Data: 26/08/99 Hora: 17:10 Máquina: 200.248.40.130
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 26/08/99 Hora: 19:12 Máquina: 200.248.40.130
Nome : André Zampieri e Silvio Angonese
Endereco : 90
opiniao : Em relação a uma aula expositiva normal, esta forma de aula é bem
melhor, pois permite ao aluno aprender por si próprio através da
busca de conhecimentos relacionados ao assunto em estudo.
É importante a utilização desta técnica pois fixa os conhecimentos
através do uso de ferramentas atuais. Outro aspecto é a comprovação
da teoria através do experimento.
Data: 26/08/99 Hora: 19:15 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Lia Cláudia Matté e Iraci Cristina da Silveira
Endereco : 90
opiniao : A forma prática da aula leva o aluno a uma maior aprendizagem do
conteúdo apresentado. Mantém os alunos mais atentos, concentrados
e participantes do processo de ensino. Este método provoca uma maior
exigência das capacidades do aluno.
Devido ao pouco espaço de tempo, observamos como desvantagem que se o
aluno não possuir um conhecimento prévio do assunto base ele terá
dificuldades em acompanhar o ritmo.
Uma melhor avaliação poderá ser feita quando iniciarmos a parte mais
prática, pois até o momento somente estudamos conceitos.
Data: 26/08/99 Hora: 19:16 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Alessandro e Eliseu
Endereco : 90%
opiniao :
Vantagens:
Desvantagens:
Data: 26/08/99 Hora: 19:17 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Elisa Machado e Claudia Butignol
Endereco : 80
opiniao :
Achei boa a idéia, pois fois possível assim debatermos os conceitos apresentados através da pesquisa, dos debates e assim elaborarmos uma definição própria a respeito do assunto.
A vantagem principal é que esse método exige a participação de todos mais ativamente do que numa aula tradicional, onde muitas vezes apenas uma parte participam e os demais apenas ouvem.
Data: 26/08/99 Hora: 19:17 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Christian Zambenedetti e Joacir Giaretta
Endereco : 80%
opiniao : Em uma aula expositiva tradicional não se consegue atingir uma interação com o aluno como o que aconteceu na aula anterior. Achamos importante criarmos idéias próprias baseadas em conceitos já formalizados através de qualquer tipo de pesquisa (Ex.: Internet)realizada por nós mesmos. Esse é a principal vantagem que encontramos. Como desvantagem, citamos o fato de que, em uma aula totalmente expositiva, muito mais conteúdo pode ser visto, não com a profundidade que deveria ter, mas 'dá asas' ao nosso espírito de pesquisador, pois deixa lacunas para que sejam preenchidas com leituras sobre o(s) assunto(s) tratado(s). De qualquer forma, pesquisa é a palavra-chave.
Data: 26/08/99 Hora: 19:17 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Maximiliano
Endereco : 90%
opiniao : Sendo professor, acho extremamente positivo este método de ensino,
visto que esta visando, e com certeza conseguindo, nao somente obter
um empenho razoavel de todos(o que espanta qualquer sono), bem como
conseguindo repassar o assunto de uma forma mais organizada (plano de
estudo. Imagino que independente do conceito a ser recebido, é consenso
o fato de que no mínimo uma boa BASE ao assunto foi criada.
OU SEJA, a preocupação de todos está voltada ao aprender.
Como desvantagem pode ser citado o fato do pouco tempo de pesquisa e
e leitura.
Concluindo, a experiência pode ser considerada muito positiva.
Data: 26/08/99 Hora: 19:18 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Alexandre Meneghetti, Marcelo Faoro de Abreu e Ricardo A. Manfredini
Endereco : 90
opiniao :
Além da aula se tornar mais dinâmica, o conhecimento é buscado
pelos alunos, e é complementado e supervisionado pelo professor,
proporcionando maior sedimentação desse conhecimento. Além disso,
ocorre menor dispersão durante a aula visto que há interação com o
conteúdo.
Data: 26/08/99 Hora: 19:18 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Alessandra Cini, Daniel Faccin e Marilda Spindola
Endereco : 95%
opiniao :
A modalidade adotada é extremamente válida porque favorece a participação dos alunos e desta forma a aprendizagem se faz de maneira mais efetiva. Em uma aula expositiva tradicional o percentual de absorção de conteúdo é inferior à metodologia que foi utilizada, pois nesta última o aluno interage com o conteúdo produzindo conhecimentos.
Data: 26/08/99 Hora: 19:18 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Alex Fabio Pellin e Vander Ortigara
Endereco : 90
opiniao : A metodologia utilizada é interessante na medida em que proporciona
uma melhor fixação dos conteúdos, se comparada a uma aula totalmente
expositiva. Isso se caracteriza pela maior possibilidade de participação
e dabate dos alunos. Outro aspecto positivo é que a documentação
gerada pelos grupos durante as aulas fica disponível para que todos
tenham acesso e compartilhem opiniões.
Data: 26/08/99 Hora: 19:18 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Rogério Tessari e Cristina Cemin
Endereco :
opiniao : Não participamos da atividade a tarde .
Data: 26/08/99 Hora: 19:18 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Taís Adriana Citton e Rogério Callegari
Endereco : 90%
opiniao :
Achamos válida a forma com que a aula foi ministrada.
Vantagens:
- A aula foi mais expositiva, havendo maior participação dos colegas.
- Maior dinamismo.
Desvantagens:
- Não achamos que há desvantagens neste tipo de aula.
Data: 26/08/99 Hora: 19:18 Máquina: 200.248.40.130
Nome : GIOVANNI ROCCO & HENRIQUE OLIVEIRA DA SILVA
Endereco : 90%
opiniao : O modelo construtivista permite uma maior participação por parte dos
alunos, incentiva a exploração dos assuntos expostos e aumenta a
capacidade de aprendizado. As atividades permitem
ao aluno expressar sua opinião e conhecer a opinião de seus colegas.
O professor recebe um feedback ao final de cada discussão.
Data: 26/08/99 Hora: 20:31 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Ronald Lopes de Oliveira e Samuel Carrion
Endereco : 75 %
opiniao : Tendo em vista que nosso tempo de aula expositiva é curto por se tratar de
um Mestrado Remoto, acreditamos que a atividade de conhecimento realizada
até agora poderia ser realizada anteriormente ( fora da aula ), porém
nós não teríamos uma avaliação interativa. Também não possuimos até o
momento um conceito final desta modalidade por ser a primeira vez
que estamos participando desta modalidade de trabalho em nosso Mestrado.
Data: 26/08/99 Hora: 21:24 Máquina: 200.248.40.130
Nome : Cristiane Almeron, Liliane de Fátima Giordano
Endereco : 90
opiniao : Vantagens
- Maior envolvimento dos alunos,
- Oportunidade do aluno buscar informações
e construir seu conhecimento
Desvantagens
- Muita informação, fazendo com que o aluno disperse
na filtragem do que é mais importante,