LOST IN CYBERSPACE
A diversidade, a riqueza e o tamanho da Web podem dificultar a localização de uma determinada informação. Mas a própria rede tem recursos de busca disponíveis para o usuário.
A Internet é como um oceano, vasta e sem sinais de trânsito. Por isso, foram criados serviços para ajudar alguém achar seu caminho na rede. Alguns deles mantêm listas de endereços divididas por assunto. Quase todos oferecem um dispositivo de busca, em que se pode digitar uma palavra e descobrir documentos que falam daquele assunto.
Como Localizar informações na Web
A Internet pode ser considerada como um repositório de informações como jamais existiu antes na história da humanidade. Mas justamente por causa de sua diversidade e tamanho gigantesco, encontrar a informação desejada pode ser difícil e demorado. Quando já se sabe o endereço, ou URL, do assunto desejado pode-se ir diretamente para ele. Mas na maioria das vezes é preciso descobrir entre milhares de endereços da Web aqueles que contêm informações interessantes, ficando assim "lost in cyberspace".
Para minimizar este problema, contamos com os search engines (mecanismos de busca), que são computadores e softwares especiais que vem facilitando a pesquisa na Web, desde o surgimento do primeiro em 1994.
Os mecanismos de procura são importantes ferramentas para auxiliar a organizar as informações na Internet. Entretanto, eles não suficientes, uma vez que a Internet é muito grande e pouco organizada. Para que tenhamos sucesso na utilização dos mecanismos devemos tomar alguns cuidados como identificar o tipo de pesquisa que queremos realizar, definirmos o espaço
de busca e decidir qual o mecanismo de procura mais adequado ao tipo de pesquisa que desejamos realizar. Dentre os tipos de pesquisa pode-se destacar 2 modos: por assunto e por palavra-chave.Busca por assunto
Parte-se de um título abrangente e vai-se estreitando a busca, clicando em subtópicos cada vez mais especializados até encontrar o assunto de interesse. Um exemplo pode ser visto abaixo na figura 1, quando o usuário está buscando informações sobre multimídia num dos sites que servem como ferramenta de busca, neste exemplo o Yahoo (www.yahoo.com.br).
Figura 1 - Selecionando ítem incial - Informática e Internet
Figura 2 - Já é encontrado o sub-ítem multimídia, nos parênteses é informado o número de documentos encontrados sobre o assunto desejado, no caso multimídia.
Figura 3 - Após o clique sobre multimídia, a busca pode ainda ser mais detalhada
com este novo menu de opções sobre o assunto pesquisado.
Busca por palavras-chave
Se o motivo da busca seja um tema específico, como o nome de uma pessoa, o recurso de busca por palavras-chave pode ser o mais indicado. Por exemplo, pode-se estar procurando informações e fotos sobre a cidade de Porto Alegre. Na figura 4 aparece outra ferramenta de busca muito conhecida, o Altavista (www.altavista.com), no campo indicado pela seta vermelha deve ser digitado as palavras-chave, sendo neste exemplo "porto alegre"+"fotos", (deve-se utilizar as aspas e o sinal de adição para facilitar o processo de busca).
Figura 4 - Busca por palavras-chave
Figura 5 - Além das palavras-chave é possível selecionar o idioma em que se quer encontrar informações, sendo que depois de selecionado deve-se clicar no botão Search.
Figura 6 - No círculo vermelho está o número de páginas encontradas que referem as palavras-chave, estas páginas são listadas como mostra a chave verde de acordo com o grau de
relevância com as palavras pesquisadas.
Ferramentas de busca brasileiras
Cadê - www.cade.com.br Foi o primeiro, e já quse tudo está dito. O modelo do Cadê é claramente o Yahoo! e seu forte é a catalogação feita por pessoas e não por máquinas.
Aonde - www.aonde.com Criado em 1997, o Aonde reúne um catálogo de páginas e canais de informações diversas.
SurfTrade - www.surftrade.com.br WebGuide - www.webguide.com.br Zeek - www.zeek.com.br Criado em 1996, orgulha-se de ser o primeiro site de busca brasileiro a usar operadores lógicos na Língua Portuguesa. Isto é: em vez de usar And, usa e; em vez de usar OR, usa ou.
Página desenvolvida pelos alunos Rodrigo Keller e Marie-Christine Fabre PGIE/Teleducação 2000