Data: 29/08/97
Hora: 09:42

Nome : Alexis Rockenbach
Endereco : alexis@inf.ufrgs.br
opiniao : Estou fazendo minha primeira participação na disciplina de Gerência de Redes.


Data: 29/08/97
Hora: 09:43

Nome : Jorge Vaz
Endereco : objectw@nutecnet.com.br
opiniao : Gostei do enfoque prático da aula


Data: 29/08/97
Hora: 09:44

Nome : Alexandre Horch
Endereco : alexandre@procempa.com.br
opiniao : Analista de sistema com atuação de 10 anos atualmente desempenhando a função de Supervisor de Projetos Especiais na PROCEMPA. Acredito que esta disciplina deva ser bastante útil no desenvolvimento do Mestrado bem como nas minhas atividades profissionais. A espectativa é grande.


Data: 29/08/97
Hora: 09:44

Nome : Ana Carolina
Endereco : hermann@inf.ufrgs.br
opiniao : Sou orientanda da Profa. Janilce e estou trabalhando na area de QoS.


Data: 29/08/97
Hora: 09:46

Nome : Gerson Battisti
Endereco : gerson@inf.ufrgs.br
opiniao : Formado pela UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Atualmente licenciado desta universidade para Mestrado.


Data: 29/08/97
Hora: 09:46

Nome : Ney Leonardelli Soledade
Endereco : soledade@inf.ufrgs.br
opiniao : Acho muito inovadora a abordagem que está sendo dada a cadeira de Gerência de Redes


Data: 29/08/97
Hora: 09:46

Nome : Fabio Ribas Ardeola
Endereco : fabio@penta.ufrgs.br
opiniao : Atualmente estou trabalhando como bolsista na area de videoconferencia com a prof. Liane, na RNP.


Data: 29/08/97
Hora: 09:47

Nome : Luiz Gustavo Anflor Pereira
Endereco : guga@inf.ufrgs.br
opiniao : Formado pela PUCRS, onde fiz trabalho de conclusão na área. Trabalhei na Rede TCHE e este ano iniciei o mestrado.


Data: 29/08/97
Hora: 09:48

Nome : Renata Montez
Endereco : renata@inf.ufrgs.br
opiniao : Orientanda do prof. Raul Weber na área de Segurança, tendo como tema de dissertação "Análise de Segurança em Ambientes Heterogêneos".


Data: 29/08/97
Hora: 09:48

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : Trabalho com monitoração ativa remota sob orientação da Prof. Liane. Tenho grandes expectativas em relação à esta disciplina.


Data: 29/08/97
Hora: 09:49

Nome : André A. Parmeggiani
Endereco : aap@elonet.com.br
opiniao : Recém formado pela UFRGS, estagiei na Santa Casa de Porto Alegre


Data: 29/08/97
Hora: 09:51

Nome : Rogério Sachett
Endereco : sachett@inf.ufrgs.br
opiniao : Aluno de mestrado na área Bancos de Dados Ditribuidos.


Data: 29/08/97
Hora: 09:52

Nome : André A. Parmeggiani
Endereco : aap@elonet.com.br
opiniao : Sugestao: Ao lado do botao ENVIAR, poderia existir tambem um botao limpar, no formulario de entrada de mensagens no mural.


Data: 29/08/97
Hora: 09:52

Nome : Lara Vanusca Thoma Goulart
Endereco : lara@inf.ufrgs.br
opiniao : Orientanda do prof. Raul Weber. Meu principal interesse é na área de Segurança.


Data: 29/08/97
Hora: 10:20

Nome : Marcio d'Avila Scheibler
Endereco : mds@inf.ufrgs.br
opiniao : Esta cadeira parece ser a mais interessante do mestrado....


Data: 29/08/97
Hora: 10:28

Nome : Luiz Gustavo Anflor Pereira
Endereco : guga@inf.ufrgs.br
opiniao : Em um banco podemos gerenciar a configuração do horário de abertura do cofre, o número de caixas abertos por default e o dinheiro inicial de cada um. Na segurança podemos gerenciar alarmes, como operações com saldos indevidos ou fora do horário de atendimento. As falhas podem ser vistas quando as portas trancam, ou o sistema cai. Estatísticas podem ser colhidas com o número de clientes em determinado horário, quantas foram barradas na porta, o tempo de atendimento dos caixas, contas mais movimentadas...


Data: 29/08/97
Hora: 10:37

Nome : Leonardo Carissimi
Endereco : lsc@inf.ufrgs.br
opiniao : Em um banco podemos monitorar o tempo de espera dos clientes nas filas (atraves de sensores na entrada e na saida da fila) e tambem o tempo medio que cada cliente leva em um caixa. Assim podemos obter informacoes para oferecer um servico melhor. E podemos tambem informar quanto tempo a ultima pessoa da fila levara para ser atendida.


Data: 29/08/97
Hora: 10:42

Nome : Ricardo Dastis
Endereco : dastis@inf.ufrgs.br
opiniao : Todos os caixas eletronicos de auto-atendimento de um banco podem ser gerenciados de maneira que, no momento em que o dinheiro disponivel chegue a uma quantidade baixa (a ser determinada), seja disparado um alarme para que o pessoal do banco faca a reposicao de dinheiro no equipamento.


Data: 29/08/97
Hora: 10:52

Nome : Gerson Battisti
Endereco : gerson@inf.ufrgs.br
opiniao : Sera gerenciado no banco os seguites objetos? porta de entrada, terminais de auto atendimento e os caixas. Poderemos contabilizar a quantidade de dinheiro movimentado, numero de pessoas que estiveram na agencia, numero de caixas e num de terminais de autoatendimento. As falhas podem ser notificadas pelo num. vezes que a porta "trancou", caixas em operacao sem nenhuma transacao, terminais de autoatendimento fora de funcionamento. Na seguranca o controle de alame nos caixas e guardas (assalto), no cofre(abertura fora do horario especificado), saque de dinheiro acima de um limite X. Desempenho dos caixas, tempo medio de atendimento do cliente no caixa ou autoatendimento, tempo medio de uma transacao. Configuracao pode ser de acordo com o num, de pessoas no banco e o numero de caixas disponiveis, configuracao dos limites de saque diarios dos clientes. Etc....


Data: 29/08/97
Hora: 11:05

Nome : Fabio Ribas Ardeola
Endereco : fabio@penta.ufrgs.br
opiniao : Para um controle efetivo sobre os objetos gerenciaveis, dinheiro e pessoas, das agencias do banco devemos trabalhar sobre cinco fatores: Fault: neste item podemos identificar o excesso ou falta de dinheiro no caixa, erros de fechamento do caixa, porta da agencia com problema, temperatura do ambiente. Accounting: quantidade de dinheiro do caixa e agencia, movimentacao de dinheiro, numero de pessoas entrando e saindo. Perform: falta de troco nos caixas, numero de clientes por caixa, tipo de operacao do caixa. Configuration: sem comunicacao com os caixas, sensores da agencia. Seguranca: alarme de roubo ativado pelo caixa da agencia, porta do cofre aberta fora do horario, cartao do cliente roubado.


Data: 29/08/97
Hora: 12:21

Nome : Margareth Irene Schäffer
Endereco : margaret@inf.ufrgs.br
opiniao : Desejo aprender tudo sobre redes, sou formada em matematica pela UFRGS e estou aprendendo redes na pratica. Nem sempre posso assistir aula devido atividades profissionais.


Data: 01/09/97
Hora: 14:20

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : Poderiam ser gerenciados os seguintes objetos:




Data: 01/09/97
Hora: 14:20

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : Poderiam ser gerenciados os seguintes objetos:




Data: 01/09/97
Hora: 14:21

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : Poderiam ser gerenciados os seguintes objetos:




Data: 01/09/97
Hora: 14:23

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : Poderiam ser gerenciados os seguintes objetos:




Data: 02/09/97
Hora: 12:16

Nome : Alexis Rockenbach
Endereco : alexis@inf.ufrgs.br
opiniao : Dentro de um Banco, há uma série de operações que seria interessante gerenciar. Vendo sob o ponto de vista das áreas definidas pela ISO para o Gerenciamento de Redes, poderíamos destacar as seguintes atividades:

Gerenciamento de Performance

Gerenciamento de Segurança Contabilidade Gerenciamento de Falhas Gerenciamento de Configuração


Data: 03/09/97
Hora: 14:33

Nome : Marcio d'Avila Scheibler
Endereco : mds@inf.ufrgs.br
opiniao : Aplicando-se as areas de gerencia ao problema do movimento de pessoas e dinheiro no banco, podeiramos ter: - Gerencia de falhas: maquinas e portas que trancam, inconsistencia de saldo (e de operacoes financeiras em geral), entrada de metais na porta giratoria, falta de dinheiro nos caixas automaticos - Gerencia de configuracao: caracteristicas operacionais dos caixas automaticos e portas do banco - Gerencia de seguranca: tambem a verificacao de portas de entrada (deteccao de metais). Tentativas de acesso invalido a contas (por exmplo erro de 3 vezes na senha do cartao magnetico) - Gerencia de performance: monitorar o ritmo de atendimento. Quantas pessoas em media sao atendidas por unidade de tempo em cada fila ? QUal o caixa mais rapido e o mais lento ? Quais os horarios de pico ? Analogia familiar: (numero de pessoas,fila) com (pacotes, enlace ponto-a-ponto). - Gerencia de contabilidade: contabilidade de uso dos servicos bancarios por parte do cliente: Taxas bancarias, CPMF (contribuicao PERMANENTE sobre movimentcao financeira), poupanca.... Exemplos de alarmes: - Falta de dinheiro em algun caixa ou na agencia como um todo - Metais detectados na porta de entrada da agencia - Um mesmo cliente esta' ha mais de 20 minutos no caixa - Uma conta corrente esta com saldo negativo


Data: 04/09/97
Hora: 09:32

Nome : André A. Parmeggiani
Endereco : aap@elonet.com.br
opiniao : Fora todo o que já foi citado (isso é que dá deixar prá depois :-), acrescento o movimento de contas simultaneamente e, também uma divisão dos agentes em níveis de importância, para auxiliar o Gerente na interpretação, notificação e tomada de decisão. Por exemplo:
Nível 1 - Assalto (acionado por alarme/funcionário)
Nível 2 - Comunicação (queda das linhas entre agências)
Nível 3 - Operações Ilegais (roubo, inconsistência, fraude)
Nível 4 - Limites (limites de valores nos cofres/caixas)
Nível 5 - Ambiente (portas, temperaturas, filas)



Data: 04/09/97
Hora: 10:17

Nome : Rogerio Sachett
Endereco : sachett@inf.ufrgs.br
opiniao : O banco pode monitorar remotamente suas agências da seguinte maneira: Registrar os eventos gerados pelos objetos gerenciados em um banco de dados local para cada agência. Um processo faria um sumário dos eventos a cada intervalo de tempo e geraria outros eventos para a agencia central de monitoramento. Pode-se colocar contadores de acesso nos pontos de acesso externo de cada agência: entrada de clientes, entrada de funcionários e estacionamento. Com esta informação pode-se fazer duas análises: 1) Relacionar a quantidade de pessoas com o tempo e obter-se os horários de pico; 2) Relacionar a existência de acessos com o horário e saber se é um acesso indevido. Quanto ao volume de dinheiro que entra e sai, pode-se fazer com que o sistema de informação da agência gere enventos sobre falta ou exesso de dinheiro nos diversos pontos da agência.


Data: 04/09/97
Hora: 12:47

Nome : Ana Carolina Hermann
Endereco : hermann@inf.ufrgs.br
opiniao : Pode-se verificar o desempenho da agência através de medidas como tempo de espera e atendimento dos clientes, e, num plano mais subjetivo, o grau de satisfação destes. Estatísticas podem ser coletadas para verificar a movimentação do dinheiro, o número de clientes, horários de pico. Pode-se configurar o horário de abertura do cofre, o valor inicial de dinheiro nos caixas, o número de caixas em funcionamento e como eles são divididos (ex. pagamento de contas, aposentadoria, etc.). Falhas seriam queda do sistema, caixas eletrônicos inoperantes, problemas no fechamento dos caixas, contas no negativo. Na parte de segurança, pode-se incluir o controle da quantidade de dinheiro nos caixas, operações indevidas, além da detecção de metais na entrada da agência.


Data: 04/09/97
Hora: 17:37

Nome : Lara Goulart
Endereco : lara@inf.ufrgs.br
opiniao : Aplicando as definicoes de gerenciamento de redes as atividades de controle de dinheiro e pessoas em um banco, de acordo com as areas funcionais de gerenciamento, pode-se definir as seguintes atribuicoes: O Gerenciamento de Falhas e responsavel pela deteccao e solucao de problemas no funcionamento dos caixas, terminais de auto-atendimento e portas. Alem disso, e responsavel pelo gerenciamento de problemas de comunicacao. O Gerenciamento de Configuracao envolve as caracteristicas dos caixas, terminais, e portas. O Gerenciamento de Contabilidade permite gerenciar a utilizacao dos caixas e terminais (quantos estao em funcionamento e recursos utilizados por cada um deles. O Gerenciamento de Desempenho trata basicamente do tempo de acesso dos caixas e terminais. O Gerenciamento de Seguranca pode ser considerado o mais importante dentro de um banco, pois pode ser afetado pelos demais. Permite identificar operacoes indevidadas dos caixas (como por exemplo, fora de horario normal), detectar a abertura e fechamento dos caixas, problemas que representam riscos nas portas e disparo de alarmes.


Data: 05/09/97
Hora: 08:26

Nome : Jorge Vaz
Endereco : objectw@nutecnet.com.br
opiniao : A utilização de sensores de portas permite a aquisição de duas informacoes básicas: numero de pessoas que entraram e número de pessoas que sairam pela porta. Adicionando-se a variável tempo essas duas desdobram-se em: número de pessoas no interior do recinto, numero maximo de pessoas que estiveram presentes num determinado momento e numero total de pessoas que transitaram. Supondo que as agências possuam sensores nas portas de entrada e saida do público e entrada e saída dos setores de funcionários, pode-se monitorar entradas, saídas, numero de pessoas presentes e gradiente de entrada e/ou saída de pessoas, discriminando funcionários de clientes. Outras métricas seriam disponíveis, tais como número máximo, mínimo e atual da relação "Número de Clientes por Funcionário". O NCC poderia ter equipes diferenciadas que gerenciam a rede de agências. Algumas dessas equipes seriam: Atendimento a público, tesouraria, prefeitura, segurança e RH. Cada equipe visualiza apenas as informções pertinentes às suas funções. Atendimento a publico monitora métricas tais como número de clientes e número de clientes por funcionário. Tesouraria controla o envio de caminhão de dinheiro para recolhimento/suprimento de numerário sempre que o número total de clientes no dia ultrapassar um valor específico. Prefeitura consulta o numero médio de clientes e o número médio de funcionários para determinar se a infraestrutura não está sub ou super-dimensionada. Segurança gera alarmes para situacoes em que a media de pessoas entrando ou saindo ficar muito alta ou baixa; o uso de portas em horarios nao autorizados. Com a inclusao de novos sensores, por exemplo, sensores de passagem no Auto Atendimento, tesouraria e no estacionamento, pode-se monitorar informacoes de negocio com uma maior granularidade: qual o percentual de clientes que vao de carro, o volume de clientes para os caixas ou para o Auto Atendimento, estacionamento cheio, AA cheio, acesso atípico ao cofre. Este agrupamento das informacoes / gerência obedece a critérios de negócio bancário. É claro que a classificação também poderia ser feita pelo modelo FCAPS.


Data: 05/09/97
Hora: 09:04

Nome : Alexandre Horch
Endereco : alexandre@procempa.com.br
opiniao : Comentários sobre a aula anterior... O efeito comparativo da questão de gerenciamento, envolvendo uma porta com sensores e uma rede de computadores foi bastante interessante. Comparações deste tipo levam-nos a pensar que no futuro tudo possa ser uma grande rede (a hipótese negativa é que a mesma seja administrada por uns poucos indivíduos.


Data: 03/10/97
Hora: 00:00

Nome : Silvio
Endereco : silvio@svn.com.br
opiniao : Nao sou da ufrgs. Na verdade, nao sei se este e o proposito deste mural. Mas eu estou estudando esta materia ha algum tempo para minha monografia de graduacao e simplismente me apaixonei. Penso ate em seguir Mestrado (vou tentar ai, gostaria de saber o que devo fazer). Mas a questao e que esta materia e de fundamental importancia na formacao de profissionais de informatica, pois com a difusao das redes de computadores e seu constante aumento de complexidade, torna-se indispensavel que essas redes sejam devidamente gerenciadas, de forma a operar com a maior eficacia e eficiencia possivel. Obs. Gostaria de material sobre a materia...
Data: 08/09/98 Hora: 01:54 Máquina: noc.tche.br

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opiniao :