Tutorial:
Cida, Gilse, Helena, Marlise, Sidnei e Vera
Estrutura do trabalho:
LOST IN CYBERSPACE
1 INTRODUÇÃO
O grande número de informações existentes na Internet, atualmente, gera possibilidades novas para a criação de uma "cibercultura". Os navegadores da rede têm acesso a uma variada quantidade de informação e devem ter senso crítico para selecionar quais as informações mais importantes e interessantes. Eles podem navegar livremente, sem maiores preocupações, o que pode levar a perda do controle das informações desejadas, conforme Duarte (1998):
"Perdemos o controle da informação. A informação disponível é muito maior que a que necessitamos. Perdemos a orientação. Qual informação é ou não importante? Tentamos fazer uma seleção, mas como?".
Para o aluno, a possibilidade de buscar informações sobre os mais variados assuntos de uma forma rápida (nem sempre), agradável e fácil é uma grande vantagem, porém, cabe aqui verificar se consegue utilizar criticamente toda a informação coletada, utilizando sua criatividade para estruturar sua pesquisa, não apenas reproduzindo informações existentes mas, também, indo além, construindo o seu conhecimento. Isto demonstrará sua competência frente aos recursos tecnológicos, em especial, no uso da Internet como ferramenta de apoio ao ensino.
"Viajar pela rede, então, é uma ótima preparação para o futuro, amadurecendo o navegante que aprende, rapidamente, a esticar a sua imaginação, queimar etapas na busca de informação necessitada, distinguir informação séria de coisas frívolas e imaturas e respeitar a etiqueta apropriada para infonautas" (Litto, 1998).
Para que possamos "encontrar" as informações na Internet, utilizamos ferramentas de busca, que servem como apoio à pesquisa. Tanto o aluno quanto o professor, ao utilizarem-se da rede, têm acesso a informações extra-curriculares, o que obviamente, enriquece o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo-lhes uma visão mais ampla da sociedade como um todo.
"É muito importante que nossos professores possam pensar que tudo o que é ensinado pode ter mais efeitos que o simples conteúdo das matérias para a transformação social, pois esta acontecerá de qualquer jeito para melhor ou para pior" ([s/a], 1998).
2.1 O que são Robots, Spiders e Wanderers?
Robots, Spiders e Wanderers são nomes de programas que navegam na Web automaticamente.
Um Robot é um programa que navega automaticamente na estrutura de um hipertexto Web recuperando um documento e, recursivamente, recuperando todos os documentos referenciados.
Os Robots Web também são referenciados como Web Wanderers, Web Crawlers ou Web Spiders. Estes nomes podem ser mal interpretados, uma vez que podem dar impressão que o software se move entre os sites como um vírus. Este não é o caso dos robots, uma vez que estes softwares simplesmente visitam sites, solicitando documentos ali armazenados.
Os Robots podem ser utilizado para diversos propósitos, tais como:
2.2 O que são Agentes?
O termo Agente pode ser utilizado com diversos significados. No contexto da Web, pode-se destacar três tipos:
Um Motor de Pesquisa é um programa que pesquisa através de uma base de dados. No contexto da Web, o termo "motor de pesquisa" é mais frequentemente utilizado para formas de pesquisa de documentos HTML coletados por um robot.
3 FERRAMENTAS DE BUSCA: ALTAVISTA
As ferramentas de busca são utilizadas para fornecer aos navegadores os endereços das informações desejadas de uma forma mais direta. Para acessar uma destas ferramentas, o usuário da Internet precisa recorrer a um Browser. Um Browser exibe documentos hipertexto e hipermídia e também é chamado de cliente web, que conecta-se a um computador especificado por um endereço (URL) em algum lugar da Internet e pede ao servidor Web desse computador pelo documento desejado.
Para exemplificar, utilizaremos como ferramenta de busca o AltaVista, conforme mostra a figura a seguir.
Para utilizar a ferramenta basta digitar o texto a ser consultado dentro da caixa de texto, como mostra a figura acima e clicar no botão Search.