Aqui será abordado a questão da qualidade de serviço !!
- O que é Qualidade de Serviço?
A noção de qualidade de serviço surgiu em comunicações para descrever
certas características técnicas de transmissão de dados. Alguns
parâmetros que descrevem a velocidade e a confiabilidade da transmissão, tais como desempenho,
atraso de trânsito, taxa de erro e probabilidade de falha no
estabelecimento da conexão são aplicados nas camadas mais baixas,
significando que não são verificados ou observados pela aplicação.
Esta situação, era aceitável quando redes de comunicação eram usadas
para dados independentes do tempo. Porém, hoje dados dependentes do
tempo prevalecem em aplicações multimídias. Todo o todo o sistema
distribuído deve participar para garantir níveis de desempenho, sendo assim que
um processo da aplicação inicia os requisitos de serviço e transmite-os para outros componentes
do sistema. Geralmente, o processo de negociação entre os componentes
do sistema determinam se coletivamente eles podem satisfazer o nível de qualidade de serviço.
QoS é definido pelo ITU-T na recomendação I.350 como:
"Qualidade de Serviço (QoS) é o efeito coletivo de performance que determina o grau de satisfação
do usuário deste serviço específico".
Outra definição segundo [Vog95] é:
"Qualidade de Serviço representa o conjunto de características qualitativas e quantitativas
de um sistema multimídia distribuído necessários para alcançar a funcionalidade
requerida de uma aplicação"
, onde
"Funcionalidade inclui a apresentação do dado multimídia para o usuário
e a satisfação geral do usuário".
Diferentes aplicações em um mesmo sistema distribuído podem ter
diferentes subconjuntos de valores de qualidade de serviços requeridos,
e alguns parâmetros podem não ser mutuamente independentes.
Em sistemas distribuídos é difícil separar parâmetros de qualidade de serviço
de outros parâmetros do sistema. Entretanto, uma característica que
diferencia, é que parâmetros de qualidade de serviço estão sujeitos a
negociação entre componentes do sistema.
Aplicações multimídia distribuídas podem ser apresentacional ou
conversacional, embora a maioria das aplicações tem ambos aspectos.
Aplicações apresentacionais provê acesso remoto para documentos
multimídia tais como serviços de vídeo sob demanda, enquanto
aplicações conversacional tipicamente envolvem comunicações multimídia
em tempo real. Aplicações conversacional podem ser classificadas:
serviços broadcast e sob-demanda. O tipo de aplicação tem influência
decisiva nos parâmetros requeridos do sistema. Por exemplo, atraso é
menos importante para aplicações apresentacionais do que conversacionais.
Os parâmetros de qualidade de serviço são divididos em cinco categorias:
- Orientada a performance: atraso fim-a-fim e taxa binária;
- Orientada a formato: resolução de vídeo,taxa de quadros e tipo de compressão;
- Orientada à sincronização: desvio entre o começo de sequências de áudio e vídeo;
- Orientada à custo: mudanças na conexão e transmissão de dados; pagamento de direitos autorais;
- Orientada à usuário: imagem subjetiva e qualidade de som.
O processamento de qualidade de serviço em sistemas multimídia
distribuídos envolve várias atividades:
- Taxar os requisitos de qualidade de serviço em termos de preferências subjetivas do usuário ou satisfação com a qualidade da aplicação - performance, sincronização, custo, e outros.
- Mapear os resultados da taxação de vários componentes do sistema.
- Negociar entre componentes do sistema ou camadas (embutidos nos protocolos) para garantir que todos componentes do sistema podem encontrar os parâmetros requeridos consistentemente.
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