Data: 05/12/97
Hora: 11:26

Nome : liane
Endereco :
opiniao : teste


Data: 11/12/97
Hora: 15:51

Nome : Marcio Scheibler
Endereco : mds@inf.ufrgs.br
opiniao : Supondo que a planta tenha uma area de abrangencia significativa, seria preciso "distribuir a inteligencia" do sistema de gerencia. Assim, a TMN global seria dividida em varias TMNs menores cooperantes com seus "OS"s ligados entre si por interfaces "x", e sediados nas cidades (ou locais) que concentram os troncos das ligacoes fisicas da rede de comunicacoes gerenciada. Estas cidades tambem contariam com elementos "WS" para monitoracao da rede. Adaptadores Q ligariam "OS"s fora do padrao TMN. Para permitir a resolucao de problemas e manutencao, as cidades pequenas tambem deveriam contar com elementos "WS".


Data: 11/12/97
Hora: 17:34

Nome : Gerson Battisti
Endereco : gerson@inf.ufrgs.br
opiniao : Em uma planta de comunicacao, como a mensionada na ultima aula, em rede de telecomunicacao que abrange todo o estado, certamente vamos encontrar diversos tipos de equipamentos modernos ou desatualizados. A proposta de integracao com TMN funciona como uma piramide, na base temos os sistemas de cada localidade, de cada bairro, etc. Esses sistemas sao chamados Network Elements e podem ser terminais, switchs, PABX, circuitos, etc., dos quais muitos serao de tecnologia proprietaria. As interfaces Q sao responsaveis por fazer a conexao entre estes equipamentos e um dispositivo mediador ou a um Suport System (OS). Nestes pontos podem estar ligados por meio de intefaces F as Estacoes de trabalho, onde tecnicos monitoram os recursos da rede. Normalmente estes OS fazem a gerencia de um pequeno conjunto de elementos de rede e ao mesmo tempo que sao gerentes destes sistemas sao agentes para a TMN. Um nivel mais superior que pode controlar uma regiao inteira. Por sua vez as TMNs podem ser interligadas pelas interfaces X, concluindo a piramide. A analogia com a piramide eh que temos diversos niveis de gerenciamento, um gerenciamento inteligente que minimiza a concentracao de problemas tentando resolve-los em niveis mais baixos do gerenciamento.


Data: 11/12/97
Hora: 19:08

Nome : Alexis Rockenbach
Endereco : alexis@inf.ufrgs.br
opiniao : Considerando o problema de integração dos sistemas de gerência da planta de telecomunicações da CRT no Estado, a utilização de TMN permitirá fornecer uma estrutura organizada para a interconexão dos diversos OSs (Sistemas de Operações) e dos diversos equipamentos de telecomunicações (muitos dos quais de tecnologia proprietária) para a troca de informações de gerenciamento. O TMN permitirá o acesso a informações de gerenciamento dos diversos nós da CRT através de interfaces, protocolos e mensagens padronizadas, sendo que a parte do diagrama entre o MD (Dispositivo de Mediação) e os NEs (Elementos de Rede), é feita pela Interface Qx. Já a conexão WSs (Estações) aos OSs (Sistemas de Operações) ou aos MDs (Dispositivos de Mediação) é efetuada pela Interface F. Finalmente, a interconexão entre duas TMNs ou uma TMN e sistemas de interface não-padronizada é efetuada pela interface Q.


Data: 12/12/97
Hora: 16:27

Nome : Leonardo Carissimi
Endereco : lsc@inf.ufrgs.br
opiniao : E preciso fazer uma divisao da tarefa de gerenciamento em varias unidades TMNs. Digamos que cada uma destas unidades seria responsavel por uma regiao do Estado, fornecendo uma visao macro de todo ambiente gerenciado (todo Estado). Temos interfaces X ligando estas diversas unidades de gerenciamento de primeiro nivel. Em um outro nivel poderiamos contar com conexoes F para que as WS's (Responsaveis pela Monitoracao) fossem interconectadas com o sistema. E para a ligacao de equipamentos fora do padrao TMN poderiamos usar interfaces tipo Q.


Data: 13/12/97
Hora: 16:54

Nome : Ricardo Dastis
Endereco : dastis@inf.ufrgs.br
opiniao : A utilização de TMN seria uma ótima solução para resolver o problema de integração de sistemas de gerência em uma planta de tecomunicações.
A proposta é a de distribuir o sistema de gerência, sendo que desta forma implantaríamos diversas TNMs, cada uma responsável por uma determinada região de abrangência.
As diversas TMNs seria interligadas via interface "Q". Cada TMN seria ligada ao Sistema de Operação (OS) através da interface "X". Sendo que cada cada OS, por sua vez, seria interligado à Estação de Trabalho (WS) via interface "F".


Data: 16/12/97
Hora: 10:16

Nome : Luiz Gustavo
Endereco : guga@
opiniao : Para conectar sistemas de gerencia de uma planta de telecomunicacoes usando TMN eu usaria os blocos funcionais MF - Mediation Function para interligar sistemas que nao suportassem as interfaces TMN. Na ponta de cada MF seria usado o MCF - Message Communication Function Block para permitir a comunicacao pela rede. Mesmo em sistemas que entendessem TMN seria usado o MCF.


Data: 16/12/97
Hora: 16:06

Nome : Luis Roberto Ulbrich
Endereco : ulbrich@inf.ufrgs.br
opiniao : A solucao seria integrar os sistemas de uma planta de telecomunicacoes atraves da utilizacao de diversas TMNs cooperando entre si, visando a gerencia distribuida. A comunicacao entre dois pares de TMN dar-se-ia atraves da Funcao de Comunicacao de Dados (DCF) e a interconexao entre OSs de duas TMNs via interface X. Cada TMN seria responsavel pela gerencia de uma subregiao, onde WSs proveriam o interfaceamento com os usuarios, estando conectados aos OSs via interfaces F. Os elementos de rede NE monitorados seriam conectados via interface Q, assim como os demais equipamentos sem o padrao TMN.


Data: 17/12/97
Hora: 13:57

Nome : Ana Carolina
Endereco : hermann@inf.ufrgs.br
opiniao : A planta de telecomunicações global teria de ser dividida, havendo portanto diversas TMNs interligadas através de interfaces X. Os elementos de rede monitorados (terminais, switches, PABX ou outros equipamentos) seriam acessíveis através de interfaces Q. Os gerentes obteriam as informações a partir das estações de trabalho (WS), as quais estariam conectadas ao resto do sistema através de interfaces F.