Tradução resumida de:

What Does Research Say About Assessment?

R.J. Dietel, J.L. Herman, and R.A. Knuth

NCREL, Oak Brook, 1991
 
 

Avaliação pode ser definida como "qualquer método usado para melhor depreender o conhecimento corrente que o estudante possui". A idéia de conhecimento corrente implica que o conhecimento do estudante está sempre mudando e que se pode fazer julgamento sobre a bagagem de conhecimentos do estudante através de comparações ao longo de um período de tempo.

Efeito dos testes tradicionais

Muitos educadores tem criticado fortemente as medidas (testes de avaliação) usadas para monitorar o desempenho de estudantes e avaliar programas, pois elas fracassam ao avaliar os resultados significativos da aprendizagem e assim enfraquecem o currículo, a instrução e as decisões sobre linhas de ação: enfatizam a memorização de fatos com pouca oportunidade para a prática de habilidades de ordem mais alta do pensamento.

Características de um bom instrumento de avaliação

Descobertas da Psicologia Cognitiva Tendências atuais na avaliação
Ênfase da avaliação Visão comportamental Visão cognitivista
Visão do estudante Passiva, respondente Ativa, ambiente de construção de conhecimento
Escolo da avalição Discreta, habilidades isoladas Integrada e interdisciplinar
Crenças sobre conhecimento Acumulação de fatos e habilidades isoladas Aplicação e uso de fatos e habilidades
Ênfase de instrução Apresentar o máximo Atenção a metacognição 
Características da avaliação Lápis e papel, objetiva Avaliação autêntica com problemas contextualizados, mútipla escolha entre respostas curtas relevantes e significativas, enfatizando pensamento demais alta ordem, que não tem só uma única resposta correta
Frequência da avaliação Ocasiões puntuais Amostragem ao longo do tempo (portifólios) que proveem uma base para avaliação pelos professores, estudantes e pais.
Quem é avaliado Indivíduos Grupos em atividades colaborativas
Uso da tecnologia Cálculo de escores pela máquina Aplicações de alta tecnologia tais como administração e cálculo de escores adaptativos, sistemas especialistas, ambientes simulados
O que é avaliado Atributos simples Avaliação multidimensional de que o estudante reconhece a variedade de habilidades e talentos humanos, da maleabilidade do estudante e que QI não é fixo. 

Tendências comuns