Data: 26/10/98 Hora: 10:06 Máquina: 143.54.41.164

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 26/10/98 Hora: 10:11 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Carlos Zeve
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : PBL na Universidade Estadual de Londrina


Data: 26/10/98 Hora: 10:11 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL


Data: 26/10/98 Hora: 10:17 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL Este site apresenta uma sucessao de slides sobre um centro de PBL.
No terceiro slide, clicando em "What is PBL?", tem-se um tutorial sobre PBL.



Data: 26/10/98 Hora: 10:17 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : Marlise Geller
Endereco : geller@ez-poa.com.br
opiniao : PBL - Definições gerais /p Problem-Based Learning


Data: 26/10/98 Hora: 10:20 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Web Site sobre PBL da Faculdade de Medicina da Universidade de Ohio PBL


Data: 26/10/98 Hora: 10:23 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs,br
opiniao :


Data: 26/10/98 Hora: 10:50 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla B. Valentini e Marcus V. Basso
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br mbasso@vortex.ufrgs.br
opiniao :
No site abaixo o autor escreve sobre o significado de PBL, caracteristicas de sua implementação

definicao das etapas no trabalho com PBL. As etapas descritas são: 1)encontrando e definindo

um problema, 2)acessando, avaliando e utilizando informação, 3)sintese e performance.

Não deixem de olhar este texto, porque ele representa uma boa introdução ao assunto.

PBL

Nosso próximo link é um texto de Arnold D. Novak da Brandon University (Manitoba, Canadá)

apresenta o significado de PBL, resultados de pesquisas sobre PBL e sugere maneiras

para um professor preparar sua classe para implementar um trabalho usando PBL.

PBL: A Technology of Instruction


Data: 26/10/98 Hora: 10:55 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL
Descreve a metodologia de PBL em quatro passos:

1. Apresentação do problema: os estudantes são colocados frente a

um problema (caso, pesquisa,vídeo, etc.) e em gupos organizam suas

idéias e seu conhecimento prévio do assunto.

2. Através da discussão, os estudantes propõem questões, ditas

"questões de aprendizagem" sobre aspectos do problema.

Os estudantes são continuamente encorajados a definir o que eles

sabem e, mais importante, o que eles não sabem sobre a

situação-problema.

3. Os estudantes elegem as questões de aprendizagem que serão

desenvolvidas pelo grande grupo e as que serão atendidas

individualmente. São também discutidos os recursos necessários

para a pesquisa e o local onde podem ser encontrados tais

recursos.

4. No retorno das pesquisas, as questões são exploradas integrando

o novo conhecimento no contexto do problema, gerando novas

questões.


Data: 26/10/98 Hora: 11:03 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : Helena Sloczinski
Endereco : hs@logic.com.br
opiniao : PBL - Fac. Marilia Refere-se sobre o metodo utilizado na Faculdade de Medicina de Marilia. O site está estruturado em Tópicos que mostram a estrutura do método, Curriculo, papéis dos docentes, avaliação formativa, documentos e trabalhos publicados.


Data: 26/10/98 Hora: 11:04 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : trazibulo henrique
Endereco : henrique@uefs.br
opiniao : http://www. famema.br/abp02.html é possível fazer uma analogia entre o pbl e a proposta construtivista de aprendizagem. quanto a um software para pbl, considerando-se o que temos visto até agora, o mais viável é o desenvolvimento de atividades utilizando quase sempre mais de uma ferramenta (software) ou pacotes com vários dispositivos. podemos fazer uma analogia do pbl com a proposta de "tema gerador" de paulo freire e a construção do conhecimento (proposta piagetiana - desequilíbrio, acomodação, assimilação, ...). centrada no aluno, com suas referencias, seus desejos e motivações... a partir da leitura da pagina indicada por carlos, temos que o aprendizado baseado em problemas é uma estratégia pedagógica utilizado a mais de trinta anos e não é uma método experimental. estando posto para nós o desafio de viabilização desta estratégia em um paradigma propiciado pela informática educativa.


Data: 26/10/98 Hora: 11:09 Máquina: jacui.inf.ufrgs.br

Nome : Eny Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Pessoal, esta página apresenta um enfoque sobre a avalição em PBL na UEL. Confiram: Avaliação


Data: 26/10/98 Hora: 11:12 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL
Aqui, há ênfase aos predicados da PBL:

-desenvolvimento da responsabilidade pessoal e cada aluno diante
do seu grupo;
-exploração mais detalhada e melhor compreensão dos tópicos

estudados;

-acompanhamento diário do progresso do grupo pelo tutor(novo papel

do professor);

-aprendizagem voltada ao estudante.



Data: 26/10/98 Hora: 11:13 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL
Aqui, há ênfase aos predicados da PBL:

-desenvolvimento da responsabilidade pessoal e cada aluno diante
do seu grupo;
-exploração mais detalhada e melhor compreensão dos tópicos

estudados;

-acompanhamento diário do progresso do grupo pelo tutor(novo papel

do professor);

-aprendizagem voltada ao estudante.



Data: 26/10/98 Hora: 11:13 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL
Aqui, há ênfase aos predicados da PBL:

-desenvolvimento da responsabilidade pessoal e cada aluno diante
do seu grupo;
-exploração mais detalhada e melhor compreensão dos tópicos

estudados;

-acompanhamento diário do progresso do grupo pelo tutor(novo papel

do professor);

-aprendizagem voltada ao estudante.



Data: 26/10/98 Hora: 11:14 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : PBL
Aqui, há ênfase aos predicados da PBL:

-desenvolvimento da responsabilidade pessoal e cada aluno diante
do seu grupo;
-exploração mais detalhada e melhor compreensão dos tópicos

estudados;

-acompanhamento diário do progresso do grupo pelo tutor(novo papel

do professor);

-aprendizagem voltada ao estudante.



Data: 26/10/98 Hora: 11:18 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : trazibulo henrique
Endereco : henrique@uefs.br
opiniao : Faculdade de Medicina de Marília é possível fazer uma analogia entre o pbl e a proposta construtivista de aprendizagem. quanto a um software para pbl, considerando-se o que temos visto até agora, o mais viável é o desenvolvimento de atividades utilizando quase sempre mais de uma ferramenta (software) ou pacotes com vários dispositivos. podemos fazer uma analogia do pbl com a proposta de "tema gerador" de paulo freire e a construção do conhecimento (proposta piagetiana - desequilíbrio, acomodação, assimilação, ...). centrada no aluno, com suas referencias, seus desejos e motivações... a partir da leitura da página indicada por carlos, temos que o aprendizado baseado em problemas é uma estratégia pedagógica utilizada a mais de trinta anos e não é uma método experimental. estando posto para nós o desafio da viabilização desta estratégia em um paradigma propiciado pela informática educativa.


Data: 26/10/98 Hora: 11:20 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs,br
opiniao : Problem-based Learning in Biology with 20 Case Examples Esta referência coloca a disposição 20 exercícios de Biologia onde os alunos são estimulados a discussão e soluções de problemas. PBL Estratégia pedagógica-didática centrada no aluno. Tem sido comprovada científicamente sua eficência na pesquisa no cam´po da psicopedagogia e avaliação do desempenho dos profissionais desta área.


Data: 26/10/98 Hora: 11:21 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Quanto ao PBL, através dos artigos lidos, o professor deve, primeiramente, introduzir o cenário do problema aos alunos. Aos alunos cabe pesquisar, analisar, discutir em grupos os problemas apresentados e finalmente, apresentar soluções e recomendações sobre estes problemas. O PBL baseia-se na teoria construtivista de Piaget, onde o aluno constrói o seu conhecimento através da resolução de problemas (desafios), partindo do conhecimento que possui sobre o problema apresentado.


Data: 26/10/98 Hora: 11:22 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs,br
opiniao : Problem-based Learning in Biology with 20 Case Examples Esta referência coloca a disposição 20 exercícios de Biologia onde os alunos são estimulados a discussão e soluções de problemas.


Data: 26/10/98 Hora: 11:26 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla B. Valentini
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br
opiniao : Interloq Este site descreve o Interloq, considerado um software para trabalho cooperativo.
É um programa de comunicaçao gráfica que suporta a cooperação e PBL.



Data: 26/10/98 Hora: 11:27 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Problem-based Learning página da QUEEN'S University apresenta uma introdução ao conceito, os objetivos, as responsabilidades dos estudantes, as características do professor enquanto tutor, entre outros tópicos. Considerando o conceito de PBL, o trabalho em grupo é motivador e desafiador, o professor deve ser um mediador do processo e os alunos através da identificação do problema, constroem as soluções. Este processo requer comprometimento de ambas as partes e o constante compartilhar de informações.


Data: 26/10/98 Hora: 11:28 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Links para PBL
Apresenta links classificados por aspectos da PBL:

objetivos e descrição geral, bibliografia, textos de referência

da literatura, listas-de-discussão, congressos e exposição de

casos.



Data: 26/10/98 Hora: 11:40 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla B. Valentini
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br
opiniao : Interloq
Este site descreve o Interloq, considerado um software para trabalho cooperativo.
É um programa de comunicaçao gráfica que suporta a cooperação e PBL.



Data: 26/10/98 Hora: 11:56 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Carlos Zeve
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : PBL na Universidade Estadual de Londrina
A Faculdade de Medicina de Londrina utiliza-se deste método pedagógico/didático no seu curriculo.
No PBL o elemento central no aprendizado é o aluno. Ele é exposto a situações motivadoras nos grupos
tutoriais, onde, através dos problemas, é levado a definir objetivos de aprendizado cognitivo sobre
os temas do currículo.
Esta página da UEL relata a utilização desta metodologia no ensino da medicina. Detalhando os objetivos
do PBL, a adapatação do currículo, o funcionamento dos grupos tutoriais, as funções do tutor, os temas
de estudo, os problemas encontrados, como funciona a avaliação e gerenciamento.


Data: 26/10/98 Hora: 12:01 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : Marlise Geller
Endereco : geller@ez-poa.com.br
opiniao : Problem-based Learning página da QUEEN'S University apresenta uma introdução ao conceito, os objetivos, as responsabilidades dos estudantes, as características do professor enquanto tutor, entre outros tópicos. Considerando o conceito de PBL, acredito que o trabalho em grupo é motivador e desafiador, o professor deve ser um mediador do processo e os alunos através da identificação do problema, constroem as soluções. Este processo requer comprometimento de ambas as partes e o constante compartilhar de informações.


Data: 26/10/98 Hora: 12:55 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla, Carlos, Loiva e Marcus
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : Grupo: Carlos, Loiva, Marcus, e Carla Características desejadas para um software de apoio à PBL:
- acesso à Internet para sua utilização em pesquisa;
- compartilhamento de aplicativos;
- ferramentas de colaboração e comunicação (chat, quadro-branco, votação, e-mail, vídeo/áudio-conferência, etc.)
- definição de módulos temáticos com os respectivos bancos de problemas;
- mural de publicação das soluções parciais das questões de aprendizagem;
- avaliação/acompanhamento dos progressos realizados pelos envolvidos na solução
dos problemas tomando suas resoluções parciais e as intervenções feitas pelo tutor;
- funcionamento de espaços de trabalho individual com visualização simultânea deles e dos
quadros compartilhados.



Data: 26/10/98 Hora: 13:03 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Eny, Helena, Marlise, Sidnei, TRazíbulo e Vera
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Proposições para projetar um ambiente de ensino-aprendizagem apoiado por computador: 1) O desenvolvimento de ferramentas que possibilitem a criação de um repositório para consulta e interação de/com alunos e professores envolvidos, ou interessados em temas geradores. Este conjunto de ferramentas deverá orientar a elaboração do projeto e a construção de um repositório para consulta e interação de/com alunos e professores envolvidos, ou interessados, nas atividades propostas a partir dos problemas motivadores. Será interessante que as ferramentas viabilizem o uso compartilhado deste repositório Uma característica importante desse sistema será a possibilidades de registro (inclusive cronológico) das atividades, para possibilitar a avaliação dos resultados alcançados pelos usuários. 2) Outro item a considerar deverá ser o oferecimento de protocolos que permitam a estruturação de programas de atividades, destinado a professores e alunos viabilizando um espaço cibernético de aprendizagem, estudo e pesquisa. 3) Buscando um processo de aprendizagem estimulante e automotivador, o ambiente de informações, desafios, materiais para exploração, etc., que provoquem a atividade compartilhada dos usuários, permitindo a inclusão de situações, materiais textuais e programas computacionais, que promovam a interatividade e a criação no sentido de adaptação, de extensão, de invenção, consciente das limitações e vantagens da tecnologia. 4) O ambiente deve permitir a construção de cursos interativos via Web e possibilitar a fácil inclusão de vídeos, animações, formulários interativos, entre outros recursos. Este ambiente também deve permitir a colaboração entre os participantes do curso, através de correio eletrônico, ferramentas para conversação (chat), videoconferência, murais virtuais e ambientes de construção coletiva, como por exemplo: quadros de comunicação, criação de gráficos, organogramas, figuras e textos em conjunto, possibilidade de usar calculadora para trabalho com tabelas e cálculos complementares 5) Um recurso importante na ferramenta seria a inclusão de janelas "locais" e "globais". Cada participante poderia ter uma janela própria e uma janela de todo o grupo para que o trabalho pudesse ser realizado sem que um componente do grupo atrapalhasse a construção da idéia do outro componente. Quando a idéia de cada um estivesse concluída, este poderia enviá-la à janela global de contribuição. 6) A discussão de um problema se desenrola em duas fases. Na primeira fase o problema é apresentado e os alunos formulam objetivos de aprendizado a partir da discussão do mesmo. Na segunda fase, após estudo individual realizado fora do grupo tutorial, os alunos rediscutem o problema à luz dos novos conhecimentos adquiridos.O ambiente deve ser motivador, despertar o interesse do aluno pela discussão e pela construção conjunta.


Data: 08/11/98 Hora: 20:43 Máquina: prt10u04.ez-poa.com.br

Nome : Gilberto Pavani
Endereco : gjpavani@ez-poa.com.br
opiniao : * Esta página apresenta a experiência da universidade estadual de Ohio no uso do PBL aplicada ao estudo de medicina. Ohio


Data: 11/11/98 Hora: 16:12 Máquina: dl-pm5-11.poa.zaz.com.br

Nome : Eliane
Endereco :
opiniao :


Data: 11/11/98 Hora: 16:26 Máquina: dl-pm5-11.poa.zaz.com.br

Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao : Atuação do professor usando PBL> No PBL o professor atua como facilitador, ele ajudará o aluno a raciocinar, buscar informações, motivá-los a ir adiante, a tomar decisões, os guiará para atingir as metas dos projetos. O facilitador deve estar ativamente acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos para que o grupo consiga atingir o que definiram no projeto. O facilitador deve fomentar a reflexão crítica, fazer perguntas adequadas no momento adequado. Nesse endereço há também recomendações para o facilitador, dicas de como revisar as informações dos alunos, cita algumas características de um bom facilitador e fala também da forma de avaliar


Data: 11/11/98 Hora: 16:56 Máquina: dl-pm5-11.poa.zaz.com.br

Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao :
O aluno e o PBL PBL é um processo de aprendizagem centrado no aluno que desenvolve a solução de problemas e habilidades de autoestudo necessárias para enfrentar a vida, permitindo ao aluno adquirir um conhecimento de base integrado sobre problemas do mundo real. Esse endereço apresenta características do aluno que estuda trabalhando no esquema PBL: automotivação para aprendizagem,etc., habilidades necessárias para ter êxito no PBL, habilidades que desenvolve no aluno: desenvolve os poderes imaginativos e intelectuais, habilidades para solucionar problemas, habilidades de comunicação, ver seu campo de estudo de uma perspectiva mais ampla, habilidade de pensamento crítico, reflexivo, imaginativo e sensitivo. O endereço apresenta também pasos para o PBL, responsabilidades do estudante, etapas na vida de um grupo PBL e passos para resolver problemas. Ao ler as referências disponibilizadas pelos colegas e também as que eu encontrei realizando uma pesquisa, observo que aparentemente há semelhanças entre o PBL a teoria Piagetiana, porém não encontrei referências bibliográficas e nem citações de Piaget. Seria interessante analisar mais profundamente o assunto. Outras referências: VI Conferência anual de PBL Reflexões sobre PBL Apresentando tabelas comparativas entre o método instrucional e o PBL com suas diferentes abordagens, tabela com efeitos significantes do PBL, etc. O que é PBL O Método PBL,/a> A Pedagogia do Saber-Fazer


Data: 25/10/99 Hora: 10:47 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Sistema de enquete
Cada um pode criar sua própria enquete e informar aos colegas, via lista, indicando o URL da enquete.


Data: 27/01/100 Hora: 10:28 Máquina: tc1-17.inbrapenet.com.br

Nome : Renato Dutra
Endereco : rdutra@inbrapenet.com.br
opiniao : McMaster University Contém alguns artigos interessantes sobre planejamento de aulas em PBL


Data em que foi respondido: 21/08/00 - 11:36:15
Computador utilizado: escorpiao.pgie.ufrgs.br (143.54.41.154)
Nome: Luciano Andreatta Carvalho da Costa
Endereco: luciano@cpgec.ufrgs.br
Opiniao: O PBL me parece um forma de abordagem dos conteúdos que exige do professor um considerável domínio do assunto que está sendo tratado. Não tenho dúvidas dos benefícios obtidos a partir desta metodologia, mas considero imprescindível que o professor tenha um embasamento teórico consistente sobre o PBL. Enfocando a questão do preparo do professor, o endereço Teleduc propõe uma espécie de PBL sobre PBL, possibilitando um significativo exercício da habilidade proposta. No endereço Tele podemos encontrar várias aplicações em PBL.


Data em que foi respondido: 08/09/00 - 17:41:23
Computador utilizado: barbaruiva.pgie.ufrgs.br (143.54.41.163)
Nome: Liane
Endereco: Hotpotatoes - editor
Opiniao: Software da Universidade de Vitoria para construir questões.
Hotpotatoes:
Hotpotatoes