dez 1998) onde a Professora Rosa Maria Bueno Fischer abre a revista que traz como tema em destaque: Currículo, Conhecimento e Formação Docente. Nesta abertura, a professora faz inúmeros questionamentos, entre eles: Como pensar na contemporaneidade o "acontecer pedagógico", se nossas certezas - sobre quem ensina e quem aprende, o que se ensina e o que se aprende, quando e como se ensina e se aprende - já não existem, pelo menos não tão claramente como em outros tempos? O próprio modo de perguntar sobre os acontecimentos da prática educacional sofre transformações que quase nos atropelam: quais os lugares de aprender na sociedade e qual o estatuto da escola nessa multiplicidade de espaços "pedagógicos"? Que tipo de educador se exige num tempo em que a informação se multiplica quase ao infinito? Que tarefa é reservada ao ensino e à aprendizagem no espaço escolar, num país como o nosso, em que convivem as mais avançadas propostas educacionais e as lutas básicas por uma remuneração justa do trabalho docente e por condições materiais minimamente humanas? Como acompanhamos as inúmeras conquistas sociais de respeito às diferenças (de gênero, raça, etnia, idade, porte de deficiências, e assim por diante) e como nos posicionamos concretamente diante delas, na formação dos professores, na elaboração dos currículos, na prática cotidiana da produção do conhecimento escolar?
Sem sombra de dúvidas estes questionamentos são bastante pertinentes no momento atual em que nos encontramos. Onde as tecnologias da inteligência compartilham cada vez mais com o nosso sistema cognitivo formando neste sentido, uma ecologia cognitiva (definida por Levy a partir de Bateson).
Data em que foi respondido: 02/04/00 - 23:34:22
Computador utilizado: s17pm32.viavale.com.br (200.213.17.210)
Nome: Silvia Ferreto da Silva
Endereco: ferreto@viavale.com.br
Opiniao: RELATÓRIO – AULA 2
Silvia Ferreto da Silva
ferreto@viavale.com.br
Serviços oferecidos pela Internet e suas vantagens
A World Wide Web fornece acesso fácil para uma vasta variedade de informações. Nela encontramos arquivos de texto, som, imagem e até mesmo vídeo. Uma página da Web favorece a aprendizagem à distância. Através dela podemos ter acesso a uma fonte de informações governamentais, a uma exposição de um museu on-line, uma lição de um curso de ensino a distância, uma mostra de arte, jornais, revistas, publicações e outras fontes culturais.
Através de um navegador da Web podemos enviar mensagens ou participar de discussões on-line. Atualmente já podemos participar de uma videoconferência pela Web, onde as mensagens são publicadas para discussões em tempo real.
O correio eletrônico, ou e-mail é atualmente o mais comum e poderoso das aplicações da internet. Ele possibilita enviar e receber mensagens pela Internet. Muitos projetos de ensino a distância podem utilizar o correio eletrônico fornecendo a seus alunos uma oportunidade de interação com colegas e professores ao redor do planeta. Além disso, via correio eletrônico é possível participar de grupos de discussões para professores na Internet, como o Edtech, grupo que analisa o uso da tecnologia em ambientes educacionais.
O FTP é um processo usado para transferir arquivos de um computador para outro e pode ser um aplicativo extremamente útil e poderoso. Através dele podemos acessar softwares de aprendizagem, programas ou arquivos de informações. Utilizando FTP pode-se trazer rapidamente muitos recursos úteis para a sala de aula. A Schoolnet, do Canadá, é um site de FTP que disponibiliza recursos para professores.
Telnet é uma maneira de conectar-se a um computador em uma localização remota e utiliza-lo como se você estivesse realmente nessa localização. Ele não é um aplicativo muito utilizado atualmente, mas é ótimo para acessar um catálogo de biblioteca on-line de uma universidade.
Serviços oferecidos pela Internet e suas desvantagens
Quando se utiliza a Internet para trocar dados, ou baixar programas de software e executa-los em seu próprio computador, você corre o risco de ser infectado por um vírus. Ao se conectar diretamente com a Internet ou confiar em seu provedor de serviços para proteger seus interesses de segurança, expõe-se ao risco de “hacker” ou “cracker” violar seus arquivos e sua comunicação eletrônica.
Outro aspecto negativo da Internet é a pornografia, o racismo e a violência on-line. Entretanto já existem softwares e/ou hardware próprios para limitar o acesso do aluno a este material.
Além dos problemas já citados, verifica-se também a poluição do correio eletrônico por propagandas. Este problema está se tornando desagradável, pois o bombardeio é quase que diário. Com isto perde-se tempo selecionando-se as mensagens.
Utilizando o serviço Telnet
Para utilizar telnet, basta algum tipo de software de cliente telnet. É possível executa-lo, utilizando um navegador da Web, mas só se você configurou um aplicativo auxiliar antecipadamente. Conforme a questão 2, foi utilizado o serviço telnet e acessado asterix.ufrgs.br para descobrir uma publicação relevante à linha de pesquisa escolhida.
Este é o resultado da pesquisa:
AUT: PIMENTEL, MARIA DA GRACA CAMPOS; HAGUI, SANDRA HARUMI
TIT: USANDO A WWW COMO FERRAMENTA DE APOIO DO ENSINO
PUB: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO (7. : 1996 : BELO
HORIZONTE) . ANAIS. BELO HORIZONTE: UFMG/ICEX, 1996. P. 55-68. IL.
MAC: ENSINO E APRENDIZAGEM
Buscando o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut e respondendo qual o nome do serviço que permite usar um nome para referir um host na Internet e ...
O arquivo foi encontrado. O nome do serviço é DNS ( Domain Name Sistem)
Pesquisa em uma página WWW contendo uma resenha sobre a linha de pesquisa Teleinformática e Educação a Distância.
A pesquisa foi feita no site do Estadão.com.br, caderno 2 de 02 de abril de 2000.
O URL é http://www.estado.com.br/editoriais/2000/04/02/cad515.html
Comentário
A resenha “O que há de novo na linguagem eletrônica” de Francis Henrik Aubert estabelece uma relação entre a comunicação antes da era eletrônica e a prática geral nestes últimos dez anos. O texto fala sobre a evolução das ferramentas para o processamento textual, a produção coletiva de textos em ambiente eletrônico, o emprego de softwares de memória e tradução e da possibilidade quase ilimitada de inclusão de marcadores de layout produção textual, que o ambiente eletrônico proporciona. O texto é muito interessante, pois mostra que muitas das aparentes novidades que se abrigam no espaço dos monitores na realidade nada têm de novo na sua essência.
Data em que foi respondido: 03/04/00 - 04:34:24
Computador utilizado: prt14u59.ez-poa.com.br (200.248.111.189)
Nome: Claudia Uchoa
Endereco: uchoal@hotmail.com
Opiniao: 1. Estudar os serviços oferecidos pela Internet e avaliar o material instrucional relacionando características positivas e negativas.
Rede Tchê: site extremamente simples, com conteúdo consiso e uma linguagem bastante acessível para leigos o que o torna útil para iniciantes. A navegabilidade é um pouco prejudicada pois somente utiliza recursos de hipertexto ou seja, quando se mergulha em algum dos item os outros tópicos apresentados não permanecem disponibilizados na página.
Seria interessante uma barra de menu fixa disponibilizando os principais tópicos.
Tutoriais da Microsoft: é engraçado uma empresa do porte da Microsoft falar sobre a Internet e seus recursos utilizando definições tão limitadas e apresentando-as de uma maneira tão linear, em forma de eslaides.
Glossário da Microsoft: algumas definições incompletas, quase não apresentando hiperlinks para aprofundamento ou cruzamento de informações.
2. Publicação relevante à sua area de pesquisa disponível nas bibliotecas da UFRGS.
Minha área de interesse é Mundos Virtuais em 3D para uso educacional na Internet.
- CNG: WORKSHOP BRASILEIRO DE REALIDADE VIRTUAL (2. : 1999, NOV. 18-20 : MARILIA, BSP)
WRV (2. : 1999)
TIT: ANAIS
LOC: INF 681.327.16(063) W926A2
- AUT: CASSAL, MARCOS LUIS; LASCHUK, ANATOLIO, ORIENTADOR DE TRABALHO
TIT: CONSTRUINDO AMBIENTES VIRTUAIS COM VRML : TRABALHO INDIVIDUAL
PUB: PORTO ALEGRE : CPGCC DA UFRGS, 1999. 97 F. IL.
LOC: INF FL 1156
- AUT: HEUDIN, JEAN-CLAUDE, EDITOR
CNG: INTERNATIONAL CONFERENCE ON VIRTUAL WORLDS (1. : 1998, JULY 1-3 : PARIS,
FR)
VW (1. : 1998)
TIT: VIRTUAL WORLDS : PROCEEDINGS
PUB: BERLIN : SPRINGER-VERLAG, C1998. 412 P. IL.
SER: LECTURE NOTES IN COMPUTER SCIENCE. LECTURE NOTES IN ARTIFICIAL
INTELLIGENCE, 1434
LOC: INF 681.327.16(063) I61VW
3. Qual o nome do serviço que permite usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado em um endereço IP para efetivamente acessar algum serviço daquele host.
DNS - Domain Name System
4. Resenha de algum jornal ou revista relevante para sua área de pesquisa.
Artigo: Techno Soaps and Virtual Theater - http://www.wired.com/wired/archive/1.02/brenda.html
Autora: Susan McCarthy
Revista eletrônica: Wired - http://www.wired.com
Comentário: este artigo comenta a aplicação dos recursos da teoria teatral para se construir um design efetivo em realidade virtual, a partir das afirmações da pesquisadora Brenda Laurel.
Data em que foi respondido: 03/04/00 - 13:18:42
Computador utilizado: sagitario.pgie.ufrgs.br (143.54.41.155)
Nome: clayton bento da silva
Endereco: clbento@zaz.com.br
Opiniao: aspectos POSITIVOS : Fácil acesso,informação istantânea(quando a conexão é boa),grande quantidade de dados etc...
Aspectos negativos : textos longos, muitos links desnecessários (voltados para propaganda)
Uso do telnet na consulta a biblioteca: Autores : Paim,Marcos Flavio Rodrigues e Aragon de Nevado,Rosane
Título : A Construção de Conhecimento de Alunos de Graduaçâo em Ambiente Telemático .
Uma contribuição sobre EAD Biblioteca Virtual
Data em que foi respondido: 03/04/00 - 13:18:58
Computador utilizado: sagitario.pgie.ufrgs.br (143.54.41.155)
Nome: clayton bento da silva
Endereco: clbento@zaz.com.br
Opiniao: aspectos POSITIVOS : Fácil acesso,informação istantânea(quando a conexão é boa),grande quantidade de dados etc...
Aspectos negativos : textos longos, muitos links desnecessários (voltados para propaganda)
Uso do telnet na consulta a biblioteca: Autores : Paim,Marcos Flavio Rodrigues e Aragon de Nevado,Rosane
Título : A Construção de Conhecimento de Alunos de Graduaçâo em Ambiente Telemático .
Uma contribuição sobre EAD Biblioteca Virtual
Data em que foi respondido: 03/04/00 - 13:22:31
Computador utilizado: sagitario.pgie.ufrgs.br (143.54.41.155)
Nome:
Endereco:
Opiniao:
Data em que foi respondido: 03/04/00 - 13:35:20
Computador utilizado: sagitario.pgie.ufrgs.br (143.54.41.155)
Nome: clayton bento da silva
Endereco: clbento@zaz.com.br
Opiniao: Buscar o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut usando FTP anônimo e responder qual o nome do serviço que
permite usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado em um endereço IP para efetivamente acessar
algum serviço daquele host. Colocar esta resposta no relatório O serviço que permite um nome para referir um host na Internet,
mapeando este nome em um endereço IP é o DNS – Domain Name System .
Data em que foi respondido: 05/04/00 - 22:23:34
Computador utilizado: prt20u48.ez-poa.com.br (200.248.54.114)
Nome: Letícia Silva Garcia
Endereco: lsgarcia@ez-poa.com.br
Opiniao:
1
- Estudar os serviços oferecidos pela Internet e avaliar o material instrucional relacionando características positivas e negativas. Elaborar um relatório usando um editor de texto.
O tutorial, disponível em
http://www.tche.br/tutorial/, apresenta-se como um material de referência completo e bem estruturado, de fácil leitura e boa apresentação. Uma dificuldade encontrada é em relação ao índice, apenas disponível ao final das páginas, podendo causar desorientação em pessoas pouco acostumadas à navegação.
Quanto ao tutorial da Microsoft, em
http://lg.msn.com/intl/br/tutorial/intro1.htm, este apresenta-se com as características de um CBT, linear e pouco interativo. Não há disponibilidade de navegação por hiperlinks, a não ser depois que toda a informação inicial foi percorrida. O material instrucional é bastante bom, mas a forma de apresentação deixa a desejar. Os outros serviços oferecidos pela Microsoft apresentam as mesmas características.
Não pude acessar os CBT por não estar realizando esta atividade presencialmente. Desta forma, optei por analisar alguns materiais impressos de distribuição ampla, como os encartes em revistas do tipo Internet.br e .net e WebGuide.
Inicialmente, analisei a obra Enciclopédia da Rede, VOL 1,2,3, encartada na revista Internet.br. A publicação traz descrições superficiais dos serviços da Internet, tem linguagem bastante acessível , adequada ao público-alvo ao qual se destina, porém , por vezes é superficial demais, deixando de descrever termos importantes. Trata serviços como telnet e traceroute como sendo "o passado da rede", ou seja, tudo aquilo que foge do escopo do usuário mais superficial é tratado como ultrapassado.
Primeiros Socorros, Vol 1,2,3, encartada na revista Web Guide é mais aprofundado e traz soluções práticas para problemas comuns de um usuário um pouco menos superficial. São abordados assuntos como problemas de conexão, ftp em várias etapas, enfim, problemas comuns à rotina de um usuário um pouco menos superficial. Mantém a linguagem acessível e aumenta a abrangência de conteúdos, me pareceu mais interessante que a publicação anterior.
Todas as obras estão disponíveis comigo, quem tiver interesse, e-mail-me.
- Utilizar o serviço telnet e acessar:
- asterix.ufrgs.br (user bib) e descobrir uma publicação relevante à sua area de pesquisa disponível nas bibliotecas da UFRGS. Agregar esta informação ao relatório.
Buscando por Pedro Demo, encontrei 84 referências, dentre as quais vários sobre avaliação e metodologia de ensino e pesquisa, que me pareceram bastante relevantes em relação ao meu projeto e merecem serem estudados com mais calma. O mais interessante é que eu estava procurando por Questões de Teleduação, que não achei.
- Buscar o arquivo penta.ufrgs.br/pub/internetinf/internet.tut usando FTP anônimo e responder qual o nome do serviço que permite usar um nome para referir um host na Internet e ter este nome mapeado em um endereço IP para efetivamente acessar algum serviço daquele host. Colocar esta resposta no relatório.
Não consegui acessar o arquivo, a resposta foi ERRO 404 – Página não disponível, mas a resposta para a pergunta é: DNS – Domain Name Server.
- Procurar uma página WWW que contenha uma resenha de algum jornal ou revista (em Português) relevante para sua área de pesquisa. Dica: usar o serviço de indexação do www.cade.com.br ou o www.altavista.com. Colocar no relatório o URL e breve comentário sobre o que encontrou.
Iniciei a busca em http://www.prossiga.br. A parti daí, busquei Escola Virtual Prossiga, onde me chamou atenção um curso "Como Achar o que precisa na Internet", como o curso é oferecido através do Aulanet não tive acesso ao conteúdo dele. Continuei a busca em notícias, procurando por documentos indexados na imprensa, me chamou atenção o atrazo das publicações. O último documento indexado é de outubro de 1999. Desisti do prossiga e continuei a busca por www.terra.com.br onde na revista Carta Capital aparece um artigo interessante para o assunto da 3ª aula: infoglut. Pretendo comentar o artigo na terceira aula via lista.
Data em que foi respondido: 28/07/00 - 18:58:31
Computador utilizado: scm515.ufrgs.br (143.54.1.217)
Nome: Eunice Polonia
Endereco: epolonia@orion.ufrgs.br
Opiniao: Estou revisando as aulas, para completar algo que faltar.