Durante todo o curriculum os estudantes participam também nas discussões da inteiro-classe, em que cada par relaciona seus findings das atividades.

É importante anotar esse conception original de PIE's e o projeto foi caracterizado melhor como em algum lugar entre o projeto e a atividade centrados learner centrou modelos do projeto. Era durante sua execução e a análise subseqüente que nosso próprio perspective teórico evoluiu na atividade centrou a estrutura apresentada acima. Esta evolução cría algum aparente
conflitos entre o projeto de PIE's e nossa estrutura teórica. Para o exemplo, as aproximações da teoria da atividade à instrução são associadas frequentemente com o apprenticeship, visto que a aproximação de PIE's parece supor que os estudantes aprendem a probabilidade fazendo investigações científicas. Entretanto, enquanto nós tentamos mostrar abaixo, nós acreditamos que os estudantes realmente aprendiam as maneiras matemáticas das práticas de perceber e falavam sobre a probabilidade que foram aceitadas pela comunidade da sala de aula como os métodos bem sucedidos para justificar reivindicam (por exemplo a reivindicação que um jogo dado era justo).

Raciocínio Probabilistic Mediar

Quando nós examinamos a TORTA do perspective de como mediou o raciocínio probabilistic, nós encontramos que para o fim das três semanas a maioria de estudantes justificaram suas reivindicações sobre a probabilidade calculando a probabilidade de um evento composto (Vahey, Enyedy & Gifford, sob a revisão). A prática dos estudantes em a maioria de casos foi estruturada em torno da árvore da probabilidade como um inscription requisitado do espaço de amostra inteiramente enumerated (isto é todos os resultados possíveis). Em outra parte, nós esboçamos o trajectory desta ferramenta cultural particular dentro da sala de aula (Enyedy et al., 1997) e dos contextos sociais diferentes em que a ferramenta foi usada (Enyedy et al., 1998).

As interdependências do mediation

Entretanto, há mais a um sistema da atividade e ambiente da aprendizagem do que o relacionamento entre uma ferramenta e um método do raciocínio. Em nossa análise da TORTA, a divisão de trabalho entre estudantes e " governa " por qual interage efeito a organização da atividade e finalmente dos resultados da aprendizagem dos estudantes. Ambos estes fatores mediar serão examinados por sua vez.
 
 

Nós usamos figura 5 mostrar gràfica o jogo reduzido das interdependências que nós examinamos em nossa análise de como as configurações diferentes de quem fêz o que durante as atividades da TORTA efetuou os estudantes que aprendem. Na fase da predição das investigações dos estudantes nós vimos ao menos duas divisões de trabalho distintas. Embora os estudantes trabalhassem nos pares, a TORTA foi projetada com a somente uma caixa de texto gravar suas predições. O dissent de sua resposta compartilhada, foi pretendido ser expressado com o uso do " de barras acordo. " O one-way em que os estudantes se organizaram para realizar esta tarefa devia alternar quem era responsável para essa pergunta particular. Alternativamente, alguns estudantes tentaram alcançar o consenso em cada pergunta. Estas duas maneiras de dividir o trabalho dentro dos confinamentes da ferramenta mediar resultaram em testes padrões diferentes da interação e do trajectories diferente da aprendizagem.

Sob o método alterno da responsabilidade, os pontos do disagreement entre o estudante que compreende foram frequentemente undiscovered ou ignorados. A responsabilidade alterna compartmentalized suas respostas e eliminou a necessidade para a coerência através das perguntas. Isto apresentou uma dificuldade para um curriculum baseado no ideal dos estudantes que refinam suas idéias por causa do dissonance cognitive. Eliminou eficazmente o accountability social para suas respostas, e em conseqüência os estudantes que usam este método não refinaram frequentemente suas idéias baseadas na entrada de outra. Na outra mão, tentar alcançar o consenso em cada pergunta teve suas próprias forças e fraquezas. Quando o processo collaboratively de alcançar o consenso fêz diferenças entre estudantes visíveis a se, não conduziu sempre à reflexão profunda sobre aquelas idéias. Indicou-se que os sistemas elevados da largura de faixa, que tentam imediatamente alcançar o consenso, tendem a se estabelecir o mais próximo em uma solução ao centro de gravidade inicial não obstante o que a evidência sugere como a " mais melhor " solução (Hutchins, 1995). Na TORTA isto significou que os estudantes que tentaram alcançar o consenso em suas predições, concordados frequentemente com a primeira explanação que parecido sensible a elas sem inteiramente explorar a ou suas alternativas.

O que está desobstruído deste olhar rápido em algumas das maneiras que os estudantes responderam às perguntas predictive da TORTA é que a ferramenta que mediou o articulation de seus intuitions (isto é um espaço compartilhado para respostas) por sua vez estêve mediada pela maneira que os estudantes dividiram seu trabalho. Quando for unrealistic pensar de que nós podemos predizer ou completamente determinar como os estudantes usarão uma ferramenta, as mostras deste exemplo que em projetar sistemas de CSCL é importante considerar como o contexto maior do sistema da atividade mediará o uso das ferramentas e os estudantes que aprendem o trajectory.
 
 

Nós examinamos também como as estruturas da participação (isto é réguas) para a interação do estudante-à-estudante mediaram a maneira em que a TORTA foi usada e em o que os estudantes aprenderam da atividade. Figura 6 mostra o jogo das interdependências que nós examinamos na análise de dois estudantes como responderam a uma pergunta predictive que pergunte sobre a distribuição da probabilidade de duas aletas da moeda.
Esta interação é mostrada em figura 7.
 

  Figura 7: Rosa e Maria que ajusta o frame para sua interação.

A primeira volta desta interação mostra Rosa que tenta estabelecer uma compreensão compartilhada de sua tarefa atual lendo a pergunta predictive no espaço interactional público. Ter uma compreensão compartilhada da tarefa tem implicações enormes para o que começam realmente feito e o que os estudantes compreendem eventualmente. O que é interessante sobre esta interação é que os estudantes não lêem a pergunta inteira (na figura 7, comparam a volta 1 ao texto na esquerda superior do indicador do computador). A parte da pergunta que não lêem alto, é exatamente o parâmetro da tarefa que terminam acima da ignorância. Mesmo que   o professor por sua vez 8 os lembre que necessitam considerar o número total dos pontos de sua predição, os estudantes não fazem nenhuma tentativa de fazer sua predição adicionar até vinte. No fato, não parecem attuned à quantidade em tudo. Em nenhuma parte nesta interação aos mencionam o valor cardinal de qualquer resultado ou classe dos resultados. Rather, usam termos relativos como " mais altamente " e " mais elevado " falar sobre as relações ordinais das classes dos resultados. Para esta interação, então, sua atividade somente corresponde parcialmente à atividade pretendida, porque negociaram a tarefa incluir somente o valor relativo das barras do histograma. Mesmo assim, por sua vez 3 e 4 nós vemos que as duas meninas que collaborating para criar um conjecture preliminar que seja suportado por uma justificação, que incorpora por sua vez um dos sistemas do inscription da TORTA. Isto é, mesmo que sua afirmação esteja incorreta, seu formulário reflete a estrutura desejada da participação de um argumento well-formed.

O contexto de Sociogenetic, ontogenetic e de Microgenetic da TORTA

Finalmente, examinar como a TORTA situated com respeito ao trajectories socio- e ontogenetic possível revela ambo o alguma das forças e da fraqueza de nosso projeto. No nível sociogenetic, nós encontramos que a TORTA faz exame de uma vista um tanto restrita do contexto da probabilidade com relação ao domínio maior da prática. Em todas as atividades da TORTA, o contexto para o raciocínio probabilistic analisava jogos de possibilidade. Isto corresponde bem às raizes históricas da probabilidade classical em que as situações probabilistic, geralmente jogos, são analisadas nos termos o número de resultados equiprobable favoráveis e non-favoráveis. entretanto, não se dirige aos muitos mundo real e distante menos contextos estruturados onde os estudantes puderam lucrar pela probabilidade do leveraging, tal como a avaliação do risco, ou de compreender a confiabilidade de um teste médico. Nossa limitação das atividades a jogar do jogo é provável amarradas diretamente aos estudantes o sucesso limitado no raciocínio probabilistic nos contextos fora do gaming (veja Vahey et al, sob a revisão). No nível ontogenetic, entretanto, nós acreditamos que nossa escolha dos jogos estêve justificada. Os jogos e o fairness são interesses authentic dos estudantes desta idade. O contexto do gaming leveraged este interesse e ajudado motivate os estudantes durante todo as atividades. Finalmente, nós encontramos que o trajectories microgenetic dos estudantes através da TORTA era fundamental conversações escorada pelos recursos materiais disponíveis. Em alguns casos, os inscriptions da TORTA escoraram estas conversações nas maneiras que lhes ajudaram realizar a relevância dos recursos normativos da probabilidade que ignoraram previamente (por exemplo o espaço de amostra). Em outros casos, os inscriptions opuseram às práticas intuitive dos estudantes e conduzido lhes para reorganize totalmente maneira conceptualized o domínio (Enyedy, no processo).

Conclusão

Há ainda uma quantidade enorme de pesquisa necessitada desenvolver nossa compreensão de como os mundos materiais, sociais e mentais interpenetrate na atividade mediada. A teoria da atividade começa a colocar para fora de algumas das dimensões desta tarefa, mas não está ainda desobstruída como aplicar as introspecções da teoria da atividade ao projeto (melhor que meramente à crítica) de ambientes collaborative suportados computador da aprendizagem. O projeto centrado atividade é uma tentativa de mover-nos para uma estrutura teórica mais apropriada para os ambientes de CSCL que conduzirão a um número de princípios concretos do projeto, mas esta promessa está como de contudo pela maior parte unrealized. Que ACD realizou para datar devem identificar e fornecem um perspective teórico unifying em algumas das áreas principais onde os princípios do projeto para CSCL são needed. As áreas dirigidas neste artigo incluíram: como as ferramentas cultural medíam a cognição, como os sistemas da atividade (e assim a cognição) são mediados por interações sociais e por estruturas diferentes da participação, e como os sistemas da atividade situated em comunidades maiores e em suas práticas.