MS-Chat0001
"11/9/98 9:44:41 AM","Liane Tarouco","alo"
"11/9/98 9:45:55 AM","Sidnei Renato Silveira","Liane: recebi sua mensagem"
"11/9/98 9:46:00 AM","Marlise Geller","Liane, recebi tua mensagem"
"11/9/98 9:46:42 AM","Sidnei Renato Silveira","Helena: agora você está conectada corretamente?"
"11/9/98 9:52:13 AM","Helena Sloczinski","acredito que sim"
"11/9/98 9:57:24 AM","trazibulo henrique","ola, profa."
"11/9/98 10:02:34 AM","marcus basso","Ola!"
"11/9/98 10:03:54 AM","loiva Zeni","Eai, parceiros?"
"11/9/98 10:07:30 AM","Vera Maria Eder","Ola, amigos. Estou aqui, viva!"
"11/9/98 10:08:20 AM","marcus basso","O Marcus Basso é o Marcus e a Carla."
"11/9/98 10:08:46 AM","Liane Tarouco","Estou vendo ainda poucas respostas pragmática e muitas consider5ações genéricas sobre avaliação"
"11/9/98 10:10:15 AM","Liane Tarouco","Qual o primeiro passo no planejamento da avaliação a ser implementada, em sua opinião?"
"11/9/98 10:11:48 AM","Marlise Geller","Na minha opinião, o primeiro passo é a definição clara dos objetivos da avaliação, tanto pelo professor quanto pelos alunos."
"11/9/98 10:12:44 AM","Eny Schuch","Creio que é a teoria que identifica as crenças e ações que conduzirão as diferentes etapas no processo de ensino-aprendizagem."
"11/9/98 10:12:49 AM","loiva Zeni","Como a avaliacao anda par-e-passo com os objetivos do trabalho, penso que seja escolher os instrumentos que contemplem a totalidade desses objetivos. "
"11/9/98 10:13:03 AM","Sidnei Renato Silveira","Acredito que após a definição dos objetivos tem que se pensar nos aspectos técnicos para implementar a avaliação à distância (que ferramentas serão utilizadas e como serão utilizadas)."
"11/9/98 10:13:11 AM","Helena Sloczinski","A avaliação precisa ser planejada de forma a atender os objetivos previstos (aprendizagem), pois os conteúdos e/ou objetos de estudo são variáveis e nem todos podem ser avaliados pelos mesmos instrumentos."
"11/9/98 10:14:25 AM","loiva Zeni","Na EAD, é importante identivicar os aspectos culturais das diferentes comunidades envolvidas no processo, de modo a observar a equidade de oportunidades. "
"11/9/98 10:15:02 AM","Helena Sloczinski","Se tomarmos como exemplo, a matemátaica - resolução de problemas, não se pode analisar apenas o resultado."
"11/9/98 10:15:11 AM","marcus basso","No caso de EAD pode ser usado formularios (cgi) para possibilitar o acompanhamento das reflexões e produções dos alunos. Esse acompanhamento e intervenção pode ser feito pelo professor ou pelos colegas que contribuem com as idéias apresentadas por cada um e pelo grupo."
"11/9/98 10:15:46 AM","Eny Schuch","No momento que selecionamos uma metodologia de apoio para o desenvolvimento do plano de ensino, já estamos definindo também nossos prováveis critérios de condução de estratégias de motivação e avaliação. "
"11/9/98 10:17:14 AM","loiva Zeni","Seguindo a Eny: a comcepção pedagógica que temos de aprendizagem, delineia o instrumento de avaliação que utilizaremos."
"11/9/98 10:17:20 AM","Carlos e Gilberto Zeve e Pavani","Concordo que primeiro devemos estabelecer os objetivos e depois discutir como implementá-los com a tecnologia atual. Creio que na discussão da tecnologia, então novos meios aparecerão que irão remodelar os conceitos anteriores de avaliação."
"11/9/98 10:19:06 AM","Marlise Geller","Considerando o que a Eny, o Carlos e o Gilberto colocaram, é bastante provável que a definição da metodologia empregada na avaliação busque novos critérios e estabeleça novos parâmetros de avaliação."
"11/9/98 10:19:11 AM","Sidnei Renato Silveira","Um aspecto importante sobre a avaliação à distância diz respeito ao alívio da tensão existente em uma avaliação tradicional. A avaliação realizada através do computador pode deixar o aluno mais livre e possibilitar que ele se manifeste sem o ""medo"" de ser reprovado ou de fazer alguma pergunta que o deixe envergonhado."
"11/9/98 10:19:22 AM","Eny Schuch","Por exemplo: O PBL considera interação, desenvolvimento de atividades individuais e retorno ao grande grupo com apresentação inclusive (não obrigatório) de um portfólio que permita verificar o crescimento do aluno diante de uma situação proposta"
"11/9/98 10:19:25 AM","marcus basso","O carlos e o Gilberto argumentam que irão aparecer novos meio que remodelarão os conceitos anteriores de avaliação. No entanto, boa parte do amterial que olhamos nos ultimos dias na rede nao apontam nesta direção!!!"
"11/9/98 10:19:38 AM","trazibulo henrique","acreditamos que o primeiro passo no planejamento de avaliacao é uma atividade/reuniao... entre alunos, professores, instrutores envolvido no processo para definicao clara dos procedimentos da avaliacao da aprendizagem discente, da avaliacao dos docentes (trabalho desenvolvido e contribuicao nas atividades de aprendizagem dos alunos e auto-aprendizagem) e avaliacao do processo como um todo (atividades, procedimenmtos, conteudos ...). "
"11/9/98 10:20:26 AM","loiva Zeni","Penso que EAD é um ambiente fértil para contemplar as descobertas da Psicologia Cognitiva de que a aprendizagem significativa é reflexiva, construtiva e auto-regulada, através da comunicação assíncrona e da alta interatividade que pode ser estabelecida."
"11/9/98 10:22:00 AM","Helena Sloczinski","Outra questão que precisa ser considerada é a maturação do aluno."
"11/9/98 10:23:11 AM","Liane Tarouco","Pensem um pouco na questão destacada pelo Marcus. Que recursos tecnológicos ajudariam o processo de avaliação?"
"11/9/98 10:24:33 AM","Carlos e Gilberto Zeve e Pavani","Eu concordo com o Marcus, o que estamos vendo ultimamente é a reprodução de metodologias presenciais de avaliação sendo utilizadas na EAD. Mas acho q"
"11/9/98 10:25:15 AM","Sidnei Renato Silveira","Os recursos tecnológicos envolvem correio eletrônico, listas de discussão, chats, ambientes para videoconferência, sites interativos, que são os disponíveis atualmente, mas acredito que muitos outros recursos podem ainda ser elaborados para facilitar e incrementar a avaliação à distância."
"11/9/98 10:25:37 AM","Liane Tarouco","Quais recursos imaginas Sidnei?"
"11/9/98 10:26:56 AM","Carlos e Gilberto Zeve e Pavani","Continuando... que agora estamos discutindo avaliação dentro de uma nova visão e para tanto temos que considerar as tecnologias que a EAD disponibiliza."
"11/9/98 10:28:00 AM","Vera Maria Eder","Penso que o EAD possui diferenças fundamentais na metodologia, pois tem momento presenciais, interatividade e mediatização. Os momentos presenciais não deveriam exceder um total de 20°/o. "
"11/9/98 10:28:17 AM","loiva Zeni","Acho que o portifólio individual é um instrumento valioso para avaliar o progresso do aluno, comparando ele com ele mesmo no decurso da aprendizagem"
"11/9/98 10:28:26 AM","Marlise Geller","A princípio, acredito que tecnicamente estejamos "" engatinhando"" no processo de avaliação dentro da EAD (talvez não só tecnicamente...). Porém, considerando algumas experiências colocadas no RIBIEŽ98, falou-se de teclados onde se gravaria a forma como o aluno digita (considerando por exemplo a pressão em cada tecla e o tempo entre a digitação de uma letra e outra), isto visaria minimizar o problema de outra pessoa que não o aluno realizar o processo de avaliação. Se isto é adequado e/ou funciona é outro ponto..."
"11/9/98 10:29:06 AM","loiva Zeni","Não entendi, marlise."
"11/9/98 10:29:21 AM","Vera Maria Eder","Nem eu!"
"11/9/98 10:29:39 AM","Eny Schuch","Ambientes de realidade virtual interativos, não imersivos, podem auxiliar em situações em que o aluno tenha que trabalhar praticamente, ou ter esta sensação, para desenvolver alguns conceitos e pô-los à prova."
"11/9/98 10:29:39 AM","loiva Zeni","Marlise, desculpa a minuscula do nome na mensagem anterior "
"11/9/98 10:29:53 AM","marcus basso","Carla e eu estavamos comentando a respeito do próprio MURAL utilizado em Teleducação. Nao esta sendo feita nenhuma magica e no entanto ele pode fornecer elementos para a realização de ""uma"" avaliacao."
"11/9/98 10:29:53 AM","Helena Sloczinski","A avaliação precisa estar inserida no processo de ensino, usando, portanto os mesmos meios em deste. "
"11/9/98 10:29:55 AM","Sidnei Renato Silveira","Acredito que seriam recursos que permitissem a avaliação sem a necessidade de quantificação de notas. Infelizmente, diversos autores colocam que a avaliação ""com notas"" não é a mais indicada mas é o que se pratica hoje em dia, principalmente porque os professores precisam registrar notas. Acredito que a avaliação precisa ser repensada para que então possam ser elaborados ambientes que favoreçam a avaliação do aluno como um todo, considerando os aspectos individuais e o crescimento da aprendizagem de cada um. "
"11/9/98 10:30:01 AM","Liane Tarouco","Vocês já consideraram que em educação continuada, o estudante pode ser seu próprio avaliador, isto é ele decide quando estudou suficiente. E este princípio, isto é o estudante decidir quando estudou suficiente pode ser também válido para outros contexto. Por exemplo, vocês devem decidir quando se aprenderam suficiente sobre algo que vai ser usado em seu futuro projeto de pesquisa. Como gostariam de ser apoiados neste processo de auto-avaliação?"
"11/9/98 10:30:23 AM","Marlise Geller","Loiva, do que eu lembro, pois foi falado rapidamente sobre uma pesquisa para o desenvolvimento de um teclado que seria usado no processo de avaliação. Logicamente isto não existe ainda."
"11/9/98 10:31:05 AM","trazibulo henrique","quanto a que recursos tecnologicos ajudariam o processo de avaliacao, entendemos que a avaliacao ""tradicional"" já estaria comtemplada com as tecnologias atuais (faltando apenas solucionar a questao de fraudes - qoe ocorrem tambem no ensino presencial -. Ocorre, que muitas vezes nossas dicussoes nos levam a pensar ""novas formas de avaliacao"" para ""novas maneiras de educacao"". Assim, teremos que especificar ""as novas maneiras da educacao/aprendizagem"" e pensarmos quanto a tecnologias."
"11/9/98 10:31:43 AM","marcus basso","Vejamos: A profa Liane aca de colocar um dos pontos que podem ser utilizados na avaliacao atraves do MURAL. Existirao outros pontos ?"
"11/9/98 10:32:03 AM","Vera Maria Eder","Liane, já conversei com a Mara para solucionar algumas dúvidas para implementar o meu projeto."
"11/9/98 10:32:26 AM","Sidnei Renato Silveira","Acredito que precisamos de um orientador (guia|) que nos possibilite trocar idéias e experiências na nossa área de pesquisa. Não necessariamente ele precisa ser a figura formal de um professor orientador, mas pode ser uma troca entre os colegas que compartilham a mesma área de pesquisa."
"11/9/98 10:34:13 AM","Liane Tarouco","Acho que não fui bem entendida. Minha pergunta visava incentivá-los a elicitarem mecanismos de avaliação a serem usados no projeto de educação a distância que será o objeto de seus esforços doravante."
"11/9/98 10:36:23 AM","loiva Zeni","O que mais necessito (e o que é o mais difícilparamim, pois não sei como as coisas funcionam em sua arquitetura básica-não tenho formação em informática) é aprender sobre o uso das tecnologias existentes. Então, este é o meu objetivo principal e poderei ser avaliada se conseguir , no meu projeto, utilizá-las com relevância. Para isso, preciso de um forte apoio técnico. "
"11/9/98 10:36:44 AM","Helena Sloczinski","Concordo com o Trazíbulo. A questão de fraudes fazem parte da avaliação em qualquer circunstâncias - inclusive no vestibular- por isso se torna necessário um bom trabalho com relação aos abojetivos educacionais, finalidade do estudo, consciência da era que hoje estamos vivendo: necessidade de pessoas capazes de pensar, tomar decisões entendendo o processo que está ocorrendo. A motivação, a maturidade do aluno são aspectos importantes. "
"11/9/98 10:37:15 AM","Sidnei Renato Silveira","Dentro do processo de EAD acredito que a motivação é um dos fatores mais importantes. Se o aluno estiver motivado para realizar as atividades propostas, não ocorrerão problemas de fraudes, falta de participação, contribuições pobres, entre outros. Do ponto de vista da educação continuada acredito que cada vez mais os alunos estudarão porque acharão importante fazê-lo, e não por uma obrigação ou imposição de outras pessoas, o que facilitará em muito o processo de ensino e de avaliação."
"11/9/98 10:37:23 AM","Marlise Geller","Tentando pensar no processo de auto-avaliação, a idéia de se ter um guia, um tutor que incentive, que possa mostrar novos caminhos (concordo com o Sidnei, pode ser o professor e/ou o grupo) pode levar o aluno a novas conclusões ou ampliar seu próprio projeto,"
"11/9/98 10:38:44 AM","Carlos e Gilberto Zeve e Pavani","Eu li que mecanismos de análise sintática estão sendo empregados para a avaliação. Eles fazem uma procura nos textos extraindo informações (verbos utilizados, palavras isoladas,...) relevantes para a avaliação."
"11/9/98 10:39:34 AM","loiva Zeni","Seria bom em chats, que se pudesse vincular as réplicas: às vezes, a gente está lendo uma comunicação e chega outra, respondendo a um tema anterior."
"11/9/98 10:39:38 AM","Marlise Geller","Pensando no que a Helena e o Trazibulo colocaram sobre a questão da fraude, se pensarmos em auto-avaliação fica mais complicado ainda o aluno realizar uma fraude em si próprio, não?"
"11/9/98 10:40:01 AM","trazibulo henrique","Ouvimos falar nos portifólio. nos perguntamos em alguns momentos se ""portifólio"", dependendo da forma que é utilizado, não é apenas o caderno eletronico do aluno. Quantos de nós, enquanto professores, temos olhado cuidadosamente os cadernos do alunos ao considerar o processo de aprendizagem? "
"11/9/98 10:41:34 AM","Eny Schuch","O Mural dá a possibilidade de acompanhar as idéias que estão circulando, mas não dá um retorno individual para os alunos, até porque não tem esta intenção. Para mim está em aberto esta lacuna, o que mai se aproxima de um atendimento individual para solução de problemas específicos ainda é o e-mail, porque não dispersa a turma com questões que não interessam a todos. O professor poderia fazer uma seleção de questões que fossem relevantes para a turma, e só então, disponibilizá-las na lista para todos."
"11/9/98 10:42:27 AM","loiva Zeni","Respondendo à última intervenção da prof. Liane, os recursos que pretendo usar (e que me sinto mais apta a fazê-lo) são os forms e listas-de -discussão, o que me parece uma simples virtualização do que se faz presencialmente (responder questões e discussão sobre o tema estudado!)"
"11/9/98 10:43:35 AM","Eny Schuch","Carlos e Gilberto, podem explicarum pouco mais sobre o mecanismo de análise sintática?"
"11/9/98 10:43:40 AM","marcus basso","Seria possivel que algo parecido ao Mural, mas que possibilitasse links de interaçoes entre as ideias apresentadas? Isso poderia facilitar um processo de avaliaçao onde todos avaliam."
"11/9/98 10:43:56 AM","Vera Maria Eder","O intercambio de conhecimentos, atividades, materiais de informações circulantes na rede, construção , utilização e resultados pedagógicos poderão auxiliar o aluno na auto-avaliação, respondendo a Helena S e Trazíbulo."
"11/9/98 10:44:47 AM","Sidnei Renato Silveira","A participação do aluno é muito importante. Acredito que quando os alunos questionam o professor torna-se possível verificar a quantas anda o seu processo de aprendizagem. Como experiência prática, alguns alunos de programação têm utilizado regularmente o correio eletrônico para elucidar dúvidas. Fico muito contente em saber que os alunos estão saindo da sala de aula e tentando resolver problemas propostos e não ficam apenas esperando que o professor os resolva na próxima aula. Claro que o papel do professor também é importante. Ele precisa estar disposto a responder todos os e-mails recebidos para que o aluno não se desestimule em utilizar este canal de comunicação. Acredito que, no EAD, o número de alunos não pode ser muito grande (no RIBIE os comentários foram que o número ideal seria em torno de 15 alunos), porque o professor precisa fazer um acompanhamento mais ""rígido"" pelo fato de não estar atuando presencialmente."
"11/9/98 10:45:01 AM","Carlos e Gilberto Zeve e Pavani","Para questões de autoria, existem ferramentas que utilizam o processo de ""Watermark"" ( inserção de marcas digitais, para reconhecimento da autoria), sei que isto não resolve o problema."
"11/9/98 10:46:07 AM","loiva Zeni","Acho importante investir em recursos que, de alguma maneira, classifiquem as intervenções dos alunos nas listas, no sentido da propriedade da intervenção, da quantidade, da evolução, da interação, etc."
"11/9/98 10:46:26 AM","Marlise Geller","A troca de mails (entre professor e aluno, individualmente, para esclarecer dúvidas, por exemplo) é um recurso interessante pois permite perceber ao longo do processo o crescimento individual de cada aluno através de suas opiniões. Outro recurso que eu usaria é a lista de discussão que permite a troca entre o grupo."
"11/9/98 10:46:44 AM","Helena Sloczinski","Auto-avaliação - entende-se que nesta o aluno seja sincero (não podemos esquecer que existem artistas que sabem representar bem). Mas nesta pode se verificar a forma como o aluno se expressa e expressa a sua aprendizagem. "
"11/9/98 10:47:44 AM","trazibulo henrique","quanto a ""mecanismos de avaliação a serem usados no projeto de educação a distância que será o objeto de nossos esforços doravante"", o que temos pensado, é que as possiveis producoes/interacoes validaram, ou não, a proposta. temos nos preocupado, pelo aprioristicamente, mais na avaliação da proposta/projeto, do que na avaliação dos participantes. "
"11/9/98 10:48:48 AM","Liane Tarouco","Dizia Platão, quanto mais eu sei mais descubro o que não sei ... Voces conseguem perceber alguma alteração no seu conhecimento sobre avaliação ?"
"11/9/98 10:49:20 AM","Eny Schuch","Na verdade, acho que faltam técnicos dispostos a sentarem conosco para criação de diferentes ambientes de aprendizagem para serem postos a prova. Sem fins comerciais, mais difecionados às diferenças específicas de cada área."
"11/9/98 10:49:51 AM","Helena Sloczinski","Que estamos sempre discutindo sobre a avaliação e não encontramos uma forma que entemos que seja a melhor"
"11/9/98 10:50:47 AM","trazibulo henrique","Muito, muito, muito. As vezes, alguma angústias, mais o Sócrates nos consola. "
"11/9/98 10:52:15 AM","loiva Zeni","Prof. Liane: até dá para conseguir alguma alteração na concepção de avaliação; o problema é alterar a nossa prática. Penso que temos que continuar a buscar alternativas, para que possamo, de fato, incorporá-las ao nosso di-a-dia. "
"11/9/98 10:53:20 AM","loiva Zeni","É muito difícil, em Matemáitca, resistir a uma prova de conhecimentos daquelas bem clássicas."
"11/9/98 10:54:19 AM","Marlise Geller","Professora Liane, o questionamento nos leva a repensar nossa prática e na maioria das vezes a querer modificá-la. Um dos pontos difíceis é quando esbarramos em problemas estruturais dentro das instituições de ensino."
"11/9/98 10:54:30 AM","Sidnei Renato Silveira","Consegui verificar outras formas de avaliação, mas como a Loiva já disse, fica difícil aplicá-las no nosso dia a dia. Muitas vezes os alunos não estão preparados para serem avaliados de forma diferente. Muitos chegam em disciplinas nas quais não existe a prova formal e acabam achando a avaliação mais difícil porque terão que trabalhar muito mais do que simplesmente ""decorar"" conteúdos para realizar uma prova."
"11/9/98 10:55:39 AM","loiva Zeni","Outra coisa difícil é participar do bate-papo e fazer o quadro de comunicações ao mesmo tempo. Ainda não fiz nada lá!"
"11/9/98 10:55:41 AM","trazibulo henrique","Ve loiva Zeni Prof. Liane: até dá para conseguir alguma alteração na concepção de avaliação; o problema é alterar a nossa prática. Penso que temos que continuar a buscar alternativas, para que possamo, de fato, incorporá-las ao nosso di-a-dia. "
"11/9/98 10:56:26 AM","Eny Schuch","Pude notar nas contribuições antes desta aula literalmente jogavam para o professor toda a responsabilidade sobre o processo de ensino-aprendizagem. Por um lado isto é positivo, pois revela que estamos interessados a assumir nosso papel de fato, mas não devemos esquecer que o ensino é uma relação interativa, o outro, o sujeito de nossa preocupação existe e tem vontade própria."
"11/9/98 10:56:46 AM","marcus basso"," Nao se trata apenas de resistirmos (nós, professores) a uma prova bem classica. Os alunos se sentem (alguns) mais ""seguros"" com elas. Seria porque ela deixa muito claro os criterios que estao em jogo na avaliacao?"
"11/9/98 10:58:34 AM","loiva Zeni","Talvez, Marcus e Carla, mas vai muito da nossa formação e da concepção que temos da Ciência com a qual trabalhamos e das concepção pedagógica que temos do seu ensino. "
"11/9/98 10:59:24 AM","Vera Maria Eder","O professor deve esclarecer, aos alunos, o processo de avaliação no início do semestre."
"11/9/98 11:00:55 AM","trazibulo henrique","Vejam que interessante. Em nosso bate-papo duas opinoes destacando duas dificuldades: (Loiva) ""até dá para conseguir alguma alteração na concepção de avaliação; o problema é alterar a nossa prática.""; (Marlise Geller) ""Um dos pontos difíceis é quando esbarramos em problemas estruturais dentro das instituições de ensino."". É provável que ainda encontremos outros pontos difíceis ... que não sejam só a nossa prática nem os problemas estruturais das instituições. "
"11/9/98 11:01:19 AM","marcus basso","Concordamos contigo Loiva que a avaliacao esta ligada a concepcao pedagogica do professor. Alem disso, todo o ambiente de aprendizagem vai contribuir para os alunos, juntamente com o professor construirem uma nova postura diante da avaliaçao. "
"11/9/98 11:03:34 AM","Vera Maria Eder","A avaliação em EAD deve ser continuada e sistemática durante todo o processo de pesquisa-ação na medida em que toda as ações e produções dos que participam do processo, se constituem em elementos de avaliação."
"11/9/98 11:05:02 AM","Carlos e Gilberto Zeve e Pavani","""Different portions of the brain are active, and the syntax and semantic content of speech and the written word are measurably different."", Eny pelo que eu entendi durante o processo cognitivo a ferramenta faz uma avaliação automatizada, monitorando a interação. Durante esta avaliação um dos processos utilizados é analise da escrita, avaliando os termos utilizados, as palavras, os verbos. Creio que esta analise busca verificar se as contribuições estão dentro de um contexto esperado. Para maiores informações estou tentando achar uma versão para download do software CyberQ, referenciado no primeiro link da Profa. Liane."
"11/9/98 11:08:09 AM","loiva Zeni","Retornando (dei um pulinho no quadro branco e coloquei uma contribuição) , Marcus e Carla, a avaliação e auto-avaliação deveria ser uma auto-necessidade. "