* Atualmente observa-se maior ênfase no ensino técnico no país.
Constata-se, entretanto, a carência de uma metodologia eficiente de ensino
à distância (EAD) que atenda ao grande número de alunos, já inseridos no
mercado de trabalho, porém com altos índices de desistência do ensino
presencial (para maior informações sobre a educação técnica, favor
consultar tecnica.zip).
* Enquanto as questões sobre a avaliação EAD, já referidas, não são
solucionadas, utiliza-se cursos que associam EAD (ensino teórico) com as
aulas presenciais (avaliação tradicional e ensino prático).
* Uma proposta de avaliação EAD no ensino técnico é a seguinte:
- Para uma turma com trinta alunos, por exemplo;
- Propõe-se um trabalho de pesquisa e divide-se o conteúdo abordado entre
dez grupos de três alunos;
- Cada grupo escolhe, na lista de temas, aquele com o qual tem mais
afinidade;
- Os grupos tem para pesquisa, além da home page, material bibliográfico
complementar enviado pelo professor quando solicitado;
- Os grupos recebem um mês de prazo para preparar o trabalho;
- Semanalmente, via mail, o professor questiona os grupos e informa-se do
andamento dos trabalhos;
- Quinzenalmente os alunos enviam um resumo do trabalho para publicação na
home page, permitindo aos colegas retirarem subsídios para as perguntas;
- Ao final do prazo, os grupos apresentam o trabalho durante uma semana, em
horários previamente marcados, em geral à noite, com o uso do Netmeeting;
- O canal de voz é utilizado pelo professor e o grupo apresentador;
- O grupo apresenta-se durante quarenta e cinco minutos, respondendo às
perguntas formuladas pelos demais grupos;
- As respostas são complementadas pelo professor, quando necessário;
- Avalia-se a presença dos alunos e a qualidade dos questionamentos e
respostas;
- As questões mais pertinentes comporão o mural da disciplina;
- Para fins de arquivamento, o trabalho é enviado por escrito, com as
devidas correções e assinaturas dos participantes;
- Para turmas com menor número de alunos, o processo pode tornar-se
individual.