Ação - parte da regra que contém as conclusões para serem declaradas/defendidas ou funções para serem desenvolvidas se a outra parte da regra é verdadeira.
Aquisição de Conhecimento - processo de adquirir conhecimento de especialistas humanos ou outras origens como livros, manuais, etc.
Base de Conhecimento ( baseada em regras) - contém a solução de problemas conhecidos. As regras estão na forma IF condição THEN ação.
Condição - parte da regra que contém os padrões ou atributos que devem ser associados em ordem para ativar a regra.
Domínio - área da atividade humana que contém perícia/habilidade e conhecimento adequado para a base de um especialista ou de um sistema baseado em conhecimento.
Engenheiro do Conhecimento - (1) pessoa que exerce o duplo papel de compreender o domínio da informação para interagir com o especialista e possuir o conhecimento necessário sobre computação, linguagens e ferramentas para selecionar o melhor ambiente e forma de implementar o sistema. É quem realmente realiza a interface com o especialista, dirigindo as entrevistas, acompanhando em seu trabalho, etc.; (2) indivíduo que sabe como adquirir o conhecimento e codificá-lo num programa de computador; (3) pessoa que efetua a modelagem do conhecimento para que seja armazenado em uma base de conhecimentos.
Especialista - (1) pessoa que é capaz de solucionar tarefas específicas bem melhor que a maioria das pessoas. " Melhor" pode significar mais corretamente, mais rapidamente, mais economicamente ou mais consistentemente. Geralmente especialistas tem anos de experiência no que fazem; (2) pessoa capaz de realizar uma operação num domínio limitado com resultados excepcionais.
Inferência - (1) processo lógico de derivação de conclusões de uma coleção de dados e relação entre os dados e conclusões potenciais; (2) operação lógica de estabelecimento de conclusões de regras num sistema baseado em regras.
Máquina de Inferência - constituído por um conjunto de métodos capazes de manipular as informações armazenadas.
Sistema Especialista - (1) é um programa de computador que incorpora domínio especialista abstraído de dados, frequentemente em forma de regras; (2) é um sistema que emprega conhecimento humano para resolver problemas que ordinariamente requerem inteligência humana; (3) é uma classe de sistemas de IA desenvolvidos para servirem como consultores na tomada de decisões que envolvam áreas restritas da ciência, normalmente apenas dominadas por especialistas humanos.