Badtrans.B

O Badtrans.B, vírus que contamina computadores apenas com a leitura de e-mail (não é preciso clicar em arquivos anexados), foi o grande “vilão” de dezembro . É o que mostram os levantamentos feitos por empresas como Sophos e Kaspersky. De acordo com a primeira, o vírus, descoberto em novembro do ano passado, foi responsável por 92,4% de todos os caso identificados. Já a Kaspersky aponta 87,4% de incidência.
Segundo a Sophos, na segunda colocação (com apenas 1% dos casos), aparece o Goner, seguido pelo Magistr.B, (0,9%). Mais de 1,2 mil novos vírus foram identificados pela companhia durante o mês de dezembro de 2001. Com relação ao ano todo, 11 mil novas pragas virtuais foram identificadas nos últimos doze meses, elevando o número de ameaças para mais de 70 mil.
O Badtrans.B chega por e-mail com o campo de assunto em branco ou com "RE:" e um arquivo anexado que pode ter vários nomes, como Me_Nude.zip.scr e S3msong.mp3.pif. O objetivo de ter .zip.scr ou mp3.pif, por exemplo, é enganar o destinatário, que acredita estar recebendo um arquivo de música ou foto. Em sete dias, o invasor atingiu mais de 100 mil e-mail infectados, em 135 países, segundo levantamento feito pela empresa MessageLabs.