next up previous contents
Next: Interfaces Gráficas das Demais Up: Passos para Criação de Previous: Passos para Criação de

Modelo de Interface do SAFO

O modelo apresentado é o da interface gráfica do comando `ping'. A interface básica é composta pelos seguintes elementos: cinco botões correspondentes as principais ações a serem executadas pelo sistema ( Apply, Help, Timer, Assistant, e Quit), um emulador de terminal (tty), um seletor de saída (tty ou file), uma interface correspondente ao Help do `ping' (editável), uma interace gráfica para acesso a Crontab (Timer), uma interface gráfica para definição do nome do arquivo de saída, quando for o caso, e uma interface gráfica para associada ao botão Assistant. Os elementos específicos do comando `ping', correspondentes aos parâmetros deste comando são: hostname, count, packetsize, time e options.

O modelo foi organizado em módulos, cada um responsável por uma característica do sistema. Os arquivos fontes ( em linguagem C) estão disponíveis no diretório $SAFOHOME/modelo, e são os seguintes:
Makefile - responsável pelo processo de compilação da interface gráfica
modelo.c - módulo principal do sistema
modelo-assist.c - módulo responsável pela ativação da interface gráfica chamada pelo botão Assistant
modelo-crontab.c - módulo responsável pela ativação da interface gráfica chamada pelo botão Timer
timer.G - meta-arquivo contendo as principais informações da interface gráfica do botão Timer
assist.G - meta-arquivo contendo as principais informações da interface gráfica do botão Assistant
modelo.G - meta-arquivo contendo as principais informações da interface básica

O primeiro passo é criar o diretório $SAFOHOME/ferramenta, onde ferramenta corresponde ao nome da ferramenta que se pretende adicionar ao sistema agregador. A seguir deve-se copiar os arquivos localizados no diretório modelo, alterando os locais onde aparece a palavra modelo pelo nome da ferramenta a ser adicionada, precedida por um l. Por exemplo, se quisermos adicionar o comando ls, devemos criar o diretório $SAFOHOME/ls, e copiar os arquivos: modelo.c, para lls.c, modelo-assist.c para lls-assist.c, modelo.G para lls.G, ...

Após deve-se editar a interface gráfica, acomodando-a de forma a permitir todos os parâmetros disponíveis para a ferramenta especificada. A edição dos Meta-arquivos deve ser feita através do GUIDE, da seguinte forma:

% guide modelo.G

O próximo procedimento é editar os arquivos modelos de forma que a linha de comando seja montada da forma adequada, bem como deve-se indicar os arquivos de help desta nova ferramenta. A compilação da interface gráfica desta nova ferramenta é feita através do comando make.

% make

O sistema necessita que estejam disponíveis as bibliotecas dos sistemas XWindows, Xview e GUIDE. Para definir os parâmetros utilizados durante o processo de compilação, como por exemplo o nome do arquivo executável e outras opções de compilação que podem ser utilizadas, deve-se editar o arquivo Makefile.

Terminada a compilação, o arquivo executável ( normalmente lmodelo) deve ser copiado para o diretório $SAFOHOME/bin, tornado-se desta forma disponível para o sistema agregador.


next up previous contents
Next: Interfaces Gráficas das Demais Up: Passos para Criação de Previous: Passos para Criação de
Gabriel Silva Bornia
1999-10-07