Tradução
resumida de:
What Does Research Say About Assessment?
R.J. Dietel, J.L. Herman, and R.A.
Knuth
NCREL, Oak Brook, 1991
Avaliação pode ser definida
como "qualquer método usado para melhor depreender o conhecimento
corrente que o estudante possui". A idéia de conhecimento corrente
implica que o conhecimento do estudante está sempre mudando e que
se pode fazer julgamento sobre a bagagem de conhecimentos do estudante
através de comparações ao longo de um período
de tempo.
Efeito dos testes tradicionais
Muitos educadores tem criticado fortemente
as medidas (testes de avaliação) usadas para monitorar o
desempenho de estudantes e avaliar programas, pois elas fracassam ao avaliar
os resultados significativos da aprendizagem e assim enfraquecem o currículo,
a instrução e as decisões sobre linhas de ação:
enfatizam a memorização de fatos com pouca oportunidade para
a prática de habilidades de ordem mais alta do pensamento.
Características de um bom
instrumento de avaliação
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Validade: mede o que se propõe
a medir e permite generalizações apropriadas sobre as habilidades
dos estudantes.
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Consistência: requer que avaliadores
independentes atribuam o mesmo escore para uma dada resposta de um estudante.
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Coerência: apresenta conexão
com os objetivos educacionais e a ênfase da instrução
-
Abrangência: envolve todo o conhecimento
e habilidades que são alvo da instrução
-
Clareza: deixa claro o que é esperado
do estudante; não confunde nem induz respostas.
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Equidade: deve contemplar igualmente todos
os avaliandos, levando em conta as características e valores de
sua comunidade
Descobertas da Psicologia Cognitiva
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1. Métodos de avaliação
são determinados por nossas crenças (concepções)
sobre aprendizagem.
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2. A aprendizagem requer que o aprendiz
pense e construa ativamente modelos mentais.
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3. A aprendizagem significativa é
reflexiva, construtiva e auto-regulada: as pessoas são criadoras
de suas próprias e únicas estruturas de conhecimento. Portanto,
a presença ou ausência de certa informação não
é de primeira importância na avaliação, mas
sim como e se o estudante organiza, estrutura e utiliza a informação
para resolver problemas mais complexos.
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4. A aprendizagem não é
linear, mas se desenvolve em muitas direções e em passos
não uniformes.
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5. Pessoas de todas as idades e níveis
de habilidade constantemente usam e refinam conceitos e de diversos modos.
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6. Fatos e habilidades isoladas são
mais difíceis de aprender e de aplicar em problemas do mundo real
se não forem acompanhados de modos significativos para organizar
a informação e fazê-los invocar para relembrar. Fatos
desprovidos de contextualização não oportunizam aos
estudantes o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior.
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7. Habilidades afetivas e metacognitivas
são importantes na aprendizagem: não se trata exclusivamente
de possuir ou não uma tal habilidade mas também na capacidade
de mobilizar o seu uso, identificando quando e como aplicá-la.
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8. O papel do contexto social da aprendizagem
em formar habilidades cognitivas de ordem superior é cada vez maior,
modelando efetivas estratégias de pensamento, escalonando performances
complicadas, alimentando feedbacks mutuamente construídos e valorizando
os elementos do pensamento crítico..
Tendências atuais na avaliação
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Migrar de testes de escolha múltipla
(de única resposta correta) para questões abertas, exposições,
demonstrações, manipulação de experimentos,
simulações computacionais, escrita em muitas disciplinas
e portifólios com o trabalho do estudante.
Ênfase da avaliação |
Visão comportamental |
Visão cognitivista |
Visão do estudante |
Passiva, respondente |
Ativa, ambiente de construção de conhecimento |
Escolo da avalição |
Discreta, habilidades isoladas |
Integrada e interdisciplinar |
Crenças sobre conhecimento |
Acumulação de fatos e habilidades isoladas |
Aplicação e uso de fatos e habilidades |
Ênfase de instrução |
Apresentar o máximo |
Atenção a metacognição |
Características da avaliação |
Lápis e papel, objetiva |
Avaliação autêntica com problemas contextualizados,
mútipla escolha entre respostas curtas relevantes e significativas,
enfatizando pensamento demais alta ordem, que não tem só
uma única resposta correta |
Frequência da avaliação |
Ocasiões puntuais |
Amostragem ao longo do tempo (portifólios) que proveem uma base
para avaliação pelos professores, estudantes e pais. |
Quem é avaliado |
Indivíduos |
Grupos em atividades colaborativas |
Uso da tecnologia |
Cálculo de escores pela máquina |
Aplicações de alta tecnologia tais como administração
e cálculo de escores adaptativos, sistemas especialistas, ambientes
simulados |
O que é avaliado |
Atributos simples |
Avaliação multidimensional de que o estudante reconhece
a variedade de habilidades e talentos humanos, da maleabilidade do estudante
e que QI não é fixo. |
Tendências comuns
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Estudantes são envolvidos em estabelecer
metas e critérios
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Estudantes fazem, criam, produzem algo
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Tarefas requerem que o estudante use pensamento
demais alta ordem e/ou habilidade de solução de problemas
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Tarefas frequentemente proveem medida
de habilidades metacognitivas, colaborativas e intrapessoais bemcomo os
produtos intelectuais usuais
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Atividades de avaliação
medem atividades instrucionais significativas
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Tarefas são frequentemente contextualizadas
em aplicações no mundo real
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As respostas dos estudantes são
computadas de acordo com algum critério específico, conhecido
antecipadamente, que define padrões de bom desempenho