"My Party"
   
O My Party, praga virtual que já infectou milhares de computadores em todo o mundo, continua a atormentar os internautas.

Segundo a MessageLabs, empresa especializada em monitorar o fluxo de e-mails para companhias em várias regiões, o vírus atingiu hoje mais de 100 países. Apenas o levantamento da companhia aponta cerca 19 mil mensagens identificadas com o invasor, com maior incidência nos Estados Unidos, Reino Unido e Itália. No Brasil, de acordo com as principais empresas de antivírus, o número de contaminações ainda é baixo. Porém, muitos e-mails infectados circulam pela rede. Só a redação do IDG Now! recebeu mais de 20 mensagens com o novo vírus.


O invasor chega por e-mail com mensagens como esta:
Subject: new photos from my party!

Body: Hello!

My party... It was absolutely amazing!
I have attached my web page with new photos!
If you can please make color prints of my photos. Thanks!

Attachment: www.myparty.yahoo.com (29,696 byte PE file)


    Em anexo traz o arquivo www.myparty.yahoo.com que, apesar de parecer o endereço de um site, é um link para um arquivo. O texto fala sobre uma festa muito legal e convida o internauta a visitar o site com fotos. Ao executar o arquivo, o destinatário infecta a máquina e passa a enviar mensagens contaminadas para todos os endereços cadastrados no Address Book, via Outlook.

Para completar, segundo a Sophos, o vírus instala um programa espião conhecido como BackDoor-AAF, que oferece controle do micro invadido aos hackers, em sistemas com Windows NT, 2000 ou XP.


Apesar do grande número de contaminações, a versão A do My Party tem data para “sair de cena”. Segundo a McAfee, ele esta programado para enviar mensagens e instalar o backdoor apenas até o dia 29 de janeiro de 2002. Porém, novas versões podem surgir. Mais informações sobre o My Party, inclusive sobre o combate ao invasor, podem ser obtidas nas notícias abaixo.