Data em que foi respondido: 15/09/00 - 11:33:49
Computador utilizado: dl-tnt1-228.poa.zaz.com.br (200.248.211.228)
Nome: Karla Marques da Rocha
Endereco: karlarocha@terra.com.br
Opiniao: http://www.eps.ufsc.br/disserta98/roser/index.htm
Este estudo refere-se a construção de um modelo, baseado em
uma revisão bibliográfica, que considera procedimentos e metodologias
de várias instituições nacionais e internacionais, permitindo
uma visão de todo o processo, desde o diagnóstico inicial até
o relatório final de avaliação.
Data em que foi respondido: 15/09/00 - 11:40:22
Computador utilizado: dl-tnt1-228.poa.zaz.com.br (200.248.211.228)
Nome: Karla Marques da Rocha
Endereco: karlarocha@terra.com.br
Opiniao: http://www.eps.ufsc.br/disserta98/roser/index.htm
Este estudo refere-se a construção de um modelo, baseado em
uma revisão bibliográfica, que considera procedimentos e metodologias
de várias instituições nacionais e internacionais, permitindo
uma visão de todo o processo, desde o diagnóstico inicial até
o relatório final de avaliação.
Data em que foi respondido: 17/09/00 - 16:40:41
Computador utilizado: slras0155.nh.conex.net (200.248.30.99)
Nome: Patrícia B. Scherer Bassani
Endereco: pbassani@nh.conex.com.br
Opiniao: O site do Proinfo
apresenta duas instituições já credenciadas para oferta
de cursos de graduação a distância.
No link "textos sobre informática na educação" é
possível acessar uma grande quantidade de artigos. Não encontei
nada sobre avaliação em EAD, mas é bem interessante
dar uma "passadinha por lá".
Também é interessante o site da Associação Brasileira de Ensino
a Distância . Tem links para papers do Congresso de EAD - encontrei
o mesmo artigo que a professora Liane selecionou ... (Margarida...)
Data em que foi respondido: 18/09/00 - 00:12:45
Computador utilizado: (200.213.32.200)
Nome: Isolda e Laurete
Endereco: ninnc@terra.com.br - sauers@terra.com.br
Opiniao: Proposta de Avaliação
Curso: "Funções: suas propriedades e aplicações"
Público a quem se destina: Professores de Matemática
do Ensino Médio Modalidade: à distância Duração
do curso: 15 dias Tempo médio estimado de envolvimento:
o equivalente a 4 horas aula por dia
Formas de atividades para avaliação
1. Lista de discussão: serão propostos 3 temas para discussão
através de uma questão inicial; a partir da sugestão
de resolução serão sugeridas questões complementares
de revisão ou aprofundamento para cada tema proposto; 2. Resolução
de 3 problemas de aplicação; 3. Proposição de
3 problemas de aplicação; 4. Participação na
ampliação da biblioteca do curso, através da indicação
de livros, artigos e URLs, justificando a indicação; 5. Elaboração
de relatório ("diário de bordo"). Critérios para
fornecimento de certificado de participação
O certificado de participação será fornecido somente
se houver participação em todas as formas de atividade propostas.
O mesmo será expedido com um número de horas que pode variar
de 20 a 60 horas, conforme o envolvimento em cada uma das formas de atividades.
Certificado de participação - 60 horas: Realização
integral de todas as atividades. Certificado de participação
- 20 horas: Realização de das atividades propostas nas
formas 1, 2 e 3 com realização da auto-avaliação
e indicação de uma referência bibliográfica. Certificado
de participação - 40 horas: Qualquer situação
intermediária entre as anteriores.
Data em que foi respondido: 18/09/00 - 00:59:47
Computador utilizado: (200.213.32.200)
Nome: Isolda e Laurete
Endereco: ninnc@terra.com.br - sauers@terra.com.br
Opiniao: O site:http://server.cfch.ufrj.br/sead,
Sistema de Educação à Distância da UFRJ, apresenta
experiências concretas de cursos à
distância, onde constam discussões de todos os aspectos referentes
a esta modalidade de
ensino, tais como organização, metodologias, avaliação,
legislação, bem como
artigos que relatam projetos em desenvolvimento e sugestões de links
de interesse
nesta área.
Data em que foi respondido: 18/09/00 - 10:09:13
Computador utilizado: capricornio.pgie.ufrgs.br (143.54.41.153)
Nome: Luciano A. Carvalho da Costa
Endereco: luciano@cpgec.ufrgs.br
Opiniao: No endereço Avaliação1 encontramos
importantes referências sobre os objetivos de uma avaliação.
Salienta-se a necessidade do professor dar o feed-back ao aluno, considerando
o aluno como o outro agente do processo. O conceito de avaliação
passa a ser mais amplo, importante também para o próprio professor.No
endereço Avaliação2
há um exemplo de avaliaçao on-line, no qual as respostas são
enviadas diretamente para o e-mail do professor.
Data em que foi respondido: 18/09/00 - 10:10:52
Computador utilizado: capricornio.pgie.ufrgs.br (143.54.41.153)
Nome: Luciano A. Carvalho da Costa
Endereco: luciano@cpgec.ufrgs.br
Opiniao: Repetindo o endereço que não foi na contribuiçao
anterior: Avaliação1
Data em que foi respondido: 18/09/00 - 23:40:45
Computador utilizado: dl-tnt1-229.poa.zaz.com.br (200.248.211.229)
Nome: Ana Claudia, Diocélia, Karla e Laura
Endereco: karlarocha@terra.com.br
Opiniao: http://www.eps.ufsc.br/disserta98/roser/index.htm
Curso: Capacitar os professores a desenvolver a interdisciplinaridade através
de projetos, com o auxílio da informática. Proposta avaliativa:
Conforme DEMO (1998), a avaliação é um componente
da aprendizagem e acontece a partir das interações, reconstruções
e organizações do aluno.... coerente com o processo de aprendizagem.
Para a avaliação serão levadas em consideração
estratégias cognitivas e metacognitivas, utilizadas pelos estudantes,
contribuindo para que os mesmos desenvolvam ainda mais suas competências.A
proposta avaliatita será baseada: no processo formativo, onde considera-se
cada estágio da instrução, verificando-se a evolução
do aluno; avaliação somativa, onde avalia-se todo o processo;
Avaliação diagnóstica, onde verifica-se as habilidades
individuais. Para isso será utilizado questões de respostas
abertas, teste de múltipla escolha, lista de discussões, rastreamento
de atividades e sistema de feedback.
Data em que foi respondido: 02/10/00 - 09:06:52
Computador utilizado: escorpiao.pgie.ufrgs.br (143.54.41.154)
Nome: Marcio/Leandro
Endereco: mmartins@unisc.com.br
Opiniao: Aqui esta uma fundamentação teórica
e proposta para avaliação do projeto que será desenvolvido:
Avaliação
Data em que foi respondido: 09/10/00 - 17:39:27
Computador utilizado: lobuno.pontotec.com.br (200.225.180.74)
Nome: Ana Cláudia
Endereco: anasiluk@unicruz.tche.br
Opiniao: Essa página
trata sobre avaliaçao, metodologia,conceito, biblioteca em EAD,artigos
e bibliografia. Esta outra
apresenta alguns instrumentos de avaliacao em EAD, alguns softwares de avaliacao
em ead, a necessidade de formacao docente para o uso das NTIC, alem de graficos
demonstrativos.
Data em que foi respondido: 20/12/00 - 17:54:50
Computador utilizado: bsi16-24.bsi.com.br (200.189.16.24)
Nome: Raquel Rizzo
Endereco: raquelrizzo@bsi.com.br
Opiniao: O
Projecto Teeod Essa Página descreve o Projeto Teeode, com suas
definições, perspectivas, referências. Segundo o texto,o
projeto TEEODE foi desenvolvido tendo em vista dois objetivos: -um levantamento
representativo de modelos de avaliação utilizados por instituições
e docentes envolvidos em aprendizagem a distância. Este levantamento
tentou cobrir os 15 países membros da União Europeia. -A concepção
e desenvolvimento de instrumentos tecnológicas e de métodos
capazes de apoiar docentes nos processos de avaliação dos alunos
matriculados em disciplinas de EAD. Navegando por esse site você vai
encontrar a url: O Projecto Teeod Essa Página descreve o Projeto Teeode,
com suas definições, perspectivas, referências. Segundo
o texto,o projeto TEEODE foi desenvolvido tendo em vista dois objetivos: -um
levantamento representativo de modelos de avaliação utilizados
por instituições e docentes envolvidos em aprendizagem a distância.
Este levantamento tentou cobrir os 15 países membros da União
Europeia. -A concepção e desenvolvimento de instrumentos tecnológicas
e de métodos capazes de apoiar docentes nos processos de avaliação
dos alunos matriculados em disciplinas de EAD. Navegando por esse site você
vai encontrar a url:
http://www.doe.d5.ub.es/te/teeode/THEBOOK/files/portugue/html/10tools/10tools.htm#4
Onde são descritos
como foi desenvolvida e quais as conclusões dos autores sobre a análise
de instrumentos computorizados utilizados na avaliação(alunos
e disciplinas) de EAD. Nessa página são citadas várias
URLs interessantes que trabalham com a pesquisa para construção
de metodologias de avaliação em EAD.