Data: 10/12/97
Hora: 09:37

Nome : Marcio Scheibler
Endereco : mds@inf.ufrgs.br
opiniao : A experiencia da aula a distancia foi bastante interessante e poderia certamente ser repetida. Talvez nos (a turma) tenhamos sentido alguma dificuldade e esbarrado em problemas tecnicos pelo fato de ter sido a primeira aula a assistirmos desta maneira. Tambem e' importante que as ferramentas utilizadas fornecam os recursos necessarios. Boa parte da "infra-estrutura" de material necessario foi disponibilizada pelo WWW. Alias o WWW tambem poderia ser utilizado para exibicao de transparencias sobre os assuntos sendo discutidos em aula.


Data: 10/12/97
Hora: 10:35

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : A experiencia de aula a distancia foi bastante interessante. Confesso que foi bem melhor do que esperava, considerando experiencias anteriores de reunioes realizadas via IRC com pessoas de todo o Brasil. A educacao a distancia vem a ser, sem duvida, um grande avanco, permitindo o repasse de conhecimento de maneira remota. Nos moldes tracicionais, nossa aula de sexta teria sido cancelada ou adiada. Creio que falte, ainda, cultura para a realizacao de atividades similares, visando um ganho maior em eficiencia e objetividade. Se nos dermos conta, passamos a maior parte do tempo elaborando "protocolos" para a nossa comunicacao ou analisando o resultado da atividade do que debatendo sobre TMN, que era o tema princiapal da aula.


Data: 11/12/97
Hora: 13:44

Nome : Gerson Battisti
Endereco : gerson@inf.ufrgs.br
opiniao : Sem dúvida, a experiência foi proveitosa porém, mais no tocante ao software de videoconferência do que o assunto propriamente da aula. Tivemos problemas com a instalação da câmera, número de usuários conectados e etc. Estes problemas refletem, ao meu ver, a falta de uma sala apropriada para videoconferência. Com câmeras (duas ou mais) e seus respectivos softwares previamente instalados e configurados. É claro que não vai funcionar tudo 100% na primeira experiência mas, o uso fará com que chegamos ao ponto ideal. Quanto ao software usado, as imagens possuiam boa qualidade mas o som deixou muito a desejar. As novas versões deverão minimizar ou solucionar o problema, se ja não o fizeram. De qualquer forma a experiência foi proveitosa e concordo com o Luis Ulbrich quando coloca que na forma tradicional a aula seria cancelada ou adiada gerando transtorno para professor e aluno. Logo, quando isso puder ser evitado eficientemente todos ganham.


Data: 11/12/97
Hora: 15:28

Nome : Lara Goulart
Endereco : lara@inf.ufrgs.br
opiniao : Achei a experiencia muito interessante. E verdade que ocorreram alguns problemas e a maior parte da aula foi ocupada tentando resolve-los e nao para discutir o tema principal. Do meu ponto de vista acho que esses problemas sao normais, por se tratar de uma experiencia inovadora. Acredito que se outras aulas fossem realizadas desta maneira estes problemas nao ocorreriam e o tempo seria melhor aproveitado para discussao dos assuntos referentes a aula. Para garantir um bom aproveitamento e preciso elaborar bem os assuntos da aula. Como isto, certamente as aulas a distancia serao um otimo recurso, que deve ser difundido.


Data: 11/12/97
Hora: 17:22

Nome : Alexis Rockenbach
Endereco : alexis@inf.ufrgs.br
opiniao : Acho que a experiencia foi bastante interessante (e além de tudo divertida em função da novidade que foi para mim). Em relacao ao software utilizado, me parece que seria interessante oferecer algumas possibilidades adicionais: a) permitir aos alunos enviar mensagens que nao sejam vistas pelos colegas (para evitar a cola, por exemplo, apesar dela ser interessante em determinadas situacoes), e sim somente pelo(s) professore(s). b) permitir um dialogo especifico com um aluno determinado, que nao seja visto pelos demais. Me preocupa tambem o aspecto de que em uma turma grande de alunos, seja um pouco complicado para o professor gerenciar o processo de comunicacao. Alem disso, me parece que o aspecto "aula" fica um pouco prejudicado. Na realidade o mecanismo me pareceu interessante para trabalhos de pesquisa em conjunto, o que se adequa por exemplo, para um curso de pós-graduacao. Nos niveis iniciais de um Curso de Graduacao, por exemplo, tenho a impressao de que seja mais delicada esta questao.


Data: 12/12/97
Hora: 14:28

Nome : Fabio Ribas Ardeola
Endereco : fabio@penta.ufrgs.br
opiniao : Realmente gostei muito da experiencia da aula a distancia. Tenho como sugestao a utilizacao de outras ferramentas, do tipo NetMeeting, que proporcionem outras interacoes entre os participantes.


Data: 13/12/97
Hora: 16:18

Nome : Ricardo Dastis
Endereco : dastis@inf.ufrgs.br
opiniao : A experiência da última aula foi bastante válida. Acho que temos de sempre buscar tirar o máximo de proveito da tecnologia que temos ao nosso alcance. Só lamentei muito pelo fato de que nem todos os alunos estavam conseguindo ter acesso à videoconferência. Havia uma limitação quanto de número de usuários conectados ao mesmo tempo que fez com que diversos alunos acabassem ficando fora do bate-papo. De qualquer forma, foi uma atividade que julgo estar no caminho certo, embora ainda precise ser aperfeiçoada.


Data: 13/12/97
Hora: 16:20

Nome : Ricardo Dastis
Endereco : dastis@inf.ufrgs.br
opiniao :
Desculpem pelo negrito.


Data: 15/12/97
Hora: 14:30

Nome : Luiz Gustavo
Endereco : guga@
opiniao : Achei bastante interessante a experiência, e tendo disponível apresentações na Web e PowerPoint, é possível cada um olhar o conteúdo, como se a apresentação fosse local. O que falta ainda é um maior suporte. Por exemplo, naquele dia os alunos mesmos tiveram que instalar o CuSeeMe, e devido à falta de permissão, tivemos que instalar uma versão antiga. Se o administrador da rede (no caso a NT) tivesse instalado no servidor, todos usariam a mesma cópia, podendo ser uma cópia bem mais atual.